Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Semana de resenhar em alto astral

A vitória sobre o Grêmio, aliada ao período de intertemporada, deixa o Atleticano com a crista de Galo em alta. Amanhã e depois sem jogos, vamos passar – a exemplo de dias recentes -, em prosas e projeções sobre o que ainda podemos sonhar e esperar até o final da temporada. Disse na chamada do dia do jogo que era “noite para fazer as pazes com a Massa”. Se não foi por total, posso assegurar que deu uma aliviada nessa relação bipolar.

E quando uso essa expressão, alteração de humor com o time, reafirmo que a causa disso vem do campo para fora e não do Torcedor para com o time. Esse distúrbio não é do Atleticano, mas sempre do desempenho dentro das quatro linhas. Durante tempos admitia ser bipolar com relação ao Galo, até que percebi que não era conosco – essa alteração -, mas sim com a equipe que frustra ao Torcedor quando embalamos com nosso apoio. Não nos decepcionem nessa reta final de competições. Não é pedido, sim um aviso!

No Brasileirão, pela opção silenciosa em privilegiar as outras competições, ainda podemos lutar por vaga no G6 que pode virar G7, G8 ou até G9, dependendo dos vencedores das Copas do Brasil, Libertadores e mesmo da sul-americana. São possibilidades apenas, mas que podem até levarem os brasileiros direto para a Libertadores, mas dependendo de os vencedores sequer alterar a parte de cima da tabela. Corinthians (semifinalista na CB e SA) e Vasco (também na CB) em nada alterariam esses Gs de classificação.

Diante disso, fundamental para assegurar a vaga pelo Brasileiro, resta vencer e vencer, para superar os concorrentes que estão na nossa frente até o quinto colocado. Temos ao lado do Internacional, que também está neste imbróglio na tabela, um jogo a menos que os demais. Na nona colocação temos sete pontos a menos que o quinto, seis do sexto (esse Inter), cinco do sétimo e três do oitavo. Teríamos de superar em pontos, uma vez que o primeiro critério de desempate é por número de vitórias. Somos o rei dos empates, o que nos deixa em desvantagem com a concorrência.

E mais, na condição de único time brasileiro envolvido nas três principais competições, podemos conquistar uma das duas Copas. Libertadores e do Brasil. A primeira, além da vaga na mesma LA, ainda assegura vaga nos dois próximos mundiais. Vale dizer, além da vitória em campo e das consequentes conquistas, uma grossa premiação para consolidar receitas fundamentais ao futuro do nosso time do coração. Então, pra cima deles Galo! A segunda Copa assegura tão e somente vaga na próxima Libertadores.

E essa tem sido a resenha desse tempo sem jogos até o próximo dia 16, quando pegamos o Fortaleza, que tá lá no alto da tabela, sendo o terceiro colocado. Depois, dia 19, Vasco onde jogamos por um empate para chegar à final da Copa do Brasil. Mais três dias, 22, será a vez do River Plate na primeira batalha pela vaga da finalíssima em busca da segunda conquista das Américas. E assim serão os meses de outubro e novembro, caso o time avance nas Copas e cresça na recuperação do Brasileiro. Este é o nosso ideal, honrar o nome de Minas no cenário esportivo mundial. O Galo sempre foi forte e vingador e não será agora que vai deixar escapar a chance de comprovar e lutar com toda nossa raça pra vencer. Assim seja!

*fotos: Flickr Atlético

9 thoughts to “Semana de resenhar em alto astral”

  1. Fico pensando é a situação menos pior em relação ao jogo de volta contra o Vasco pela Copa do Brasil.
    Jogar na quarta tendo jogadores voltando da seleção no mesmo dia ou jogar no sábado tendo o jogo mais importante do ano, contra o River, na terça seguinte.

  2. Verdade seja dita e que assim se concretize… o nosso CAM não pode correr risco algum de contusões para essa reta final das Copas… sendo assim, que o Sr. Milito, sabedor que só temos um time titular e pouquíssimos reservas à altura, dê um jeito de conseguir armar um esquema de rodízio de jogadores, sem afetar tanto a qualidade do time dentro de campo… o próximo jogo, fora de casa, contra o Fortaleza, vai ser uma pedreira e todo cuidado será pouco com quem vai jogar… um empate lá e eu solto foguete aqui.

  3. Salve Massa e Guru

    Falta de jogo, hora de falar sobre outros assuntos.
    Hoje meu comentário é sobre este cara chamado GIVANILDO, ou simplesmente Hulk.
    Vou ser trucidado aqui, mas este cara pra mim já se tornou o maior ídolo do clube, superando até mesmo o Rei.
    Calma gente, o Rei, eu sei é Hors concours, e está no mais alto pedestal de nossa galeria, mas explico o porque de minha escolha.
    Hulk tem sido ídolo tb fora de campo, coisas que mesmo o Rei, só veio conseguir após parar de jogar, principalmente em relação ao tratamento com os torcedores.
    Hulk fez com que sua família, que nuca tinha tido qualquer ligação anterior com o Galo, se tornassem torcedores do clube.
    Hulk tem sido o jogador mais decisivo da história, superando gente até como o Bruxo.
    Hulk vem quebrando recordes e recordes de gols e assistências.
    E nem vou falar da dedicação, profissionalismo e humildade do cara.
    A pergunta que fica: até onde este cara vai?
    O que a torcida fará se ele trouxer o título da liberta no fim desta temporada?
    Sei que as vezes ele não está em bom dia, já perdeu pênaltis em jogos importantes, reclama e toma cartões demais, mas e quando ele resolve tudo?
    Hulk tem 38 anos e por mais que seja privilegiado fisicamente, cedo ou tarde a idade vai pesar e a aposentadoria chegará.
    Espero que este dia demore um século, porque nunca precisamos tanto deste cara como agora e sei que ele tem esta consciência e está disposto a dar tudo dentro e fora de campo, para corresponder esta idolatria do Atleticano.

    1. HULCK vai superar os 89 gols do Reinaldo e 64 do Marques em Brasileiros, pois joga com os dois pés nas costas até 40 anos. Agora esses técnicos do Galo tem de preservar o Hulck, deixando ele sem obrigação de voltar para marcar. É ficar próximo da área e calibrar os arremates para o gol. Hulck não tem de ficar correndo atrás de zagueiro.

  4. O campeão da Copa da Brasil conquista vaga para a Libertadores e Supercopa do ano que vem. Além disso, recebe premiação de 73,5 milhões apenas pelo título. Se ficar com o vice, recebe 31,5 milhões.

    O campeão da Libertadores conquista vaga para 2 Mundiais de Clubes, para a Libertadores do ano que vem e para a Recopa. Além disso, a premiação do campeão é de cerca de 126 milhões, já o vice recebe por volta de 38 milhões. Esses valores podem variam conforme a cotação do dólar.

    Lembrando que o Galo já embolsou as premiações por ter chegado às semifinais das 2 competições.

    Portanto, devemos apoiar o time em busca desses títulos, que irão nos dar muito dinheiro, valorização imensa da marca e do elenco, além de alegrar nosso fim de ano!
    Pra cima deles, Galo!

  5. Hoje será o dia do STJD julgar a tal “medida inominada” do Vasco e do Corinthians contra o adiamento de jogos das semifinais da CB 24…

    A partida de volta contra o VASCO está marcada para o próximo 19 sáb às 18h30 em São Januário…

    Reportagens do eixo baseadas em pareceres de advogados e especialistas esportivos dão conta de que o mais provável será o Superior Tribunal de Justiça Desportiva manter a partida como está, no próximo sábado 19, e seguir com os argumentos da CBF que promoveu a mudança da data em cima do que pediram o CAM e o FLA…

    Se a decisão do STJD for favorável ao CAM estimo que será a primeira vez na história do Atlético que o Clube ganha uma questão no Tribunal…

    A ver…

      1. Até o momento, apenas o Vasco recorreu ao STJD contra a decisão da CBF. Eu já estou com a minha barba de molho. E como diria o filósofo Bdilson Bbtistb, “vamos aguallllrrrlllldarlllllll”

      2. Bom dia. A televisão tem interesse em Atlético X Vasco no sábado e Corinthians X Flamengo no domingo. Padre Torga já alertava que o Poder emana do dinheiro e em seu nome será exercido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *