Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Ganhamos um ponto precioso

Ao contrário de outros empates, mesmo com a vantagem numérica no campo de jogo (Fortaleza teve duas justas expulsões), o Galo pode e deve comemorar o curto avanço na competição. Se a distância para o G4, de dez pontos, é longa para o G6 passou a ser de apenas cinco pontos; E mais, a nona colocação nos coloca a quatro do sétimo e apenas dois do oitavo. Vale dizer que a luta paralela pela vaga na LA segue em aberto.

Nosso concorrente direto em duas frentes, o Vasco, no BR é o décimo e tem quatro pontos a menos e na CB – que será decidida depois de amanhã no Rio – jogamos pelo empate. É outra competição, outra motivação, outro ambiente e atmosfera, mas os resultados de ontem sinalizam que podemos ser otimistas. Empatamos utilizando um time praticamente reserva, com exceções de Éverson e Saravia e ainda Scarpa e Otávio, todos os 11 outros que entraram em campo são jogadores alternativos ao time comandado por Milito. Ainda assim os dois últimos só aturaram no final da partida.

Registre-se ainda que o adversário, que tem um treinador identificado com a equipe e a história do clube faz um grande trabalho e está no comando tem mais de três anos. Disputa a manutenção no G4 para a vaga direta na Libertadores e, mais que isso, é candidato ao título brasileiro. Como li ou ouvi, talvez aqui nos comentários do nosso espaço, empate nessa partida seria vitória e um a zero goleada. O time alternativo cumpriu bem a missão e resguardamos todos os demais titulares para os dois próximos jogos com Vasco (CB) e River Plate (LA) que valem vaga nas duas finais dessas Copas.

Dormi satisfeito e renovado para esses dois compromissos e a sequência do Brasileirão, agora só dia 26 com o Internacional na nossa casa. Se faltam três jogos em cada disputa das Copas, no campeonato nacional são nove confrontos (27 pontos), o que permite e sugere que ainda podemos avançar rumo ao G6. Saudável ao Torcedor do Galo curtir essa situação. Hoje e amanhã vale comemorar, já no sábado (19) torcer e mandar boas energias, assim como na terça-feira (22). Isso aqui é Galo. Essa é vida Atleticana. O único time brasileiro nas três principais competições do Brasil e da América.

Foi um jogo interessante de ver, sem a tensão e pressão de vencer para brigar pelo impossível título. O adversário começou abafando e pressionando. Devagarzinho o Galo foi amansando o leão. O primeiro lance de perigo foi nosso numa bola no travessão. Logo depois Paulo Vitor vacilou e Marinho, que adora marcar contra o Galo, fez cair a nossa resistência. Chegamos a igualdade, mas o tento foi corretamente invalidado. Noutra falha do mesmo Paulo Vitor, quase tomamos o segundo gol. No finalzinho do primeiro tempo Igor Gomes por pouco chegava ao empate.

Veio a segunda etapa, diferente da primeira, o Galo se impôs e chegou logo ao gol da igualdade definitiva. Aliado às instruções do treinador, me pareceu, os jogadores trocaram as chuteiras. Os dirigentes do Fortaleza, espertamente e faz parte do jogo, molharam o gramado e nossos jogadores caiam a todo momento. Com o empate o adversário, ótimo e bem treinado, destemperou e teve dois jogadores – Marinho e Tinga – expulsos. Aí foi ataque contra a defesa e a bola – caprichosamente – não puniu a equipe que optou por esperar o tempo passar e sair de campo satisfeita com o resultado. Nós também, até porque o Vasco – derrotado pelo São Paulo (3 a 0) utilizou todo seu elenco principal e nós poupamos nossos principais jogadores. Sigamos! Com otimismo!

Em tempo: gostei do desempenho coletivo, embora com algumas falhas individuais. Meus destaques positivos seriam Fuchs, Mariano e Alisson e negativos Paulo Vitor e Kardec. E o árbitro Rafael Klein foi perfeito. Deveria fazer  palestras para Claus, Daronco, irmãos Sampaios, Marcelo e o inesquecível Zé Pereira – também a muitos ex-sopradores de apito que se atrevem de comentaristas – sobre como apitar um jogo de futebol. E o gramado? Cada cratera. Isso a bobo não mostra! Fosse o nosso…

*fotos: Pedro Souza\Atlético

33 thoughts to “Ganhamos um ponto precioso”

  1. Boa Tarde,

    Já foi dito tudo no texto, então me resumo em apenas dizer que o Robert fez em campo no pouco tempo, mais do que o Igor Gomes.
    O Gol perdido por ele “até eu faria” estava só e podia escolher entre os 7,23 m onde colocar a bola e infelizmente errou!!! ele errou!!!
    Gostei do Caio Maia e do Robert que fizeram valer pela minha audiência, juntamente com o resultado.
    O Vasco completou ontem 7 jogos sem conhecer o que é vitória e espero que chegue ao 8º no sábado.
    A entrada do Saraiva sinaliza a titularidade do Lyanco e o Otávio e Scarpa foi para desintoxicar a musculatura.
    Aguardemos com ansiedade por sábado.
    Boa quinta feira a todos!

  2. Tá de bom tamanho esse empate, agora é FOCAR PARA GUERRA DE SÃO JANUÁRIO!!
    Isso mesmo GUERRA é assim que o técnico deles falou sobre o jogo, O GALO TEM MAIS TIME MAS TEM QUE FICAR LIGADO NO 220.
    MUITO CUIDADO COM O COUTINHO E VEGETTI é marcação individual encima deles, Coutinho é o craque pensador do time e o Vegetti o finalizador ótimo na bola aérea!!
    PELO AMOR DE DEUS MEU GALÃO PIPOCA NÃO, AGENTE SÓ PERDE ESSA VAGA SE PIPOCAR, TREMER COM A PRESSÃO, POIS TEMOS A VANTAGEM E MELHOR TIME.
    A PRESSÃO VAI SER ENORME, TEM QUE AGUENTAR MEU GALÃO É GUERRA!!

  3. Bom dia MASSA!

    Ontem o time foi bem, mesmo com alguns regra 3. Se tivesse vindo jogando dessa forma, não estaríamos onde estamos. Tivemos tudo para sair com uma vitória, mesmo com o Fortaleza estando com 11 em campo. Depois com 9, ficou mais fácil ainda. Mas a bola insistiu em não entrar.

    Paulo Vitor errou no gol deles e em mais algumas jogadas, mas acho que os erros foram devido a falta de ritmo e entrosamento.

    No final dois lances cruciais, um que Robert chutou, por sinal um belo chute e bela defesa do goleiro, mas que poderia ter dado o passe para Caio que estava sozinho na área e de frente para o gol. O outro, logo em seguida, onde Caio perdeu a chance da virada.

    Mas nada a reclamar.

    Agora é guerra contra o vascaindo no sábado.

    BOOORRAAAAAAA 99AAAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

  4. Caro, boa partida fez o GALO frente ao Fortaleza q vinha de 12 vitórias seguidas dentro do Castelão e só ñ ensacolamos 3 pts por detalhes. Fica a lição; quem morre de véspera é peru, o GALO apesar da biliogalo essa bad trip escrota do kr@//0_ eles passarão,eu passarinho_, é fOd@. Respeitem o GALO,pO##@! Nós somos o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO e NÃO estamos á venda._ By: Eu , eminência cinza! 12/10/2024_
    Prá cimmmmaaaa!!!
    Vamosss!!!
    GALLLOO…
    Saudações Atleticanas

  5. Olá amigos da bola!

    Pelas circunstâncias do jogo vejo como péssimo o empate. Fortaleza com dois a menos e os caras do Galo numa lentidão irritante, no toca daqui, dali, para trás.

    Lembrando que o Galo teve um expulso contra o porco e acho que contra o Flamengo também, aqui em BH, e foi facilmente goleado pelos dois.

    Cara! Esse Milito é muito fraco. Tinha que ter falado para o Galo imprimir velocidade em cima do Fortaleza, toques rápidos, viradas de jogo, adiantar a marcação, marcar pressão etc…. Teríamos inclusive, goleado fácil se tivessem feito isso. Perdemos dois pontos fáceis…..

    Outra coisa! Esse Milito nunca foi ofensivo! Mentiram, compramos gato por lebre. E se o Galo for para o Rio enfrentar o Vasco neste esquema medroso, covarde do primeiro tempo….. Pode facilitar a vida dos cariocas. Vasco é mediano, tomou 3 ontem do São Paulo. Galo precisa partir pra cima dos caras lá no Rio, jogar em velocidade e buscar a vitória, óbvio se defender bem também faz parte. Abra o olho Milito retranqueiro.

    Nunca vi um time ofensivo que tem bom elenco, fazer tão poucos gols como o Galo, Esse Milito é um retranca/medroso. Não enxerga nada durante o jogo. Não tem boa leitura..

  6. Bom dia a todos.
    Muito bom o resultado, confesso que não esperava aquele ponto. No final, devido as expulsões, fiquei um pouco decepcionado por não termos trazido os 3 pontos.
    Acho que o Robert merece mais oportunidades, ontem no primeiro toque na bola deixou o Caio frente a frente com o goleiro, resultando na expulsão do jogador adversários. Fez também uma ótima finalização para uma defesa difícil do goleiro adversário e ainda deu uma outra boa assistência não aproveitada. Merece mais oportunidades.
    Agora é focar no Vasco e buscar a vaga na final.
    Vamos Galo!!!

  7. Acho que não ganhou 1 ponto precioso e sim perderam 2 pontos preciosos, pois afinal jogaram 30 minutos contra um time com 2 jogadores a menos….

  8. O adversário jogando em casa e pela campanha que faz, era o favorito absoluto mas, o nosso CAM, quase o time reservas dos reservas, se comportou de uma forma que para muitos, surpreendeu, jogou bem dentro das possibilidades e podia até ter vencido.

    Esse empate sim, pode ser comemorado e bem vindo num momento de afirmação do time para com as decisões que batem a nossa porta.

    Agora não têm mais volta e em sequência, dois jogos pra lá de decisivos… haja coração e eu acredito é no nosso GALO.

  9. Eu ACREDITEI ontem e, embora não tenha sido o desejável por todos os amiGalos, claro, o empate ficou de bom tamanho, com um ponto preciosíssimo! Vamos torcer minha gente!!!!!

  10. Bom dia Avila. Bom dia Toninho. Concordo que foi incompetência não ganhar esse jogo. O Igor Gomes perdeu um gol incrível. O Robert deixou de passar a bola para um companheiro livre. A finalização do Otávio de Fora da área. Enfim muita incompetência não conseguir fazer um gol contra um time jogando com dois a menos. Perdemos dois pontos, pois as condições eram totalmente favoráveis. Ao contrário do Ávila dormi pedavida, com a incompetência do Galo em deixar maia dois pontos pelo caminho. Agora esse Paulo Vitor foi contratado pelo Siga? Isto é restolho de um time da Europa. E esse Palácios que custou três milhões de dólares? Num time que Mariano consegue ser destaque a coisa tá feia. E a furada do Fausto Vera? E o narrador dizendo que o Ogor Rabelo deu de Canela e o Palacios de tornozelo no mesmo lance? Esse jogo de ontem escancarou a mentira deslavada de que temos um dos três melhores elencos do Brasil. É como penso!

  11. Salve Massa e Guru

    Ontem chamei o time do Galo de Amigos do Kardec, demonstrando a minha total desesperança em um resultado positivo.
    Tinha gente prevendo inclusive tomarmos uma sonora goleada, previsão até então justificável, frente a um adversário que luta pelas primeiras posições no brasileirão e até então não havia perdido em seus domínios.
    Mas não é que os Amigos do Kardec deram conta do recado?
    Jogamos bem e merecíamos a vitória. Coisas do futebol.
    Milito a quem critiquei por levar titulares, foi perfeito, mas como sou corneteiro por natureza, deixo a pergunta:
    Milito, porque não ter dado chances a Robert como vem sendo dada a Igor Gomes que não vem acrescentando nada à equipe?
    Com 20 minutos em campo Robert rendeu mais do que Igor Gomes que insistentemente vem sendo escalado.
    Aplausos tb pro lançamento de Caio Maia. O moleque correspondeu.
    Vamos Galo ali no Rio buscar a classificação?

  12. Bom dia….ah… eu não seria tão “conformado” assim com o empate. Veja bem (minha opinião que pode não valer muito..rsss). Apesar de ser “alternativo” são jogadores do elenco. Em tese deveriam ter a mesma capacidade (não estou falando de competência). Jogar mais de 30 minutos com 2 jogadores a mais e não sufocar os caras? Eles ainda tiveram alguns lances de perigo – faltas, escanteios, etc. Creio que faltou instruções do treinador de colocar, por exemplo, 2 jogadores (que estavam sobrando) soltos pra segurar pelo menos 4 deles. Enfim, não gostei do empate. Em relação ao árbitro, tenho 2 considerações: Seu comentário (com todo respeito que vc merece) parece mais elogio comum entre os times que “ganham”. Tivesse expulsado o Palácios pq fez falta pelas costas seria taxado de pessimo. Outra consideração é que tenho a leve impressão que o pensamento da cbf é do tipo: “vamos ajudar o atletico que não busca nada no BR24 e dar o serviço na CB sábado. Ai eles não vao reclamar e se reclamar vamos falar que no jogo de quarta o juiz expulsou 2 jogadores do adversário, não deu muitos cartões, não prejudicou o time”. Coloco minhas barbas de molho. Obs: Meu comentário é para termos um bom debate. Abraços.

    1. Bom dia Avila. Bom dia Toninho. Concordo que foi incompetência não ganhar esse jogo. O Igor Gomes perdeu um gol incrível. O Robert deixou de passar a bola para um companheiro livre. A finalização do Otávio de Fora da área. Enfim muita incompetência não conseguir fazer um gol contra um time jogando com dois a menos. Perdemos dois pontos, pois as condições eram totalmente favoráveis. Ao contrário do Ávila dormi pedavida, com a incompetência do Galo em deixar maia dois pontos pelo caminho. Agora esse Paulo Vitor foi contratado pelo Siga? Isto é restolho de um time da Europa. E esse Palácios que custou três milhões de dólares? Num time que Mariano consegue ser destaque a coisa tá feia. E a furada do Fausto Vera? E o narrador dizendo que o Ogor Rabelo deu de Canela e o Palacios de tornozelo no mesmo lance? Esse jogo de ontem escancarou a mentira deslavada de que temos um dos três melhores elencos do Brasil. É como penso!

  13. FOR x 1 CAM

    NOTA DOS JOGADORES PELO PÚBLICO-GE:

    Paulo Vítor 2,2
    Otávio 2,7

    Everson 3,6

    Kardec 4,5
    Igor Gomes 4,8

    Fuchs 5,7

    Robert 6,0
    Caio Maia 6,0
    Alisson 6,0
    Scarpa 6,0
    Saravia 6,1
    Palacios 6,5

    Mariano 7,0
    Rabello 7,6

    Fausto Vera 8,1

    Considerando a Escala FIAD (Ficha Individual de Avaliação de Desempenho) de cada jogador (Muito Fraco de 0 a 2); (Fraco de 2 a 4); (Regular de 4 a 6); (Bom de 6 a 8); (Excelente de 8 a 10), tem-se:

    Fracos e Muito Fracos (ninguém)

    Regulares (Everson, Kardec, Igor Gomes, Fuchs)…

    Bons (Caio Maia, Robert, Alisson, Scarpa, Saravia, Palacios, Mariano e Rabello)…

    Excelentes (Fausto Vera)…

    Média da Equipe (5,52 – Regular)…

    Melhor em campo: Fausto Vera…

  14. Com o excesso de contusões aliado às infames convocações e erros que, naturalmente acontecem, fatores que, associados, resultaram numa campanha irregular e, ao fim, catastrófica no Br-24, a Diretoria apostou todas as fichas nas Copas. Na minha opinião, o que não tem a menor importância, essa foi uma atitude arriscada, mas que pode gerar frutos. E é aquela situação: se vencermos uma das copas, aplausos, risos e comemorações; se perdemos as duas e ainda ficarmos de fora da LA-25, vaias, tá tudo errado, incompetentes, SAF vagabunda, 4 Ratos, etc..

  15. Um jogo lnteressante , divertido , onde o galo somente não obteve a vitoria por dois motivos : a atuação do goleiro do leão do pici e a falta de espirito de equipe deste robert , que vendo o jovem Caio otimamente posicionado e livre , se recusou a servir o companheiro na cara do gol Agora entendo o sumiço deste jogador. Entramos em campo com dois a menos, paulo vitor e kardec , que me recuso a comentar , piada de mau gosto, ambos. O fortaleza , nenhuma brastemp , segundo o comentarista da tv esgoto , juntamente com o deslumbrado narrador , ëstava amassando nosso galo, como uma engrenagem azeitada em campo , carrossel holandes de tempos atras , etc, blablablabla, e mais blablablabla e mais blablablabla O que se viu na realidade , foi o galo perder duas ou tres chances de gol , e este fortaleza , com aquela zaga e defesa com vontade de entregar a paçoca , com o intragavel marinho fazendo seu jogo individual e este moises , bom jogador, bom de bola Só , somente só , mais nada. vaxxxco sendo vaxxxco em sao paulo , 3 a zero com titulares. Noticias que chegam do Rio é que estão escondendo e negando ingressos pra torcida atleticana , isto não muda nunca. Aqui recebidos com civilidade , lá fazendo o joguinho que são mestres , maracutaias e sacanagens, prá variar. Torcidas irmãs. Sei , acredito . Chega o natal e não chega sabado , 19/10 , 18.30hs.

    1. Bom dia xará e amigalos. GALO encarou de frente o Fortaleza(time sempre candidato a tudo mas só ganha regional e Copa do Nordeste). E o time reserva até que deu conta do recado e poderia ter vencido. Agora é contar com o retorno de Arana para fazermos com o Vasxxxxxxco o mesmo que o São Paulo fez ontem…

    2. Bom dia.

      Ainda em relação aos ingressos.

      Com 482 conselheiros e 50 suplentes no Galo, cada um deles tem o direito de comprar, 5 horas antes do torcedor, até cinco ingressos para os jogos do clube.

      Há pessoas na SAF que querem acabar com essa modalidade.

      Abraço.

  16. Amigalos, também gostei muito dever o Caio Maia e o Robert. O Alisson e Vera também foram bem assim como o Mariano, Parabéns a todos pela intensidade no jogo.

  17. Bom dia, Atleticanos! Destaco tbm o ótimo Fausto Vera. Vem jogando muito bem, técnico, tem bom passe e boa chegada no ataque. A resistência (burra) que alguns tinham com o jogador por ele ter sido indicado pelo nosso treinador, é ridícula e deve ter sido extinta com as boas atuações do atleta argentino. Hj, é nosso melhor volante. Rumo ao RJ pra batalha contra o vasco, esqueçam essa tolice de “torcida amiga”. Isso não existe! Todos os outros times são inimigos, principalmente os brasileiros (sem violência, óbvio!). GALO SEMPRE! SAN

  18. Bom dia!
    Gostei do time reserva ontem.
    Gostei também das entradas do Robert e do garoto da base.
    Não gostei da entrada de Scarpa. Impressionante como não consegue fazer a diferença, ainda mais jogando com um adversário que já estava combalido com as duas expulsões. Mas…o Galo encarou bonito o leão e jogando com time reserva.

    1. Prezado Amigalo
      Também estou um pouco preocupado com o Scarpa. Muito mascaradinho, nervosinho. Até andou confrontando o Hulk, exemplo de profissional. Além disso não está entregando muita coisa ultimamente. Ainda tem crédito. Será que está querendo vazar? Sinto alguma coisa estranha por aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *