Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o comando do tão propalado Felipão, via de regra, matava nosso final de semana com partidas e resultados pífios já no sábado. Com isso o final de semana azedava, pois agora com uma razoável folga no calendário, vamos passar a semana mais relaxado. Ainda que pese o drama da síndrome de segundo tempo, pois vencemos e avançamos na Libertadores.

Ontem, nessa nossa resenha, destaquei que vai chegar a hora de perder jogos, nessa situação temos de saber absorver isso. Não podemos jamais, como registraram alguns amiGalos comentaristas, quando esse inevitável resultado ocorrer, pedir cabeça de treinador, xingar jogador e diretoria e/ou investidores. Graças a esses, todos, estamos vivendo bons tempos. Além dos títulos estaduais, cinco em sequência, dois nacionais em 2021 e sempre nas primeiras colocações nas competições da cbf e Conmebol. E a campanha da temporada sugere e promete.

Recebo muitas mensagens, felizmente a maioria de otimismo, que procuro dividir com os Atleticanos dessa nossa resenha. Ontem, um comparativo de início de trabalho, quero levar à nossa reflexão. Em 2021, Cuca teve um início instável e pediu oito jogos para organizar nosso time. Final do ano comemoramos Brasileiro e Copa do Brasil. Libertadores, nas semifinais, caprichosamente eliminados – invictos – pelo critério gols fora que foi até abolido no ano seguinte.

Tirando por base oito jogos, foi o que recebi ontem, sobre o treinador anterior e Milito. Com Scolari foram quatro derrotas e igual número de empates, marcando tão e somente seis gols nesses confrontos. Pois que, agora com Gabriel Milito, já somamos cinco vitórias, três empates, ainda desconhecemos derrota e o time marcou 18 tentos. Média superior a dois gols por partida. Some-se a isso, assegurou o penta campeonato mineiro, que para muitos estava já fora de qualquer propósito. Méritos a diretoria, nas pessoas do diretor de futebol e presidente – Victor e Sérgio – sem deixar de considerar todo o status Atleticano. Investidores, demais diretores e todo o elenco.

É outro momento. O desconfiado Atleticano, aos poucos, vai retomando sua fé mudança de rumos. Ainda temos muito chão e estrada pela frente. Brasileiro até o momento foram apenas três jogos num total de 38 rodadas. Copa do Brasil, a partir de agora que o Galo começa sua participação, na condição de único mineiro. Os demais, um a um, capitularam nas fases seletivas. Honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial. E a Libertadores, ainda faltam três confrontos da fase de grupos, sendo que temos nove pontos – ou seja – 100% de aproveitamento. Além do Galo, também Bolívar e River Plate venceram todos os adversários.

Quero, para fechar a resenha de hoje, acrescer sobre o cruel calendário do futebol brasileiro. Se Milito, em apenas um mês de trabalho, teve oito partidas, até o final de maio serão outras dez por três competições. Pelo Brasileirão cinco jogos, três na casa do adversário (Cuiabá, Fluminense e Bragantino) e dois na nossa Arena (Grêmio e Bahia); Copa do Brasil mata mata – cá e lá – com o Sport (registre que a bolinha do sorteio suspeito da cbf pela sétima vez consecutiva coloca o Galo decidindo fora); finalmente pela Libertadores, das três que faltam, serão duas fora (Rosário e Peñarol) e uma no estádio do Galo (Caracas). Es not mole naum, dez jogos nesse período, seis deles com desgastantes viagens e quatro com a força da Massa. Sigamos! O Atleticano sonha alto e sabe apoiar em busca de grandes conquistas. Assim seja!

*fotos: Pedro Click/Atlético

22 thoughts to “Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador”

  1. Bom dia!
    Obrigado são Victor pelo nosso maior reforço, a dispensa de Edenilson. Obrigado também pela contratação de Milito. Se fosse seu antecessor nas negociações, iria dizer que Edenilson era uma grande contratação e, com certeza ia levar um “Não” de Milito. Esse embuste desse Rodrigo Caetano nunca trouxe um treinador que prestasse. Ia atrás de “Jesus” e trazia o capeta. Era sempre assim.
    Agora estou bem confiante na diretoria (Victor) e na comissão técnica de Milito.

  2. Bom dia, todos! Pessoal, alguém reparou que no lance do primeiro gol do Penarol, na hora do cruzamento da esquerda para a área um jogador está a frente da zaga e participa do lance junto ao goleiro Everson? Não seria impedimento?

  3. Bom dia.

    Is not mole não. Já dizia o saudoso Fernando Sasso.

    Astral elevado. Todo atleticano que assistiu ao primeiro tempo e os 15 minutos iniciais do segundo, ficaram extasiados com a atuação da equipe.

    São 60 minutos de um excelente futebol.
    Que tal aumentar no próximo jogo para 75 minutos?

    Abraço.

    1. Do Sasso sim. Minha intenção foi de usar spain, english, português e coloquial dai o ajuste.
      Quanto aos 75, de acordo, até chegar aos 90, 100 e aqueles “providenciais” mais três, maie dois e mais um manjadísaimos recomendados.

  4. Bom dia xará e amigalos! GALO terá que pode suportar a sequência maluca de jogos imposta goela abaixo pela Confederação Brasileira de Falcatruas. Para isso tem que tem suplentes em condição de manter a intensidade que as partidas necessitam. Já está na hora de testar esse Robert e esse Palácios. Se foram contratados tem que por pra jogar. Se Arana for convocado teremos um buraco a ser preenchido na lateral esquerda. Então concordo que na janela do meio do ano além de Bernard a diretoria busque reforços. GALO está forte sob a batuta de Milito mas é jogo atrás do outro. Não pode bobear.

  5. Bom dia Eduardo! Só um pitaco em tom de brincadeira: Com a chegado do treinador Milito, até o Alan Kardec, melhorou no banco. De serio mesmo hoje, só acho que ainda daria para enxugar mais um pouco a folha, com as saídas de Pedrinho, Alan Kardec e Igor Rabelo e, contratar reposições na próxima janela do meio do ano. Abraços,,,

  6. Não me incluo como torcedor que aposta no quanto pior, melhor ,azedo , e inclusive , a muito tempo não assisto jogo do galo com uma pessoa que se enquadra nesta categoria , reclamando de tudo , botando defeito em tudo, xingando até o gandula do jogo , sai fora. Sou otimista , mas também não passo pano , a alegria de ver o galo jogar , com Milito retornou com força , estamos nas tres frentes de disputa e bem encaminhadas , até o momento atual. Derrotas virão , é certo , por mais doídas e amargas , faz parte do futebol . Como atleticano chato, uma de nossas facetas , tambem não me deixa passar pano e elogiar diretoria nesta fase que o time arranca bons resultados , com um jovem treinador ambicioso por titulos pra alavancar sua iniciante carreira , não é coerente. Deixemos os elogios pra quando agirem em relação à limpa do elenco trazido pelo caetano (sua demissão , o primeiro titulo do ano) , quando trazerem reforços à altura das competições que enfrentamos , numerosos jogos em datas apertadas e suprirem o Milito do material humano que ele precisa. Aí sim , elogiaremos. Um lateral , um bom zagueiro , zagueiro de verdade , não este lemos, igor rabelo , zagueiros de racha de condominio , + robert , palacios e bernard ; dar linha pra este inacreditavel kardec , e este igor gomes que mostrou nestas duas ultimas partidas seu grande futebol. Agora, é segurar até julho com o que temos e reforçar o time na janela , choverão elogios se assim fizerem

  7. Meu Guru, bom dia!
    Nada a acrescentar a resenha apresentada. Inclusive, o plantel da equipe é ótimo, basta que confiemos no sistema do TREINADOR, não “treineiro”, como as vezes me expressos.
    PRÁ CIMA DELES GALO!
    Eu também me formei na Milton Campos: dezembro/1986.
    Abraços!

  8. Salve Massa e Guru

    Estamos invictos a 8 jogos, primeiro em nosso grupo da liberta, entre os primeiros do brasileirão, classificados na copa BR e mesmo assim temos uns quatro a cinco jogadores contestados por parte da torcida.
    Jemerson (sempre ele), Lemos, Igor Gomes, Paulinho e principalmente Everson, têm sido duramente criticados. Alguns até com certa razão, não é Everson?
    Se formos por esta linha, o clube irá precisar contratar além de um centro avante, um lateral esquerdo e um zagueiro, mais cinco jogadores para contentar a todos.
    Por mim, trazendo umas 3 peças prontas pra jogar e que não sejam apostas, já estará bom demais.

  9. Bom dia! Esse calendário é insano 10 jogos em um mês.
    Espero que mais nenhum jogador do Galo se machuque e a base aproveite a oportunidade vamos precisar deles, vai Galo!!!

  10. Bom dia! Apenas um detalhe: no jogo contra o Sport, embora, acredito numa retranca do adversário, basta fazer o resultado na Arena. Assim no jogo de volta, deixar a obrigação da reversão, para o adversário.

  11. Bom dia MASSA!

    Como esse calendário de jogos, precisamos urgentemente fortalecer nosso plantel.

    Ontem mulambada tomaram no pulmão uma lambada do Bolívar. Bão demais! Melhor do que ver o pipoca csa-MG perder. Todo castigo para ladrão é pouco. Tenho raiva e nojo desse clube. Todos sabem os motivos.

    Do pipoca csa-MG tenho é dó, mas nem ligo. Quero que vá para série D e feche as portas.

    Porco perdendo de 2 x 0, tomando sufoco, ainda virou o jogo para 3 x 2. Esse sim, é o time mais forte abaixo dos tópicos. Abel é um grande treinador/gestor. Manter o foco de praticamente o mesmo grupo por 5 anos, tem de ser muito, mas muito bom.

    BOORRRAAAA 9AAALLLLLÔOOOOOOO!!!!!!!!

  12. Bom dia MASSA!

    Com esse calendário, precisamos urgentemente reforçar nosso banco. Dos que saíram, creio que o mais confiável era Edenilson, um bom jogador para estar no plantel. Acho que faltou um poco mais de participação em jogos e na posição certa, pra ele se firmar. Já Patrick e Pávon, obrigado!

  13. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Ouso discordar em um aspecto: as viagens do Galo são realizadas por voo fretado. Os 30 jogadores do Clube são profissionais. Então quem entrar em campo contra Cuiabá é Sport e Caracas tem de conseguir desempenho para ganhar desses times. Quem não estiver em condições físicas que não entre em campo, ou jogue um tempo com vontade. A torcida tem de se preparar é para vitória, se vierem derrotas que sejam por méritos do adversário e não por falhas bizarras do nosso time, ou por achar que o jogo tá ganho. E o Paulinho precisa treinar mais as finalizaçoes e o Hulck precisa voltar a marcar. E a diretoria preparar o bolso pata reforçar esse time na janela de julho, com jogadores para chegar e jogar. Chega de Robert e Brian Palacios da vida. Queremos títulos e não participar de campeonatos.

    1. Vc já viu o Palacios jogar no Galo? Não sabia que ele já tinha estreado. Robert também não sabia que tinha jogado e ido mal. Então vende logo os dois.

    2. Caro Mendonça!
      Também acredito que o galo não pode se escudar nas distâncias, para não apresentar futebol. Se queremos ser protagonista, temos que buscar o protagonismo! Podemos perder? Claro! Mas não pode perder empenho. Assim como você tem postado, o galo precisa urgentemente de 3 defensores: dois zagueiros e um lateral direito. Nas demais posições, com o que nós temos, estamos razoavelmente bem atendidos.
      É como penso!
      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *