Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reta final para encaminhar próxima temporada

Faltando exatos nove dias para encerrar a temporada, seguimos – nós Atleticanos – fazendo contas e sonhando com mais uma Libertadores no nosso caminho. Desde 2013, quando conquistamos o título – em dez temporadas -, o Galo participou oito vezes da competição. Apenas nos anos de 2018 e 2020, esse torneio da Conmebol não contou com a presença do nosso Clube Atlético Mineiro.

Para a próxima Copa Libertadores da América, considerando a inauguração da nossa casa própria, o Torcedor quer e espera mais uma vez o Galo no torneio. Antes dessa sequência, tínhamos disputado apenas nos anos de 1972 – eliminados na fase de grupos -, 1978 – quinto colocado -, 1981 – fase de grupos naquela palhaçada patrocinada pelo Wright – e 2000 – saindo nas quartas de finais.

É o maior título das Américas, que garante vaga para o Mundial, disputado pelos principais clubes do continente sul americano. O Brasil passou a ter tradição nessa disputa em tempos recentes. Argentina, principalmente, e Uruguai dominavam essa conquistas. A reação brasileira ainda não foi suficiente para ultrapassar los hemanos, que detém 25 títulos da Libertadores.

O Brasil, agora colado de deixando uruguaios à distância, chegou a 22 campeonatos, sendo que – como disse acima – em 2013 foi do nosso Galo. Seguem o Uruguai, oito; Colômbia e Paraguai, três cada; fechando com Chile e Equador, uma conquista de cada país. O clube com maior número de conquistas é o Independiente da Argentina, com sete troféus. Seguido pelo também argentino Boca Junior com seis títulos.

O Galo, nessa árdua missão de conquistar vaga para sua 13ª participação na Libertadores, pega já na segunda-feira o Botafogo aqui em Belo Horizonte. Sequer podendo pensar em outro resultado que não seja a vitória. Vencendo os cariocas, em partida que sinaliza a possibilidade de um bom público, tenho convicção que na quinta – frente ao Cuiabá – chancela a classificação. Se os principais concorrentes à vaga direta – Paranaense e São Paulo – capitularem podemos fazer a última partida com o passaporte já carimbado.

Evidente que tudo isso vai depender do nosso time em campo. O segundo olho secando a concorrência, necessita que os jogadores – no Mineirão – apresente futebol digno das cores e da tradição do nosso Galo Forte e Vingador. Que os Deuses do Futebol, junto com Cuca e seus jogadores, nos proporcionem uma segunda-feira digna à nossa Atleticanidade. Que assim seja!

*fotos: Atlético

10 thoughts to “Reta final para encaminhar próxima temporada”

  1. 5 novembro de 2014
    Uma noite memorável de uma das viradas mais épicas da História Alvinegra. Quem (sobre)viveu sabe…
    Vamos GALO! Vamos sempre por mais.
    Saudações Atleticanas

  2. Caros,

    O porco acabou de vencer o br…mérito total ao q soube jogar com regularidade…

    Ô, FORA!! Aqui é só Galo, Avanti q pracomeçá!!!

    (esse aí acima é O CUIA gritante, espumoso, embriagado de ñ sei o q!.. (na cabeça enganada e RAIVOSA ele se passa por IRÔNICO!)

    ma ma ma…Lembro apenas prá lembrar a NORMALIDADE q é qnd os clubes do EIXO do Bem Bom ganham…repito, a campanha do porco, tirando as estressadas do português pressionando os árbitros (faz parte), foi LIMPA, JUSTA!!!

    …Do tratamento INVEJOSO dado e o DESRESPEITO ao NOSSO CLUBE, repercutido como VERDADE ABSOLUTA pelos CUIA no aqui e agora!!!

    …ano passado na altura, qnd já não havia dúvida sobre quem ficaria com a TAÇA, para a maior parte da mídia, inclusive para MUITOS JORNALISTAS de Minas e em Minas , NOSSO GALO havia cometido um crime…a campanha de DEPRECIAÇÃO dA NOSSA GRANDE, histórica e já inesquecível CONQUISTA foi INTENSA…pouco lixo!!!

    …o q é CONFIRMADO pela quantidade de comentadores q frequentam ESSE BLOG AQUI e só abrem a BUEIRO fétido para DETONAR o time, a campanha, os cartolas e TUDO q se referem ao ANO PASSADO e à GRANDE CAMPANHA Atleticana…

    Torcedor, NÃO APITA NADA dentro do Clube!!! O Clube tem DONO, torcida é parte do negócio, talvez nem seja a PRINCIPAL hj em dia!!!

    O fato de o time ter ido mal na temporada ATUAL implica acabar com o CLUBE, como querem a CUIARADA e The MARYLAND of THANKS?…Defender a MENTALIDADE VENCEDORA q vem aos trancos e barrancos no tempo recente, com os AJUSTES q tm q ser feito, é passar pano pras cagadas do PLANEJAMENTO atual (houve?)…

    …E muito menos q TUDO:

    ..a péssima campanha hj vai DIMINUIR o grande FEITO Atleticano na estação 21?…n!!! FATO!!!@…e não adianta a CUIA espernear repercutindo AQUI mauro cesar pereira, jeci cavalo, o azulado nicola e outros VENAIS e por ai vai…!!! FATO!!!

    ESSES velhinhos ARRUACEIROS, malandros! (será q são ATLETICANOS?, ou apenas pensam q SAO!) tem q ser questionados (São eles os INFAMES e desmiolados CUIA)…A Corrente Unificada das Ideas Antigas!!!

    …se dizem Atleticanos das ANTIGAS, sabem tudo da cozinha da Vanderlea e do Fofão, da Pizza com Tusta ao Perfume com Dendê, de vez em qnd citam YUSTRICH pra dizer q são MACHÕES, e usam desse conhecimento PARCO dos anos 60/70 por DETONAR todas AS MUDANÇAS q tem ocorrido no NOSSO GALO, a partir da SEGUNDA gestão do grande ALEXANDRE KALIL, até hj..

    …TODOS os Atleticanos gostaríamos de fechar um BI CAMpeonato Brasileiro consecutivo (O SONHO ñ acabou, virão outros brasileiros! vamos SOBREVIVER e renovar a Fé!)…, e sabíamos dessa chance pq o TIME ERA BOM (nunca foi o MELHOR, se tornou, 21 JÁ ERA!, diga-se!)…

    Eis um motivo da ENORME insatisfação com TUDO: a forma como o CAM encarou o BR atual…

    FICA a lição: NOSSO GALO tem feito boas campanhas nos PONTOS CORRIDOS, aprendeu a jogar esse jg…PCs é REGULARIDADE, é plantel completo, dispensadas as fumacinhas, MOBILIZADO p VENCER um caminho longo e árduo (Ñ existe campeonato no mundo mais COMPETITIVO q o Brasileiro!)

    Eis outro motivo de insatisfação: a forma como time ENTREGOU a Copa do Brasil para o urubulalau e a LA para o porco…FATO!!! aquelas partidas foram VERGONHOSAS e a razão ficou com os CUIA!! FATO!!!

    NOSSO GALO esse ano NÃO COMPARECEU para competir…FATO!!!

    Obs qnt aos MECENAS:

    …não enganaram NINGUÉM, sempre claro o OBJETO q eles cobiçavam, né?!!…nesse caso, a imprensa interesseira NUNCA deixou de bem informar o INCAUTO SÓCIO!!!

    Ao VENCER o Brasileiro, convenceram OS MECENAS a muitos q o NEGÓCIO era bom dimais prá ser verdade e caíram na ESBÓRNIA e até hj comemoram e ñ se sabe se vão parar algum dia e voltar a TRABALHAR (trabalhar?) …Vc trocaria um SHOPPING por um Brasileiro?, ou melhor, por mais brasileiros e etc…

    GRAÇAS A DEUS (………………) é GALO NA TERRA!!!

  3. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA……
    AINDA SOBRE A COLUNA DO MAX ONTEM :::
    “”CADÊ O DINHEIRO DO SHOPPING””?????????
    O DINHEIRO SUMIU?????????
    CADÊ A CATEGORIA DE BASE DO GALO ????????????
    ESSA BASE TAMBÉM SUMIU , NÃO EXISTE…..

  4. Bom dia massa e Guru

    Dos times que estão postulando a vaga à liberta o Galo é o que tem a série de confrontos mais fácil teoricamente, pois no último jogo contra os Gambás eles já estarão praticamente de férias.
    A expectativa pelo fim da temporada só não é maior do que a esperança na renovação do elenco e para isso será preciso que a diretoria e os 4R´s reconheçam que se em 2021 acertaram quase tudo, em 2022 tb erram em quase tudo.
    Mas as palavras do presida que disse “o ano não foi de todo ruim” e Rodrigo Caetano dizendo que houve intolerância com El Turco e que somente vamos contratar se tiver SAF, soam como um balde de água fria na esperança da torcida para 2023.
    Tomara que estas declarações sejam somente cortina de fumaça e que realmente o pensamento em ter um time forte e competitivo seja a meta de todos.

  5. Olhando a tabela, nos iremos a libertadores. Mas não diretamente na fase de grupos, o Atlético -PR ficará com a última vaga. Em relação a 2023 pra mim, não é pq vamos inaugurar estádio, que precisa fazer loucura. Um bom treinador, e um rejuvenescimento do elenco são suficientes. Não adianta trazer técnico pra ganhar 2mi por mês, jogador veterano com salários altíssimos, é só a gente lembrar da maldição do centenário que afetou todos os clubes.

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Em que pese o time do galo não estar jogando nada, acredito em vaga nas libertadores pelo empurrão que a torcida vai dar nesses últimos jogos na nossa casa. Os times que vamos enfrentar em casa, merecem respeito, mas sou muito mais o galo.
    Vamos sim buscar a nossa vaga nas libertadores de forma direta, temos condições para tal. Basta jogar com determinação e empenho.
    Hoje e sempre, galo!!!
    .

  7. Bom dua Avila. Bom dia a todos. Pavon, Vargas, Nascho e Keno: esses quatro jogadores possuem potencial para formarem um ataque eficiente? E um meio campo composto por Otávio, Jair e Zaracho? Uma zaga formada por Alonso e Jemerson? A questão é por que esses jogadores não estão produzindo o futebol quem eles tem capacidade? Na minha opinião, simplesmente, por que não querem. E não querem por que? Os donos do Galo, deveriam indagar isto do Vitor, que está no dia a dia com eles, ou do Rever, que é atleticano e tá ali ” chutando laranja no vestiário “, como diz o sumido Barata. Mas, no Galo, a gente fica achando que a solução para esse time voltar a jogar futebol é buscar apoio de torcida e dos Deuses do Futebol. Colocaram o ingresso a preço de pinga, então, apoio de torcida não faltará. Agora eu lamento dizer que o o Botafogo nada fez contra os Deuses do Futebol e também querem uma vaga na prelibertadores. Então eu, penso que os Deuses do Futebol se forem justos, não irão intervir a favor do Galo e contra o Botafogo. Pra mim, se os jogadores do Galo quiserem eles tem bola para vencer o Botafogo. Mas eles irão querer? Eis a questão….

    1. Caro Domingos Sávio,
      Não há necessidade da intervenção dos “deuses do futebol “. Mineirão estará lotado, e com a fé INABALÁVEL dos Atleticanos autênticos presentes, o grito de galo ecoando e, intimidando o adversário, nos conduzirá a uma esmagadora vitória ! Ganharemos no grito, na FORÇA DA TORCIDA!
      Somos a torcida mais apaixonada do mundo.
      Não há barreiras capazes de deter a nossa atleticanidade.
      O galo forte vingador, embalado com o apoio da massa, vencerá!
      Estarei lá com meus familiares! É hora de união. Vamos abraça o time.
      Somente sendo um para saber.

    2. Domingos Sávio!

      Penso que: não querem jogar por causa do Cuca.

      Não gostam do treinador/filosofia de jogo.

      Insistir com Cuca, é burrice. Se permanecer com esse treineiro, terão que mudar 90% do elenco.

      Não vão fazer isso. Então!….

      Contratem logo o VOJVODA.

      Mas esse nosso diretor é fraco/ruim. Não entende de futebol/bastidores do futebol e suas ramificações…..

      Haja vista as contratações Fábio Gomes, Kardec, Pedrinho….. dinheiro jogafo no “lixo” fortuna mensal.

      Temos que pedir ao Sampaoli, para fazer nova lista de reforços. Por causa dela, a lista, fomos campeões.

  8. Bom dia. Não tenho dúvidas de que o galo vai perder ponto ou pontos nesse jogo. Esse m de time do Rio, que um dia tive o desprazer de torcer ( influência da familia) só me trás raiva, sendo fortemente referendado pelo galo.
    Que jogadores tenha a convicção do que querem p 2023, ou então arrumem a mala e caiam fora. A lista é grande, mas ainda podem se salvar alguns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *