Depois dos textos do Galuppo de ontem, o blogüeiro se sente engrandecido pela presença do ilustre amigo e colaborador, e confessa dificuldade em manter aquela qualidade. Ele é impecável! Assim como Max, que vem emprestando sua colaboração – ao lado do Caldeira – toda sexta-feira. Creio eu que o leitor ganha com essas postagens semanais. Galuppo irá se dividir em dois posts a cada terça-feira.
Pois bem, agora é pensar no jogo de logo mais à noite, frente ao Botafogo. Sem essa de considerar que esse time carioca é adversário que “embaça” a vida Atleticana. Vamos pra cima deles e em busca da vitória. Ponto! A partida do primeiro turno foi atípica – lembrando que o Galo finalizou três vezes mais que o adversário, mas a bola insistiu em não entrar. Hoje, claro, será diferente.
Em que pese às ausências por contusão, suspensão e pela COVID. Temos elenco, futebol e tradição para superar o Botafogo e manter a liderança do Brasileiro. Talvez uma ou outra volta entre os infectados, que trariam qualidade ao time no gramado.
Entre os jogadores que tiveram de assumir a titularidade em função do momento, acredito que alguns devem permanecer no elenco. Talisson e Calebe, somando-se ainda ao Savinho e outros que ainda não puderam mostrar suas qualidades. Talvez hoje ainda possamos ver alguns entre eles.
Fazendo um balanço da competição, alguns números são curiosos. Ouvi gente reclamando que no primeiro turno tínhamos nove pontos nos três primeiros jogos e agora apenas sete. Mas, caso se confirme a vitória hoje, seriam dez em quatro partidas contra nove em igual número no início da competição.
Fui além. Se no primeiro turno chegamos a 32 pontos conquistados, isso representa 56% de aproveitamento. Agora sendo sete em nove, são 77%. Com uma vitória, vale dizer, dez em 12 pontos possíveis, sobe para 83%. São números imprecisos, afinal, o que vale é chegar em primeiro na 38ª rodada.
Nossa desconfiança, que não é gratuita, se prende ao desempenho instável no meio da competição. Vejamos. Nas últimas dez rodadas, considerando 30 pontos em disputa, conquistamos apenas 15. Metade. Foram quatro vitórias, três empates e três derrotas. Era o momento de ter disparado, isso é inquestionável. Mas, não aconteceu. Ainda assim lideramos (apesar do São Paulo ter três jogos a menos) e os demais podem também vacilar na competição.
Na verdade, ao refletir sobre possibilidades e histórico, temos dois ferrenhos adversários. Nossa instabilidade, que em tempos passados, acontecia na reta final. Neste ano, ao que vemos, vem acontecendo no meio do campeonato. Me agarro e me apego na intepretação de Beth Carvalho. Não naquele nosso segundo hino, “você pagou com traição”, mas noutra bela canção. “Tá na hora da virada”. Pois é isso, “vamos lá rapaziada, vamos dar o troco”.
Nosso segundo adversário vem, evidentemente, de dentro das salas com ar condicionado da CBF. Nem vale repetir o que esses urubus já fizeram conosco. Mas, observem, o árbitro de hoje – que nunca foi do nosso agrado – irá apitar sua quarta partida do Galo neste Brasileirão. No primeiro turno atuou aqui, contra o Ceará, fora frente ao Fortaleza, e recentemente na goleada em cima do Flamengo. De novo, ele, Sávio Pereira Sampaio. Quatro jogos.
Seguem-no Rafael Claus nas partidas com Flamengo e Fluminense, ambas no primeiro turno, e esse final de semana com o Ceará. Depois Wagner Nascimento, que atuou nos jogos com Corinthians e Santos, ainda no primeiro turno. Outros de menor valia, mas alguns com atuação que geram dúvidas quanto à lisura da arbitragem nacional.
Sávio – que por acaso é irmão do árbitro Wilton Pereira Sampaio (goiano) de nada saudosa memória ao Atleticano, é brasiliense e está na Federação do Distrito Federal. Rafael Claus, ex-soldado do Exército é paulista. Já Wagner do Nascimento, carioca, é aquele mesmo que nos tirou o Mineiro do ano passado. Não ouviu o VAR ao final do primeiro tempo, numa penalidade “não marcada” e nesta temporada expulsou Rafael naquela partida contra o Santos.
Enfim, é carioca apitando jogos do Galo com paulistas. Já os paulistas apitando nossas partidas com cariocas. E Sávio, que parece ser especializado em Galo, a nos incomodar em mais uma temporada. Só esses três polêmicos apitadores, juntos, estiveram em nove de 23 jogos do Galo neste Brasileirão. Nem entrei nos demais, que apitaram uma única vez e tampouco no suspeitíssimo VAR da CBF.
Apesar de tudo isso, seguimos vivos na competição. Temos de superar o adversário, o interesse da emissora de TV (que emprega vários desses caras depois de aposentados), da CBF e dos próprios árbitros. Que venha o Botafogo, apesar de vocês, amanhã há de ser outro dia. Aqui não tem Sávio, vamos de Savinho.
Em tempo: logo mais, ao final do jogo, outra vez uma resenha a convite do Breno Galante. Assistam. É tarde, mas vale! Clique aqui para ser direcionado ao canal.
*fotos: Pedro de Souza/Atlético
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Se fosse revelado pelo Flamengo ou São Paulo hoje eles passavam no cobre , por alguns milhões. Quanto jogador mediano hoje é vendido por milhões. Para mim Éder Lopes e Dunga estavam no mesmo nível. Jogavam para o time. Não falei que é craque.
Abstrai meu filho. Deixa de ser concreto.
No último dia 23 de outubro, Maradona deu os parabéns a Pelé pelo seu aniversário em uma mensagem publicada nas redes sociais "Quero me juntar a esta homenagem universal, feliz 80 anos de vida, Rei Pelé!", escreveu no Facebook.
Obrigado, Eduardo, por mais essa referência elogiosa a meu trabalho. Acredito, é claro, na vitória do Galo logo mais e acho que o rapaz mencionado não terá coragem de usar o apito contra nós. Temos que vencer esta e as próximas 13 partidas. Enfileirar uma série de vitórias para melhorar o desempenhoe ganhar confiança de vez .
Bola pra frente. Aqui é Galo.
Bom dia MASSA!
O bostafogo não é time de botar medo em ninguém.
Já o 9ALO sim. Esse até em mim.
PELO AMOR DOS DEUSES-DA-BOLA:
BBOOOORRRAAAAAAAAAAA 999AAAAALLLLLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!
PS.: Diego Maradona foi-se. Que hoje tenhamos uma vitória magistral para homenagear aquele que sempre reconheceu, como um dos maiores craques que ele já viu jogar, o nosso ídolo REInaldo.
Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
É isso aí... sem mimimi e blábláblá.
Hoje esses três pontinhos tem que sair a todo custo.
Pra cima deles, Galo.
Caros,
RIP Diego Armando Maradona: Cracaço genial!
Cracaço genial e grande figura! Pelé jogou mais que ele, mas Maradona foi muito mais relevante para o esporte e para o seu país. Pelé foi uma versão mais antiga do bobo Neymar. Tolo e sem conteúdo. Maradona foi o contrário. Prefiro os rebeldes e atormentados e torço sempre pela Argentina, principalmente contra a seleção da cbf. RIP, Dom Diego! SAN
Caro Barros Preto e Branco, ñ precisa dizer mais nada!
MARADONA
(Eduardo Galeano, “Espelhos: uma história quase universal”) extraído de https://www.brasil247.com/esporte/maradona-foi-o-mais-humano-dos-deuses-escreveu-eduardo-galeano
Nenhum jogador consagrado tinha denunciado sem papas na língua os amos do negócio do futebol. Foi o esportista mais famoso e popular de todos os tempos quem rompeu barreiras na defesa dos jogadores que não eram famosos nem populares.
Esse ídolo generoso e solidário tinha sido capaz de cometer, em apenas cinco minutos os dois gols mais contraditórios de toda a história do futebol. Seus devotos o veneravam pelos dois: não apenas era digno de admiração o gol do artista, bordado pelas diabruras de suas pernas, como também, e talvez mais, o gol do ladrão, que sua mão roubou. Diego Armando Maradona foi adorado não apenas por causa de seus prodigiosos malabarismos, mas também porque era um deus sujo, pecador, o mais humano dos deuses. Qualquer um podia reconhecer nele uma síntese ambulante das fraquezas humanas: mulherengo, beberrão, comilão, malandro, mentiroso, fanfarrão, irresponsável.
Mas os deuses não se aposentam, por mais humanos que sejam.
Ele jamais conseguiu voltar para a anônima multidão de onde vinha.
A fama, que o havia salvo da miséria, tornou-o prisioneiro.
Maradona foi condenado a se achar Maradona e obrigado a ser a estrela de cada festa, o bebê de cada batismo, o morto de cada velório.
Mais devastadora que a cocaína foi a sucessoína. As análises, de urina ou de sangue, não detectam essa droga.
Abs!
Galoooooooooooooooo!!!
boa tarde Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. vencer e vencer. vamos jogar mais uma vez contra o foguinho foi a primeira derrota do galo no brasileirão problema que o galo adora resucitar defunto. masacrou o foguinho e perdeu o jogo espero eu que sampaoli aprendeu. quero os 3 pontos mais cuidado com está pedra no nosso sapato.que o ataque não pipoca e que a zaga não abre as pernas. vai galoooooo.
Bom dia amigos do Galo. Reitero a minha opinião de ontem, o NOSSO GALO tem que voltar a marcar alto, não deixar o adversário sair jogando, sufocar o Foguinho. Sem o Sampaoli no banco, notei que o Galo passou a afrouxar a marcação, dando espaço, facilitando a saida de bola dos adversários.
Mesmo desfigurado, o elenco do NOSSO GALO é muito superior, tem obrigação de ganhar. Aqui é hereditariamente Galo deste 1.958.
Caros,
Caros,
O mais importante jg da temporada vem aí: Ano q Vem é hoje! TEM DECISÃO!
PRÁ CIMA GALO! O Br tá pedindo prá ser conquistado! O Br tá GRITANDO: São 50 anos, chega de PALHAÇADA, apesar dela!
TIME EM FORMAÇÃO, a FALÁCIA sem vergonha do passador de Pano (Ô PATOTA ATOA, viu, SÔ!)...
O negócio é PASSAR O FERRO no passador de pano!....
E existe mesmo!: O CHAMA-GOL, dizem q é um franguêro de verdade... (se o tiro vier forte venenoso, central, ok, temos a chance de uma batida de roupa...agora, se for prá fora da asa furada, meia altura, adeus). Outro, a vida inteira na reserva do lado de lá, chega aqui e abraça a reserva de um time q mal tem um goleiro.
Dureza. E ainda somos OBRIGADOS a LER as longa e insossas DISSERTAÇÕES do CORNETA BAIXA e MEDROSA dos cabeça PASSADORES DE PANO defendendo essa POUCA VERGONHA!
Sem vergonha é sem vergonha e vice-versa! E VICE-VERSA DE RENOVO!
O q ameniza o ELENCO ñ ter um GOLEIRO é a imposição de um SISTEMA DEFENSIVO eficiente a partir do ataque...Qnd NOSSO GALO acerta os ponteiros, isso ocorre. O início do 2º turno tem demostrado...
Mesmo com esse vacilo montado, PRÁ CIMA, GALO! Com fé, dedicação e o q tiver de bom futebol!
PAÇOQUEIRO q qnd ausente o time cresce muito é o tal JAIR (VENDE, se aparecer interessado!)! Quem entrar ali hj, aproveite a chance...Pena a expulsa CAPCIOSA do Dylan B...Quem sabe o cara ñ pela cabeça de área. Tal movimentação às vezes agrada, recuar um jogador meia, pt de lança, armador, prá cabeça de área. Gilberto Silva, de bom meia/VOLANTE a bom ZAGUEIRO. O jovem DB DEVE ser testado...JÁ o exemplo a seguir, ANIMAL: o movimento contrário raramente dá certo...Quem ñ se lembra do BURRO preguiçoso do Levir Culpi (duas décadas com esse MEDIOCRE rondando o CAM, graças a Deus parece q acabou!) armando patric, um dos maiores PERNA DE PAU q o mundo do futebol já viu, de camisa 10?
NOSSO CLUBE atrasou na década de 2000 até 2011 (temos q falar sobre essa década, afinal ELES estão aí novamente, agora prometendo ESTÁDIOS E AUDITORIAS)...
Momento lúdico: Quem gosta de PERNA DE PAU? Fala quem foi criança, (muitos AÍ nem se lembram mais, tantas alegrias qntas decepções, mas mantem esperança no AnoQVem, Cruz Credo!), quem em criança ñ teve aquela vontade de dar um totozinho no PERNA DE PAU só prá ver o desmoronamento das alturas? ...
PALHAÇO é outra coisa Q é o q mais tem, vai! Um contorcionista, até um PIPOQUEIRO, um ENGOLE-faísca, etc., um JABA ZERO infiltrado, vai..., agora, PERNA DE PAU, Ñ! Perna de pau ñ acrescenta porra nenhuma de NADA nesse circo FUTEBOL!
Tem q cobrar O BÁSICO. VESTIU nossa CAMISA, sim senhores!: Saber jogar! Camarada chega naquele MELHOR CT DO BR e se esbalda no COME QUIETO. Se a TORCIDA VERDADEIRA ñ cobrar, se...olha...os PASSADORES DE PANO cualiados com Patota AnoQVem mais aquela FRESCOSA Basta Vestir, passam a mão na cabeça mesmos, uma SOCIEDADE DE MALANDROS!... ficam 3, 4, 5, qnd ñ uns 10 anos desfilando por aí na maior PERNA DE PAU sob aplausos dos SÓCIOS, e ainda cobram direito de Imagem, HORA EXTRA, tiquete refeição, ...uma PIADA indigesta!
Tem NEGO q prá defender aí gosta de INVOCAR o ser humano, a familia, o cachorro nunca a cadela, o homem e num sei mais quem, uma FRESCURA SÓ. AVISO: Foda-se!...O papo é outro. Quem banca essas PatrkcCARIAs?...coloca o cara prá jogar, toma a camisa é sua, ñ deu conta, pesou, n foi legal? Tudo certo, passa na sede e conversa com o Porteiro de plantão prá fazer o acerto ali mesmo, sem mais adentrar as dependências, e tiau e bença!
O TIME É AQUELE q no vestiário pegou a camisa e vai jogar, já tá FORMADO, pt! Ñ há falsa ilusão!
Obs do País do Futuro.: o clima tá tenso lá na Terra do Onde Plantando Tudo Dá!, A Covid rodando, distribuindo mutação a espreita do vacilo, a carestia dos alimentos, a desvalorização de tudo na REAL...A única cosa boa e certa são duas: como todo mundo tá acompanhando, A CORUPSSAUM no país da COCONHA acabou, graças aDeus Acima de Tudo! Tá tudo dominado!,
A outra é a DECISÃO logo mais contra o foguinho prezepero! Eh, cumpadi! Nosso GALO largou bem, tá no páreo no returno. Tem q manter! SÓ A VITÓRIA INTERESSA! Qq outro resultado, num cabe nem empate, É CRISE!
AQUI É GALO!