Categories: blogueirosfutebol

Lições de uma noite de lambanças

Quem foi ao Mineirão tinha a convicção de uma grande vitória. Até, ontem neste nosso espaço, mencionei que era vencer e convencer. A premissa inicial se confirmou, mas a segunda – a meu entendimento – nem tanto. O Avaí, com todo respeito, não tem time para ameaçar o Galo como fez. E mais, com dois a um no placar e o adversário sem goleiro, nos minutos finais o empate deles estava mais próximo que o nosso eventual terceiro gol.

Ora, foram 12 minutos da expulsão do arqueiro catarinense até o encerramento da partida, pois o Galo deu um chute a gol que o improvisado jogador de linha defendeu meio atabalhoadamente. Foi de Rubens, que na minha modesta avaliação, atuou como o melhor jogador Atleticano em campo. Até acho que o time começou, como em outras partidas, bem; talvez a demora em abrir o placar também esteja incomodando os jogadores.

Deu pra perceber um repertório mais efetivo de jogadas, especialmente em escanteios, até que tomamos o gol e a situação ficou ameaçadora. Foi uma das lambanças da partida. Aquela imprudência da jogada à frente da zaga, goleiro e defensores, tem se mostrado macabra. Ano passado, Nathan Silva fez gol contra a favor do Cuiabá. Ontem o eficiente Otávio, ao retardar sem dosar o peso do passe, entregou a bola para o atacante do Avaí sozinho à frente do Éverson. Nas duas partidas viramos e vencemos, mas os confrontos foram com times de menor expressão. Isso precisa ser revisto.

Por falar em pé descalibrado, ontem o Éverson – diferente da sua média recente – errou muitos lançamentos de longa distância. O próprio Otávio também e mesmo Rever, especialmente no primeiro tempo, não estavam com o calibre regulado. Ganhamos, somamos três pontos e isso no final fará diferença. Ano passado, na oitava rodada, ocupávamos a quinta colocação com 13 pontos. Fechamos essa mesma rodada, na atual competição, com 15 pontos e na segunda colocação.

São três equipes com a mesma pontuação, mas o Palmeiras com melhor saldo de gols está líder, seguido pelo Galo e Corinthians. Seria o caso de dizer que somos colíder, como disse um dos imbecis da imprensa do eixo ano passado, quando estávamos na liderança. Porém, diferente do que pensa essa máfia da mídia da televisão, estamos na segunda colocação. Nosso próximo adversário será o próprio primeiro colocado. Lembrando que, em 2021, na 14ª rodada, erámos segundo e os porcos líderes. Na rodada seguinte vencemos (Juventude) e os paulistas perderam (Fortaleza), com isso passamos à frente (34 a 32).

Vencemos e assumimos a liderança, condição que seguramos até o final e podemos hoje ostentar o espaço de campeão Brasileiro. Pois que na 16ª rodada, enfrentamos o mesmo Palmeiras – que amargou dois a zero para o Galo em Belo Horizonte em dia de Savarino – quando abrimos cinco pontos de frente. E seguramos a primeira colocação até o final, quando comemoramos o título com muita festa em BH, Minas Gerais, pelo Brasil e o mundo. Vamos ter uma semana para tentar readquirir a performance do ano anterior. Só depende do nosso treinador e dos jogadores. É inadmissível que, praticamente com o mesmo elenco, a produtividade tenha caído tanto como estamos assistindo.

É hora do El Turco mostrar a que veio. O Atleticano, em grande número, anda bastante desconfiado e inseguro com o trabalho do argentino. Tomara que aproveite essa semana e consiga recolocar o Galo com o grande futebol que estamos acostumados a assistir. Aproveite, reveja jogos – especialmente o de ontem, que foi melhor que outros anteriores, e aprenda a lição pondo o Galo nos trilhos do protagonismo. Que assim seja!

Para fechar o festival de lambanças de ontem, não posso deixar de mencionar o tal de Jefferson Ferreira de Moraes – lá de Goiás – que foi um horror no Mineirão. Apurei que a cbf está apostando nesse sujeito para receber o tal crachá FIFA. Não merece. Fraco e até, sinceramente, deixou dúvidas quanto à sua intenção na condução da partida.

Três lances, entre tantos que não tiveram critérios iguais, me chocaram. Falta desclassificante, criminosa mesmo, chamado ao VAR, optou por amarelar jogador do Avaí. No final do primeiro tempo, escanteio a nosso favor, ele espera a revisão do mesmo VAR sobre uma eventual penalidade, depois de segurar e deixar o tempo passar encerrou a etapa sem a cobrança do tiro esquinado.

Me deu vontade de invadir a área mista e ir até à porta do vestiário desse palhaço e esmurrar. Ninguém o fez, mas ele deve ter ficado tão chocado com suas bizarrices, que no nosso primeiro gol o lateral cobrado pelo Mariano foi mal feito. Reposição errada, que deveria até ser punida com reversão, pois o mocinho do apito validou o gol. Não considero que tenha sido erro, mas apenas questão de consciência pesada. E seguiu errando até o final, sempre em desfavor do Galo. Coisas, a meu juízo, das maracutaias da cbf. Será que a diretoria vai ter de voltar na entidade e cobrar o que deveria ser norma. Paridade!

Sigamos!

Tiro curto: Hoje e amanhã, em votação do Conselho do Galo, será decidida a venda da segunda metade do Diamond. Já me manifestei favorável e entendo que será a redenção financeira do nosso time. Confio na gestão atual e nos benfeitores. Mais uma vez registro dois Atleticanos, Moreno Neto e Demétrio Mendes Ornelas, notáveis que asseguraram esse patrimônio em poder do Clube Atlético Mineiro. Merecem nosso reconhecimento e homenagem. Novos tempos na gestão financeira. Aqui é Galo!

Já*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa noite Eduardo e Amigalos!
    Concordo que o time não está voando, mas é inegável a falta que fazem Tchê Tchê, Johan, Nathan e até Alan Franco e Borrero. Não temos reservas à altura para o meio campo e ainda deixamos de contar com dois atacantes muito diferenciados como Savarino e Diego Costa. Os que chegaram não estão no mesmo nível. Tenho pena do Turco, pois quando ele olha para o banco, só vê meninos da base que são esforçados e promissores, mas estão longe de mudar o resultado de uma partida. Some-se a isso as ausências de Keno, Zaracho, Dodô e Vargas e temos uma situação desesperadora.
    Não culpo de forma alguma o Turco pois ele faz o que pode com o elenco que lhe resta, enquanto a maioria das torcidas quer que ele sem esse povo todo repita o desempenho do ano passado - IMPOSSÍVEL.
    Além disso, já passou da hora de parar com a choradeira de coisas do juiz. Eles erram sim, mas erram pra todo lado e ontem nós fomos beneficiados com o prosseguimento daquele lateral ridículo do Mariano que resultou no gol de empate, além da expulsão questionável do goleiro do Avai.
    No mais, vamos ter fé que a turma contundida volte contra o Palmeiras pra que a gente possa trazer um bom resultado de lá.
    SAN

  • Viva o Galo lindo! Viva o Turco! Vencemos, é o que importa. Não sou financista ou coisa similar, mas o Shopping do Galo lindo não foi vendido antes por quinhentos milhões (sua metade)? Agora um representante dizendo que vai ser por trezentos ou um pouco mais, o restante? Não entendi?!

  • Eduardo, tudo bem?

    Gostaria de sugerir uma pauta de artigo aqui no blog:

    Saiu agora no G1 que o Palmeiras teve 17 pênaltis a favor na temporada. O segundo colocado teve 9! E o Galo teve 7....
    Quando falamos do brasileirão, Palmeiras com 3 a favor e o Galo com 0!

    Estranhamente, nenhum dos jornalistas "imparciais" se levantou para falar disso. Onde estaria Mauro Cezar?

    Imaginem se o Galo tivesse 17 a favor nesta temporada, contra 9 do segundo....Imaginem!

    https://ge.globo.com/espiao-estatistico/noticia/2022/05/30/rankings-mostram-penaltis-marcados-a-favor-e-contra-os-times-da-serie-a-na-temporada-e-no-brasileirao.ghtml

    • Inclusive já tenho sugestão de título:

      "Fizeram o trabalho direitinho"

      e imagem:

      A foto da lista de penaltis, e as fotos de Mauro Cezar, Renato Mauricio Prado, e o cidadão do globoesporte MG, e claro, o dummy do bbb

    • E assim caminha a imprensa livre do eixo RJ/SP. Aqui na nossa paróquia, depois de jogos seguidos de outro time mineiro em série inferior, também não soube do apresentador/torcedor fazendo piadinhas sobre as coincidências do VAR em benefício do seu clube do coração. Frente ao Sampaio Corrêa e Criciúma, jogadores expulsos pela previdente ação do árbitro de vídeo. No segundo jogo, o mesmo atento VAR, anulando gol do adversário. Ah! Tendi, a piada só tem graça se for com o Galo e não do apresentador que na adolescência usava camisa do seu time e agora posa de imparcial.

      • Realmente o CSA está jogando contra dez, expulsões no primeiro tempo dos jogos, Criciúma e Sampaio Correa, com a participação do árbitro de vídeo e ninguém, inclusive da mídia de Minas falou sobre isto.

        • E interessante, como observou o Zé Roberto, o nosso árbitro de ontem foi o mesmo do jogo dessa gente frente ao Sampaio Corrêa. No lance nosso, a jogada foi muito mais ríspida, mas Jefferson afinou. Então...

      • Meu amigo temporão, lendo vossa resposta ao Gustavo Almeida vou mandar um quiz de leve p vc posso? No mesmo estádio 7 días atrás,a mesma jogada_ até de menor intensidade_que gerou vermelho direto ao infrator ,jogo de série B,märïä x sampaio corrêa; adivinhe quem era o assoprador de latinhas?
        Ganha um pão de queijo se errar...rsrs
        >> R: O mesmo assoprador de latinhas de ontem. Dois pesos e uma medida p o mesmo tipo lance o q prova q a má intensão eleva em muito o baixo nível da arbitragem no futebol brasileiro. O cara pálida ainda vai ganhar como prêmio um patch da fifa. Perdão caro amiGALO José Eduardo por usar o vosso bordão: " É prácabá".
        Saudações Atleticanas
        Vamos GALO! Vamos sempre por mais.

  • Existem Atleticanos e Atleticanos, assim como pessoas e pessoas. Cada pessoa é um mundo. Mas o nosso Galo é um só... Sou daqueles que a princípio e até que muita coisa me prove o contrário estão sempre a favor de quem enverga a Camisa... Não significa que estou certa nem que penso melhor que os corneteiros de plantão. Significa o óbvio. AmiGalos, a pior das piores coisas que poderiam acontecer com nosso Galo seria a péssima das péssimas ideia de demiti-lo... Meu Deus! Que tendência é essa a nossa de criar crises pra nós mesmos? Dois títulos já na sacola, pontuação de líder, oitavas da CB com um pé nas costas, primeiro do grupo na Libertas, um ambiente maravilhoso entre técnico e jogadores, um técnico carismático, cara de bom caráter, que nunca é pego criando caso com juízes... Um Clube a um passo de inaugurar seu estádio, casa pra chamar de sua. Caminhando para a independência financeira, homens sérios, Atleticanos de corpo e alma trabalhando em tempo integral... Meus AmiGalos, vamos comemorar! Nosso tempó chegou, a Segunda Divisão tá movimentada, cabelo em ovo é coisa difícil de se achar. Com Deus todo mundo.

    • Parabéns pelas palavras, pela lucidez e pela capacidade de entendimento do contexto do Clube no seu comentário.

      Alguns aqui vivem em um mundo tão amargurado que o Galo é usado apenas para extravasar as frustrações pessoais.

  • O time ainda não fez um jogo CONVINCENTE NO ANO. Essa é a verdade.
    Ainda está desorganizado, com falhas estranhas.
    Penso que o técnico deveria repensar a estratégia, esse estilo Sampaoli não ganha campeonato, deveria trabalhar mais a parte defensiva. Há muito espaço entre as linhas. Talvez recuando o time como o Cuca fazia e jogando mais em transição rápida, ao invés daquela troca de passes inútil.
    Tá na hora de trabalhar, trabalhar e trabalhar. Trabalho TÁTICO, URGENTE.

  • Hulk,
    Avise aos fominhas que não querem passar a bola ao melhor posicionado,
    que você vai tirá-los do time.
    Você manda.... El turco não manda nada.
    2 gols foram para o ralo por culpa dos fominhas....

  • BOM DIA A TODOS.
    PÉSSIMA PARTIDA A DE ONTEM. ESSE TURCO TÁ COMPLICANDO A SITUAÇÃO.
    ...... NOBRE BLOGUEIRO , ESSA TAL VENDA DO SHOPPING PELO QUE ESTÁ SENDO ANUNCIADO NA MÍDIA , SERÁ O ENTERRO DAS FINANÇAS DO GALO...............
    VÃO DOAR O SHOPPING A PREÇO DE BANANA E O GALO VAI CONTINUAR ENDIVIDADO E COM A CORDA NO PESCOÇO , A NÃO SER QUE AS NOTÍCIAS DIVULGADAS NÃO SEJAM VERDADEIRAS..............
    VENDER O SHOPPING POR 350 OU 400 MILHOES , NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA E O GALO VAI FICAR SEM PATRIMÔNIO E ENDIVIDADO.
    É A TRISTE REALIDADE.

  • Vitória que ameniza a situação mas não convence de fato... o nosso GALO jogou contra um adversário fraquíssimo que vai brigar pra não cair e mesmo assim, levou sufoco em alguns momentos do jogo, isso dentro da nossa casa, aliás, jogo esse que o TURCO disse ter sido perfeito, papai socorro!!!

    Como assim perfeito??? 2 x 1 no Avaí em casa... AVAí (time ruim da Série A com cara de B)

    Esse Treinador deve achar que os Atleticanos são um bando de burros e ignorantes que não entendem nada de futebol, só pode!!!

    Mas como venceu apertado mas venceu, vou elogiar o RUBENS (melhor em campo) pela sua atitude, vontade e determinação, joga melhor de lateral que no meio!!!

    OBS.: a partir do próximo jogo, o nosso CAM vai enfrentar adversários duríssimos de serem batidos, então, vamos aguardar e ver o quanto esse time do TURCO vai ser perfeito, palavra que ele agora achou no dicionário português!!!

Recent Posts

Ensinamentos que precisam ser praticados

Somos muitos (não todos), e em determinadas situações me coloco entre esses, que adoramos o…

22 horas ago

Empate heroico num grande jogo

Tinha tempos que não assistia uma partida tão intensa como esse confronto entre Galo e…

2 dias ago

Maratona de maio começa com carioca no ES

Sem poupar nenhum jogador, pelo menos na viagem, o Galo pega o FluminenC hoje em…

3 dias ago

Espora afiada para a dura sequência de maio

Amanhã, pelo Brasileirão, vamos seguir nossa incansável maratona em busca do triunfo em outra frente.…

4 dias ago

O sentimento da Atleticanidade tá MILITandO

Todos nós, por mais similaridades que possam existir, temos o nosso processo próprio da relação…

5 dias ago

Galo 2 X 0 Xport/Xquema

Foi dois a zero, poderia ter sido muito mais, talvez cinco ou seis. Mas marcamos…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!