Toffoli e Moraes insistem em um inquérito apenas para chamarem de seu; entenda

Ao insistirem em um inquérito, já rejeitado pelo Ministério Público Federal, os ministros apenas gastam tempo e dinheiro do contribuinte

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, determinou a abertura de inquérito criminal para apurar ameaças, fake news, etc contra a mais alta corte de justiça e seus membros, nomeando o Ministro Alexandre de Moraes para presidi-lo, baseado no artigo 43 do Regimento Interno daquela casa, que prevê “Ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição, ou delegará esta atribuição a outro Ministro.

À primeira vista, o regimento somente autoriza a instauração do inquérito se ocorrido infração à lei penal na sede ou na dependência do Tribunal, o que parece não ser o caso, já que as ameaças e fake news, se ocorridas, foram feitas fora do STF. Acrescente-se, ainda, que o Regimento permite apenas a instauração do inquérito, não confundindo com o poder investigatório, atribuições exclusivas da Polícia Judiciária (Civil e Federal) e do Ministério Público.

O inquérito penal é a fase investigativa de coleta de provas e evidências do material necessário para um possível oferecimento de denúncia-crime (se existentes indícios suficientes para o prosseguimento da persecução criminal). Fato é, que depois de toda esta celeuma, sobre a legalidade da instauração do inquérito criminal pelo STF, a Procuradora Geral da República enviou um ofício para o Ministro Alexandre de Moraes requerendo seu arquivamento.

Em resposta, o Ministro Alexandre de Moraes rechaçou o arquivamento, declarando, em Lisboa, que “Nós vamos continuar investigando, principalmente – e esse é o grande objetivo do inquérito aberto por determinação do presidente do Supremo – as ameaças aos ministros do STF. O que se apura, o que se investiga não são críticas, não são ofensas. Até porque isso é muito pouco para que o Supremo precisasse investigar. O que se investiga são ameaças graves feitas, inclusive, na deep web, como foi já investigado pelo próprio Ministério Público de São Paulo”.

O mal-estar entre a PGR e o STF agitou o meio jurídico, parecendo ser mais uma guerra de vaidades e disputa de poder entre as instituições, eis que pelo que se tem notícias, a Procuradora Geral não teve acesso aos autos do inquérito.

Independentemente das razões que levaram ao pedido de arquivamento do inquérito, fato é que o titular da Ação Penal é o Ministério Público, vale dizer, somente ele possui competência e poderes constitucionais para o oferecimento da denúncia criminal.

Raquel Dodge, ao requestar o arquivamento, se manifestou; “Considerando os fundamentos constitucionais desta promoção de arquivamento, registro, como consequência, que nenhum elemento de convicção ou prova de natureza cautelar produzida será considerada pelo titular da ação penal ao formar sua opinio delicti. Também como consequência do arquivamento, todas as decisões proferidas estão automaticamente prejudicadas“.

A resistência no prosseguimento do inquérito não surtirá nenhum efeito prático, já que as provas coligidas na fase inquisitorial serão desconsideradas pelo titular da ação penal. O Ministro Alexandre de Morais e o Presidente do Tribunal Dias Toffoli terão apenas um inquérito “para chamarem de seu”.

Dr. Bady Curi Neto

 

Por Bady Curi Neto, advogado, professor, ex-juiz do TRE-MG, advogado fundador do escritório de advocacia empresarial que leva o seu nome.

Leia mais

3 thoughts to “Toffoli e Moraes insistem em um inquérito apenas para chamarem de seu; entenda”

  1. Devemos agradecer aos Senhores Toffoli e Moraes por darem tanta visibilidade a esta matéria. Ela estava restrita ao site da Crusoé. Agora, caiu na rede pra valer. . . O estranho é:
    Porque o amigo do amigo nao processa o Marcelo O.?
    estranho…

  2. O circo pegando fogo na presidência titular , filhos , astrólogo e vice. Esse extremista escrevendo sobre stf. tá querendo abafa kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *