Pronto. Lula se entregou!

“Só aquele casaco dele [João Dória] daria para comprar os dois cisnes da Marisa e os dois barquinhos que ela tem”. (Lula, em palanque, fazendo comício para Haddad)

Pronto! A alma mais honesta do Brasil finalmente confessou: O sítio de Atibaia é dele. Ou por que estariam lá os pertences da esposa? Aliás, pertences que a mesma havia negado possuir também. Na família Lula da Silva é assim: Tríplex, sítio, apartamento vizinho, apartamento dos filhos, carros, etc. são sempre emprestados por amigos queridos e generosos. Me pergunto se ao menos as roupas íntimas que usam são próprias. “Marisa, galega véia, passe no vizinho e peça uma cueca.”

O cara saiu do Alvorada com sei lá quantas carretas de objetos, alguns, inclusive, pertencentes ao Estado brasileiro. Para armazená-los, logo arranjou um amigo para pagar a conta do depósito. Amigos também lhe emprestam jatinhos, pagam contas de hotéis e restaurantes ultraluxuosos, presenteiam-no garrafas de vinhos raríssimos e charutos cubanos. É ou não é o sujeito mais querido do Brasil? Quem é o Flamengo perto dele, né, não?

Mas eu é que sou maldoso, coxinha, pau mandado do PSDB, golpista, imbecil, elite, racista, burro, mal informado… Lula é um casto, injustiçado e perseguido pela justiça brasileira apenas porque — faz-me rir! — retirou 700 milhões de brasileiros da miséria, “permitiu” que 300 milhões de pobres viajassem de avião, que 400 milhões de negros cursassem a faculdade, que 250 milhões de mulheres pudessem trabalhar, que 1 bilhão de analfabetos se formassem “doutor”, e blá blá blá. Deve ser por isto que não tem coragem de caminhar pelas ruas ou pegar um simples avião de carreira, não é? Deve ter medo do tamanho assédio carinhoso que receberá. De tantos abraços e beijos. Tantos gritos “Lula eu te amo”. Sinceramente…

(Fechem o Brasil. Leia!)

88 thoughts to “Pronto. Lula se entregou!”

    1. Caro Vinícius eu iria até escrever pro tal Ricardo ai, mas assino embaixo de seus escritos. Põe besteira nosso! Mas no fim, não sei quem é mais idiota: eu que perco meu tempo lendo ou quem escreve… acho que ambos!

      1. Magno, talvez você pudesse realmente gastar seu valioso tempo lendo/estudando alguma coisa. Pelo seu comentário você deve ficar o dia inteiro meditando, e acreditando que estamos bem, e que nos últios 12 anos estávamos navegando em um transatlântico muito bem capitaneado… É lastimável…

      2. Lula já tem garantia pra morar na Bolívia ou na Venezuela…. A Lava-ladrões já tem um pedido de prisão para um bandido. Só falta entregar. Quem será? Fácil saber: quatro letras: L – U – L – A

    2. Nunca vi tanta alienação na vida. O pior cego é aquele que não QUER enxergar. Como ficar defendendo bandidos que roubaram milhões do povo Brasileiro. Desculpe meus amigos, mas quem tirou o povo da miséria fomos nós, classe A,B eC, com a carga de impostos gigantescas que pagamos. E voce, só mais baderneiro safado.

    3. Lula já tem garantia pra morar na Bolívia ou na Venezuela…. A Lava-ladrões já tem um pedido de prisão para um bandido. Só falta entregar. Quem será? Fácil saber: quatro letras: L – U – L – A

    4. Valeu,esses caras que falam mal do PT,deveriam olha que eles devem ser piores,eles são aproveitadores pra dar notícias falsas,não tem mais respeito pelas pessoas,vão pra porra cambadas de que não tem o que fazer,vão trabalhar e olha pro rabo de vocês.

  1. Você é um maluco mentiroso. Nunca li tanta besteira na minha vida. Você pode se candidatar ao lugar do Reinaldo Azedo, naquela revistinha nojenta.

    1. Lula já tem garantia pra morar na Bolívia ou na Venezuela…. A Lava-ladrões já tem um pedido de prisão para um bandido. Só falta entregar. Quem será? Fácil saber: quatro letras: L – U – L – A

  2. Confessou nada! Os coxinhas até que gostariam que ele fizesse isso. Mas para o desespero dos reacionários e alienados tucanóides, nada disso ocorreu. Afinal, como é possível ninguém ter conseguido condenar Lula? Desse jeito, Lula vai ser candidato à presidência da República em 2018… e vai ganhar. Precisamos condenar Lula, nem que seja por ele ter pedido uma cueca emprestada ao vizinho. Afinal, corrupção é corrupção, seja sítio em Atibaia, Tríplex no Guarujá ou cueca do vizinho.

    1. Lula já tem garantia pra morar na Bolívia ou na Venezuela…. A Lava-ladrões já tem um pedido de prisão para um bandido. Só falta entregar. Quem será? Fácil saber: quatro letras: L – U – L – A

  3. Prezado Senhor Kertzman. Desculpe-me, mas o senhor parece se esquecer facilmente da história política brasileira. Sim, (in)felizmente, o senhor querendo ou não, foi o PT o partido que mais fez por esse país. E não apenas no que diz respeito aos problemas sociais. Mas partido nenhum tem como fazer milagre e resolver em pouco mais de uma década os erros de 500 anos de história, assim como os desvarios políticos de todos os partidos anteriores, que chegaram ao poder muito antes do PT. Os problemas de corrupção, que presenciamos hoje, e são euforicamente divulgados pela mídia, só vieram à tona devido ao PT. Tais problemas sempre existiram nesse país – não são invenção do PT – mas antes nem sequer falava-se sobre isso. Não havia órgão de controle nenhum, como os criados pelo PT. Não havia uma mídia forte e presente. Há algumas décadas não havia mesmo o direito de liberdade de expressão. Antes de publicar tais comentários ridículos, matricule-se em um curso de história, em uma das tantas faculdades que hoje existem nesse país – também graças ao PT. Para encerrar, o PT não fez apenas o que o senhor mesmo já citou (deixemos os números idiotas de lado), como também muito mais, em diversos âmbitos: cultural, econômico, estrutural e político. Até mesmo permitiu que o senhor e a sua família se dessem melhor. E lembre, senhor Kertzman, todos podem cometer erros. O maior erro do PT foi confiar em partidos como o PMDB. Foi permitir tanta libertinagem e abusos de vários setores da sociedade. Veja como manifestantes contra o senhor Temer são reprimidos. Veja como pilantras do PMDB e outros partidos estão se safando, enquanto uma presidente foi acusada e julgada por cometer algo, que sempre foi praxe nesse país, inclusive nos tempos do PSDB.

    1. Mauricio, eu sabia que Deus não existia! Sempre foi o PT, desde o início. Obrigado por abrir meus olhos e me iluminar as trevas.

      1. Nobre colega Ricardo, você é mesmo ótimo! Olha quantas pessoas rancorosas e cheias de ódio te respondem como você só falasse asneira e não conhecesse o mínimo dessa história vexamosa do PT. E o pior de tudo eu tenho um pouco de culpa nesta história, pois fui eleitor e simpatizante desta seita, mas a muito tempo atrás, votei em Lula pro primeiro mandato e nunca mais quis saber dos PTralhas. Aliás, são bandidos de formação!
        Um forte abraço e força ai moleque, parece que pensamos iguais e muitas coisas!

        1. Quem fala que Lula e bandido e ladrão deveria olha o seu rabo primeiro seu otário.vai trabalhar cara,para de falar mal dos outros,olha o seu rabo deve estar bastante sujo.

          1. Você deve estar me confundindo com gente da sua família, Ruy (que é o seu nome verdadeiro). Aliás, eu não entendo porque este medo de não mostrar o próprio nome. Você é procurado ou fugitivo?

    2. Quem é este Maurício??? Será que está falando da Suiça mesmo? Só pode… Ele não deve ter vindo ao Brasil nos últimos 12 anos… Ridículo?!?!?! O que o PT fez? Comprou o voto de milhões de alienados e chamou isso de programa social??? Minha terra é bastante pobre (Vale do Jequitinhonha) e você sabe quais foram as melhores obras “sociais” que a região recebeu??? Cobertura de celular e esfalto até a cidade. Quem convive nestas regiões sabe o quanto isso incluiu as pessoas no contexto do Brasil… Bolsa Família pode ter sido pensado como uma benesse, mas serviu pra comprar votos para o PT.
      Infelizmente, cheguei a acreditar na falácia deste infeliz, e hoje vejo o quão enganador ele é. É terrível como existem pessoas como este Maurício. Temer não é solução, as a saída dos comandantes do PT (nem todo Petista é pilantra) é requisito para conseguirmos chegar a algum lugar.

      1. Tá certo Pacdba.
        Espero que tenha muita saúde para trabalhar até os 65 anos…….
        Se vc gosta tanto do bolsa família, troque de lugar com quem recebe esse benefício !!!!!!!!!

        1. Vinicius, acho que você não entendeu meu comentário. Sugiro relê-lo. Em nenhum momento defendi este “programa”. Muito pelo contrário, em minha região ele só gerou pessoas PREGUIÇOSAS (em algum lugar deve ter servido para alguma coisa boa). Com relação a trabalhar, não sei se felizmente, ou infelizmente, temos que nos planejar para que não dependamos do INSS. “trocar de lugar com quem recebe…” Não entendi a sugestão. Afinal, você está defendendo a administração do PT, ou criticando. Esclareça melhor suas idéias e refaça seu comentário.

    3. Senhor Mauricio,
      Como o comentário do senhor é parcial, vem com um comentário falando de história e não a menciona totalmente.
      1- Sim, sempre tivemos vários problemas sociais, estruturais, de educação, saúde e muito mais, mas isto veio sendo corrigido em alguns governos que tivemos, uns mais outros menos, sem ir muito longe, lembro que primeiro, redemocratizamos o país com grande enfâse para o PMDB para isso e a constituição de 1988.
      2- Depois vencemos uma inflação de 4000% ao ano com o real, e algumas reformas que começaram a modernizar o país. O PT pegou uma base estruturada, uma casa arrumada, juntou vários programas que já existiam e deu novos nomes a eles como o bolsa família (tudo bem! porque não sou daqueles que praticam a política da terra arrasada.)
      3- Em relação a mídia, quem tentou calar a mídia com uma censura disfarçada foi o PT, mas não colou.
      4- Chamar números de idiotas são para aqueles que gostam de negar a realidade.
      5- Falar que o maior erro do PT foi confiar no PMDB, escolhido por ele mesmo é achar que todo mundo é idiota ou coisa pior, por que não citou a maior corrupção do mundo, o partido que tinha a bandeira da ética, o aparelhamento gigantesco do estado pela cumpanheirada, (eram quantos ministérios mesmo??) e o pior de tudo posse do estado nação por um partido político, que não sabe a diferença entre público e privado.
      Tem uma frase famosa que diz: “Nos pequenos detalhes se mostram as grandes intenções”, quando o PT mandou fazer uma estrela vermelha nos gramados do palácio planalto já tinha visto tudo que ia ocorrer.
      6- Sei que muitos hoje amargam uma péssima situação fruto deste governo nefasto e corrupto. Que a cada dia ficamos impressionados com tamanha manipulção através de um populismo corrupto; recentemente veio a tona que em Brasília que não tem rio ou mar, somente o lago ( lembrando que lago é artificial Sr. suiça) Paranoá
      tem 45000 pessoas no seguro defeso, imagine se todos tiverem com sua vara de pescar lá, não haveria espaço no perimetro do lago. Portanto é muita gente com medo de perder estas boquinhas por aí e gritar fora Temer e ou PMDB.
      Mas Brasileiros fiquemos Tranquilos 2018 não passam de 20% ou menos, aliás nas campanhas eleitorais veiculadas no país tiraram a estrela e nome do partido sera por quê?
      7- Presunção é defeito grave e arrogante.
      e outra cansei, não tenho boquinha e preciso trabalhar para ganhar o meu honestamente!

    4. Lula já tem garantia pra morar na Bolívia ou na Venezuela…. A Lava-ladrões já tem um pedido de prisão para um bandido. Só falta entregar. Quem será? Fácil saber: quatro letras: L – U – L – A

    5. Mauricio parabéns pelos cometários. Concordo com o que escreve, realmente precisamos de pessoas que conheçam melhor a História do nosso país.

  4. Ricardo,acredito que a Justiça neste país,ainda seja uma instituição séria. Ela virá. Ninguém,nenhum governante,porque foi eleito pelo povo,tem direitos e poderes para fazer o que bem entende. Colocar milhões de brasileiros voando de avião,outros milhões na faculdade,é muito fácil,resta saber como fazer isto. O ensino no brasil,caiu de forma vergonhosa a qualidade. Hoje entra-se na faculdade sem se submeter a um exame. Brasileiros que não sabem ler e escrever direito,recebendo diploma nas faculdades.Vergonhoso. Brasileiros com cartões de crédito estourado,dívidas altíssimas,porque viajaram demais de avião e agora não tem emprego e salário para saldar seus compromissos. É este o resultado do governo do PT para os pobres…enganação para conquistar os votos de 50 milhões de pobres,que foram sim á faculdade,mas não mudaram de mentalidade,não abriram suas cabeças para novas políticas além desta de dar aos pobres para garantir seus votos. Otários dignos de pena. Lula é sim o político mais querido do Brasil,querido pelos donos de construtoras que formaram um cartel,uma máfia,para embolsar trilhões dos otários,querido por milhões de brasileiros que hoje estão desempregados,porque um governo,um dia,esqueceu que quem emprega neste país está quebrado em consequencia do desgoverno,com altas taxas tributárias que impossibilitam qualquer empresa funcionar. Cansei viu Ricardo!?! Parabéns por todos os seus excelentes comentários,siga em frente. Abçs

  5. Os petistas são ferozes mas nem tanto, A gente ate entende os “fora Temer” mas defender Lula, ultrapassa todos os entendimentos racionais possíveis. Ricardo, você foi direto na ferida aberta petistas fundamentalistas. E eles ainda leem seu blog e bufam e babam de raiva. Se não fosse a crise brava que eles mesmo nos meteram, estaria dando gargalhadas.

  6. Parabéns Ricardo pelo bom humor das suas respostas. Direta, sem rodeios e que desmonta qualquer agressão idiota de quem lê e não gosta. Em poucas palavras vc zoa o cara, como se fosse um jeb de direito na fuça e geralmente sem cair na baixaria dos petistas malucos.

  7. Excelente texto, Ricardo Kertzman! Essa mistura genética de Fidel Castro, Hitler, Mussolini, Hugo Chavez e Kaspar Hauser, que nunca sabe de coisa alguma, tem que ser erradicada do nosso país!

  8. Ele e a sua cria foram responsáveis pelos governos mais corruPTos de todos os tempos e por jogarem o País na maior recessão de sua história.
    Ah, também tem a lorota dos 30 milhões que foram tirados da pobreza POR UMA CANETADA PASSOU A CLASSIFICAR COMO CLASSE MÉDIA, DA NOITE PARA O DIA, QUEM RECEBE MENOS QUE O SM.

  9. PQP! QUANTA VIÚVA NESSES COMENTÁRIOS! Pior cego é que não quer ver! E ainda se acham politizados e intelectuais, tem um até que mora em Zurique ( Tem uns que vão para Paris )! Coitada da Suíça! Mas até lá tem esterco! Abraços Ricardo! Quanto a êles…. coitadinhos, perderam a boca!

  10. “Você está enviando comentários rápido demais. Calma aí.” Fazer o que se tem cérebros desprovidos de inteligência. Eu disse que vc é um tremendo cara de pau, invejoso e que querendo ou não, 2018 ELE irá voltar. Ai sim, quero ver o seu desespero. Tem que melhorar muito para abrir a boca e falar o nome “DO CARA”.

  11. Riquezas do LULINHA. Sócio majoritário dos Frigoríficos JBS (Friboi) , Sócio majoritário da Telefonia OI. Proprietário de 6 fazendas que somadas dão um total de 1.400.000 hectares. Criador de mais de 500.000 cabeças de gado no Estado do Para. Hoje seu meio de transporte é um Jato Executivo avaliado em 50 milhões de dólares. Para quem era funcionário público cuidador de zoológico. Essa é parte da distribuição de renda do ex-presidente Lula defende para a Dilma.
    12 senadores, 49 deputados e 03 governadores, todos do PT, já foram INCRIMINADOS na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Eduardo Costa, preso e apavorado com o risco de pegar mais de 40 anos de cadeia.
    Este governo por meio de seus políticos roubavam mais de 3% de TODOS os contratos sob sua responsabilidade, desde 2003 até os dias de hoje! Só a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, tem preço final de R$ 40 BILHÕES, implicando numa PROPINA de R$ 1 BILHÃO E 200 MILHÕES. O MENSALÃO será considerado apenas um troco, comparado ao ROMBO dentro da Petrobrás!
    A VERDADE está chegando na HORA CERTA! PT em pânico. Lula convoca reunião de emergência em SP. Rui Falcão está desesperado!

  12. Ricardo, obrigado por, simplesmente, relatar os fatos. Infelizmente estamos nesta lama devido a estas tantas pessoas que acham que o Lula e a Dilma foram a “salvação”… PELO AMOR DE DEUS é só olhar o País HOJE!!! Estes dois ficaram no porter por mais de 12 ANOS!!!! E a crise é culpa de conjuntura mundial?!?!?!?!?! Ricardo, mais uma vez, obrigado por expor, sua opinião, e ter a capacidade de ignorar comentários de acéfalos.

  13. Bom, vamos entender um homem que nunca trabalhou, não vem de família rica, com salário de presidente da para construir o patrimônio que tem? Ora me poupem.

  14. Marcia Xavier Lanna… Parabéns.
    É muito claro, tudo neste país é camuflado, ilusório; e eles tem sim como metas reduzir o máximo a educação brasileira, somente assim conseguem manter os verdadeiros CURRAIS.

  15. O PT não é um partido político. É uma seita.
    Da mesma forma que uma seita, tem seus dogmas e suas verdades. Segue a uma orientação suprema, reconhecida porem não identificável. Seus profetas repetem incessantemente os seus milagres como forma de transformá-los em verdades inquestionáveis. Embora sigam orientação superior, suas decisões são tomadas entre quatro paredes, entre seus líderes. Quem não professa esta religião é chamado de infiel e deve ser convertido ou queimado em praça pública. Possuem um exército e leis próprias para fazer cumprir suas orientações. Como uma seita, contém vários níveis de fiéis: aqueles devotos puros, simples, pobres, que esperam pela redenção, que rezam e choram pelos seus líderes, e recebem migalhas com a promessa de uma vida melhor; aqueles que vêm uma oportunidade de conseguir algum cargo como recompensa pela sua lealdade; aqueles que detém um conhecimento da filosofia e não precisam de nenhuma ajuda, buscam difundir a fé, com esperança real de oportunidade e riqueza para todos, discussões estas que acontecem normalmente em bares ou DCEs de faculdades públicas, ou mesmo no cafezinho nas estatais e finalmente, o alto clero, que mora nos palácios e usufrui da riqueza amealhada nesta cadeia ou mesmo através de conchavos sombrios com os infiéis ricos e poderosos.

  16. O molusco ainda não foi preso (lesa-pátria, Foro de São Paulo, corrupção, roubo, enriquecimento ilícito, desvio de bilhões, falsidade ideológica, “laranjas”, dilapidação do patrimônio público, tráfico de influências, apologia ao crime…) ???
    Não obstante, existem trouxinhas que o defende?

  17. Adorei seu texto… e felizmente incomodamos os Petistas.. os que mamaram nas tetas do estado… os que se beneficiaram do assalto aos cofres públicos… ao que retiraram dos pobres. Perfeito seu texto e revela o pensamento das pessoas de bem e irrita aos sem caráter e/ou sem informação… Esses ratos nao se cansam de entoar seu mantra, para tentar tornar uma mentira em verdade. Não são mal informados e sim mal intencionados. Viva Temer, mesmo nao sendo ele o melhor , mas ainda sim, infinitamente melhor que a corja do PT. Aguardamos o dia em que o chefe do bando seja preso , assim como nosso governador… tenho fé que a hora deles irá chegar…. Força Brasil, para suportar esses vermes e parasitas que o espoliam….. mas iremos vencer

  18. O pior de tudo, é ver gente defendendo a canalhada. Esse Lula é tão ladrão, que roubou a guitarra que o Bono Vox doou para programas sociais brasileiros. Realmente que não vê é porque não quer ver, ou porque não interessa ver. Essa canalhada petista agora vai invadir as prefeituras que eles conseguirem conquistar, enganando mais uma vez as pessoas simples e de boa fé. Parabens Ricardo. Ainda bem, que ainda existem pessoas iguais a você que não se vendem por verbas e cargos distribuídos generosamente aos apoiadores da causa podre dessa canalhada vermelha.

  19. Bem, aceito seu ponto de vista. Porém, ao você se sentir indignado por outros te chamarem de coxinha e diria até mais, iludido e sem opinião própria, pois nada do que você escreveu é algo novo, mas sim uma mera repetição das idéias pregadas pela mídia televisa brasileira. Talvez quando você começar de só falar do Lula ou de políticos do PT e com as “suas idéias” abranger e se referir a políticos de outras coligações, especialmente PSDB, ou vai me dizer que os políticos desse último são paupérrimos e não tem os bens que você mencionou acima. Abraços de um cidadão brasileiro que tenta pensar fora da mídia.

  20. O medo da direita do carisma, inteligência e honestidade de Lula é tanto que ficam toda hora inventando besteiras e mentiras sobre ele. Mas agora que acharam o caminho para o pdoer através doi golpe deveriam dar um temo. Ao ainda pensam em ter eleições livres em 2018? Se houver Lula ganha fácil. E quanto ao sítio,até mesmo a PF já admitiu que é tudo invenção mesmo da nossa imprensa marrom. Haj otários para acreditar no que escreve este tal de Ricardo…

  21. Acredito que todos tenham razão. Mas porque será que o PT foi eleito, reeleito, reeleito, reeleito e destituído do poder recentemente . Será que foram somente almas maldosas que elegeram, ou bandidos como alguns preferem nomear ??? Não houveram outros interesses sendo atendidos e que quando deixaram de ser beneficiados, se rebelaram contra ? Política é muito mais imunda do que aparece na mídia. Prefiro tentar enxergar de vários ângulos antes de proferir minha humilde opinião.

  22. História
    1985 – PT é contra a eleição de Tancredo Neves e expulsa os deputados que votaram nele.
    1988 – PT vota contra a nova constituição que mudou o rumo do Brasil.
    1989 – PT defende o não pagamento da dívida externa brasileira.
    1993 – O então presidente Itamar Franco convoca todos os partidos para um governo de coalizão, pelo bem do país. PT foi contra e não participou.
    1994 – PT vota contra o plano real e diz que a medida é eleitoreira.
    1996 – PT vota contra a reeleição, hoje defende né.
    1998 – PT vota contra a privatização da telefonia, fato que hoje nos permite ter acesso à internet e milhões de linhas telefônicas fixas e móveis.
    1999 – PT vota contra a adoção do câmbio flutuante.
    2000 – PT luta ferozmente contra a lei de responsabilidade fiscal.
    2001 – PT vota contra a criação de programas sociais no governo FHC: bolsa escola, vale alimentação, vale gás, etc. Estas bolsas são classificadas como esmolas e eleitoreiras.
    Praticamente toda a estrutura social e econômica do país, logicamente sempre precisa avançar, foi construída no período acima. O PT foi contra tudo e contra todos, e hoje ainda querem posar como os únicos idealizadores de um país democrático.
    Em 13 anos de governo, quais as REFORMAS que o PT promoveu no Brasil para MUDAR O QUE OS SEUS ANTECESSORES DEIXARAM?
    O que está escrito aí acima é história, e não invenção!!!

  23. Esse tal de Cejota está delirando. Que fortuna espetaculosa imputada ao ex-presidente Lula! 500.000 mil cabeças de gado? Não existe no Brasil nenhum criador individual (ou mesmo empresa) que possui tamanho rebanho. Pelo que me consta, a OI (antiga Telemar) foi entregue de mão beijada por FHC ao irmão de Tasso Gereissati (do PSDB). Outras asneiras mais. Por que, até o momento, só conseguiram indícios (sem provas) do sítio (de valor inferior a R$ 1 milhão) e do triplex (que não chega a R$ 2 milhões). Essa fantasia é idêntica aquelas atribuídas ao Lulinha, entre elas a cinematográfica fazenda que ficou exposta na internet por vários anos, sendo recentemente esclarecida que a foto da sede nada mais era que o prédio principal da ESALQ (Escola Superior de Agricultura de Piracicaba). Essas fantasias são divulgadas como verdade absoluta. E os ignorantes, os pseudo-informados e os mal intencionados acreditam e propagam. Enquanto isso as riquezas do país vão sendo entregue à multinacionais. A economia local está nas mãos delas. A sangria, na forma de remessa de lucros, é enorme. Elas não geram tecnologia aqui, apenas usam parte daquelas produzidas nos países de origem. Não têm interesse no desenvolvimento, apenas nos lucros. Vejam o exemplo da África do Sul: estrangeiros ricos e nativos pobres. A Jamaica é outro exemplo. Terminada a exploração, restou um país com 5% de ricos (estrangeiros ou descendentes deles) e 95% de pobres (nativos)… E por aí vaiiii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *