Publicidade

Categories: blogueiros

Será matar ou morrer. Ou: Coronavírus não nos deixará opção muito em breve; leia

Cálculos complexos e decisões políticas decidirão o futuro da humanidade pelos próximos dez ou vinte anos

Imagem: Google

Já está em curso, no Brasil e no mundo, nas mais altas cúpulas governamentais e empresariais, uma verdadeira dramatização da obra “A escolha de Sofia”, romance escrito por William Styron, em 1979, onde uma mãe judia é obrigada a escolher, dentre seus dois filhos, aquele que irá sobreviver.

A pandemia do novo coronavírus fugiu totalmente do controle, e as piores previsões feitas estão muito aquém do caos já instalado e dos efeitos desastrosos na economia global. Fato é que o mundo não irá suportar ficar parado por muito tempo, sob o risco, ou melhor a certeza, de uma hecatombe social e econômica que será irreversível por décadas.

COMO ESCAPAR

Neste exato momento, milhares de físicos, cientistas políticos, estatísticos, matemáticos, economistas, médicos, infectologistas, epidemiologistas, governantes, empresários, militares e quaisquer outros profissionais da mais alta excelência em suas atividades, fazem cálculos, criam cenários e tentam desesperadamente encontrar uma solução menos danosa, menos letal ao habitantes do planeta.

Por aqui, gente que não costuma desperdiçar palavras, tempo e dinheiro, já propõe uma espécie de abrandamento das quarentenas impostas por prefeitos, governadores e União, provando, por A+B, que o custo social – e as mortes advindas desse custo — da manutenção das medidas atuais, será muito maior que o causado pelo afrouxamento dessas mesmas medidas.

VIDAS AGORA OU DEPOIS

Não é um cálculo fácil muito menos uma decisão simples de se tomar. Os governantes serão impiedosamente acusados ou por uma decisão ou por outra, e serão politicamente responsáveis ou por cadáveres ou por desemprego e miséria sem precedentes. Isso vale para o Brasil e qualquer outro país no mundo.

Seja qual for a decisão a ser tomada, essa deveria ser em conjunto com o maior número de nações o possível, simultaneamente, da mesma forma que, no Brasil, as decisões deveriam estar sendo adotadas por todos os estados e municípios, sob o comando do governo federal, mas não estão.

BOLSONARO

Jair Bolsonaro não erra ao se preocupar tanto com a economia. Erra ao se preocupar com sua popularidade por conta do desemprego. E todos os governadores e prefeitos certamente pensam da mesma forma, cada um com sua crença no que têm realizado. Seria fundamental que remassem todos na mesma direção, assumindo juntos os ônus e bônus de uma decisão conjunta.

Mas o presidente erra, aí, sim – e feio! – ao insistir na conspiração entre o governador João Doria, de São Paulo, e Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, que em conluio com a imprensa estariam paralisando o Brasil apenas para prejudicá-lo na próxima eleição. Tal tese é de uma estupidez e egoísmo sem tamanhos.

O egocentrismo e psicopatia de Jair Bolsonaro só conseguem ser menores que sua capacidade de alienação da realidade. Insisto: o presidente não está errado ao se preocupar com a economia. Ao contrário. Sem dinheiro, as vidas salvas no curto prazo serão ceifadas no médio e longo, por absoluta incapacidade de custear alimento, remédio e moradia. Ele acerta no medo, mas erra na expressão.

ENCERRO

Não gostaria de estar no lugar dele ou de qualquer outro chefe de nação neste momento. Mas torço para que ouçam suas melhores vozes e decidam, não de olho no voto, mas de acordo com o que for melhor para seus povos. E que Deus os ilumine.

[Não tenho opinião formada sobre a melhor decisão. Tendo a querer que haja uma flexibilização. Mas tenho mãe e sogros idosos. Tenho amigos queridos na mesma situação. Não consigo decidir o que é menos pior. Vai ver por isso não meto a ser governante]

Leia mais aqui, aqui e aqui.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Bla bla bla...
    Agora prolifera textinhos como esse na internet....Todos escritos por 'especialistas' em quarentena(alguns bêbados). Todos com essa ideia idiota de que 'agora o mundo vai mudar', 'o momento chegou', 'matar ou morrer ' e muitas outras baboseiras...
    A parada é a seguinte; QUANDO TUDO ISSO PASSAR...TUDO VOLTARÁ AO 'NORMAL'...mas com uma diferença, os pobres estarão mais pobres e os ricos mais ricos.
    Falando especificamente do Brasil: O nosso pais é formado(grande maioria) por pessoas ignorantes e com um nivel intectual bem baixo...Culpa do nosso sitema de ensino medíocre.
    Alguem aqui realmente acredita que alguma coisa vai mudar para essa massa gigantesca de pessoas que são manipuladas diariamente pela mídia?
    A verdadeira mudança só acontecerá quando vc(eu, ele, nós) morrer. O resto é conversa fiada de especialista entediado de ficar em casa sem poder ir ao shopping...

  • Inundado, Pindorama tem o SUS. Um dos melhores, se não o melhor sistema de saúde pública do mundo. Mas, como o Vampirão e o Coiso trabalharam para desidratá-lo (aliás tudo que seja funcional e ou institucional provoca urticaria na familícia) ele fará muito menos do que poderia fazer segundo sua vocação e destinação.
    Contudo, porém, todavia é um instrumental que presta e prestará grandes serviços. Vamos contar com ele. E agora que até a Rede Esgoto mostra as mazelas sociais - favela debaixo dos prédios da classe média onde água na torneira é raridade - temos a chance de fazer valer as estruturas vocacionadas ao serviço social e a atuação coletiva.
    Sorte, Saúde e Sabedoria.

  • O "presidente" ainda esta tentando entender o que esta acontecendo. Ele nao tem Maria do Rosario, Jean Willys, etc pra atacar pra brigar que foi o que ele sempre fez na vida. O coronavirus nao é do psol, nao é do pt, nao tem como sair pela tangente atirando. Os ministros dele é que estao tentando governar e organizar a coisa volta e meia sendo atraplhados e contraditos pelo chefe ou por sua familia de abobados. O proprio mesmo sabe governar do mesmo jeito que vestir uma mascara cirurgica.

    • Ta certo cara o corona vírus não e do "Jean" ou da "maria" e sim do maravilhoso paraíso distópico chamado china o vírus veio de um pais comunista que escondeu dados e permitiu com o aval da porcaria da OMS que mais de cinco milhões de cidadães que sairão do epicentro em wuhan para o resto do mundo tem vídeo de chines espirrando em bananas em supermercados da austrália ,então logo a culpa e da ditadura chinesa que alem de tudo esconde dados ate hoje

  • TERCEIRA GUERRA MUNDIAL
    Nessa que poderia ser chamada de 3ª Guerra Mundial, a humanidade é surpreendida com ataques impiedosos e letais das bombas pulmonares despejadas pela natureza.

  • A humanidade se preocupou em conquistar o universo e se esqueceu de preservar o seu próprio mundo.
    Falar nisso, alguém se preocupou em pesquisar os eventuais riscos para a saúde humana contidos na composição do nitrato de profundidade do petróleo extraído da camada do pré-sal? Não?
    Então, tá!

  • Transformar os estágios d e futebol em hospitais!
    Cobrar do p/t -e aliados o que devem ao país. AGORA É A HORA!
    P/t tem que indenizar trabalhadores com as perdas. Cassar a globo, e exigir a devolução do roubo no período do mundial 2014.
    Extinção já do partido p/t.

    • Quem tirou dinheiro de UNIVERSIDADES, CENTROS DE PESQUISAS, EDUCADORES e CIENTISTAS foi o Bozo da milicia e nao o pt

    • Larga de ser bobo sujeito. A China fez um hospital em 10 dias. Se o Bozo tivesse liderança já teria construído vários hospitais de campanha, mas ele não sabe nem usar uma máscara em coletiva ensaiada. Esperar o que desse idiota inútil ??
      Enquanto isso a boiada continua mugindo.

  • cidrac pereira de moraes deve ser pago, para falar asneira.

    A raposa tanto vai ao ninho que um dia deixa o focinho.
    _ O silêncio é às vezes uma prece.
    Seja solidário, pelo menso desta vez, escreva uma mensagem de alento, por favor!

    ___SE quiseres enriquecer alguém, não lhe acrescentes riquezas: DIMINUI-LHES os desejos!

    Fora globo! Fora baixa -imprensa!

  • Abaixo a falsa imprensa.
    Os imprenxulecos e imprensalão não tem inteligência!
    O nível dos pseudos jornalistas da falsa imprensa se assemelha a de bactérias!

  • Glorioso S.Sebastião!
    Protegei a nós, nossos animais, aves, contra o contágio da peste-chinesa, defendei nossos rebanhos, nossas plantações, Glorioso Mártir Milagroso, livrai-nos da fome e do caos, que são dons de Deus.
    Livrai-nos do mal, S.Sebastião!
    Por Cristo, o qual defendestes, reina hoje e sempre.
    Intercedei pelo Brasil e o mundo inteiro.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

3 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

3 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

3 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!