Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Qual, entre nós, está satisfeito?

Ninguém, claro! Começamos o ano, alguns com a soberba de que o Galo ganharia tudo que disputasse e outros – maioria – confiantes numa ou outra conquista. Entre esses, onde me coloco, a repetição de um dos dois títulos e/ou até mesmo a Libertadores. Campeonato Mineiro, que só vale dependendo do adversário da final, e aquela mequetrefe Supercopa, igualmente por ter colocado o Flamídia no nosso caminho.

Confirmadas as duas conquistas, no caso do estadual – considerando que os 11 adversários estão distantes da qualidade técnica e de gestão do Galo –, não poderíamos admitir nada diferente. Foi nosso 47ª conquista, contra apenas 38 de clube que segue e 16 do terceiro em número de títulos em Minas Gerais. Hegemonia incontestável, sendo que – desde 2007, ou seja, 16 temporadas – vencemos nove vezes e somamos sete vice. Quer dizer, chegamos em todas as finais.

Vejamos ainda. Entre os dois outros de Belo Horizonte, um deles ganhou seis vezes e foi vice em quatro ocasiões. O outro com um título e duas vezes na segunda colocação. Além dos dois menores da capital, ainda equipes do interior, no caso Ipatinga, Caldense e Tombense com um vice-campeonato cada. Durante esse período, o Galo comemorou conquistas nacionais e internacionais, como a Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil – duas – e a tal da Supercopa. Hegemonia incontestável do maior e único de Minas Gerais no cenário esportivo nacional e mundial.

Pois bem, ainda assim, continuamos ávidos e com sede de conquistas. Alguns, ainda que poucos, extrapolando sua insatisfação e colocando suas barbas de molho (a minha eu cultivo e não estão nesse grupo), questionando o pífio desempenho de 2022. Concordo que foi muito longe do esperado pela Massa, porém não jogo a toalha. Estamos vivos e buscando uma vaga na Libertadores. Pouco, pouquíssimo mesmo, para um elenco tão forte, qualificado, muito bem remunerado e – coisa rara no futebol brasileiro – com salários em dia.

Decepcionou sim ao Atleticano, que esperava uma segunda conquista seguida de um dos dois torneios nacionais – Brasileiro ou Copa do Brasil – sonhando ainda com a Libertadores. Estamos fora das Copas e no BR, nessa altura, brigando por melhor classificação. Título virou sonho de uma noite de verão, afinal – como na comédia de Shakespeare – trata-se de um amor não correspondido. Lotamos o Mineirão em todos os jogos, como domingo passado com mais de 31,5 mil Atleticanos. E o time óóó…!

Ainda assim, olhando pra frente – como sempre foi a característica do Atleticano – vamos continuar apoiando o time em busca dessa vaga na Libertadores. Depois, com o devido reconhecimento e agradecimento aos gigantes das conquistas de 2021, pensar numa ampla reformulação do plantel do Galo. Desde treinador, caso o Cuca não vá passar a virada do ano com a gente, até no rejuvenescimento de um elenco que tem muitos jogadores acima da média de idade para aguentar tantos competições e jogos como no calendário do futebol brasileiro.

Que venha 2023! Na Libertadores e com a Arena do Galo! E muitos títulos!

*imagens: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) Eugênio Gurgel

29 thoughts to “Qual, entre nós, está satisfeito?”

  1. Melhor a fazer seria mandar embora logo o Cuca. Sua era já passou.

    Contratar um técnico de ponta logo e começar o planejamento para 2023.

    O melhor na atualidade é o Celso Roth.

  2. Caros,

    Nota bene, aí tem:

    os CUIA do galinho, a Corrente Unida de Ideas Antigas, colocam um galinho com G maiúsculo n traseira ou na dianteira do NICK, vocifera avanti galo, sendo a solução do NOSSO GALO ficar quietim, num reclamar de nada, da roubalheira histórica e…

    Êta turma boca suja, hein, são OS CUIAS?

    Outro dia UM CUIA desses do galinho tava por aí pedindo RENATO GAÚCHO em Vespasiano?.

    Da pedida acima se conclui perguntando: São ou num são BOCA SUJA a cuiarada??? E são FALCATRUA tb, assinam RG prá confundir o RG deles com EL BRUJO, O Monstro Sagrado NOSSO!

    FUTEBÒ BUNITU é meuzgrãoesporteclube.

    A diretoria deveria chamar Mister CUCA, O MAIOR VENCEDOR dentro do NOSSO CAM, um FENÔMENO sem PRECEDENTE no comando do CAM, sinônimo daS MAIORES CONQUISTAS, com a ajuda de MUITOS e, pasmem, com a ajuda inestimável do CARA BOM DE VESTIÁRIO, GS…

    A verdadeira TORCIDA ADORA o Mister Stival, sem choro nem rancor, pelos títulos conquistados…

    ma ma ma buá, ele deveria ser exemplo, lá dentro de casa ele num entra, buá, merda $*¨(_)(%*_%,

    a outra parte da torcida, A MAIS VERDADEIRA, q chorou um pouco aí acima, os the Roster Root, o detesta, pq ele é FUJÃO…e dá-lhe mais buááá 6×1, dá-lhe foraááá y avanti afogados, buáá´´aáá´´aá´´aá SILVESTRE, snifffffffffffffffffffffff q merda, q barro preto!!!… ÉPRÁCONTINUAR? prá continuar, não, ÉPRÁCOMEÇAR?

    CUCA e um contrato de 5 anos, cláusula aberta praquela FUJIDAZINHA tradicional. Quem romper o contrato é o dono dele e Ponto final.

    Ripitinu: FUTEBÒ BUNITU é meuzovosesporteclube…aí q saudade daquela Pizza de Tusta ao Perfume…VIVA O TRI BBB, q lindo!!!

    ALTERNATIVA AO CUCA: Sampaoli, O IDEALIZADOR de um GALO MALUCO, alter ego do GALO DOIDO, sem dúvida, EXCENTRÍCO…agora, pós 2016, foi o CONSTRUTOR da mentalidade VENCEDORA ATUAL (a fase tá osso, Q venha a REAÇÃO!)

    e os CUIAS crazy rage again, rasgam o céu com as unhas, dizem contra o Galo, é tal AVANTI do barro preto, misturam tudo..

    se tá errado pros CUIAS, pode ter certeza, a diretoria ACERTOU na escolha…

    NO MOMENTO, CUCA OU SAMPAOLI!!! Chega de treinador CHINFRIM, apagador de boa fase!!! PRA COMPETIR EM CIMA!!!

    PRÁ CIMA, GALO!!!

  3. Meu caro blogueiro,
    Agora não adianta chorar no leite derramado.
    A vaca já foi pro brejo.
    Ponho essa insatisfação geral na sua conta e dos baba ovos seus que reclamaram até conseguir mudar o treinador.
    Estávamos mal, mas estávamos indo, mesmo que aos trancos e barrancos.
    E agora, José, melhor dizendo, Eduardo?
    Quem tem razão é o Kalil…
    Eta torcidinha xarope essa nossa!

  4. Um dilema e tanto pra Diretoria resolver, um abacaxi enorme pra descascar, tem muito medalhão pra demitir e a conta vai ser alta,Nacho,Vargas,Rever, Jair, Keno, tem mais um monte que pode entrar na barca,a lista é grande,o que que não pode é virar o ano com esses caras no elenco

  5. Que dureza!! Comparação a meu modo de ver é feita entre iguais ou melhores. Comparar com piores vai ganhar eternamente, tsrsrsrs!
    Ficar paparicando tranqueiras como CUCANSO e outros não dá mais!! Passou da hora de mudarmos o discurso!!!!

    1. MARCELO ,

      a coisa é tão óbvia que eu fico impressionado como é que se pode apostar em CRÉDITOS e MEMÓRIA TÁTICA .

      Essa história de jogador “livre no mercado” pode ter servido pontualmente , mas jamais virar método a ser implantado no clube .

      E eles insistem : RODINEI ficará LIVRE no fim do ano e já está no radar do Caetano .

      É PRACABÁ !

  6. A pressão da torcida já chegou ao Cidade do Galo. Hoje um grupos de torcedores da organizada Galoucura foi cobrar os jogadores pelo mal desempenho que o time está apresentando este ano. O Hulk chegou a descer do carro para conversar com os torcedores dizendo que não está faltando empenho e vontade dos companheiros para vencer as partidas. O mais cobrado foi o Vargas que negou está participando de baladas quando questionado pelos torcedores. Eu acho que não é hora deste tipo de atitude, acredito que isso apenas ajuda a desestabilizar ainda mais os jogadores dentro de campo. Eu cravo aqui que o Atlético vai vencer o clássico contra o América e vai começar aí a arrancada para conquistar a vaga da Libertadores 2023 para poder estrear sua nova casa, a arena MRV, disputando um torneio internacional. Pode anotar isso que estou dizendo. O que está acontecendo com o clube é apenas uma pequena fase de falta de sorte e alguns jogadores que estão cansados, por isso o Cuca deve sim fazer alterações na equipe titular e dar moral para os jogadores reservas. Eu acho que o goleiro Rafael deveria ter uma chance neste jogo, no sistema defensivo colocaria também o Rever como capitão da equipe. A zaga atual do Atlético está muito ruim. Bom é isso amigos atleticanos.

    1. Prezado! Hj em dia é uma molezinha mandar no @Atlético,sopinha no canudinho mesmo! São responsáveis pelas vitórias e nas derrotas somem. Daí as cobranças estalam somente nas costas dos subordinados. Diretoria confiar honra ao mérito a membro de organizada e outros mimos que não valem a pena enumerar, para depois que o caldo entorna, ver os parça cobrando somente dos subordinados é tática que nem no manual do Sun Tzu tem. A verdade é uma só,doguinho que tem dois donos morre de fome, portanto, chibatada nos funcionários, somente neles! Esses “gravatas engomadas” que andam sumidos_ sumidos? Estão bem ativos e preocupados com assuntos eleitoreiros_ teem de ser cobrados e não é pouco não!
      Desculpe aí! Tenho comentado pouco por aqui e essa é somente “minha” opinião e não quer dizer que estou certo,mas vejo que a alça de mira está apontada para o alvo errado,mais uma vez e outra,e outra, e outra…
      Saudações Atleticanas

    2. É verdade JA-1000-TON. Sou capaz de apostar que todos os que estiveram lá são profissionais liberais (engenheiros, médicos, dentistas, advogados, empresários…) todos com a vida ganha e, com o dia livre, foram até a porta da Cidade do Galo protestar… bando de vagabundos, isso sim!!!

  7. Bom dia!
    Futebol é momento. Quando o “momento” era ano passado, os jogadores se multiplicavam em campo, pareciam marimbondos em cima de sua vítimas. Recomposição rápida, saída de bola rápida, jogadas pelo meio, pelas pontas, etc, etc, etc,. Mas…no momento atual, esses mesmos jogadores, deixaram a murrinha tomar conta deles. É uma preguiça danada. Pra completar, quando a guilhotina estava prontinha pra decaptar o Turco, esse bando de sem vergonha resolveu jogar bola, ganhar do flabosta e segurar o treinador pra mais um tempo de sofrimento da Massa. Por mim, pode fazer uma estátua em agradecimento por terem nos tirado da fila de 50 anos, e depois manda tudo embora. É preciso reformular. Mas isso tem que ser feito com o treinador que vai estar no início da temporada que vem.
    O BOSTA DO SENHOR CUCA JÁ DECIDIU SE VAI FICAR ANO QUE VEM OU VAI FICAR FAZENDO …DOCE!?
    Ô DIRETORZINHO DE MERDA! TIRA ESSA BUNDA DA POLTRONA E FAZ ALGUMA COISA QUE PRESTE!!! Ou contrata logo um treinador e manda esse perdido embora logo, ou já define logo com essa joça a próxima temporada. É MUITA INCOMPETÊNCIA!!!

  8. A gestao 2022 deve entrar para os anais da historia do galo como a pior, prejudicial e calamitosa do clube desde sua fundacao. Muitos dizem ….se estes mecenas milionarios administrassem suas empresas como administraram o clube neste 2022 , estarariam falidos, quebrados , endividados, tamanho o descaso, omissao e incompetencia que nos brindaram em 2022 , pegando um time azeitado, vencedor, auto estima e futebol em alta , entregando tudo , dando carta branca pra um turco da vida e este diretor rodrigo caetano, que se arrebentaram a temporada. Agora, esta novela cuca , que vai atravancar o planejamento de 2023, se Deus quiser, com uma barca abarrotada de come e dormes , com este vargas e caetano pilotando

  9. Flamengo também teve uma fase ruim depois de faturar alguns títulos, vide ano passado. Esse ano estava capengando, trouxe o Dorival e virou outro time. Palmeiras também tropeça, porém dentro do ano corrente os jogadores voltam a jogar bola e sempre faturam algum título. E o Galo? Ano passado ganhou tudo e esse ano a má fase não quer passar e acrescentada de má vontade de alguns jogadores. Então, podemos resumir que no Galo tem algo urgente a ser consertado dentre os jogadores. Salário em dia, tudo a disposição e sem vontade?? Aí não dá.

  10. Se estádio ganhasse títulos, ninguém teria mais títulos do que o Athlético-PR, Grêmio (segundona), Inter (que esteve nela) e mesmo Palmeiras(que está bem nos úlimos dois anos poque investiu pesado e tem cacife, AINDA). Não se iludam: a conta está chegando no nosso Galo, infelizmente. Foi MUITO BOM o ano passado, sem dúvida. Mas teve que teve uma motivação além do futebol, teve sem dúvida alguma!

    1. MARCOS ,

      você falou tudo e mais um pouco .

      Estão colocando um campo de futebol como a redenção do TIME , a esperar que da grama dele ( será sintética ? ) surjam craques fenomenais .

      Mas , enfim , cada cabeça , uma sentença .

  11. Bom dia amigos do Galo. Concordo com o Cuca quando ele diz que o Galo está jogando bem, cria oportunidades e não faz gols. Entretanto, embora alguns jogadores importantes não estejam rendendo o que podem, não falta empenho e dedicação. A torcida está insatisfeita e com razão, o futebol apresentado não corresponde a qualidade técnica do elenco, alguns jogadores não estão jogando o que sabem e isto pesa nos resultados. É hora de apoiarmos o time, uma vitória sobre o América será muito importante e dará moral para o elenco. Sinceramente não entendo as vaias de alguns torcedores ao Hulk, isto só atrapalha, desmotiva o jogador, acho que está na hora do torcedor apoiar os jogadores e ao Hulk em especial, ele já mostrou sua capacidade. Que tal o torcedor voltar a entoar o Hulk,Hulk,Hulk antes do jogo contra o América?
    P.S.: Pela capacidade, conhecimento do elenco e história no clube, manter o Cuca para 2023 é a decisão certa a ser tomada, e quanto mais cedo melhor.

  12. Bom dia xará e amigalos!
    GALO precisa de um bom planejamento para 2023. Se não melhorar da água para o vinho agora não vai sobrar nem Sulamericana para o ano que vem. Para que o planejamento comece precisamos saber do Sr. Cuca o que ele pensa da vida daqui pra frente. Ou o GALO irá pacientemente esperar a resposta do treinador para o último dia deste ano???? Estas e outras incertezas por parte da Diretoria que deixaram o GALO na posição em que se encontra hoje. Não dá pra esperar janeiro de 2023 para definir que fica e quem sai de jogadores, treinador, etc….

  13. Bom dia Massa e Guru

    Se nós torcedores estamos decepcionados com os resultados do time, imagine a diretoria e os mecenas, que fizeram o planejamento financeiro contando com as premiações, incremento do GNV e outras fontes decorrentes das disputas de títulos.
    Hoje este planejamento e estas fontes de renda estão caindo drasticamente, porque todos sabem que torcedor não põe dinheiro no clube se não houver a contrapartida.
    Talvez esteja na hora de rodar o elenco e trazer sangue novo, até porque os erros individuais que culminaram em maus resultados, sugerem uma certa acomodação de certos jogadores.
    Duro, chegar no meio do ano e dizer que espera um ano seguinte melhor!

  14. O GALO tem DOIS FOCOS URGENTES: 1- CLASSIFICAÇÃO PARA A LIBERTADORES e 2- DEFINIR JÁ A SAÍDA DO CUCA. Para ir a libertadores tem que focar em ganhar cada partida, não importa quem seja o treinador e quem entre para jogar. Será que a ficha dessa galera ainda não caiu? Em um segundo momento, a diretoria tem que concentrar esforços na busca pelo novo técnico. Na minha opinião, CUCA não tira mais nada desse elenco, vai morrer abraçado com os de sempre. Certamente vai voltar com GUGA, RÉVER, JAIR, se bobear, até VÍCTOR volta para o gol. CHEGA DE CUCA. O CICLO CHEGOU AO FIM. ESGOTOU. E juntamente com CUCA, tem que sair muitos jogadores, APOSENTADOS, BOI CANSADO, DESMOBILIZADOS, QUE NÃO EVOLUEM, ENFIM, CICLO ESGOTADO, vamos oxigenar esse elenco, de acordo com o novo TÉCNICO que chegar. E esse COMANDANTE ESTÁ NO MERCADO, TÁ NA PRAÇA, JORGE SAMPAOLI, na minha opinião, é o ideal para esse momento do GALO. Um comandante como SAMPAOLI é o que o GALO precisa nesse momento, para INICIAR UM TRABALHO, PLANEJAMENTO, ESTRATÉGIA, QUEBRAR ESSAS ESTRUTURAS VICIANTES IMPLANTADAS NA COMISSÃO FIXA, DISPENSAR JOGADORES, TROCAR JOGADORES, TRAZER INTENSIDADE E CORAGEM PARA JOGAR E VENCER. E agora, mais experiente, conhecendo melhor o futebol brasileiro e sulamericano, certamente, SAMPAOLI não cometerá os mesmos erros, acredito. Dizem que o GALO não tem dinheiro, mas tem muito jogador no elenco. Vamos fazer trocas, vamos trazer novos jogadores, que queiram vencer aqui. Já que dessa base não sai nada mesmo.

  15. Bom dia massa

    Ninguém satisfeito! Troca a zaga toda. Troca o ataque. Técnico já trocou!
    Põe os caras no banco que a mãe fase passa. Quem não vem jogando tá com fome de bola.

    Abraços

  16. Bom dia!
    O projeto dos 4rs era para o Galo sempre ter um elenco forte e disputando os títulos, mas nesse ano o planejamento mostrou-se equivocado. Diferente dos principais adversários no momento, porco e urubu, o Galo não conseguiu chegar a decisão dos grandes títulos após um ano vitorioso. Após trabalhos para se impor como time estruturado e vencedor o Palmeiras vem acumulando vitórias- Libertadores de 2020 e 2021, Brasileiro de 2016 e 2018 e Copa do Brasil 2015 e 2020. Já o Urubu foi campeão brasileiro de 2019 e 2020, libertadores 2019. São equipes que começaram a se reestruturar antes do Galo e também tiveram seus percalços. Cabe a nossa direção fazer o diagnóstico dos erros e que esse ano seja um ponto fora da curva nesse projeto vencedor dos 4rs.
    O estrago já está feito, agora é termos união para melhorarmos nossa posição no Brasileiro.

  17. Já postei essa mensagem aqui e, sem constrangimento, volto a fazê-lo: essa geração de jogadores já nos deu tudo que poderia ter nos dado e, a meu juízo, muito além do que eles próprios, e nós também, poderiam imaginar. Então, como tudo na vida, o ciclo encerrou. É hora de renovação! Avante, Galo!!!

    1. Teobaldo,
      Está coberto de razão. É hora de trocar os mais velhos cujo desempenho físico e técnico não atendem à atual demanda. Trocar por sangue novo, abrindo caminho para os jovens da turma da base.
      Em paralelo, rever os conceitos das divisões inferiores. Enquanto os times de ponta vêm ano a ano lançando craques em quantidade, o Galo se limitou nos últimos 10 anos ao Bernard. É pouco, muito pouco. O Flamengo saiu do buraco financeiro vendendo 4 jogadores; o SP se sustenta com esse tipo de venda; o Palmeiras idem; Santos idem; até Fluminense e Vasco ficam na frente do Galo; isso para não falar no SAF do outro lado da lagoa.
      Reforma já!

    2. Concordo plenamente Teobaldo, nesse elenco do nosso CAM têm vários que “””deu a hora””” e a renovação se faz muito necessária para 2023!!!

  18. Bom dia MASSA!

    Nem um pouco satisfeito, pelo contrário, muito, mas muito chateado. Chateado ao ponto de não querer nem ouvir falar em futebol. Mas ao ponto de abandonar o time, de deixar de torcer, ou até mesmo de sair do 9ALO NA VEIA. Pelo contrário, continuo junto com o time e sócio torcedor. Perdemos hoje, estamos tristes e decepcionados, porém “amanhã há de ser um novo dia” e eu quero poder dizer que esse novo amanhã foi possível graças a minha ajuda, por menor que seja.

    Todos os títulos vencidos pelo 9ALO para mim são importantes, sem exceção. Mesmo aqueles considerados como rural, por alguns incompetentes que não conseguem vencer, quanto aqueles considerados “mequetrefes”. Não me importa o que esteja disputando, pode ser CAMpeonato de porrinha, dama, dominó, vareta, etc., mas se for o 9ALO o vencedor, pra mim é importante e irei sempre comemorar.

    Guru, por favor, para com essa mania de desprezar nossos títulos.

    Qto a expectativa para esse ano era enorme. Acreditava sim em vários títulos, mas infelizmente não foi possível. Mas o que mais me deixou chateado não foi ter perdido os jogos, mas sim como foram perdidos, como fomos eliminados. Isso é que me deixa triste.

    BBOOOOORAAAAAA 9999AAAAAALLLLLLLLÔOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

    1. Penso da mesma forma, o NOSSO GALO precisa de apoio do torcedor, não é hora de ficar vaiando jogador, se temos culpados pelo fracasso de 20121 eles são o diretor de futebol, que contratou e demorou a demitir o El Turco e o próprio treinador que deveria ter pedido o boné no jogo em que o Galo perdeu para o FluminenC. 5×2

      1. Desculpe prezados amigos de espaço. Os jogadores precisam ser cobrados sim. A torcida desde sempre vem apoiando o time e prova disto, que em um jogo contra o diminuto Goiás, colocamos quase 32mil pessoas no estádio.
        E o que temos ganhado de volta? Má vontade, irresponsabilidade (como a de Vargas) e pouco futebol.
        Mas, como vc mesmo disse precisamos continuar apoiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *