Lula preso há um ano não é motivo nem de protesto nem de comemoração; entenda

Bem ou mal, com erros e acertos, até mesmo alguns exageros, é certo que as Instituições estão funcionando em pleno vigor

Sede da Polícia Federal, em Curitiba (Foto: Antônio More)

Completou um ano que o condenado e ex-presidente Lula encontra-se preso nas dependências da Polícia Federal de Curitiba.

Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do apartamento Tríplex localizado na cidade de Guarujá/SP. Além deste processo, já fora condenado, em primeira instância, em outro referente ao sítio de Atibaia, também em SP, além de responder a outros inquéritos e processos criminais.

A maioria das condenações se deu por envolvimento no escândalo da Lava Jato e Petrolão. Junto do meliante, várias pessoas foram condenadas: empresários, lobistas, doleiros e políticos. Chama a atenção a quantidade de pessoas ligadas ao PT, a saber: Alexandre Romano (ex-vereador do PT), André Luiz Vargas (ex-deputado PT), Antônio Palocci (ex-ministro dos governos Lula e Dilma), Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT), Gim Argelo (ex-senador do PT), João Santana (ex-marqueteiro do PT), João Vacarri Neto (ex-tesoureito do PT), José Dirceu (ex-ministro do governo Lula), Paulo Ferreira (ex-tesoureiro do PT), entre outros.

Mesmo assim, o Partido continua a defender a honestidade do condenado Lula, dizendo ser o mesmo um preso político, apesar da ampla prova processual que envolve o ex-presidente, em um esquema vergonhoso de “assalto” às estatais, corrupção e lavagem de dinheiro.

Esqueceram os petistas de clamarem inocência pelos outros envolvidos, ou Lula era a única vestal do prostíbulo da corrupção, que nada sabia, que nada via e que nenhum malfeito fizera?

Completado um ano de sua prisão, os petistas se reuniram na porta da Polícia Federal, em Curitiba, para fazerem discursos pró-Lula, com a mesma ladainha, Lula Livre, Lula perseguido pela justiça e Lula preso político.

Por outro lado, ocorreu uma chuva de comemorações nas redes sociais em razão do primeiro aniversário de cadeia do ex-presidente.

Duas atitudes extremadas, que em nada contribuem para o País: o cinismo e a desfaçatez dos esquerdopatas e o comemorativo da cadeia do ex-presidente Lula por seus adversários.

Um país em que os últimos três representantes maiores da nação encontram-se: um condenado e cumprindo pena em regime fechado; uma defenestrada do poder pelo impeachment (crimes de responsabilidade) e outro sendo investigado e processado por corrupção, não há nada para comemorar, apenas reconhecer que as Instituições democráticas estão funcionando.

Por maiores críticas que fazem ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, à Polícia Federal e a outras instituições da República, por um ou outro excesso que cometeram, já que ocupadas por homens suscetíveis a erros, há de se assentir que se não fossem estas instituições republicanas o Brasil estaria sendo comandado por esta “corja” que assaltou os cofres públicos para enriquecer ilicitamente e manter o Poder.

Se alguém merece uma defesa ou comemoração da população, com certeza não é o condenado Lula; ele deve cair no ostracismo por seus atos contra a nação, sendo esquecido para cumprimento de sua pena.

Deve-se comemorar a independências dos Poderes, das Instituições, que mesmo com tantas mazelas a serem corrigidas, têm cumprido seus misteres, colocando atrás das grades presos comuns, independentemente da envergadura política e poder aquisitivo.

Dr. Bady Curi Neto

 

Por Bady Curi Neto, advogado, professor, ex -juiz eleitoral do TRE-MG, sócio-fundador do escritório de advocacia empresarial que leva o seu nome

Leia mais

13 thoughts to “Lula preso há um ano não é motivo nem de protesto nem de comemoração; entenda”

  1. Olá Inundado, num país onde um arsenal do porte do achado no RJ, nas vizinhanças do Presidente da República, que tem especial apreço por armas e por Miliciano e que recebe apenas as notinhas de jornal como foi tratado o tema, pode-se afirmas com todas as letras e sem nenhum medo de errar: É algo especial mente grave e talvez seja preparação de mais um golpe, agora com armas. Para bem dimensionar a barbaridade, esse apreensão deve ser a maior já feita em Pindorama, sendo, também, uma das maiores do mundo. Sorte, Saúde e Sabedoria.

  2. Neto, vai ser chapa branca assim lá na casa do meirinho….
    O Conselheiro Ruy Barbosa dizia que o Presidente da República é o primeiro magistrado do país, e não só por isso, você que é bacharel, deveria fazer logo a distinção entre Lula e demais pessoas acusados de corrupção. A posição do Chefe do Executivo é diferenciada dos demais atores da República, logo, cabe sim a defesa particularizada de Lula. Não é favor, é apenas a conformação com o fato concreto.
    Se no país a representante do Estado (vereadora) é morta e não se esclarece o crime; se outro representante do Estado não pode exercer a função, deputado Jean Willis (Congressista); se se apreende o maior arsenal, nas barbas do Presidente da República, que adora fazer o gesto da arminha; e o fato merece notinhas de rodapés de jornal sem maiores repercussões e ou consequencias; se as dezenas de milhões de desempregados e dobro dessa soma encontra-se fazendo biscates e outras atividades, seria o caso de se perguntar se o funcionamento das instituições é algo tão rebaixado ou se não seria dispensável esse funcionamento. Um pouco de simancol fará muito bem.

    1. Cidrac,

      Devo repetir para voce as palavras do Paulo Guedes: Voces ficaram no poder por quatro anos e nao fizeram nada, agora em 100 dias culpa o novo governo. Devo repetir as palavras do General Mourao: Meus herois nao morreram de overdose. Agora, as minha palavras: Os Politicos que elegi nao estao na cadeia e nem respondendo processos criminais. Tomarei Simancol quando voce parar de ingerir Idioticecol.

      1. Olá Neto, gostei do idioticecol.
        Seria muito bacana, seria muito legal se os processos instaurados fossem com o propósito de aplicar a lei e fazer justiça. Mas, o que eles visam mesmo é evitar que o Campeão de votos ganhe a eleição, e de quebra entregar o pré sal, de cambulha com as reservas da Venezuela, ao homi do cabelo cor de abóbora. E para maior dos pecados muitos puris, bugres, botocudos e tapuias acha bonito e aplaude. Eita ferro.

  3. Dr. Bady, gostei muito do texto do senhor!
    Concordo: Lula tem que ser esquecido por nós cidadãos de bem. Ele é uma vergonha para os brasileiros. Costumo dizer que o pior para um político como Lula, Dilma, Aécio Neves, Eduardo Cunha e outros é a perda do poder e o verdadeiro ostracismo. É pior do que a morte!
    Nós, Brasileiros, temos que, dia a dia, contribuir para este país melhorar.
    Queremos que os pais e mães de família estejam empregados e que todos tenhamos orgulho e sentimento de uma nação de verdade!
    Um abraço pro senhor!

  4. 80 tiros. Sob forte emoção.

    Hoje era pra todo mundo cancelar seus compromissos.

    As tevês tinham que tirar a programação do ar. Os bancos que fechar as portas. As escolas, as câmaras de vereadores, de deputados.Os juízes, os políticos, todos nós.

    Deveríamos nos reunir onde estivéssemos, sentados no chão, porque é onde estamos, chorar, chorar, chorar e pedir desculpas.

    Ao país, aos pais, aos filhos. 80 tiros.

    Não é possível uma sociedade aceitar isso assim, como se fosse normal. Não, não é. Sim, estamos doentes.

    É preciso refletir sobre isso. Demorada e profundamente. É preciso silêncio, é preciso paz, é preciso falar baixo. É preciso seriedade e inteligência. É preciso que as bestas sejam civilizadas, é preciso que os falsos pastores sejam desmascarados, que os ignorantes se calem e estudem.

    Que a justiça seja justa. É preciso que as regras voltem a ser obedecidas. É preciso responsabilidade sobre os próprios atos. Urgente. Agora.

    Não se constrói um país melhor desejando que nossos desafetos sejam injustamente perseguidos e desrespeitados. 80 tiros.

    É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã. Mas não agora. Agora é hora de tirar a gravata e sentar no chão.

    (Eduardo Macedo)

    1. Olá Souza, palavras abalizadas. Mas, num país onde se descobre aquele arsenal; próximo da casa do Presidente da República, que vive a fazer o gesto de arminha e, tudo que se publica são notinhas em rodapés em jornal, como se se tratasse de algo de somenos importância, metralhamento de pessoas de bem passa ser uma rotina. Só não vê quem não quer.

    2. Marco, esses 80 tiros foram em uma perseguição militar. Foi um erro, ois o carrr era parecido com do assaltante. Era para ter pego no bandido. Foi um erro. Um dos culpados de excessos policiais é a impunidade jurídica, que deixa os policiais mais revoltados. O assabtante fugitiêo talvez esteja ainda viêo. E quantos tiros ele dará em um mês? Uma semana? Ou até nessa madrugada? 80 tihos mataram 1; mas em um assabto, é um tiro para cada vítima fatal. Com dez soldados e 80 tiros foram um morto; se fosse o assaltante, teria sido 80 mortos. Bem mais alarmante, não acha?

  5. Perfeito!
    Destaco:
    “Esqueceram os petistas de clamarem inocência pelos outros envolvidos, ou Lula era a única vestal do prostíbulo da corrupção, que nada sabia, que nada via e que nenhum malfeito fizera?”
    O curioso é que no PT não se faz nada sem a autorização do poderoso Chefão da ORCRIM!

  6. Boa Tarde. Gostei do texto … Como dizem os jovens: ” a fila andou” . Lula tá preso, e deve ser esquecido.. apesar de alguns comunistas aqui dizerem que o Chefe do Executivo merece tratamento diferenciado, eu penso exatamente o oposto: Por ser o porra do chefe do executivo é que ele NUNCA deveria ter se corrompido. A função dele é cuidar do povo. Defesa particularizada ele já tem, através dos advogados milionarios, extrativistas e rapinosos.
    Quem é lula?
    abs!

  7. Gostaria muito de ver, vindo a tona as falcatruas das obras pagas pelo PT no exterior.Porque não se ouve nada a respeito?Acho que o dinheiro roubado do Brasil nessas obras é colossal,ou estou errado?Creio que o triplex e o sitio são um grão de areia comparados com a magnitude desse assalto aos cofres brasileiros.

  8. O Bolsonaro bate e o Mourão assopra, boa estratégia. Não se esqueça, que quando um bandido é pego no fragla, ou caga nas calças, ou se faz de vítima. Estamos em guerra e quem provocou essa guerra foi o PT, agora aguenta.começo.

  9. Não comemoro a prisão de lula mas protesto sobre o que ele roubou e não foi resgatado ATÉ HOJE.

    repito: ATÉ HOJE! O cara rouba, vai preso mas fica bilionário e a família usufrui.

    Seria muito melhor ele solto se fosse resgatado o que ele e a família têm sem comprovação de aquisição legal !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *