Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

É a economia, estúpido!

Imagem: Reuters

Por Roberto Caldeira

Muitos já ouviram essa célebre frase, cunhada em 1992 por James Carville, que foi utilizada como estratégia para vencer a campanha presidencial norte-americana daquele ano. Desde então, essa frase vem sendo citada em diversos contextos políticos e sociais, como forma de explicar as questões relacionadas ao cotidiano das pessoas e suas necessidades mais imediatas. The economy, stupid! Mas o que isso tem a ver com futebol? O que tem a ver com o Galo? Sendo bem sincero, nem eu sei se conseguirei ser bem sucedido nessa analogia (rsrsrs).

Ao ler a palavra “economia” aqui no Canto do Galo, acredito que naturalmente o leitor vá logo pensar na famigerada austeridade financeira defendida pela Diretoria em 2018. Mas, depois de um primeiro semestre praticamente sem investimentos, quando contrataram a maioria dos jogadores por empréstimo, parece que mudaram a estratégia. Com exceção do Róger Guedes, nenhum dos ditos “refugos” vingou. O que era de se esperar, não faltou aviso de que o barato poderia sair caro.

Contrariando o próprio discurso, até que enfim começaram a investir em reforços. Muitos torcedores tentam entender as razões dessa guinada. Alguns acreditam que foi por causa da pressão dos cornetas. Outros, que houve apenas uma reavaliação no planejamento. Já eu, em minha modesta opinião, acho que estão seguindo à risca o planejamento. Só não falaram antes, e isso foi um erro, deixando o torcedor agoniado e com razão. Afinal, com o time sendo eliminado de todos os torneios, nada de reforços à vista e sendo comandado por um técnico interino, tinha gente temendo pelo pior e fazendo contas pra 46 pontos.

Mas, como disse, nesse planejamento irreverente, acredito que a ideia seria economizar um bom dinheiro no começo do ano e pagar para ver onde o time limitado iria chegar. Veja bem, economizaram até no salário do técnico! Se o time chegasse, seria reforçado para não perder uma boa oportunidade. E o time chegou! Entretanto, como não leva a nada discutir quem estava certo ou errado, o que importa de verdade, e está acontecendo, é que os reforços estão chegando. E tomara que não pare por aí, pois ainda precisamos investir em defensores.

Eis que chegamos ao cerne da questão. Não é a economia financeira, estúpido! É a defesa! Nosso time precisa economizar é na façanha de levar gols. Está passando da conta!

Imagem: arquivo pessoal

Fazendo uma rápida pesquisa nas tabelas dos últimos oito Campeonatos Brasileiros, fica escancarada a velha máxima do futebol: um bom ataque ganha jogos, uma boa defesa ganha campeonatos. Lembram quando o Kalil disse que marketing no futebol é bola na casinha? Parece que nosso time aprendeu bem a lição, que o diga Róger Guedes e outros atacantes que se consagraram por aqui. Abre parêntesis (será que ele fica? ouvi um amém? #ficarogerguedes). Mas esqueceram dessa outra importante lição. É a defesa, estúpido!

Vejam bem esse quadro acima. Nem na fase Galo Doido, que muitos dizem que nossa defesa não era tão segura, levamos tantos gols no Brasileirão que sempre premia a regularidade de times que sofrem poucos gols. Nestes oito anos, os campeões levaram em média 34 gols no Campeonato, ou 0,90 por partida. Já o Galo, sofreu em média 48 gols, 1,27 por partida. Pior ainda se desconsiderarmos os anos de 2012, 13 e 14: sofremos uma incrível média de quase 55 gols por Campeonato, 1,44 por partida.

Os números no futebol são bastante representativos. Mas se fizermos um retrospecto do que aconteceu com nossa defesa nesses anos, especificamente na zaga, as mudanças no setor corroboram ainda mais com essa tese. Depois de anos sofridos, com contratações pontuais, fomos ajeitando o setor pouco a pouco. Primeiro veio Réver (2010), depois nosso Eterno Capitão Léo Silva (2011) e Victor (2012). Fortaleceram também a cabeça de área com Pierre (2011) e depois Donizete (2012). Quando encaixou, ainda reforçamos o banco com Rafael Marques e Gilberto Silva. No mesmo ano em que revelaram o craque Jemmerson (2014), puderam se dar ao luxo de colocar Otamendi no banco.

Porém, depois da saída de Réver (2014), o que aconteceu? Quem ficou, infelizmente envelheceu (39 anos); vendemos nosso melhor zagueiro (2016); só contratamos beques da roça (Edcarlos, Erazo, Ronaldo Conceição, Felipe Santana); e revelamos o anjinho Gabriel, que há três anos não se firma. Se na minha cabeça de torcedor eu não consigo entender esse desmonte, imagina a decepção do Léo Silva…

O futebol está cada vez mais competitivo. A diferença técnica entre um time bom e outro limitado já não é tão grande. Vejam a Copa do Mundo, muitos jogos truncados, poucos gols, defesas se sobressaindo. Nem Messi e Neymar são suficientes para vencer defesas da Islândia e da Suíça. Obviamente, e muitos vão dizer, não dá para analisar somente a questão da zaga, pois no futebol moderno até o ataque ajuda na defesa. E quando se tem um ferrolho pela frente, o mesmo ataque precisa de criatividade, inteligência e muito entrosamento para chegar ao gol.

Voltando ao Galo, onde já aprendemos a arte de fazer gols, o que já é meio caminho andado, nossa defesa está uma verdadeira peneira. E lá vamos nós para o quarto ano seguido nessa toada. No Brasileirão deste ano, em apenas 12 jogos, nosso time já levou a metade dos gols que um time campeão, que sofre em média durante 38 jogos. O primeiro colocado na tabela sofreu apenas sete gols, enquanto o Galo já levou 17, média de 1,42 por partida. Isso é quase a mesma média de gols sofridos nos anos 2010 e 2011, e 2015 a 2017. Se continuar nesse ritmo, poderá terminar o Brasileirão com mais de 50 gols sofridos. E aí eu pergunto: que dia um time que toma mais de 50 gols vai ser campeão brasileiro?

Nosso time está organizado, é competitivo e já provou que sabe fazer gols. Lá no fundo, o estilo Galo Doido ainda resiste. A Diretoria está trabalhando e reforçando o elenco. Mas falta ter uma defesa segura para podermos brigar pelo tão sonhado título. O problema é a economia na defesa, estúpido! rsrsrs

Coincidência ou não, a gente falando da defesa e hoje, 22 de junho, é aniversário do grande Léo Silva. Juro que não foi proposital, juro mesmo. Abre parêntesis de novo, então (parabéns, Léo Silva, pelos 39 anos! Nossa eterna gratidão a você, nosso Eterno Capitão! Um viva e uma salva de palmas, você merece! 31 gols. Nosso maior zagueiro artilheiro da história do Galo. Na minha opinião, o maior ídolo que vi jogar. Muito obrigado!). E que seu dia sirva de inspiração para a Diretoria ir atrás de sucessores. Zagueiros que sejam dignos de honrar a história dessa camisa, como você honrou!

Vamos, Galo!

Em tempo: Léo Silva no Galo:

31 gols em 338 jogos;
Campeão Mineiro: 2012, 2013, 2015 e 2017;
Campeão da Libertadores 2013;
Campeão da Recopa Sul-Americana 2014;
Campeão da Copa do Brasil 2014;
Campeão da Flórida Cup 2015;
Vice-Campeão Brasileiro 2012 e 2015.
Um verdadeiro MITO!

28 thoughts to “É a economia, estúpido!”

  1. E olhando a defesa, depois do goleiro vemos Patric, Gabriel, um mito de 39 anos (até agora tudo bem mas não aguenta o ritmo) e Fábio Santos. Os três citados nominalmente, na minha opinião, atualmente merecem ser substituídos.

    1. Otamendi, junto com Jemerson, eram banco pro Leo Silva e Rever.
      Só virou titular depois que o Rever machucou.
      Aí foi embora e sobrou a vaga pro Jemerson.

      De qq forma, o ponto é que, tivemos 4 zagueiros de nível de seleção pra escolher 2 pra jogar.
      Hoje não temos nenhum.

      1. Marcos está certo, Otamendi jamais foi banco no GALO. O argentinho só foi contratado porque Réver já estava contundido. Quando Réver se recuperou, Otamendi já havia saído, mas Jemerson havia se firmado e era titular. Réver passou os últimos meses de GALO na reserva de Léo e de Jemerson. Otamendi jamais foi banco. SAN

  2. Prezados Atleticanos: acompanho o GALO há mais tempo que a maioria dos Amigalos, e aprendi uma coisa simples: não se sabe porque, mas todo treinador é cabeça dura! O TL, embora jovem é um tremendo cabeça dura, e se recusa a mexer em peças do time que não estão engrenando corretamente. O sistema defensivo é fraco e está provado estatisticamente, e o TL não fará as mudanças reclamadas pelo torcedor. A defesa somente será mudada se trocarem o treinador. Quem viver verá!

  3. Bom dia Amigalos,
    Parabéns ao nosso ídolo Leonardo Silva.
    As estatísticas não mentem, acrescentaria a ela o total de 33 gols tomados em 2018, levando em conta todos os campeonatos disputados, inclusive a Flórida Cup, média de 0,87 p/jogo. Horrível!
    Nossa defesa hoje que não é mais aquela,
    Vitor hoje não rende nem 50% de antes, Leo Silva também.
    O Gabriel não é o Jemerson e a vontade de ganhar dinheiro com ele, não deixa outros aparecerem no seu lugar.
    Diferente de outros que pedem insistentemente a contratação de um novo zagueiro, eu acho que nas últimas contratações pode estar nossa saída.
    Jogadores precisam de ritmo e oportunidades, o que nunca entendo é o porque alguns tem tantas oportunidades e outros nenhuma, e porque os mesmos podem errar tanto e outros com apenas um erro já é crucificado e queimado.
    O Emerson novamente foi convocado para a seleção, será que só no Galo ele não servirá, veja bem é o fim do mundo um jogador ser reserva do Patric, é difícil até de entender.
    O Fábio Santos vira e mexe entrega o ouro, e quando não pode jogar o técnico não dá oportunidade ao Kelven.
    O Galo tem que reformular a defesa, mas, não apenas com contratações, os jogadores reservas precisam de oportunidades, um por vez para que não se sinta a falta de entrosamento, só assim, podemos avaliar o que temos, para poder no futuro dizer se precisa de contratar ou não.
    Inclusive na posição de Goleiro, que não seria oportunidade para o Giovanni porque ele já teve muita.
    Só para deixar todos atleticanos ainda mais saudosos, é só lembrar do Rever que é incontestável titular da defesa do nosso rival, marcando gols importantíssimos.

  4. A verdade é que todos dentro do nosso CAM sabem da deficiência de nossa defesa… ninguém lá dentro é cego de não ver que temos graves problemas e por isto levamos tantos gols ao longo das últimas temporadas…

    as contratações foram feitas no sentido de se acertar este crônico problema, o porém é que ninguém de dentro e também a torcida, não contava que fossem tão ruins os contratados e a maioria chega mas nem joga, ou vão embora ou só treinam…

    é acreditar que ainda vamos ver chegar pelo menos um ZAGUEIRO TOP pra este segundo semestre pois pelo visto vamos mesmo de Patric (prefiro o Emerson) e F. Santos nas laterais… e na zaga até agora o treinador não conseguiu chegar num consenso de quem são os dois mais confiáveis!!!!!!!

    1. Hendel,
      Aí que está o problema!
      Estão fazendo economia nas contratações na zaga!
      O que adianta trazer Felipe Santana e Ronaldo Conceição da vida!
      Já passou da hora de investir em zagueiros de verdade, como o Kalil.
      Não existe mágica!
      Existe apenas contratar zagueiro de ponta que venha pra jogar e ser nosso novo xerife!

  5. Gaaaaaaaaaaaaaaaalllllooooooooooooo!! E Brasiiiiil! Excelente análise, Roberto! O Galo toma muitos gols bobos, plenamente evitáveis. Para isso, é preciso reforçar a zaga e a proteção. Mas vale a máxima: a defesa começa no ataque, com os atacantes pressionando a saída de bola do adversário. E esse ano, não queria reclamar, mas com patric e gabriel na retaguarda, a chance de tomar muitos gols continua alta, infelizmente. Vamu, Galo!

  6. Bom dia amiGalos. Excelente abordagem Roberto. Mas acho que temos bons zagueiros e nosso problema mesmo é a falta de cobertura ou melhor, de proteção de nosso meio de campo. Quando tínhamos Pierre e o General a coisa era um pouco diferente…mas tudo bem, em relação ao Galo eu e todos nós sempre acreditamos. Por isso acho que com mais treinamento e posicionamento melhor do nosso meio de campo iremos melhorar nossa defesa e diminuir os gols tomados. Sobre o Léo Silva, esse mito, fica aqui meu eterno agradecimento por tudo que ele já fez por nosso clube amado. Emoção pura até hj quando revejo aquele gol na final da libertadores de 2013…muito obrigado Léo Silva.

    1. Bruno Almeida,

      Respeito sua opinião!
      Mas pra time que teve nos últimos anos, Leo Silva, Rever, Jemmerson, Otamendi, Gilberto Silva, Rafael Marques, o anjinho Gabriel não serveria nem pra amassiar as chuteiras deles.

      Concordo porém em uma parte. Nossa defesa uma peneira pq falta sim um pouco de cobertura e mais ajuda. Mas o principalmente problema eh na zaga. Essa zaga fraca, que não chega junto. Que deixa qq atacante conseguir dominar a cabecear dentro da nossa área sem nenhuma pressão.

      Só lembrar do jogo contra o Ceara. A zaga deles foi exigida o jogo inteiro. E não falhou. Os gols nossos saíram na pressão por méritos dos nossos jogadores, na raça. Ja o gol deles, saiu por uma falta de combate na defesa.

      Contra o Flamengo idem.

      Se quiser a gente pode citar só esse ano uns 10 jogos que levamos gols por falha da nossa zaga.

      E isso não eh de hoje.

      Ja vem desde 2015 e só piora.

  7. Bom dia a todos!
    Conforme vc escreveu: ataque ganha jogos e defesa campeonatos. Vc demonstrou as estatísticas desde 2010. A elevada média de gols sofridos se arrasta há 8 anos!
    O que fazer? O que esperar?
    Talvez alguém diga que essa estatística é anti galo, que ela é patrocinada por infiltrados, pois muitos preferem a ilusão em detrimento da verdade.

  8. Bom dia!
    Espetacular texto, Roberto Caldeira!
    E viva o espetacular Leo Silva! Verdadeiro mito!
    E que o estudioso TL, leia esse texto!
    E que essa horrorosa copa acabe logo. ô saudades do meu GAlooooo!
    E que o Patric não volte como titular!
    E que o Gabriel seja vendido!
    E que venha um xerifão pra nossa zaga!
    E que o Kelvin seja bem observado e aprovado, ou então que venha uma bom LE!
    E que o Galo seja campeão em 2018!!
    Amém!
    E que toda glória seja dada ao Senhor, Rei do universo!

  9. Bom dia massa, Caldeira e Guru. Toda sua análise sobre nossa defesa está certa, e a comprovação de tudo se resume justamente na frase citada.” um bom ataque ganha jogos, uma boa defesa ganha campeonatos”. Sei que vou ser muito contestado aqui, mas sinceramente pelo menos no Brasil não vejo muitas opções para contratação, pois os melhores zagueiros são titulares em suas respectivas equipes. Hoje estamos rejuvenescendo nossa zaga e a média de idade deve ser de 21 anos. Temos zagueiros que sempre se despontaram como boas promessas. Então porque continuamos tomando gols bobos? Para mim as razões são: nossos laterais são ruins e expõem demais a zaga, nosso meio de campo não tem mais os pitbulls cães de guarda, creio que nossos zagueiros não tem o treinamento necessário. Será que não deveríamos ter um treinador específico para eles? Acho que temos material humano sim, e boto fé na rapaziada que esta lá, temos apenas que dar um tempo para eles mostrarem serviços.

  10. Bom dia.
    Como bons Atleticanos que somos, poderíamos fazer uma pesquisa para a diretoria, sem custos (risos).
    Buscariamos nomes de zagueiros disponíveis no mercado.
    Um grande abraço.

  11. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Caldeira, você abordou o principal motivo pelas perdas de títulos.
    Pela média de gols sofridos (1,42), significa teoricamente, que em todos os jogos antes de se iniciaram, já saímos atrás no placar. Ou seja, o jogo já começa 1 X 0 para o adversário. Aí é aquela correria para empatar e se possível vencer.
    Mas zagueiro que é bom não chega. Sendo assim, tentaria treinar Emerson, Bremer, Marquinhos e Fábio Santos.
    Saudações Atleticanas,

    1. Jandir,
      Muito bem colocado.
      Não havia pensado por esse lado
      Todo jogo a gente já entra com o placar desfavorável de 1×0.
      Ai o ataque precisa se desdobrar pra ganhar suado até do fraco Ceara.

  12. Prezado Eduardo e Atleticanos, muito oportuno o texto de hoje, bate em uma tecla que venho realçando à tempos: a diretoria do Atletico insiste em manter o time como um sistema defensivo ruim. É inconcebível levar três gols de times como Sport e Chapecoense, em visto do elenco que eles possuem atualmente e olha que se não fosse por incompetência dos atacantes teríamos levado três ou quatro gols do Fluminense, o que poderia ter comprometido a vitória contra eles.
    O futebol de hoje não permite mais aquele jogador que somente fica parado em campo esperando a bola chegar nele para sair jogando, tal como o Cazares, o Ganso e etc. Esse tipo de jogador é de estilo ultrapassado; hoje todos tem de ter aplicação constante durante a partida, seja marcando no campo de ataque, seja ajudando a defesa quando necessário e atuar com empenho para sair jogando e atacar o adversário. Hoje o futebol é solidário todos devem atuar para ajudar o setor do outro , e isso exige um bom planejamento tático e organização do time , algo que se consegue com treinamentos e estratégia de jogo. Por isso, entendo que jogador sem um pouco de senso cognitivo não tem vez no futebol atual.
    Não tenho tido o mínimo interesse nos jogos dessa copa, mas como disse o Eduardo, as defesas estão se sobressaindo aos ataques o é jogo truncado.
    Isso indica que um time para se ter conquista tem de possuir um sistema defensivo forte, caso contrario não ganhará nada.
    mudando de assunto , aproveito o espaço para desejar um feliz aniversário ao capital Leo , e que Deus lhe dê muitas graças. Parabéns e saudações Atleticanas

  13. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Roberto Caldeira. Chega dezembro mais não chega os jogos do galo que seca estes jogos do mundial. Sobre reforços todos nós sabemos se não mudar esta zaga furada não vamos chegar ao lugar nenhum. Victor,Gabriel,Fabio Santos,patrick ê banco de reservas para eles. O Thiago tem 20 dias para enxegar isto o problema é ter peito e coragem para fazer. Sobre reforços Denilson nunca vi jogar e nem vou criticar o problema é 5 anos de contrato. Que seja bem-vindo e marca muito gols. A galo já estou com saudades .vai galoooooooooooooo.

  14. Bom dia Caldeira e demais! Belíssima explanação!
    Alguém, por favor, encaminhe este texto para a diretoria e comissão técnica do CAM.

  15. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos que ontem viram um dia de tango triste e esperam para hoje um dia de chorinho, mas, que seja também um chorinho triste.

    Pois é né, Roberto Caldeira, bom dia para você também. Nestas belas letras, como diria o Galodamata, você mostrou que economia e planejamento andam juntos. Planejando com eficiência chega-se a uma economia real.
    É bom lembrar que o gringo ao forjar essa frase se referiu à economia num aspecto global, ou seja, incorporando todos os aspectos da produção e resguardando as despesas.

    No futebol, para se produzir bem, a defesa é essencial e corresponde ao planejamento das despesas. Fazer economia só guardando dinheiro é estupidez. Por outro lado, fazendo-a gastando tudo o que se ganha e mais um pouquinho é mais estúpido ainda. No que se entende que planejamento é equilíbrio.

    Produzir muitos gols é essencial para grandes vitórias. Tomar poucos gols é essencial para se operar o equilíbrio e chegar ao sucesso. Então, torçamos para que a diretoria finalmente entenda o chavão futebolístico: “Ataques ganham jogos, defesas ganham títulos”. Havendo equilíbrio, é claro.

    Um abraço aos amiblogs e amiGalos que sabem que o Galo é o Galo e vice versa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *