Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

El Turco tem de vencer e convencer

Não basta, referindo ao treinador, conquistar a vitória e os três pontos – aparentemente fáceis – hoje em cima do Avaí. O time tem de jogar muita bola e mudar a expectativa pessimista que vem dominando grande parte da Torcida. Cá do meu canto, cabreiro, tento entender e avaliar se o Atleticano está exagerando nas cobranças. Sem querer ficar em cima do muro, penso que as reclamações não são infundadas, tampouco posso admitir uma acomodação do time e da direção depois das inesquecíveis e recentes conquistas.

Pouca coisa mudou no elenco, embora tenham saído peças – que a meu juízo – estão fazendo falta no gramado. Savarino, com seus relâmpagos; Dylan Borrero, que saiu exatamente quando começou a mostrar seu valor; Nathan, uma opção interessante em momentos cruciais. A grande e incontestável perda foi o treinador. Cuca, que em suas duas passagens no Galo foi um monstro, deixou o receio de não repetir seu próprio sucesso vencer e se acovardou em encarar novo desafio. Jamais vou ignorar que sob seu comando ganhamos Libertadores e Brasileiro. Mineiros e Copa do Brasil foram pano de fundo para as duas grandes conquistas em nossa história.

Ocorre que, tanto na primeira delas quanto na recente, o ex-treinador “traiu” a confiança e idolatria que o Atleticano vinha lhe reservando. Após a Libertadores e em pleno Mundial, seduzido por um contrato milionário, deixou jogadores e Torcedores – lá no Marrocos – sem chão. O resultado foi o terceiro lugar do mundial inter clubes. Agora, assim como no final de 2013, mesmo com o anúncio de sua continuidade, optou por um período sabático e deixou a nós todos com a brocha na mão. Daí, depois de algumas tentativas frustradas, caímos nas mãos passivas de Antônio Mohamed.

Com o argentino, até o momento, o Atleticano carrega algumas contradições. Ganhou duas taças, mineiro e Supercopa; classificou em duas Copas, Brasil e Libertadores; ocupa a quarta colocação com apenas dois pontos atrás do líder. Ocorre que, dentro do gramado, a equipe não tem convencido. Derrotas como essa para o Tolima e no
Brasileiro frente ao América fogem a qualquer tolerância do Atleticano. Nosso sistema defensivo, destaque no Brasileiro do ano passado, ruiu sob o comando do El Turco. Hoje qualquer time adversário entra com facilidade na nossa área e deixa o Torcedor aflito nas partidas. Sejam aqui em Belo Horizonte ou na casa dos adversários. É inadmissível que os mesmos jogadores tenham desaprendido essa missão.

E a cobertura aos zagueiros permanece a mesma dupla de contenção. O que terá acontecido eu não sei, mas é fácil perceber que é questão de treinamento e comando. Vale dizer, nosso problema está na boca do túnel. Ali na frente de onde ficam os jogadores reservas. Sendo bem explícito, do treinador. Até o ataque, comandado pelo incontestável Hulk tem deixado a desejar. São muitos gols perdidos, com destaque para Ademir, que vem sendo chamado com muita propriedade de “Fumacinha”, uma vez que não repete no Galo o futebol que justificou sua contratação.

Enfim, essa é a nossa atual realidade. Pelo BR, além do Avaí hoje vamos pegar na sequência Palmeiras e Fluminense, ambos na casa do adversário. Pela Libertadores, Emelec e se avançar muito provavelmente o Palmeiras que deve superar o Cerro Porteño. Já na Copa do Brasil, vamos saber no sorteio dessa semana. Como nas duas Copas os jogos serão no final de junho e início de julho, temos tempo para mudar esse roteiro. A partida de logo mais nos dará a senha se o treinador quer virar esse jogo ou manter esse padrão lastimável que vem mostrando.

Mohamed, mostre a sua cara! Vencer e convencer! Meu chute de escalação: Éverson; Mariano (precisa voltar ao seu ritmo), Nathan, Alonso e Rubens (Arana tá por conta daquela selecinha); Allan, Jair e Nacho; Ademir, Hulk e Savinho. Da última vez, frente ao Tolima, errei três e o time errou tudo. Tomara que hoje seja tudo diferente. Até logo mais, noutra noite fria de BH, que os jogadores e Mohamed aqueçam o nosso coração.

21 thoughts to “El Turco tem de vencer e convencer”

  1. boa tarde Eduardo e massa. no comando deste péssimo treinador elogiado por 2 ou 3 amigalos cegos aqui no blog quero mas 33 pontos e mais nada. não acredito neste péssimo treinador e pior que a diretoria cega e muda caiu nos lábios deste péssimo treinador. só um milagre dos deuses do futebol faz nosso galo imbatível de 2021 voltar a brilhar mas não acredito. este péssimo treinador fez o galo perder invecilidades de 18 jogos na libertadores sem perder. este péssimo treinador fez o galo perder mais de um ano sem perder no Mineirão e para piorar o mequinnha ganhou de nos depois de 17 jogos de invencibilidade. parabéns aos iludidos que acredita neste péssimo treinador. aff.a galo falta 33 pontos. vai galooooooooo.

  2. Galo lindo vence hoje! Convence hoje! E o técnico vai se libertar desta marcação. Amo Galo lindo e não me deixo levar pelo pessimismo, claro, respeitando a posição do contraditório, sempre!

  3. Em resumo, é vencer ou vencer, caso contrário, muitas vaias e RUA pro treinador, aliás, já está fazendo hora extra no comando do nosso GALO!!!!!!

    OBS.: recado pro TURCO… beirada do campo não é passarela de moda, portanto, não basta estar bem vestido, têm que participar do jogo, instruir, cobrar, chamar a atenção e os brios dos jogadores, por isso o Palmeiras tá voando com seu treinador que veste MOLETON mas joga com o time os 90 minutos.

  4. Boa tarde. Jogar com sangue nosoi. Sem canalhice time. Garra e vontade p buscar 3 pontos. 3 pontos. Pro inferno o jogo bonito.

  5. O torcedor atleticano que hoje critica o turco , apoiou, torceu , incentivou e acreditou em mais um acerto desta diretoria , quando o contratou. Simpatico , endeusando nosso clube , chegou elogiando cuca , aquele da saida francesa , tecnico de ponta , imbativel no quesito abandonar e desmobilizar, quando acorda com o pe esquerdo. E veio Mohamed . Bonachao, como papai joel, paizao, amigo de todos. Hoje vemos, amargurados, que precisavamos de um tecnico, nao de um miss simpatia. As perdas de inacreditaveis pontos contra os times da prateleira do subsolo , irrecuperaveis, imperdoaveis no brasileirao. No resumo da opera , este treinador fez o mais dificil , entorpecer, anestesiar , e colocar um momento broxante num time brigador , que nao negociava nada alem dos tres pontos em cada jogo , a vitoria custe o que custar. Num programa de vitrine nacional disse uma frase que me empolgou : com a falta de fome de tirulos e busca sempre pela vitoria , nao haveria negociacao , relamento nao era aceitavel. Pois bem, nao estamos vendo isto. Que o diretor de futebol, que alguns jogadores o defendam , nao nos interessa , o nosso unico interesse : ver o time jogar como em 2021 , o resto ,blablablablabla, mimimimimi , etc e tal. Devolva nosso galo imediatamente , turco argentino

  6. Parabéns Ávila pelo texto, na minha opinião é um treinador que tem extrema dificuldade em mudar o jogo em andamento.Jogando contra o Del Vale tavam fazendo 2 contra 1 em cima do Guga o primeiro tempo inteiro e era só o calado El turco pedir o Sascha pra ajudar lá e ele ficou quieto e não levamos uns dois gols por ali de sorte.Dizem que ele é bem aberto o ouvir a comissão técnica permanente,então, o que é mais preocupante,a comissão permanente também não sabe enxergar o jogo em andamento.Eu não vi,ainda este ano, um só jogo que o Galo fosse sólido em todos os setores e convencesse. Todos os jogadores estão abaixo do nível do ano passado.Tem alguma coisa de muito errado acontecendo.

  7. Jogo difícil, complicado,o Avaí é um time experiente,vai dar muito trabalho, precisamos entra focados para evitar surpresas.Com esse Time do Turco jogando essa bolinha mixuruca essa é a expectativa pro jogo, qualquer resultado não será surpresa pra mim.

  8. El Turco se ofereceu pra vir pro Galo, tentando um trampolim pra o final do ano ir pra algum time da Europa. O problema é que ele é muito fraco. O trampolim quebrou e a diretoria vai mantendo isso aí até a torcida fazer barulho na porta do CT.

  9. O Time do Avaí:

    O Leão da Ilha teve um início de ano complicado.

    No Catarinense terminou em 8º lugar e chegou a correr riscos de rebaixamento no estadual.

    Na Copa do Brasil foi eliminado na segunda fase pelo Ceilândia, um time da Série “D”.

    No Brasileirão se encontra em 10º colocado com 10 pontos. Venceu três (Coxa, Goiás e América), empatou uma (Inter) e perdeu três (Athletico, Juventude e Corinthians). As duas últimas partidas foram de derrotas para o Juventude e o Athletico.

    O Avaí fez oito gols e sofreu dez, tendo saldo negativo de dois no Brasileirão. Nas últimas dez partidas como visitante, perdeu cinco e empatou as outras cinco. O objetivo do Clube é permanecer na 1ª Divisão e a luta será renhida para não cair.

    O Leão da Ilha até vem fazendo bons jogos no Brasileirão nas mãos do jovem e bom treinador Barroca que vem conseguindo organizar o time que costuma jogar no 4-3-3 com marcação mais adiantada e dois pontas bem abertos.

    O provável Avaí, com quatro desfalques, deve ser: (Douglas); (Kevin, Bressan, Arthur Chaves e Cortez); (Raniele, Eduardo e Jean Cléber); (Pottker, Morato e Bissoli).

    O Atlético é favoritaço e a possibilidade de zebra, por derrota ou mesmo empate, é muito pequena, a despeito do momento de instabilidade no Alvinegro.

    Mesmo que o Hulk tenha dito que as vaias para a equipe foram desnecessárias no último jogo, e eu concordo, uma derrota para Avaí vai implicar numa sonora vaia ao treinador e aos jogadores ao final do jogo.

    Se o Atlético perder, o treinador terminará em rota de colisão, não com a direção do CAM, mas com parte considerável da Torcida que vai pedir sua cabeça numa bandeja imediatamente após o jogo.

    A conferir!!!

  10. Bom dia Massa e Guru

    Boa oportunidade para El Turco e seus comandados darem uma resposta positiva à torcida. Se isto não acontecer a frigideira já estará no fogo quentinha só esperando o treinador.
    Mas me chamou a atenção no post de hoje o Guru mencionar as ausências de Savarino, Dylan e Nathan no elenco, já que a grande maioria da torcida pedia constantemente a cabeça dos jogadores.
    Cuca? É passado, vamos sair da viuvez cambada!

  11. Ontem , em campo , KROOS e MODRIC .

    Logo mais teremos outros GIGANTES a nos proporcionar um belíssimo futebol : ALLAN é NACHO !
    Crendeuspai !!!

    Ah ! , se não fosse essa CAMISA , o que seria desse time …..

    1. Bom dia Barata, respeito demais sua opinião, mas o Allan é um dos poucos, que na minha visão tem mantido o nível do ano passado e o Nascho também tem jogado muito. Penso que o Jair, este sim, caiu muito. E com Ademir e Savinho no ataque, ai o Hulck não vai aguentar. O meio com Allan, Zaracho e Nascho e um ataque com Pavon, Hulck e Keno( todos em forma), creio que podemos faturar a Libertadores. O que acha?

  12. Com o esqueminha de jogo desse pseudotreinador, não acredito em vitória. Sou igual a S. Tomé: tenho de ver para crer. O turco já está sobrando no pedaço. Já demonstrou a que veio. Xispa!

  13. Bom dia!
    Nosso time, sob o comando de El Turco, faz lembrar o time comandado por Sampaoli. Tem posse de bola, aparente domínio na partida, mas é muito vulnerável na defesa. O que me deixa P da vida é que esse senhor disse que não iria mudar a forma do time, que era vencedor, de jogar. Mas é impressionante. Praticamente, todos os jogadores agora estão sendo contestados. Não passam mais confiança. Everson, parece que se acostumou com o caminho ao fundo das redes. Nossa defesa, de um modo geral, não se salva ninguém mais. Cá pra nós, um time sem defesa não ganha nada.
    No último jogo, a torcida apoiou o tempo todo. Será que ela não tinha também o direito de vaiar no final com aquele péssimo resultado? Que esses jogadores que reclamaram disso, vão todos a pqp! Tratem de recuperar em campo o apoio da Massa.
    Ah…e que o Cuca nunca mais apareça! Amarelão! Covarde!

  14. Este time do turco não ganhou nada este ano, pois mineiro é disputado contra times amadores então sem comentários e esta tal supercopa foi jogo único e empatou , conquistou após cobrança de uns 20 pênaltis e qual a chance de conquistar alguma coisa com este técnico?

  15. Bom dia, prezados Atleticanos

    Caro Eduardo, suas palavras representam o que eu e muitos atleticanos sentem.

    Brasileirão – jogo 08/38 – Avaí (casa) – Recado ao Mohamed, C. Técnica e jogadores: “Devolvam nosso Galo de 2021”. O time sabia se defender em bloco. Era difícil tomar gol. Tudo mudou.

    Estranho que os jogadores são praticamente os mesmos, principalmente os de defesa. Estão dando espaço de sobra nas laterais. É preciso “chegar junto”. Sem violência e nem falta boba, mas é imprescindível reduzir espaços.

    Queremos nosso Galo marcador de volta e esperamos que este jogo seja o “divisor de águas”. A vitória vai acalmar os milhões corações da Massa, que estão angustiados, mas sem deixar de ter esperança neste timaço.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 04 (fora), num total de 21/114 pontos disputados. Reconquistar a confiança em casa, Gaaaalôôô!

  16. Bom dia Avila. Bom dia a todos, Depois das contratações de Fabio Gomes e Ademir, nao me surpreenderia se anunciassem Camutanga como reforço para nossa zaga e o retorno do Tardelli e do Luan para o ataque. A contratação do Turco é de responsabilidade dos mesmos que ressuscitaram, em 2022, a teoria da austeridade do Sete Câmara, com outro nome: vender, vender…

    1. A conta chega , gastaram 700 milhões para ser campeão brasileiro, gastaram oq não tinham , endividaram o clube sem controle nenhum , fico impressionado como ninguém aqui cobra o presidente e os 4r , só cobram o treinador, os mecenas q de mecenas não tem nada , vide o exemplo Ricardo Guimarães, q emprestou 40 milhões em 2005 , q viraram 120 milhões, isso porque não tinha júros era só um empréstimo,mesma conversa de agora e aí negociou para um acordo de 80 milhões , essa faze agora vai ser pior , emprestaram 700 milhões, ou colocaram 700 milhões no clube , com juros de mercado , sem pressa pra receber, tudo conversa fiada , endividadaram o clube sem controle algum , lavando o dinheiro das suas fortunas e que lá na frente vão receber de qualquer jeito, e ainda ninguém aqui sacou a xarada desses vulgos mecenas , aí quando tiver tudo estourando de dívidas vão falar a o caminho é virar SAF , vão vender o clube para um bando de empresários q nunca viram a cor de uma bola , nunca viram o Atlético jogar muito menos a sua história e aí sim pode escrever vai ser o fim deste time , acorda torcida.

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se o galo não vencer e convencer hoje, aviso prévio para El Turco. Nada justifica as péssimas atuações do galo. Temos plantel para brigar por todos os títulos. Se o El Turco jogar as camisas pra cima e quem pegar entra, qualquer que sejam os jogadores, temos que vencer. Chega de justificativas infundadas, inclusive a dada pelo Hulk no último jogo. Pra vencer hoje, basta ter vergonha na cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.