Noites Brutais vai te deixar sem dormir

O ano de 2022 tem sido bom para o Cinema de terror – em quantidade e qualidade. Muitos títulos curiosos chegaram aos cinemas e aos serviços de streaming e um recente que deve surpreender a todos atende por Noites Brutais (Barbarian, 2022). O longa marca a estreia do diretor e roteirista Zach Cregger nas duas funções sozinho, já que havia as exercido em dupla. As bilheterias garantem uma carreira longeva a Cregger: a obra faturou, até o momento, mais de dez vezes seu orçamento.

Falar o mínimo de Noites Brutais é o melhor, já que muito pode ser considerado spoiler. A trama começa com uma mulher chegando a uma cidade desconhecida, procurando o endereço da casa que ela reservou por aplicativo. Quando encontra, tem uma supresa: outro cara fez o mesmo que ela e já estava lá. Uma convenção na região garantiu que não houvesse outro imóvel ou quarto para alugar e eles acabam concordando em dividir a casa.

No papel principal, Georgina Campbell (acima) brilha como uma nova “rainha do grito”. O pouco que conhecemos da personagem é o suficiente para nos fazer ter um certo carinho por ela. Premiada com um Bafta da TV por Murdered By My Boyfriend (2014), Campbell apareceu em diversas séries, como Black Mirror e Krypton, além de pontas em filmes, tendo aqui sua primeira grande oportunidade em muito tempo.

Temos ainda, no elenco, Bill Skarsgård (o Pennywise dos novos It – A Coisa – acima) e Justin Long (de 10 Anos de Pura Amizade, 2011). Os dois sujeitos vividos por eles são bem construídos e têm uma ambiguidade muito interessante, nos deixam por algum tempo sem saber o que pensar a respeito deles. As viradas do roteiro fazem parecer que a história é mais complexa do que é de fato. Mesmo sendo simples, é tudo muito exagerado e divertido – sem deixar de ser assustador. E destaque para a participação de Richard Brake (de Os 3 Infernais, 2019), no tipo de papel que já esperamos vê-lo.

No início da pré-produção de Noites Brutais, Cregger buscou financiamento em muitas fontes possíveis. Uma delas foi a produtora A24, tão comentada hoje devido à qualidade de seus vários lançamentos. Por algum motivo, não se interessaram e ele acabou conseguindo em outros lugares. A resposta do público nas primeiras sessões testes foi tão boa que ele acabou conseguindo um alcance maior, mostrando que a A24 não acerta sempre. No Brasil, está disponível no Star+.

O diretor apresenta parte de seu elenco principal

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Estréias, Filmes, Homevideo, Indicações e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *