Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A hegemonia Atleticana na Seleção Brasileira

Fabio Santos e Robinho treino 19-01-17

As convocações anunciadas ontem pelo treinador Tite, na contramão de nossas reclamações (incluindo até o blogueiro), comprovam que o nosso elenco é qualificado. Entre os 23 chamados, três deles são Atleticanos. Não fosse a queda visível de rendimento do Rafael Carioca, seriam quatro, o que acabou dando lugar a outro mineiro na lista do treinador. Por sinal, ouvindo uma entrevista do mencionado volante ontem sobre sua convocação, senti a chamada vergonha alheia. Tentou a qualquer custo esnobar numa fala pretensamente difícil e sofisticada. Coitado, ficou perdido. Falasse seu arroz com feijão, teria sido mais feliz.

Mas, como o que interessa é o Galo, estão na lista do Tite (que, insisto, é um treinador que não me motiva), Marcos Rocha, Fábio Santos e Robinho. É bem verdade que todos os relacionados atuam no futebol brasileiro, o que deixa a lista distante de futuras convocações para jogos oficiais. Entretanto, não deixa de ser uma oportunidade para que esses escolhidos coloquem dúvidas e provoquem dor de cabeça no treinador.

A superioridade recente do Galo sobre os times brasileiros é evidente. Segundo apurei, estamos indo para o nono ano consecutivo em que cedemos jogadores para a Seleção Brasileira. Arrisco-me a desafiar se algum outro clube nacional tenha alcançado tal marca. Caso um ou outro também se enquadre, a lista não fecha os dedos de uma mão. Em Minas Gerais, somos absolutos.

Marcos Rocha coletiva 19-01-17
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

O Flamengo, não poderia ser diferente, lidera com quatro selecionáveis, seguidos do Galo, e Grêmio, com três cada. Depois o Palmeiras (campeão) e Corinthians, com dois cada, e os demais com apenas um jogador convocado. Assim estão os demais do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Sport e Atlético do Paraná.

Diante disso, apesar da nossa evidente aflição, está explícito que o nosso plantel (tem ex-jogador que detesta essa expressão) continua sendo dos mais qualificados entre os times brasileiros. Se levarmos em conta ainda os selecionáveis de outros países, como Otero, Pratto, Erazo e Cazares, superaramos até o protegido time carioca.

Continuamos esperando que a diretoria anuncie logo os nomes para os setores deficientes. Com mais três ou quatro nomes, se forem aqueles esperados, o Galo estará qualificado a disputar como favorito todas as competições da temporada, inclusive a Copa Libertadores e – se repetir 2013 – o mundial em dezembro.

Que assim seja!

Para finalizar, ontem, no final da tarde, num rápido cafezinho no centro da cidade, fui abordado por um simpático leitor deste blog Atleticano. Wondel Resende, funcionário público federal, assim como a maioria de todos nós, também demonstra sua ansiedade por novos nomes, mas afirma ter total confiança no grupo que está sob o comando de Roger Machado.

Wondel é de Entre Rios. Ele conta de um amigo seu, Mario Nascimento de Assis, este de São Brás de Suaçuí, um produtor rural aposentado, que é Atleticano da gema, que não perde a chance de alfinetar desafetos e para quem a hegemonia do Galo vem desde os tempos da idade média, muito antes da fundação do Clube Atlético Mineiro ou do Yale e seus nomes subsequentes.

Lembra o senhor Mário que o Galo é visto no alto de igrejas, desde séculos passados, simbolizando os cultos solares da antiguidade e a virilidade, acima de uma torre e bem em cima de outros símbolos, via de regra, um cruzeiro.

 

25 thoughts to “A hegemonia Atleticana na Seleção Brasileira”

  1. Caro blogueiro, afie a espora e o crivo , maria aqui não . Hoje apresentaram pela décima vez o grande reforço (?) tiago das neves , que, devidamente instruido por gilvanzão , o eterno mico , digo mito ; e beneci ,
    o comprador, e vincintim (pode um nome deste, arnaldo?) mandaram-no elogiar o time e o danado saiu com esta pérola : nunca vi uma torcida como esta, nem no flu . HA,HA, HA. Volta Tinoco.

  2. RIP Carlos Alberto Silva, ex-treinador do GALO -1982.1998 .2005- obrigado pelos serviços prestados ,descanse em PAZ e condolências aos familiares… SAN

  3. Essas “Marias” são muito assanhadas. Ficam espionando o “Terreiro do GALO”, para que? Sera que querem umas esporradas? Reforços? Mais 2 dias de blá,blá blá; ti, ti, ti, ti; nhem , nhem, nhem! Sobre a pauta de hoje, não tem a MÍNIMA empolgação com a Seleção Brasileira. Vai é atrapalhar pré-temporada.

  4. …recebi um zap dele agora confirmando que está tudo fechado Eduardo….vamos esperar…tomara….
    Ps: LUTO….morreu Carlos Alberto Silva….ex-treinador de Galo, Pirangi , Mequinha e seleção…..uma pena!!!

  5. ..Eduardo e participantes do blog( os torcedores de verdade, excluído os simpatias), o Melane acaba de anunciar que recebeu um zap de madrugade de um empresário que intermediava a negociação do galo com o Elias…e ele disse: “Elias é do Galo!!!….como o Melane é muito bem informado e quase sempre acerta, nas próximas horas o Nepomuceno deve fazer o anúncio….a se confirmar isso, fica a pergunta: Nepomuceno meu caro, aonde estão seus acusadores?…..será que eles vão colocar defeito no Elias também?….será que vão dizer que ele é velho ou caro?…..não se assuste Daniel, eles dirão….kkkkk
    Ps: se for verdade, eu tiro meu chapéu mais uma vez para o Maluf….esperou a coisa esfriar……esperou o presida do Sporting desistir e desmerecer o cara pra contratá-lo…..se tivesse contratado antes pra atender os chorões , tenho certeza que o valor seria muito maior…..deixem a diretoria trabalhar chorões….e vazem do blog turma do time do Benecy…..kkkk…chupa que é de menta….kkkkkk

  6. Eduardo, bom dia. Zoações saudáveis são sempre bem vindas. Acho um barato ler esse espaço denominado “Só Galo” que sempre cita o Cruzeiro. rsrsrs. Mas dentro do limite do razoável é assim que tem que ser, afinal, o que seria da maior rivalidade do Brasil, se não fossem essas zoeiras? Agora, deixa eu dar uma zoadinha tmb: Como é que vc fala que o Galo dos campanários fica acima até, via de regra, do Cruzeiro??? Pera lá meu bom velhinho atleticano, vc já olhou para o firmamento e viu o Cruzeiro do Sul, aquele que tem até nos brasões da pátria? Pois é… acho que galo nenhum chegou a orbitar a terra, quanto mais dirá ir até lá nas constelação do cruzeiro do sul né… E eu acho super engraçado o atleticano falar…….m mas mesmo assim vc fica sabendo da zoeira)

    E não apela não tá? Sabemos que aqui não tem nada de Só Galo. rsrsrss. Parabéns pelo blog, torcedor de varal em dias de chuva. rs

    Um abraço bem azul pra vc.

  7. “o Galo estará qualificado a disputar como favorito todas as competições da temporada, inclusive a Copa Libertadores e – se repetir 2013 – o mundial em dezembro.” Kkkkkk na improvável hipótese do Atletico ter algum sucesso na libertadores (raio não cai duas vezes no mesmo lugar) sem dúvida o Atlético chega no mundial como favorito! Quem são Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, etc… frente ao poderoso alvi negro mineiro. Nesta improvável hipótese rezemos apenas para que o poderoso RajaCasaBlanca não esteja no mundial!

  8. cara, mas como o cruzeiro te incomoda, o tempo todo vc cita o cruzeiro…eu leio seus blogs sabe pq?? Para poder ver o quanto vc é doente e fala um monte de asneiras…..vai tomar seu remedio, e ainda tem uns retardados (tinha que ser franga logico) que acha seus comentários o maximo….o blog do cruzeiro é pra falar do cruzeiro, em momento algum o PC cita o nome das frangas…
    Então esquece o cruzeiro…e só para não esquecer CHUPA FRANGA #issoecruzeiro

    1. Mente não. Assume que gosta de ler é sobre o Gaaalooo. Tem quase um ano que o PC deixou de assinar o blog do seu time e você nem sabe disso.

    2. ….rapaz vá procurar seu blog …..vc lê esse blog por que vc é simpatia e como tal, não vive sem o Galo….deve ser parente do Vicentin…..morre um passarinho na casa dele, ele se lembra do Galo…..o Huracán cobra o time dele, ele responde com o nome do Galo….kkk…..meu amigo, n´so atleticanos estamos preoucpados é com Libertadores,com time da roça a gente não marca mais amistoso….kkkkkkkkkkkkkkk

    3. O que você está fazendo aqui ainda? Vai pegar seu saquinho de purpurina e rebolar na praça, vai. Como dito aí no blogtem sempre um Galo trepado num cruzeiro. Acho que você fica aqui procurando uma trepada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *