Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ninguém falou que seria fácil!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por José Roberto

Quando o Atleticano se deparou com a tabela do Brasileirão e viu a sequência de jogos que teríamos em nossos domínios antes da pausa para o Mundial da Fifa, tratou logo de se animar. Seriam sete jogos para sacramentar a primeira posição e ainda ter tranquilidade para se fazer os ajustes necessários no período da mini intertemporada.

Acontece que naquela velha máxima de que o futebol é uma caixinha de surpresas, toda projeção cai por terra quando não se tem muita confiança, ou não se acredita, de que ela é possível de acontecer. Houve resultados em que entregamos pontos considerados ganhos ao adversário. Hoje era para o Galo estar liderando o Campeonato (o único que nos sobrou no ano, diga-se!) com certa folga e com as “esporas” nas costas. Não fossem os vacilos, e até mesmo certa displicência, principalmente nos jogos em que dominávamos as ações em campo, os placares pareciam estar sob controle, e de repente não se sabe o porque daquele apagão básico. O que era para ser uma mostra de competência, acaba se tornado uma frustração.

Esses pontos doados – e a forma como foram doados – aos adversários, não voltam mais. Num campeonato em que a regularidade é sua marca principal, isso é inadmissível. Não estou colocando em dúvida que nosso time não tenha qualidade – ele tem e já provou isso. O que se tem a questionar são estas oscilações infantis, individuais e até mesmo coletivas, que acabam se tornando garantia de entrega em qualquer momento do jogo. Em um Clube que projeta para si algo maior, deveria ser um sinal de alerta e melhor trabalhado para que não ocorra mais. Isso também faz parte da evolução constante em busca da regularidade necessária que a competição requer.

O Galo precisa urgentemente aprender a jogar com pontos corridos. Quando isto acontecer, talvez tenhamos encontrado o equilíbrio necessário para saber como disputá-lo e também como ganhá-lo. Chegaremos lá, tenho convicção disso!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Regularidade e concentração é o que andou faltando ao Galo nestas onze partidas iniciais do Brasileirão. Em alguns momentos, faltou também uma liderança mais presente, não só dentro de campo, como também em nossa casamata. Alguém para se posicionar e chamar na “chincha” o vacilão que, faltando poucos minutos para o encerramento do jogo, quer sair driblando, quando o certo seria meter uma agulha na rechonchuda, isolando-a para fora do estádio. Ou então, chamar a atenção de um defensor, mostrando a ele que às vezes é melhor trocar um gol do adversário por um cartão, não importando a cor dele.

Alertar ao nosso goleiro que suas reposições de bola podem melhorar, e que aqueles chutões por ele aplicados são improdutivos e sem objetividade alguma. Deve haver na Cidade do Galo vídeos de como o Taffarel e o Veloso, em suas reposições de bola, faziam verdadeiros lançamentos com as mãos. Muitas das vezes eram o início de contra-ataques mortais que levavam ao gol, ou então, grande perigo à meta adversária. Nunca é tarde para se aprender.

Enfim! Para alcançar as vitórias, sacrifícios, regularidade e concentração máxima são necessários, mas a liderança forte é que dá a sustentação a todo o processo. Sem ela, não há conjunto que resista. Às vezes, é melhor conquistar um ponto do que perder três de forma bisonha.

Aquela “gordurinha” que imaginávamos acumular estando na liderança não veio, mas permite ao Galo seguir na vice-liderança do campeonato mais difícil do mundo. Que ela seja mantida na partida frente ao Ceará, logo mais, às 21h45, na Catedral do Horto. Para isso, é preciso que o Galo vença o lanterna do Brasileirão.

Nosso adversário, há oito anos não nos vence em BH. A última vez foi em 2010, pela última rodada do campeonato antes da pausa para o Mundial da África do Sul. Foi também a despedida do Mineirão raiz, o qual passaria pela reforma para o Mundial dos 7 x 1. Trinta e poucos mil Alvinegros presenciaram o Ceará, com um gol irregular no segundo tempo, vencer o Galo pelo placar de 1 x 0 (a única vitória do Vozão em solo mineiro). De 1973 a 2011, foram oito jogos entre os clubes em terras mineiras, com quatro vitórias do Galo, três empates e uma derrota.

Em 2011, Galo e Ceará voltariam a se enfrentar pelo Brasileirão, agora na Arena do Jacaré, e o resultado foi um empate de (1 x 1), sendo que o gol do Galo foi marcado por Carlos César. A arbitragem estará a cargo de um trio paulista, inclusive, aquelas duas jarras que ficam postadas atrás do gol. Vinícius Furlan será o dono da “latinha”. Portanto, irmãos Alvinegros, torçamos para que o Galo faça um jogo seguro, de preferência sem nos provocar aquelas arritmias que só nós sabemos o que é senti-las. Afinal, ninguém falou que seria fácil! Saudações.

70 thoughts to “Ninguém falou que seria fácil!”

  1. Boa tarde José Robero, xará e amigalos!!
    Concordo em gênero, número e grau que o GALO precisa aprender a jogar campeonato de pontos corridos. É inadmissível uma defesa acostumar a tomar tantos gols como a nossa!!!!!!!!!!! São 49 ou 50 gols levados no lombo em todo Brasileirão!!!!!!!!!!!! Quando o ataque regula, como agora, a defesa falha de maneira bisonha. Se a defesa tomar jeito e o ataque continuar regulando teremos sim chances reais de conquista!!!!!!!!!!! PELO AMOR DE DEUS PATRIC!!!!!!!!!! OUTRA PATRICADA HOJE NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Pelo amor de Deus!! Eu quero jogo no mineirão!
    Não é possivel se apequenar, jogar contra Flamengo, Fluminense no Indepa é coisa de complexo de vira-lata. Deixar de colocar 50 mil pessoas no meneirão num domingo a tarde, onde chegamos antes, bebemos nossa cerveja, comemos feijão tropeiro, em fim, tarde prazeirosa, ah, no mineirão podemos levar a família, como podem ver, o mineirão é nossa cara. Diretoria incompetente, queremos o nosso galo no mineirão. Vocês estão apequenando a nossa torcida.

  3. Boa tarde Eduardo e massa. Grande texto José Roberto. Hoje vencer.vencer. Não penso outro resultado se não for a Vitória. Vai ser mais um jogo difícil cuidado com os contra ataque do Ceará. Sobre a defesa do galo é uma peneira. Victor até hoje não sabe sair jogando e debaixo do gol comete falhas ridículas. Cazares está com uma anemia brava banco de reservas urgente. Patrick o entregador. Fábio Santos e Gabriel outros que está falhando demais. Se mudares estes 5 jogadores podemos sonhar. Galo 2×0.Vai galooooooooooo.

  4. Concordo com o Domingos Sávio e com o blogueiro: o Vitor nunca sai nas bolas altas em nossa área, apesar de sua estatura, e sua saída de bola com aqueles malditos chutões nos mata de tanto sofrer. CADÊ O TREINADOR DE GOLEIROS? E O TREINADOR NÃO VÊ ISSO QUE TODOS SABEM?

  5. Boa tarde José Roberto!
    Concordo que temos que aprender a jogar o campeonato de pontos corridos. Já estivemos perto, 2012 e 2015. Tem que ajustar alguns detalhes. Esse ano demos algumas bobeiras, principalmente por ser início de trabalho de uma nova direção. Estamos na disputa e podemos chegar lá.
    Agora essa história de 47 anos sem brasileiro, quem é Atleticano não deve superestimar esse fato. Só coloca mais peso no grupo. Isso é argumento de Maria. Tem clube que não conseguiu ser campeão quando o Brasileirão tinha outro patamar, decadas de 70 e 80, quando os craques ficavam no Brasil. O asqueroso azul mesmo não conseguiu esse feito.
    O Galo tem uma história secular, com equipes que dominaram sua época, o Trio Maldito, Kafunga, Zé Dumont, Ubaldo , Reinaldo. Nenhum adversário baliza a grandeza de nosso clube e sim nossa paixão ímpar. Essa hora chegará e comemoraremos como só quem é Galo sabe.
    Abraços e Parabéns por mais um belo texto.

    1. Só para exemplificar aquele jogo contra o Urubu não poderia ter perdido. Contra adversário direto não pode dar 3 pontos. O time foi todo para cima e se desguarneceu, tomando um castigo.
      Como disse o Paulo Silva, não pode perder pontos para adversários que são menos qualificados.
      Eu sei que nossa torcida empurra a equipe para o ataque, mas o elenco tem que saber lidar com esse fator e ser frio para buscar o melhor resultado para o campeonato.

    1. O Palmeiras esta vendendo o Fernando para o Shaktar por 24 milhões de reais. O Al Wheda do Carrile acaba de contratar o Fernandão, ex Palmeiras. O Keno está para sair para a Arábia Saudita por 10 milhões de Euros. O Palmeiras não está precisando de dinheiro no momento. E os clubes interessados estão fazendo novas opções. Apesar de ter 25%, 6 milhões de dólares dificilmente compra outro atacante como o Guedes, ainda mais como está jogando hoje. É mais vantagem para o Palmeiras esperar e pegar o jogador o ano que vem com moral e já amaciado pelo Galo. Acho que se resolver o problema do salário, tem chance dele ficar. Só não pode aceitar é trocar de volta com o MR agora depois da copa. kkkkkk

  6. Aproveitando a chegada por aqui.
    Conforme consta na TV GALO, na última sexta-feira o GALO assinou uma parceria com a SAP, conhecida empresa alemã, para implantação da plataforma Business One de gestão empresarial.
    O próximo passo é evoluir para o “SAP Sports One”, software de Gestão Esportiva Profissional, o mesmo utilizado pela Federação Alemã de Futebol.
    São passos importantes para a profissionalização do nosso amado GALO.
    Nesse caso, ponto para a tão controversa gestão atual do clube.

  7. Sem querer tirar uma de Mãe Diná, tenho a premonição de que amanhã, quinta, o GALO adiará os planos de um estádio para investir num jogador.
    Espero somente que o investimento realmente se pague ainda nesse exercício e que possa render juros e correção na próxima janela européia.
    Na sexta veremos se as minhas fontes são boas ou não.

    1. Respeitosamente, Toninho, e caso meu entendimento não esteja errado, não há relação entre o dinheiro do estádio e “outros dinheiros” dentro do Atlético. Relembrando, o Conselho aprovou, para a construção da Arena MRV, recursos com as seguintes origens: terreno doado pelo Sr Menin, salvo engano pessoa física; naming right pago pela MRV pela dar nome ao estádio”; venda de 50% do Diamond Mall; venda de cadeiras cativas para o torcedor. Logo, essa desculpa não cola. Abraços!

  8. Bom dia Eduardo e Galo da Mata! Bom dia Nação Atleticana!

    Hoje é dia do Galo despachar o vovô, manter o bom histórico e se consolidar na vice liderança. Para isso, foco total do minuto 0 ao 90. O Ceará com certeza vai jogar na retranca, não podemos nos dar ao luxo de perder gols, muito menos tomar gols bobos. Se repetirmos a atuação do segundo tempo contra o flormerdenCe, sairemos com uma vitória segura e três pontos na bagagem.

    Meu time ideal pra hoje: Victor; Emerson, Bremer, Juninho e Fábio Santos; Adilson, Blanco, Elias e Tomás Andrade; Roger Guedes e Pastor. Luan e Cazares ficam como opção para o segundo tempo. Hoje vai dar Galo, no mínimo 2 a 0!

    Saudações Atleticanas!

  9. Boa Tarde aos Verdadeiros Atleticanos, que venham os 3 pontos logo mais e a vice liderança garantida é trabalhar nesse mês de pausa no Brasileiro e voltar com tudo, porque a volta é só o Grêmio em Porto Alegre. Com relação as questões administrativas a serem decididas vejo agora o 7C e o Gallo tendo algum reconhecimento nas suas ações daqueles que achincalhavam e jogavam pedras. Os caras estão lá apenas 6 meses e queriam decisões rápidas e que se resolvessem todos os problemas principalmente os de ordem financeira num passe de mágica, lógico que não, como torcedor só vê a emoção ao invés da razão, só digo uma coisa não é fácil administrar um clube e seus 8.000.000 de fanáticos, número maior até do que a população de muitos países pelo mundo afora. Acho que o Guedes fica uma vez que o Palmeiras tem uma porcentagem muito pequena no seus direitos, o GALO teria 10% como vitrine e é muito melhor mante-lo e aproveita-lo ano que vem como reforço ao invés de contratar outro do seu nível por um valor muito maior e se o valor oferecido foi mesmo de U$ 6.000.000 muito pouco e se esperar e ele continuar a comer a bola no fim do ano vem proposta da Europa e em Euros. Para aqueles que endeusam o MR e acham que a Diretoria fixou seu passe muito barato, rezem pra pagarem os E$ 2.000.000 porque lá o estão chamando de Avenida MR, a maioria dos gols sofridos pelo Palmeiras saem pelo seu lado. E quanto ao post , sinceramente não me lembro de quando o GALO teve uma defesa sólida nesses meus anos de GALO, talvez em 77 mas faltou o sangue de campeão. Em 80 todos viram os gols do flamerda foram falhas individuais e defensivas, principalmente o último do Nunes um chute entre a trave e João Leite e ainda chamando o Silvestre pra dançar. E na era dos pontos corridos todos sabem sempre uma das defesas mais vazadas, num campeonato de pontos corridos isso é suicídio. Mesmo quando foi campeão nesses últimos anos, sempre tomando muitos gols, as viradas aconteceram graças a Torcida e a capacidade técnica do Time. Continuo com meu pensamento pelas dificuldades iniciais da nova Diretoria se vier a vaga na Liberta é lucro, se arrumar a defesa tornando-a consistente e sólida da pra sonhar muito além. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  10. Eduardo esse site ta com problemas. Desde ontem estou postando e não é publicado. E na hora que tento de novo da que é comentário repetido. Tão me boicotando? o CHATO é outro. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  11. Caro Tiago Larghi!
    Se por ventura, nesse dia, você resolveu vir aqui nesse espaço dar uma espiada no que os atleticanos estão dizendo, leia com atenção: “Patric, não!”

  12. Dado interessante:
    Nos pontos corridos a maioria dos “campeões” do primeiro turno conquista o título e uma das exceções nessa estatística tinha que ser o Galo em 2012, hê Galo!!
    2010 Fluminense 38 pontos – Fluminense campeão
    2011 Corinthians 37 pontos – Corinthians campeão
    2012- Galo 43 pontos – Fluminense campeão
    2013- Cruzeiro 40 pontos – Cruzeiro campeão
    2014- Cruzeiro 43 pontos – Cruzeiro campeão
    2015- Corinthians 40 pontos – Corinthians campeão
    2016- Palmeiras 36 pontos – Palmeiras campeão
    2017- Corinthians 47 pontos – Corinthians campeão
    Terminando a primeira faze com 23 pontos na volta para copa são mais 21 pontos a serem disputados a meta para brigar pelo titulo é pelo menos 38 pontos ao fim do primeiro turno.
    Contrata que da diretoria e não pode perder ponto hoje tem que ganhar do lanterna em casa se quiser ser campeão.
    Saudações!!

    1. …” nessa estatística tinha de ser o GALO em 2012″… Perfeito Plabo! Estais vendo o porquê de termos de aprender como se joga pts corridos? Se pegares os números dos campeões,com raras exceções,verás que além de vencer os times sem nenhuma espectativa dentro da competição nos dois jogos,a regularidade com que buscaram pontuar em cima dos que disputavam posições melhores fez toda a diferença. O último campeão ficou 34 rodadas na primeira colocação,obteve incríveis 72,2% de aproveitamento,só nos clássicos,ainda 21V. 9 E e 8D,30 gols sofridos,71,9% de aproveitamento em casa e 54,3% como visitante. Os números não mentem,eles apontam como se deve vencer uma competição de regularidade. Bacana vosso apanhado… saudações.

  13. Bom dia José Roberto, Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, com Patric e Cazares em campo nenhum jogo será fácil, tenho muita esperança de que após a copa ficaremos livres dos dois… Hoje vou ao Indepa para me despedir do futebol nesse primeiro semestre pois copa do mundo não me interessa, vou tirar uma folga pra voltar renovado para a batalha que será esse campeonato a partir de julho… Logo na volta teremos duas pedreiras fora de casa Grêmio e Palmeiras… É bom o Galo aproveitar bem essa parada para acertar a nossa defesa… Quem viu ontem o jogo do São Paulo entende o que estou falando, a expulsão do jogador do Vitória aos 34 minutos do primeiro tempo de forma vergonhosa é uma amostra do que devemos esperar…. Nisso nós estamos calejados… Que hoje o Galo faça um bom jogo, que ganhe e mantenha a segunda colocação, pois a última impressão é a que fica e isso dará tranquilidade ao time para se acertar nesse intervalo.

  14. Olá amigos da bola!

    Eu sempre disse aqui neste espaço, que o galo tem sim bom time titular que compete com qualquer clube brasileiro, faltava apenas, esquema tático adequado, jogar de forma ofensiva, com coragem, em velocidade…..

    Um grande problema que ainda vejo, é que maioria da torcida atleticana queima muitos bons atletas, e sinceramente não entendo!

    VEJAMOS….
    Nível do futebol brasileiro praticado hoje, Otero é craque, mas, desciam o porrete no cara, Valdívia outro bom jogador que praticamente foi expulso do galo, pouco tempo que ficou no São Paulo, brilhou e já foi negociado para exterior. Já disse aqui várias vezes que Patrick é muito bom no apoio, sobe bem ao ataque, sabe fazer tabelas e jogar em velocidade, só lhe falta confiança, mas, a torcida não o ajuda! Outro injustiçado e muito…… É o gringo Tomás Andrade, excelente jogador! No dia que esse cara chegou, ao vê-lo dominar e bater na bola, pra mim, foi suficiente pra saber que se tratava de um grande atleta, acho que sou o único aqui, que sempre o defendeu, e o cara começa a mostrar o talento quem tem, falta-lhe confiança, mas, a torcida também não o ajuda! Quando o cara fizer sucesso! Serei o único neste espaço, que vai poder dizer que……..Eu disse, eu sabia que se tratava de um grande jogador!…

    Outro que andam pegando no pé, é o lateral Fábio Santos que vinha muito bem, mas, caiu de rendimento, ao meu ver, por causa do treinador que parece ter pedido a ele para não subir, e dos torcedores que não o querem no galo! Abala o psicológico, tem jogador que não sente, mas, a grande maioria sente e muito! Ora, ora galera! Fábio Santos, é um dos poucos bons laterais esquerdos que existem no Brasil! Ajuda aí né!…..

    Pra finalizar, o galo tem um grande zagueiro emprestado ao Paraná! O Jeziel joga muito, tenho acompanhado maioria dos jogos, o cara é melhor que o Bremmer!

    Dodô também é outro que se destaca, mas, na segundona, joga muito também! São jogadores que foram queimados por grande parte da torcida.

    Abraços!

  15. Se o Atlético fosse um time com uma direção transparente (não só esta como as anteriores) eu acreditaria até em uma boa notícia em relação ao Guedes nesta quinta. Mas como todos conhecemos como são feitos os negócios no Galo, provavelmente ficaremos sem saber porque estamos comprando um atleta de 27 anos já rodado (Chará) pelo mesmo preço que poderíamos comprar um jogador de 21 anos que é o melhor jogador do time (Guedes). Falar em salário mais alto em um time que já pagou este valor para dois, no ano passado não é desculpa. Como estão falando que o Guimarães teria pago apenas a parcela inicial do colombiano, ele ainda deve ter na poupança algum troco para comprar o Guedes. Seria uma grande jogada política: limpava a barra do presidente e do Galleto com a torcida. Vamos manter isto aí. Quem sabe? Eu acredito.

    1. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.Falar mal da Diretoria é a satisfação de alguns no blog, sempre contestações. Vai, me fale de um clube no mundo em que há essa transparência que você quer, só ver no Barcelona e Real o que acontece só pra citar alguns. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos

  16. Considerações: 1- Léo Silva já deu. Chega. Acabou. Passou. Como tudo na vida. 2-Quando vejo o Elias entrar em campo me dá vontade de chorar. 3- Santos: é um bom lateral esquerdo para atacar, mas péssimo para defender. 4- Pastor: não serve nem para dar bênção. Não consegue dominar uma bola, não consegue dar um passe, se não for de falta ou não estiver dentro da pequena área, não faz gol; me lembra os petelecos do Tardelli. 5- Patrick: doar para o Ibis. 6- Cazares: muita categoria, mas não quer disputar uma bola, não quer correr, não quer nada; ou melhor, quer uma coisa sim; quer dar uma de Otero, ou seja, quer ir embora. 7- Vitor: precisa de um reserva com urgência. 8- Principal problema: ter atacantes de verdade; que acertem o gol e que façam gol. 9- A defesa do Galo é uma pândega; cruzou bola na área as coronárias fecham.

    1. JTF, vc deve ta referindo e seu time né?????
      Um dos piores ataques do Brasileirão. kkkkkkkkkk. A coisa tá feia para o lado de vcs?
      Galo realmente a defesa toma muitos gols, mais nosso ataque é só o melhor do Brasileirão, então chora Maria, chora….
      Como diz um amigalo, acho que taÍ um CUGOLOSO.

    2. Com certeza o Galo está incomodando e muito as torcedoras do Pirangi da Enseada das Garças, a famosa raposona cabulosa, o Cruzeirão cuguloso……

  17. Caros,
    Só a vitória interessa, SEMPRE! Pra cima Galo! O ceará, respeito, ñ pode se criar por aqui. Clube nenhum pode se criar no nosso Terreiro, uma máxima.
    De hj, bem esmerilada a resenha, ideias respeitáveis nos parágrafos bem delineados, pontuação lapidar, sem meias palavras nas concordâncias, etc, e a crítica verdadeira, sem frescura e JABAZICES. O ego do escrivinhador devidamente massageado, eis q nosso Galo falha nas decisões exatamente pelos motivo apontados…a lembrar q com a reforma do Mineirão, a Cabeça de Burro foi desenterrada, ñ há mais desculpas. Ora sim, são falhas, individuais ou coletivas, em momentos decisivos q nos atrasam…Exceto 77. O cara quebra o nosso Ângelo e o soprador de lata sai comemorando, criminoso. Em 80, 99, 12, 15 tb houve garfo, mas ñ é o mote e as falhas fortaleceram muito nossa superstição …Prágora, o q é URGENTE tem q ser consertado, e é nessa inter-temporada. Os vacilões sabidos irão entregar a paçoca e ofertar de gorjeta a rapadura e ñ é preciso ser profeta do acontecido prá perceber, são falhas sistemáticas e vão se repetir. Sabemos quem. “Ah! Viana, mas ele veste a camisa contra o vento”. E depois vão colocar a culpa no vira-lata? Com tantos gringos, tengam paciencia, señores. E VIVA A CACHORRADA! Hj, entretanto, só a vitória interessa.
    Obs.: hj ñ tem…tem sim. Tem um às 16 e outro às 21 no pequenino e o Mineirão Vazião? Como chegamos A Massa a esse pt, entregando tudo às mariolas? Esse contrato é prejudicial ao Galo. A torcida ñ pode ser tão cega. E é absoluto e foda-se tudo o mais. A conta ñ fecha.
    Obs.: 7, irmão. Vc tem medo de quem ou ñ enxerga?
    Prá cima.
    GALO SEMPRE!

  18. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Valeu José Roberto, muito bom o seu comentário.
    Por incrível que pareça, é mais um jogo para testar o coração do Atleticano, seja ele verdadeiro ou não.
    É impressionante como o Galo consegue complicar jogos que na teoria, seriam mais três pontinhos garantidos.
    A gente sempre fica com o pé atrás, temendo mais uma “Patricada”.
    Enfim, vamos continuar torcendo e apoiando. Para quem iria lutar para não cair, estar na Zona da Libertadores já é uma grande conquista.
    É hoje Galo, faça a Massa feliz!
    Saudações Atleticanas,

  19. Bom dia! Concordo com a sua observação paulo, sobre os adversários não qualificados que o galo entregou pontos preciosos. Descordo do nosso autor quando o mesmo diz que precisamos aprender jogar o campeonato de pontos corridos. O mesmo é disputado desde 2003. Ainda não aprendemos? O que falta?

    1. Vergonha na Cara

      Galo é aquele marombeiro barrigudo q tem preguiça de exercício aeróbico (o mais essencial), porque precisa dedicacao, concentração por longos períodos, quando é mais fácil fazer esforços pontuais entre intervalos maiores q o esforço.

  20. Realmente, falta liderança. O capitão nunca deveria ter deixado o segundo tempo contra o micróbio verde começar sem 11 jogadores em campo. Ficasse dentro do grande círculo.

    Pq o Patric é titular no lugar do Emerson?
    Pq o Gabriel é titular no lugar do Bremer?

    E se o SP estivesse com o Patric, quantos pontos já teria perdido?

  21. Bom dia José Roberto e massa atleticana!
    Você disse tudo caro JR e o nosso Galo infelizmente tem esses vacilos, que compromete lá na frente, pois pontos corridos para ser campeão tem que ter regularidade e uma defesa bem armada. Ainda vejo que o TL tem muito que arrumar este time se quiser almejar o título. Temos uma defesa que ultimamente não consegue ficar um jogo sem levar gols, mas em contrapartida temos um ataque arrasador. Se não houver uma compactação da defesa e meio campo, com os homens de frente dificultando o adversário na saída de bola, assim como os homens do meio não jogando espaçados, dando campo ao adversário, vamos continuar levando gols bobos em todos os jogos.
    Na sexta rodada quando éramos líderes com 13 pontos e faltavam mais seis rodadas para a parada da copa, calculei que dos 18 pontos a disputar, faríamos uns 15, terminando com 28 pontos, o que seria extraordinário. Mas o que aconteceu foi um monte de vacilos que nos levou vários pontos, digo no mínimo 5 pontos, se caso vencermos hoje, chegando aos 23 pontos e terminando na vice liderança, sem nenhuma gordurinha para começar o retorno após copa, já com dois jogos duríssimos fora de casa seguidos, que é contra o Grêmio e o Palmeiras, é mole?
    Espero que no jogo de hoje o nosso Galo confirme a vitória e consequentemente a vice liderança, pois foi o que nos restou, quando sonhávamos com a liderança isolada nesta parada. O divisor de águas foi aquele placar injusto contra os mulambos, onde dominamos o jogo inteiro e acabamos perdendo no final, com aquele vacilo do lateral Emerson, que sequer fez uma faltinha no atacante para matar o lance, o que eu chamo de jogador inexperiente e sem maldade. Vida que segue e que a vitória sobre o Ceará venha, para que possamos pelo menos confirmar a vice liderança.
    Saudações atleticanas a todos!

  22. A colocação que vou fazer por certo será plenamente compreendida pelos Atleticanos que vivenciaram os anos sessenta e setenta. Os AmiGalos das novas e novíssimas gerações apenas acompanharão, assimilando… Com reverência percorri os noticiários da morte de Zé Carlos, o José Carlos Bernardes, atleta formidável, grande adversário. Deus com ele.
    Não consigo aderir à campanha ‘Fica, Roger Guedes’. Gostaria sim que ficasse, mas é quase certo que não ficará conosco após o jogo de hoje. Então é abraçar o Time como ele já está sem o calopsita, a chegada dos quatro prometidos desde já me deixando satisfeito. Sou inclusive de sustentar que cabe mais ao Larghi que ao Gallo uma efetiva melhoria nas opções do nosso sistema defensivo: o atual interino precisa se explicar urgente como e porque numa equipe como a nossa, carente de zagueiros, ele simplesmente some com o menino Mancini e já se encontra a meio caminho de perder o Maidana… Temos na cidade do Galo, três pares de zagueiros, e isto não pode ser desconsiderado: só que contamos na prática com um par a menos e este Juninho só foi aproveitado até agora fora de sua real posição. Foi aprovado e se saiu bem. Então na LE temos além dele o novato não testado Kevin-não-sei-o-que para cobrir as faltas de FS. Na direita acho que podemos encarar o futuro: Emerson é menino novo, potro saltitante, haverá de nos faltar bem raramente… Larghi, amigo Larghi, menino que nós todos apreciamos sobremaneira: preste atenção em nós aqui!
    Precisamos de tranquilidade e intensidade para logo mais. Um jogo terrível. Não podemos errar. Estes três pontos não valem só três pontos. Vamo, Galo!
    Antes de me despedir vou obedecer uma vez mais à minha natural inclinação de caçar briga em derredor: vamos logo e sem mais delongas parar com esta falação do nome do nosso presidente. Acompanhemos o homem no trabalho dele. Cessemos depressa esta picuinha de ficar remoendo assuntos, questionando posturas, remedando caras e trejeitos… E não se esqueçam de lembrar: se nós pudemos citar o filho dele em nossas crônicas, porque cargas d’água ele não tem o direito de ser carrancudo? Heim? Meus honorários? Estão contidos na sigla CAM. Abraço, AmiGalos! Saudações. E vamos correndo, mas calmos, para os 23 pontos. Sou Palmeiras e tenho uma nega chamada Tereza.

    1. Boa tarde Bispo e amigos do Galo. Concordo plenamente com você, nada tem a ver citar o filho do presidente em embates de opiniões no blog, sem esta de criticas pessoais e que envolvam família. O que nos interessa é o trabalho do presidente do CAM, que alias, está melhorando bastante mesmo diante das condições adversas deixadas pelo seu precursor .

      1. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos. Bispo, boa tarde ontem ia publicar um comentário a respeito de algo parecido, mas não consegui o sistema ta dando pau toda vez que vou enviar um comentário, acho que é boicote. mas voce notou, toda vez que ha algum post a respeito do GALO mesmo nas vitórias ou quando o clima ta bom alfinetam o Presidente e a Diretoria. Como disse, a Diretoria só esta lá ha 6 meses, deixem o cara trabalhar. E isso também serve pro RG falaram tanto e aí está. Falam que tem de cobrar, então cobrem de quem não esta trabalhando e esse não é o caso dessa diretoria, só ver os resultados aparecendo.Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  23. Muita gente se empolgou com a chegada do Chará, mas com a saída iminente do Roger Guedes na verdade trocamos Otero e Roger Guedes por boas Apostas Chará, e Teranz.
    São bons jogadores mas são apostas pois não sabemos se vão se adaptar bem por aqui, e perdemos o melhor da bola parada e o melhor jogador do momento.
    Pelo menos a diretoria agiu rápido nas REPOSIÇÕES, mas cadê os REFORÇOS??? se quiser ser campeão tem que se reforçar, tomara que tenha tomado gosto e traga bons reforços para serem titulares.
    Estamos de olho.

  24. Por favor, Jose Roberto , voce com seus comentarios pertinentes , lúcidos e precisos , vem com a cansativa arenga(conversa fiada, pra boi dormir) , de que nosso Galo precisa urgentemente aprender a jogar um campeonato de pontos corridos, Isto soa como uma licença poetica , uma esfarrapada desculpa pra quem jogou preciosos pontos .ridiculamente no ralo, sem dó nem piedade.
    Eles são sabedores sim , da falta que estes pontos farão , eles ganham muito bem para terem a obrigação de saber isto , a falta de empenho e determinação em campo , a inércia da diretoria em contratar são sim , os responsáveis por este estado de coisas , como foram nas duas recentes e ridiculas eliminações , sula e copa do Brasil. Aí reside o verdadeiro ponto : incompetencia. O resto , meu amigo , é tentar tampar este sol tropical e brilhante com uma peneira que se usa pra fazer pamonha.

    1. Evandro boa tarde , saudações!
      Qdo falo q nosso GALO precisa aprender disputar pts corridos,não vejo como sendo licença poética, desculpa esfarrapada e muito menos estar querendo tapar o sol com a peneira. Não sabemos_ por incompetência,aí concordo com vc_ disputar este torneio desde q foi implantada esta forma de disputa. Senão vejamos: em 2016 fomos a DÉCIMA pior defesa com média de 1,37 gols/jogo….em 2017 fomos a NONA pior defesa com com média de 1,04 gols/jogo…. agora em 2018 em 33 jogos somos a QUINTA pior defesa dos times da série A,com 23 gols sofridos,média de 0,70 gols/jogo. Se pegarmos desde 2003 e fizermos uma média,a nossa defesa continuará sendo uma das piores de todos os times da série A, ocupando ali entre a QUINTA e DÉCIMA como colocação. Para se ter uma ideia,levamos mais gols na temporada passada do q duas das equipes rebaixadas. Sem contar o número enorme de pontos bobos largados pelo caminho,que se aponta-los aqui, nós teríamos um “troço” do tanto que foi. Então,sinceramente,em minha opinião,o GALO tem sim de aprender a disputar o modelo dos pts corridos. Respeito vossas colocações,mas penso assim! Este ano já vai pelo mesmo caminho,ataques VENCEM jogos,defesas GANHAM e levantam taças…abs e obriGALO pela discordância, é ela quem engrandece o bom debate.

      1. Minhas sinceras e humildes desculpas, Roberto, acompanho o Galo a mais de quarenta anos, já vi tudo, me identifico com voces, escrevinhadores amigalos , alguns jabas, outros cornetas , não importa ,somos todos desta confraria que não se explica , somos atleticanos e isto basta. Desculpe a rispidez , a grosseria. Amigo Roberto , alguns jogadores de nosso elenco atual , reforçam a minha teoria de que será inutil saber jogar os pontos corridos , com eles no elenco, acredito , não vingaremos em qualquer tipo de disputa, pontos corridos ou mata matas. Exemplos para ilustrar; patricão da massa : bom moço, agregador, entregador de rapadura , sistema delivery. Seus defensores argumentam que ele não se esconde do jogo, penso diferente; na minha opinião , se ele se escondesse e não participasse tanto do jogo , se ele tomasse a cor da grama , num mimetismo fantástico, certamente o desastre seria menor. fabio santos, candidato serissimo ao guiness book , o livro de recordes ; nunca, em tempo algum, concluiu uma jogada com acerto , gabriel, codinome o anjo, segundo mario caixa , aquele que berrava que o matador voltou , referindo ao malfadado fredcone . gabriel, o anjo exterminador , extermina qualquer time.
        Nao vou me alongar , desculpe novamente a rispidez e as brincadeiras, mas penso e sei que não estou errado, que com estas peças não iremos a lugar algum, este é o verdadeiro cerne do problema Abraços, amigo.

        1. Tranquilo Evandro! como disse,a discordância enriquece o bom debate.Vamos continuar a falar do nosso GALO e realmente,tem algumas peças que realmente destoam neste elenco,e cabe a nossa diretoria reverter esta situação…abs e tamu junto irmão!

  25. Bom dia.
    Entrar ligado em 220 voltz hoje para conseguir os 3 pontos.O Ceará melhorou depois da chegada do Lisca,ele deu uma melhorada no time,então que o GALO faça juz a condição de mandante e vença.
    Espero que o Tiago L. escale o Emerson e dê uma oportunidade ao Tomás na armação da equipe,lugar que ele deve jogar e talvez renda mais que o Cazares.
    Vamos GALO ganhar o Brasileiro.
    GALO SEMPRE.

  26. Bom dia Eduardo.
    Você viu falar do Zagueiro Diego Polenta que o Galo esta tentando acordo?
    O que acha dessa contratação caso venha ocorrer?

    1. Boa tarde Marcio Siva!
      Se vier tem que mudar esse nome. Talvez Diogo Paulada! Polenta não, dá o asqueroso azul já teve um goleiro que chamava Maizena e a torcida do Galo fazia a festa.

      1. concordo Paulo. rsrsrssr.
        Mais é bom saber que a diretoria agora está atento a zaga né, realmente pra mim hj é o setor mais carente, apesar de bons nomes mais que ainda falta experiencia, rodagem.

  27. Bom dia! Embora a diretoria venha cometendo erros, tenho afirmado aqui que estamos no caminho certo. E as evidências estão aí! Mesmo com os limites financeiros estamos montando um elenco competitivo, sem medalhões e mais jovem. Observem que os contratos firmados são longos, o que é fundamental para a montagem de uma equipe. Oscilações ocorrerão. Erros serão cometidos. O que não de pode admitir é falta de objetivo, dedicação e profissionalismo. Não adiantar montar bom elenco se não há boa gestão do mesmo. E isso é crucial para que saibamos jogar o campeonato de pontos corridos, como disse o José Roberto no texto de hoje. Às vezes percebo uma certa displicência e soberba em alguns jogadores, mesmo não tendo conquistado muita coisa. Em campeonatos longos, não pode haver relaxamento. Vale aquela velha máxima: todo jogo é decisão. E isso ainda não me parece assimilado pelos jogadores, talvez porque não estejam acreditando que podem vencer. Abraços

  28. Lembrando que o Thiago Larghi pediu 4 reforços se não sair ninguém.
    Saiu o Otero chegou o Chará, saiu o Roger Guedes e chegou o Teranz, por isso temos que ficar ligados e cobrar os REFORÇOS.
    Prioridade máxima para o camisa 10.

      1. Com certeza, e o pipoqueiro do Cazares deve sair também aí vamos precisar de um zagueiro xerifão, um lateral esquerdo, um reserva para o Adilson, um camisa 10 top, um bom atacante que possa mudar o jogo, e um centro avante para reserva do Ricardo Oliveira.
        Victor, Emerson, contratar o Diego Polenta, Bremer ou Maidana ou Juninho, Fábio santos
        Adilson, Blanco, Chará, contratar um camisa 10 top, Terans, Ricardo Oliveira
        Reservas:
        Cleiton, Patric, Leo Silva, Gabriel, Contratar um reserva para o Fábio santos
        Contratar um reserva para o Adilson, Elias, Luan, Tomas Andrade, contratar um reserva para o terans e contratar um reserva para o Ricardo Oliveira.
        Ou seja se quiser ser campeão Brasileiro esse ano pelo menos umas 5 contratações tem que fazer.
        Saudações!!

  29. Bom dia!!
    Que bom que a diretoria começou a tirar o escorpião do bolso, se ganharmos o jogo hoje terminamos essa primeira faze na vice liderança e com chances reais de brigar pelo título.
    Ontem foi anunciada 2 contratações Chará e Teranz na minha opinião não são reforços e sim REPOSIÇÕES o Chará vem para repor a saída do Otero e o Teranz para saída do Roger Guedes.
    Então na minha humilde opinião a diretoria não fez mais que a Obrigação de repor as saídas de um elenco limitado.
    Continuamos precisando do Camisa 10, continuamos precisando de mais um atacante que entre e possa mudar um jogo, continuamos precisando de lateral esquerdo, enfim para o Galo buscar o titulo Brasileiro esse ano a diretoria vai ter que se esforçar e trazer REFORÇOS.
    E na minha opinião a posição que merece um jogador decisivo, é um camisa 10 que decida os jogos assim como o Nenê vem fazendo no São Paulo, assim como o Hernanes fez ano passado, assim como o Rodriguinho fez pelo Corinthians e tantos outros.
    Se formos depender do PIPOQUEIRO CAZARES vamos ficar mais um ano na fila, jogador pipoqueiro em DECISÃO ELE SOME.
    Saudações

  30. Luan entrando no segundo tempo, é sinal de mudanças boas na postura do time.
    Tomara que o paraguaio se firme de vez como argentino!!

  31. Bom dia, Galodamata!!
    Bom dia, Massa atleticana!

    Uma vitória pelo placar mínimo hoje à noite nos recoloca na segunda posição. Penso que o Ceará vem jogar fechadinho, tentando a todo o custo um pontinho fora de casa e quiçá os 3 pontos num vacilo qualquer de nossos vacilantes (nem preciso falar os nomes). Portanto, que nossa zaga seja protegida o tempo todo, que nossos zagueiros não queiram se aventurar no ataque…a propósito, é impressionante como Gabriel cabeceia pra fora quando tem escanteio a favor do Galo. Melhor ele nem subir mais. Que nossos armadores e atacantes sufoquem a defesa cearense no embalo da Massa, que hoje estará em peso no Horto.
    Se Roger Guedes estiver se despedindo hoje, que o faça em grande estilo.
    Aqui é só Galoooooooooooooo!!!!

      1. Na verdade se verificar o escalte do Vitor verá que ele está aposentado faz tempo, a muito que não faz uma se quer defesa difícil. Tudo que vai, entra, é só ver o VT contra o Fluminense e verá que eles arriscavam de todos os lados, não acreditam nele, só os Atleticanos que iram pagar por muito tempo pelo “São Vito”r de outrora…

  32. Bom dia!

    Como muito bem dito pelo José Roberto, o Atlético precisa aprender a jogar competições de pontos corridos; nela todos jogos são decisões e os pontos perdidos, conforme bem lembrado por ele, não voltam mais.

    Um detalhe dito pelo José Roberto e que não passou despercebido. Na última partida do Galo no “Mineirão Raiz”, contra o mesmo Ceará, o público foi mais de 30 mil torcedores, o que era praxe e rotina até 2010.

    Depois passamos a jogar na Arena do Jacaré e o público começou a afastar; aí veio a “Catedral do Horto” e perdemos a condição de Clube de massa.

    Como disse o AmiGalo Viana dia desses atrás, a Massa não passa de foto na parede.

    Sugiro apenas trocar na expressão “Catedral do Horto” por “chiqueirinho do horto”.

    Ou saímos rápido desse lugar ou a Massa tornará o que disse o profeta Viana, apenas uma foto na parede.

    Palpite: Galo 2 x 0 Ceará.

  33. Gaaallooo. Mas tem que ficar de olho no vovô serelepe que até agora não ganhou de ninguém. Que não seja hoje. Sai fora, vovô. Que o Galo se imponha e vença sem tanta dificuldade. Ninguém falou que ia ser fácil. Mas não é possível que em todo jogo eu tenho que virar faquir. 3×1 hoje pro Galo, com gol do argentino paraguaio, Roger Guedes e Cachaçazares. o 1 pra eles é por conta do patric e gabriel estarem em campo. Ah, e Victor, ainda é tempo sim de aprender a repor a pelota.

    1. Quanto ao Vitor Marcelo, acrescento que ele precisa aprender a se posicionar em uma cobrança de falta também … sua estratégia de ficar num canto e depois tentar alcançar a bola não deu certo.

      1. É verdade , Helio. E até em cruzamento, como foi no primeiro gol do cbflu no último domingo. Ele custou a sair do chão. tem que ter uma sombra. Já é hora de começar a ter um substituto à altura de São Victor.

  34. Excelente texto.
    Concordo. Isto sim, uma crítica bem fundamentada. Está vendo, é possível apresentar um argumento construtivo. É assim que deve ser, apoiar sempre, cobrar se preciso for. Nunca podemos perder a capacidade de julgar por amor ao Galo. Se mantivéssemos a postura de só apoiar será que a diretoria contraria os reforços? Será que o Sette daria bronca no time? Vamos refletir sobre isso. Apoio incondicional não existe. Cobramos nossos filhos por boas notas, somos cobrados por produtividade no trabalho, e por que não cobrar o presidente do time? Ah, vamos ter paciência, deixar a diretoria trabalhar… Paciência depois de 47 anos? Difícil hein… Ninguém é dono da verdade, prefiro porém uma atitude positiva à omissão. Já vimos o mesmo filme várias e várias vezes, um time acomodado, sem ambição, sem um objetivo. O lugar do Galo é no topo da tabela, estamos de olho, haverá cobrança sim. Crítica não ganha campeonato, por certo, mas pode ajudar aqueles que dirigem o clube a tomar medidas mais sensatas. Mais trabalho, o pensamento é o título, 27 finais. QUEREMOS O BR18!

    1. Concordo Andrade, também quero sair dessa fila de 47 anos.
      Tem muita gente empolgado com a chegada do Chará e Teranz mas perdemos o Otero e o Guedes.
      Ou seja trocamos o melhor da bola parada e o melhor jogador do time no momento por boas apostas.
      A reposição foi rápida mas nossas carências continuam as mesmas principalmente de um camisa 10 com poder de decisão.

  35. É hoje.
    Para golear e ficar sempre no alto da tabela.
    Construindo este título de campeão.
    Caiu no Horto tá morto.
    A mística voltou.
    Com a torcida empurrando.
    Galo campeão.
    Galoooooo.

  36. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos. Bom dia José Roberto Rodrigues, nosso amiblog Galodamata. Hoje eu tenho um servicinho para você. Ceará que o Galo vence hoje? Nosso time tem uma estranha mania de perder pontos para times da zona de rebaixamento. E para quem acompanha o Galo atentamente o jogo de hoje não pode ser encarado como fácil. Aliás já se sabe que não existe nada fácil na vida do Galo, exceto vencer marias e coelhos. Pois bem, José Roberto, você que é expert em pesquisas poderia mostrar para nós a posição que o Galo ocuparia no final dos campeonatos de 2009, 2012 e 2015, se não tivesse perdido pontos para esses times tão inferiores a ele? Considero inferiores ao Galo todos os times de Santa Catarina, Paraná, Bahia, Pernambuco e Goiás. Seja qual for o parâmetro usado, o Galo seria, é e será superior a esses times. No entanto, o Galo não consegue ser campeão por perder pontos nessas partidas sempre de forma bisonha. Então JR dá para fazer essa pesquisa e nos mostrar quantas vezes o Galo teria sido campeão se abandonasse o complexo de vira-latas e soubesse se impor contra esses times?
    Fico aguardando a resposta. Um abraço amigos.

    1. Me esqueci de acrescentar que o interior paulista também é uma pedra no caminho do Galo e em 2009 tinha Santo André e Grêmio Barueri na série A.

      1. Amigalos, bom dia
        Paulo Silva, bom dia
        Se me permite, gostaria de complementar a sua opinião…
        Como o Galo tem dificuldade para ganhar de alguns times!!!
        Se pensamos em sair da fila do Brasileirão, temos que aprender a ganhar os 6 pontos de alguns, a saber:
        1- Bahia- Incrível como não conseguimos ganhar os dois jogos desse time. Nem em 2012 ganhamos. Foi na estréia do Ronaldinho no Horto e empatamos
        2- Santos- Não entendo a dificuldade que temos para fecharmos as duas partidas com eles. A última vitória na Vila Belmiro foi em 2009.
        3- Chapecoense- Quando não nos tiram pontos na Arena Condá, tiram no Independência
        4- Grêmio – Haja dificuldade!! Em 2012 ganhamos lá, com golaço do Jô, passe do Bernard. Empatamos aqui.
        5- Botafogo – Pelo anor de Deus!!! Temos que ganhar e bem deles. Quando isso acontecerá?
        6- Internacional- Nem em 2012. Foi o jogo da punição ridícula que deram para o Ronaldinho.
        7- Vasco – Sem olhar na internet. Vc se lembra da última vitória do Galo em São Januário?
        8 – CAP – Em Curitiba ganhamos sempre. No Independência…
        9 – Chapecoense – Quando não nos tira pontos em Chapecó, no Independência é certo.
        10 – Sport – Temos dificuldade extrema de ganhar na Ilha do Retiro.

        Um campeonato de pontos corridos não se ganha somente dos times grandes. Tem que ter sabedoria para ganhar dos pequenos também. A minha relação tem times grandes também, mas temos que aprender a ganhar deles.

    2. Quando o Sette Camara projetou ganhar todos os jogos em casa, esqueceu de combinar com os adversários!!Como dizia o Garrincha: “Já combinou com o adversário”?
      Sette Camara precisa ler as Crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues.

    3. Paulo saudações! Desafio aceito,só que para hoje,pelo curto espaço do tempo,fico lhe devendo. Suave!?
      Saudações e um abraço fraterno irmão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *