O vácuo de liderança neste momento de crise é ainda pior que o próprio vírus

Beira o Crime de Lesa Pátria a omissão do presidente Bolsonaro diante da pandemia de coronavírus que chegou ao Brasil

(foto: Reprodução/Facebook Jair Messias Bolsonaro/EM)

O mundo parou. E o Brasil vai parar. Enquanto temos — ainda — alguma vantagem de conhecer previamente certas situações e soluções, ainda que paliativas, já vividas nos países mais atingidos pelo Covid-19, o tempo corre em nosso desfavor e o governo federal se mostra tímido, para não dizer quase omisso.

Salvo o ministro da Saúde, um verdadeiro cavaleiro solitário, nenhum outro membro do alto escalão deu as caras ou anunciou qualquer medida construtiva e efetiva. É um espanto! Só não sei se por omissão pura e simples ou por completa incapacidade intelectual e operacional.

Jair Bolsonaro, que debochou do vírus poucos dias atrás, encontra-se monitorado. A chance de estar contaminado, ainda que tenha negado, é altíssima. Um senador, um secretário e uma advogada que o acompanharam aos EUA testaram positivo para o novo coronavírus. Em sua live semanal, apareceu usando máscara.

Já passou da hora de o presidente convocar todos os 27 governadores de estado e do Distrito Federal para uma reunião em Brasília, e coordenar uma ação conjunta (União, estados e municípios), envolvendo todos os ministérios: saúde, educação, transportes, segurança etc. E economia. Cadê o Guedes?

É preciso uma ação conjunta que suspenda as aulas, limite a circulação de pessoas, proíba reuniões e aglomerações (shows, cinema, teatro, esportes), flexibilize o trabalho, controle as fronteiras, atue na vigilância sanitária interna e que, não só tente dar algum estímulo à economia, mas que objetive a sobrevivência de empresas, empreendedores e empregos.

Países já atuam nesse sentido, através de políticas pontuais de crédito, suspensão temporária de cobrança de impostos ou alongamento do pagamento, enfim medidas que impeçam uma quebra generalizada, insolvência irreversível e o aprofundamento do desemprego e queda de renda.

Para que isso ocorra, será necessário um esforço conjunto. Legislativo, Executivo e Judiciário, em todas as esferas (União, estados e município) terão de, talvez pela primeira vez na nossa triste história, não apenas trabalhar bem e em conjunto, mas trabalhar em prol do País e da população, esquecendo os próprios interesses e umbigos.

Ocorre que, para isso, liderança é fundamental. Alguém terá de assumir a cabeceira da mesa e coordenar. Mais que coordenar, liderar, o que significa convergir, reunir, incentivar, estimular… unir! Isso implicará na renúncia imediata do insuportável “estado de guerra” em que vivem Bolsonaro e seu círculo íntimo. Ainda que apenas neste momento de crise.

Alô, presidente Bolsonaro! O Brasil precisa de você. Se acha que não consegue, em nome do bem estar e segurança de todos, abra espaço para quem consiga. O que não dá é para figurar como presidente e nada fazer. Desta vez, distribuir bananas e ofender os outros não irá adiantar nada.

Leia mais.

57 thoughts to “O vácuo de liderança neste momento de crise é ainda pior que o próprio vírus”

  1. Um presidente não é tudo e não dá para contar com senadores, deputados, governadores e prefeitos, a maioria sempre ávidas pela grana e não pela saúde, como está mais que provado.
    O Bolsonaro precisa chamar o Serra para ser seu Secretário Especial de Pandemias e Epidemias na Saúde, senão vai chover vírus no país.
    Aliás, se as famílias, Maia, Sarney, Renan, Magalhães, Lula da Silva e outras sumidades em promoção pessoal lerem esse artigo, se tornam as almas mais patriotas do país na hora.
    Nos estados que ficaram nas mãos dessa gente podre que dominou o país durante mais de 50 anos e o deixaram à deriva, a promoção pessoal era tanta que só faltou colocarem placas com os nomes deles e seus familiares nos WC masculino e feminino.

  2. Olá Inundado, o sujeito não obteve exito em nada do que tentou fazer. A não ser, é claro, se ajeitar na vida acavalado nas estruturas do Estado. Não soube encaminhar reivindicação com a farda e foi expelido do Exército; em três décadas de Baixo Clero, necas; ele e os seus enrodilhados com a barra pesada dos milicianos; foi roubado na rua (estando armado restou miando fino qual gatinho esquecido no quintal em noite de temporal) e houve a conjugação do que teria sido uma facada com a mistificação da mídia em jogar a patuleia contra o PT, mais a fake news em alto grau com o resultado de ser eleito.
    Como haveria de um tipo tão desqualificado urdir, coordenar, propor, criar algo de bom para o Brasil?
    Empossado foi a avalanche bestial – de grosserias, ilicitudes, abominações, falta de modos, desrespeito, preconceitos, brutalidades, envergonhamentos e disparates nunca dantes vistos nessas plagas, – que até as pedras dos Pelourinho sabem mencionar. A melhor de seus ministros elevou a quota de entrada de agrotóxico aos cornos da lua.
    Um estorvo deste, apenas estorva. Classificação branda!

  3. Esse chapisco de excremento nao tem capacidade pra construir ou liderar o que quer que seja. Passou a vida inteira como politcico sem apresentar UM projeto sequer. O que ele faz agora é o que fez a vida inteira: caçar briga, falar disparates, criar intriga e destilar ódio. Brigar com o PSOL (extrema esquerda). A briga da extrema direita nao é com o PT e sim com a extrema esquerda. Sao os inimigos naturais. Essa guerra nao existe. É a CABEÇA dele que esta sempre em guerra. Um sujeito que depois de ganhar as eleicoes, ao inves de estender a mao ao lado derrotado, fala que “acabou pra eles” e que eles vao ter que “se curvar” a ele. Tem como um imbecil desse dar certo como LIDER? como PRESIDENTE de um país desse tamanho? Ele esta tentando fazer o que fez no exercito. Ele deseja é explodir tudo e acabar com o conflito psicologico que existe dentro da cabeça dele. Tal qual fez sua inspiracao. O alemao que em cujo exercito lutou o avô do bozo na segunda guerra.

  4. O combustivel, o elixir da vida dele é o ÓDIO. Nesses momentos que ele tem um problema concreto, uma coisa que ele tem que resolver ele fica perdido. Nao tem como ele ofender o corona virus. Ele perdeu o brinquedo. nao ha jean willis, maria do rosario, imprensa… Agora é ele contra o corona virus. No principio ele tentou, falou que era invencao da imprensa, que a coisa nao era seria. Agora ele esta sozinho no picadeiro. Nesses momentos se separa o líder nato do embuste. E ainda faltam dois anos, uma eternidade.

    1. Petersss, será se uma dose cavalar de Elixir do Pajé não faria o boisonaro esboçar, pela primeira vez na vida, um gesto digno? Ou ele enquanto viver será em “postura merencória e triste” ? Nem mesmo um coro de inúbia não abalaria aquele ser? a cada dia que se passa ele se revela pior

  5. Baby, daqui a pouco vem a Família Gado defender a familícia do Bozo.
    O povo está descobrindo a duras penas a bosta que elegeu para governar o país.
    E podem mugir bastante que não vai adiantar, Bolsominions de plantão.

  6. DEZESSEIS ANOS DE IRRESPONSABILIDADE NA SAÚDE E O APARELHAMENTO CONTINUA.
    Um governo nomear 10 ministros da saúde em 16 anos num país como o nosso é o cúmulo da irresponsabilidade.
    A ocupação do cargo feita na base do toma lá dá cá entre a companheirada lembrava camas de hotéis de curta permanência, como se dizia na era pré-motel.
    A Saúde era um Show da Vida para uns privilegiados do governo e da morte para o resto do povo.
    Palestras, conferências, prêmios, homenagens e cargos na OPAS, UPAS, SUS e o donatário dos Planos de Saúde monopolizado passava no Caixa do BNDES aviso pela grana dos cofres.
    Enquanto isso, as doenças erradicadas pelo Jose Serra voltavam e adentravam pelo portão do Brasil cantando a música do rei e cachorro sorrir latindo.
    E não é que o OPAS aparelhado por um petista da gema falou como grevista em carro de som afirmando genericamente que alguém acelerar o combate para não repetir os erros da Itália, sem nomear nenhum deles? Quanta sabedoria populista, meu Deus!
    E ainda fechou com chave de ouro, dizendo que o aumento do número de casos não importa e sim o qual é tipo de transmissão, sem citar nenhum exemplo? Haja sabedoria palanqueira, meu Deus!
    Ora! A humanidade não suporta mais esses papos furados de petistas.
    Tem alguém aí no Palácio do Planalto? Tem? Então achem logo o Serra para conduzir o combate a essa doença e a OPAS e OMS que vá combater o coronavírus da Venezuela, Cuba, China e Rússia.

    1. A “caixa preta” do BNDES ja foi aberta. Gastaram 60 milhoes. Depois voce pede ao Bozo pra te mostrar o resultado. E tira do seu proximo textao.

  7. A unica coisa positiva que esse bando fez ate agora foi empestear meio governo do Trump, que mesmo sendo uma diarreia humana eu me recuso a comparar com o capitao picuinha. O Trump pelo menos liderou a construcao de um imperio imobiliario. O palhaço daqui so construiu inimizades e ódio.

  8. Distinto, o vírus metido a besta inoculou-se no boisonaro, porém o altíssimo grau de toxidade daquele corpo exterminou o vírus, tanto é que no primeiro momento deu positivo, mas no segundo teste deu negativo, exatamente o tempo das malinações que habitam aquele ser atuar e fragmentar o covid-19. Bem feito, ninguém mandou o vírus ser tão petulante!

  9. Olá Inundado, Paulo Guedes nunca deu um prego numa barra de sabão (a não ser a barbarização que criou no Chile), então, tchau.

  10. ESCOLHA POLÍTICA CONTAMINA A CREDIBILIDADE DE QUALQUER GOVERNO.
    Nessa balbúrdia que reina no pós quadrilhão, nomear ministro tem sido mais perigoso que apertar gatilho em roleta russa com duas balas em garrucha de dois canos.
    O fato da doença ser disseminada no próprio governo, é um forte indicador que coloca em dúvida a capacidade de gestão dos atuais responsáveis pela Saúde. Ou não é?

  11. O controle é difícil porém, possível. A fonte produtora da melhor tecnologia até aqui utilizada (adotada com sucesso na China) está ao alcance da mão e a custo relativamente baixo. Porém, com a ideologia cega adotada pelo governo e seus seguidores, duvido que será utilizada. Ou, ao menos, aventada a possibilidade de uso. Um doce para quem adivinhar o porquê…. A forma de enfrentamento mais eficiente é produzida, pasmem, pela terra do diabo, do cramunhão, do coisa ruim, do temba, do duba-duba, do fanho, do mafarro, do cão, do capeta…, da ditadura sanguinária tão massacrada por muitos: CUBA. Como podem ver, até no “inferno” (para os ignorantes) existem coisas boas.

  12. MOMENTO MÁGICO II
    Como bom país comunista, a China esparrama cotas da sua pandemia de corona vírus para o mundo todo e diante da repercussão, rapidamente diz que solucionou o problema, mas não conta como e nem oferece a receita para ninguém?
    É bom os arqueólogos irem preparando as enxadas e iniciarem as escavações e profundidades do mar para encontrar as ossadas do povo dominado, assim que a poeira abaixar.

    1. Nao se esqueça do Leonardo di Caprio. Atravessou a terra plana num jipe. Debaixo dos galoes de gasolina que ele usou pra tacar fogo na amazonia tinha uma caixa de tic tac recheados de coronavirus. Chegou aqui e entregou pro Lula.

  13. MAROLINHA ITALIANA
    Pois é. o populismo socialista da Itália, da dupla Matteo e Matarella, a pretexto de convencer o povo de que o coronavírus era tida uma “marolinha” e não oferecia perigo, sugeria que se abrace chinês e agora o país ocupa a vice liderança mundial de mortes por conta da pandemia.

      1. Eu acho que o corona virus seja DEUS tentando estancar os planos da extrema direita. Talvez DEUS queira nos poupar dos novos filhotes de hitler que reacionarios irresponsaveis colocaram no poder.

    1. A China tem 1,3 bilhoes de habitantes. Talvez seja necessario uma regra de tres. Calculo simples, nada complicado. Sugiro aplica-lo tambem ao caso d a riquissima Cuba. Depois comparamos com o “estado minimo”.

  14. A imprenxuleca mineira, lendo ( o tempo) diz a nota:

    “__Hospital de BH tem três pacientes internados com o COVID- 19.”

    Mas o hospital que o ” jornal da roça “,citou, desmentiram as internações. Não tem, graças a Deus, não há casos confirmados.

    No mesmo tempo que __o tempo__ confirma, desmente.
    Lixos! Suínos.

  15. Ricardinho dança conforme a música posta pelo patrão. Antes o “mito” era a escolha certa , agora ….

    Ricardinho concentra na sua pesquisa de redução de estômago que é melhor para todos.

  16. Uma juiza___(luciene belan ferreira allemand)__acatou o pedido em caráter liminar para suspensão das Missas no Santuário de APARECIDA- SP.
    ( covid 19)…

    Pergunto, porque não suspendeu o carnaval?

    Exigir café fervendo… depois que esfriar, bebe.

  17. Olá Inundado, não bastasse o boisonaro em sua “postura merencória e triste” que nada de bom produz para os Tapuias, agora a gente se vê ameaçado de fazer guerra desde que O Cabo Chico Diabo do Diabo Chico deu cabo. É que desde a guerra do Paraguay, finalizado num começo de março, há 150 anos a América latina não teve mais guerra e agora esse serviçal adulador que por Pindorama em guerra com a Venezuela para dar riquezas de bandeja ao homi do cabelo cor de abóbora. Veja se tem base uma bagaceira dessas.
    São mínimas as chances de reversão, porquanto do que consta ele come leite condensado no pão e nem beberica o Elixir do Pajé.

  18. O governo chinês sabia sobre o COVID 19 um mês antes do que afirmava, segundo o relatório visto pelo SCMP . ( South China Morning Post ).
    Um novo relatório de Pequim sugere que o primeiro caso do aparecimento do coronavírus da China remonta a 17 de Novembro -1919.
    Esconderam informações?????

  19. Sobre a medida de suspender missas no Santuário de Aparecida, é um grave crime escondido nas “boas intenções”.
    Eu mesmo, decido, por mim se devo ir ou não assistir a um Culto!
    E os outros Templos? A medida foi só para o Santuário? Histerismo da _cnbb?

    Jamais tem o poder d e PROIBIR A COMUNHÃO DOMINICAL DAS PESSOAS.
    Carnaval passou, mas as máscaras continuam nas caras.
    Direito de ir e vir: eis a questão.

  20. DIZEM POR AÍ QUE
    Uma criatura da ditadura espera que o coronavírus dê ao Bolsonaro um pouco de humildade.
    E qual era a humildade dele e dos seus superiores quando integrava os governos biônicos comandados pelos militares?
    E qual era a humildade dele quando confiscou e atrasou em três meses o crédito dos juros sobre os depósitos do FGTS dos trabalhadores?
    E qual era a humildade dele quando adiou para três anos os créditos do PIS aos trabalhadores?
    E qual era a humildade dele, amigão do Sarney Bionicão não conseguiu segurar a hiperinflação represada que passou a 80% ao mês?
    Ora! Volte para a tumba e pare de encher o saco para se promover. E deixe o novo governo em paz.

  21. FRACASSO TOTAL DAS RATAZANAS TENTANDO FUGIR DA ZONA DE REBAIXAMENTO
    Esquerdistas, é bom irem contratando pilotos de fuga, arrumarem outra coisa para fazer e pouparem ou esconderem a grana roubada pelo quadrilhão, petrolão e afins porque a qualquer momento ela acabará ou será localizada e recuperada com tecnologias de ponta em fase de implantação na incansável Lava Jato.
    Afinal, a moral pública da Ratazana Rainha, a ladra da alma mais pura do mundo e das suas ratazanas operárias estão num nível mais baixo que da barriga de lagartixa.
    A prova disso é que as caríssimas campanhas populistas e forenses pagas com a lavagem de dinheiro roubado tentando adiar julgamentos e desmerecer o governo não conseguem reduzir a popularidade do Bolsonaro nem em 0,01%.

  22. Pela choradeira da esquerda, tenho observado que até hj a derrota nas urnas ainda não foi assimilada, mas eu sugiro que aceitem a orientação daquele sertanejo: “É melhor aceitar que dói menos’.
    Pelo menos uma certeza ficou para os brasileiros: nunca mais coloquem no poder um analfabeto e cachaceiro ou uma anta pq vai dar merda.
    Precisamos de pessoas competentes nós ministérios e não por aqueles colocados em troca de favores, conforme era praticado pelo carniça.
    Pt, carniça, anta, mst, sindicatos, palocci, dinheiro na cueca, lulinnha filho, assassinato Celso Daniel, propinas, etc, etc… Nunca Mais !!!

    1. Silva, observe o que o SUS e a Fiocruz, dentre outras instituições do Povo e do Estado brasileiro, tem feito de bom em favor da choldra. Imagine se essas instituições não fossem depredadas e sangradas pelos boisonaros (seu gado) e miguel treme da vida o quanto mais não fariam em favor dos Puris. Se a cachola claudica talvez possa receber bons influxos com moderadas beberagens do Elixir do Pajé. Fica a sugestão.

  23. Pensando bem, o Coronavírus só podia ser uma criação em governo comunista mesmo.
    A suspeita alta corte de justiça, que se tornou uma espécie de Casa de Amparo a Petistas Corruptos em Apuros foi quem inspirou a vinda desse vírus chinês, que também invade, se instala e corrompe as salivas e as mãos dos e tenta acessar o corpo para se alimentar, aparelhar e destruir impunemente a saúde dos brasileiros.
    E como bom esquerdista, impediu a que seria a maior manifestação de apoio ao governo atual e pela defesa da democracia da história deste país, salvando os esquerdistas de mais uma vergonhosa derrota nas ruas.

    1. Ferreira, o marreco vai lá tentar encobrir trapaças que ele fez na farsa jato, pois deu espaço para gente de “Alberto Yusself” atuar transferindo grandes quantias. Ele é mestre, mas vai chegar o dia em que o pano e máscara cairão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *