Categories: blogueirosfutebol

Adrenalina só pós-apito final

A primeira partida, de duas da decisão do Mineiro, mostrou dois times querendo o empate até o momento da justa expulsão do Allan. A partir daí, o América foi mais ousado e tentou buscar a vantagem para o próximo confronto. Foi um final melancólico sem gols, e agora precisamos vencer ou empatar e só uma derrota tira esse título da nossa coleção.

Cuca, como até mencionei ontem – ao estilo Sampaoli – outra vez surpreendeu com a escalação inicial. Da passagem anterior no Galo, o treinador não tinha essa mania de só anunciar o time em cima da hora e com formações surpreendentes. Domingo tinham três zagueiros e três laterais. Antes do jogo as opiniões eram divididas sobre o que ele pretendia e, acabou sendo o básico. Rever à frente dos outros dois, como volante, Arana avançado e Dodô na defensiva.

Com o aproveitamento de Rever e Dodô, os únicos titulares ausentes desde a última partida foram Jair e Keno, que nem como opção de banco figuraram. O lateral reserva ontem não repetiu suas boas atuações anteriores. Com isso, ele voltou com Allan no lugar de Rever e logo depois colocou Sasha na vaga de Dodô. Se temos boas opções de banco, qual a razão de fazer improvisações?

Depois ainda tirou Savarino e lançou Tardelli. Mais pra frente sacou Nacho e Hulk que deram lugar a Hyoran e Franco. Muito tem me estranhado a razão dessa birra com o Marrony. Ao que acompanho, na ausência do Keno deveria ser este jogador a atuar, pois o Cuca nem na partida com os reservas semana passada o utilizou. Implicância ou injustiça? O Atleticano merece uma explicação. Vou além, também não gostei da manifestação do treinador de que o empate foi satisfatório. Desde quando empatar com o kuei é satisfatório para o Galo? Jamais!

Sobre o comportamento do elenco em campo, a meu juízo, insisto em questionar algumas situações de jogo. Essa saída de bola com o goleiro é perigosa. Ontem, num tiro de meta, por pouco o Everson foi surpreendido. Aquele lançamento dele, goleiro, para o lado esquerdo – no caso o Dodô – foi infrutífero em todas as tentativas.

O enredo, não fosse o sistêmico cartão do Allan – dessa vez vermelho – seria de dois times esperando o relógio andar. O Galo, com o regulamento debaixo do braço – por dois empates – e o kuei na expectativa de surpreender no jogo de volta. Vamos aguardar o próximo e decisivo capítulo. Que seja uma partida que empolgue ao Torcedor Atleticano, ainda que distante das arquibancadas.

Por fim, justificando o título do post, só quem esteve presente no Horto pôde presenciar o único momento de tensão da partida. O árbitro, fraco sim, passaria em branco não fosse seu comportamento ao termino do jogo. Desagradou aos dois lados. A mim, que tenho evitado criticar esses estranhos sopradores de apito, não mereceria comentar que ele deixou de dar uma sequência de faltas no Hulk durante a partida.

Talvez pelo potencial atlético do jogador, o juiz tenha se levado por não punir os infratores. Mas Hulk também, apesar de toda sua força, sofre carga dos adversários. Passaria, apesar de num dos três lances de suposta penalidade, não ter recorrido à revisão. Livraria sua própria responsabilidade, mas abdicou disso, sabe-se lá por qual razão.

Entretanto, ao dar sete minutos, o que desagradou ao banco do Galo e também do América, ele se perdeu. Nossos dirigentes acharam muito e os do adversário pouco, isso já comprova que o kuei buscou a vitória no final. Daí, nos acréscimos, Arana sofreu falta para cartão e sua senhoria nem marcou a infração.

Como consequência disso, amarelou o próprio Arana e Guga, ambos por reclamação. Depois Everson, por suposto retardamento do jogo. Naquele que seria o último lance, “amarelou” ele próprio noutro sentido do termo. Afinou! Falta, com bola, a ser alçada na área americana, encerrou a partida antes da cobrança. Com isso, recebeu um bolo de jogadores em cima dele reclamando, sobrou outro cartão amarelo para Tardelli. Essa parte final já sem a TV. Levou minutos para deixar o gramado e saiu debaixo de xingamentos dos dois lados.

Diria que, seus erros teriam passado batido, não fosse ter se perdido na reta final. Uma pena! Agora, volto a defender árbitro de fora para essa situação. Wanderson, professor de inglês, terá dificuldade de explicar aos seus alunos – se perguntado – a diferença entre “misunderstanding and intentional error”. Equívoco e erro intencional! Foi muito estranho aquele apito final. Já foi anunciado seu veto a jogos do Galo. Prudência!

Em tempo: via de regra, acompanho sistematicamente, as súmulas são liberadas no site da FMF em torno de 30 minutos depois do encerramento das partidas. Pois essa até agora de manhã, horário que posto a resenha, ainda não foi publicada. Aguça ainda mais sobre a atuação estranha de sua senhoria.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Concordo. Até agora o Cuca já empatou com o Sampaolli. Do jeito que vai até no meio do ano já vai estar dando de goleada. Lastimável.

  • Quarta, passada, Libertadores, contra América, bombas e gás, na Colômbia, Galo valente e vencedor.

    Ontem, equipe exausta pela viagem épica e esquema Cuconfuso, Everson protetor e trocas inócuas, Galo x0x0 não poderia vencer América-MG coeso e corajoso, e encerou final da partida para não perder. 

    Allanprado Zinho (enceradeira-cachorrinho atrasa-latinha metido a chihuahua), volante canastrão, assíduo malfeitor, em nova expulsão, deveria ser enxotado do clube.

    Alívio: sábado, segundo jogo decisivo do Mineiro, esse desastroso custo-benefício, especialista em cartões e expulsões, toka-pro-lado-toka-pra-trás, chutes siderais e entregas ao rival, suspenso, não lesará o time nem irritará o torcedor.

    Mais recursos e menos faltosos, Zaracho, Alan Franco e Neto são melhores que o safado parasita e Jair. Com sequência, um deles será o primeiro volante.

    Cuco tocando... Acorda, Cuca!

    Quarta próxima, Libertadores, contra Cerro Porteño, no Paraguai, Galo a buscar vitória para subir na classificação geral.

  • Futebol com cuca é o mesmo q um museu de velhas novidades onde o tempo parou! Não dá p curtir o GALO tendo na Casamata Alvinegra um cara que sente prazer em ver futebol de bicuda p frente e bolas alçadas na área, com a boa qualidade q o time já demonstrou q pode apresentar ser neutralizada por ele mesmo. Digo mais; times iguais aos q enfrentamos na LA até o momento não temos no Mineiro,pelo simples fato de os clubes regionais serem muito melhor q eles. Esse é o grande erro q incorre aos incautos; impor ao Clube um técnico de SUA preferência em detrimento a um TREINADOR q se encaixe no jeito q ele,o Clube, exige q SEU time jogue. São tantos os recomeços q dá nisso q se viu na tarde/noite de ontem. GALO com um a menos é muito mais time do q o seu oponente de ontem, pena q o "tequinicu" não pensa assim!!! É difícil ter " gostei do jogo do GALO" e este "téquinicu" na mesma frase, é um ou outro,os dois não dá!
    Saudações Atleticanas

    • O time do América de Cáli é muito melhor do que o América. Nem compara.
      O problema é o cara inventar rever de volante porque o América faz muitos gols de cabeça. Dois laterais esquerdos.
      Tinha que entrar pra esmagar o América, isso sim. Time fraco. Certamente vai brigar pra não cair.

      • Tranquilo Pedro!
        Penso diferente mas respeito vossa opinião. P quem gosta de ver o seu/ nosso time jogando um bom jogo é duro perceber jogadores que jogam muito, tendo atuações bem abaixo_ até medianas_ ao máximo. Isso não é de agora!
        Saudações Atleticanas

  • Rubão, fi, bem que cê poderia comprar e PONHÁ alguns ezemplá da gramática e doar aos agressô da Língua Portuguesa. (NUM É?). CRUZES! Pode CÊ OS QUI dá de moralista! Mas num ISQUECI. sêmos tudo GALO!

  • Cuca escalou muito mal ontem. Poderia ter usado Marrony na ponta, Nathan ou Neto de volante e Vargas no ataque. Mas ele pensou apenas em amarrar o jogo com 3 zagueiros e 2 laterais esquerdo em campo.
    O time ficou perdido e faltou entrosamento, afinal de contas essa escalação esquisita nunca havia sido usada antes.

    Quando ele mudou no intervalo, tentando corrigir, não contava com a expulsão do Allan. Sobre isso, apesar de não gostar nada do futebol dele, achei que foi inteligente ao trocar a expulsão pela possibilidade do Ademir sair cara a cara com o goleiro. Já o critiquei por outros cartões bobos e desnecessários, mas ontem foi providencial.

    Com um a menos, o Galo se agarrou ao regulamento e não quis saber de jogo, retrancou e abusou da cera. O empate foi justo para os dois lados, pois faltou emoção, faltou qualidade técnica.
    Achei o juiz isento, acertou nos lances capitais da partida.

    Esperamos que no próximo sábado as coisas mudem e nosso bom treinador escale corretamente. Ficar lá atrás só esperando o relógio passar é pouco para esse elenco, que pode oferecer bem mais.

  • Bom dia!

    Enquanto o América entrou em campo para não deixar o Galo vencer e ampliar a vantagem, o Atlético entrou em campo com o regulamento debaixo do braço.

    Com efeito, o placar OXO, de zero a zero, ficou de ótimo tamanho para ambos os técnicos, segundo a proposta de jogo de cada um, eis que num jogo de 180 minutos a primeira partida de uma decisão é de cautela e muito estudo, naturalmente.

    Ademais, é preciso considerar que enquanto o Atlético teve uma semana complicada pela ida à Colômbia, o que tira foco e vigor físico, o bom e organizado Time do América, do estrategista e nada doido Lisca, ficou descansado para entrar como franco atirador na primeira partida.

    E se o Allan não tivesse feito aquela falta tática e providencial no lépido Ademir, que acabara de entrar na partida, nessas horas o Atleticano estaria chorando uma derrota.

    É por isso que o empate ficou de bom tamanho.

    Para o segundo jogo o América vai ter que sair para o jogo e se expor. E dada à condição de melhor Time e Elenco do Atlético, o resultado normal é a vitória do Galo.

    Para a 2' partida o América entra como zebra.

    Eu acredito!!!

  • Bom dia E. Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas.

    Foi um jogo ruim de ver e com estratégias inúteis.
    Para quê arriscar se temos bons jogadores nas posições que o Cuca mexeu?
    Como lembrou o Paulo Silva (aqui), o time jogou com o regulamento debaixo do braço.

    Existe ou não birra contra o Marrony? Cuca disse que é questão de "gosto". Pode ser!

    O cenário é o seguinte: com o empate Galo fará o América ir para o tudo ou nada no sábado que vêm. E se Cuca preparar o time para jogar com inteligência e eficiência, iremos comemorar mais um título.

    Cuca e a comissão técnica precisam usar estratégia correta contra o Cerro na 4ª, América no sábado e La Guaira na 3ª, pois desses confrontos teremos ou não a confirmação de que o planejamento está sendo bem aplicado.

    Vamos em frente! "Aqui é Galo"!

  • Infelizmente invenções desnecessárias. Se não conhecesse os jogadores ainda tinha uma desculpa, mas colocar Rever de volante é tão bizarro como colocar Igor Rabello de Centro avante, precisa testar isso? E quando voce desloca a Arana em detrimento de outros da posição que estão no elenco, voce desprestigia esses jogadores, perde um bom lateral e ganha um jogador deslocado sem necessidade.
    Isso fez inclusive que o Nacho não se achasse em campo e se voce não confia nos da posição então coloca os cara a disposição e pede contratação. Tem tantas opções que improvisar se torna um crime. Em minha opinião alguns do elenco ja mostraram que não acrescentam nada, casos de Sacha, Alan Franco e outros mais, mas o treinador esta la pra isso, menos invenção e fazer o simples que se o time tiver empenho e organização é só não atrapalhar.

  • Cuca jogou com o Regulamento mas errou feio ao escalar o melhor lateral esquerdo do Brasil fora de sua posição...

    Errou feio ao escalar Rever de terceiro zagueiro e ainda fazer esse jogador de primeiro volante na saída de bola...

    Errou feio ao não escalar Marrony no lugar do Keno, mostrando que esse jogador está meio que fora dos planos...

    Errou feio ao armar a equipe pra não perder um jogo que poderia ter sacramentado o título Mineiro com uma vitória simples...

    Agora já no Sábado, terá que jogar sem poder errar nada e pra isso, contamos que não vá inventar jogadores fora de suas posições reais...

    Time titular no 4 3 3 e uma vitória para sacramentar a conquista de mais um caneco do Mineiro!!!!!

  • Bom dia,

    Fica muito difícil de comentar o jogo de ontem, principalmente após ler os comentários já postados, tentarei não ser repetitivo, mas será difícil.
    Ontem na entrevista pós jogo o Cuca se mostrou pior do que seu antecessor que selecionava as perguntas, foi simplesmente mal educado mesmo.
    Quanto ao torcedor, já estava esperando mudanças na equipe, mas o que não desceu foi as improvisações, o que nos leva a crer que o treinador não esta satisfeito com o elenco.
    Realmente todos pedem um primeiro volante, mas dentre os jogadores do elenco que jogam naquela posição ou de segundo volante, havia muita opção que não seria "improviso", para mim injustificável.
    Só para esclarecer, a que pese o excesso de cartões do Alan, ontem foi perfeito e necessário.
    As improvisações que de novas não tinha nada, já tinha visto em outro jogo e em outro momento do jogo, o Dodô ao lado do Arana em final de jogo, e o Rever de volante, como o Cuca mesmo disse, com ele e também com o Sampaoli, apesar de em todas as oportunidades, foi o mesmo fiasco de ontem.
    O Cuca esqueceu o quanto a torcida cobra ou a torcida mudou nos anos que ele ficou fora, digo de minha parte, o resultado não foi pior do que vimos, time descaracterizado apenas para não utilizar jogadores como Marrony e Savio (que para mim não merece mesmo).
    Marrony, alguém tem que dizer para os analistas de desempenho do Cuca que ele continua como o artilheiro do Galo no Mineiro.
    Vou repetir apenas o Barata, ontem foi dito de hipocrisia, pois bem, faltando 40 segundo para o término do jogo deixaram de lançar uma bola para área proveniente exatamente de uma falta no mesmo lugar e faltando 10 segundos reclamam, aff.
    Quanto ao tempo de acréscimo, foi exagerado, me baseio em jogos quando somos irritados por tanto anti jogo e paralizações e no final o árbitro da 5 minutos, minha sensação foi que se o Atlético não pegasse a posse de bola o tempo iria ser acrescido até aos 70...80... ou até mesmo um gol do América.
    O juiz não teve tratamento igual aos dois times e a lances semelhantes.
    O de bom foi o desempenho da dupla Igor Rabello/Guga e do goleiro Everson.
    O condicionamento físico ficou claro desde os primeiros minutos, o América executou marcação alta o tempo todo, isso é quase impossível, enquanto o Galo nitidamente dosou o desgaste.
    Pior apenas do que a escalação foi as substituições.
    O Cuca tem que entender que o torcedor daqui participa da vida do clube, não aceita apenas o que ele coloca para jogar, quer saber o porque, e o normal é se perguntar pelo menos 5 vezes o porque das coisas para se chegar a uma causa raiz para podermos entender suas decisões e escolhas, não pode espanar no primeiro porquê.
    Cinco jogadores ( Arana, Vargas, Alonso, Savarino, Alan Franco) desfalcaram o time na Copa América e Olimpíadas, podendo aumentar com o retorno do Zaracho e talvez o Guga, espero que o CBF nos dê a mesma oportunidade de escolha que deu ao Flamengo de adiamento de jogos.
    Boa semana a todos!

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

13 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!