Rótulos e mais rótulos. A depender do defunto, ele vale por três; entenda como

A segmentação do estudo da violência pode ser de extrema valia ou mero oportunismo, seja ideológico ou simplesmente comercial

Adélio Bispo: um mero homicida ou mais um “jovem negro” para as estatísticas? (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A banalização da morte é algo execrável, e ninguém a banaliza mais e melhor que os estatísticos.

A diversão da grande imprensa e dos interesseiros de plantão — leia-se Ongs, Institutos etc. — é segmentar o defunto de acordo com suas conveniências.

Uma mulher é assassinada. Pouco importa a dor dos familiares. Pouco importam sua história e os fatos. O negócio é vender o feminicídio.

Um preto é espancado. Novamente, pouco importam sua dor e os fatos. Substitua-o por um gay. Ou um índio. Dá tudo na mesma. A estatística logo entrará em cena.

Racismo, homofobia, feminicídio… A depender do finado, servirá para várias causas. Uma mulher preta e lésbica vale por três, quando morta. Se adolescente, por quatro.

Toda morte e violência nos apequenam. Seres humanos diminuem diante da dor da perda dos entes queridos. Transformar essa dor em estatística é cruel.

Os motivos das mortes deveriam servir apenas como dados preventivos; jamais especulativos e comerciais, como hoje em dia. Um homem branco vale tanto quanto uma mulher preta.

Reparem: um trambiqueiro é preso. Se morar em local simples, apenas um trambiqueiro. Se morar bem, um trambiqueiro preso em condomínio de luxo. Que diferença isso faz?

Um jovem bêbado e pobre, dirigindo um carro velho, atropela e mata uma velhinha. Nada demais! Dane-se a velhinha, pois isso não “rende manchete”. Mas…

“Um rapaz de classe média-alta, bêbado, dirigindo um carro de luxo, atropela e mata uma velhinha”. Eis aí. Uma das manchetes mais comuns hoje em dia.

Percebem a banalização da vítima? Percebem o descaso com quem deveria ser o verdadeiro foco das atenções?

Se rico ou pobre, carro velho ou importado, o importante seriam as estatísticas sobre motoristas bêbados e velhinhas. Bem empregadas, poderiam evitar tragédias.

Mas quem disse que a intenção é essa, não é mesmo?

Leia mais.

31 thoughts to “Rótulos e mais rótulos. A depender do defunto, ele vale por três; entenda como”

  1. Olá Inundado, uma das coisas que eu respeito é a sabedoria do povo. Ela costuma se manifestar no carnaval. Assim foi em 2019. “Ei doutor, eu não me engano, Bolsonaro é miliciano”.

    1. Que moral tem um idólatra de corrupto, um adorador do político que comandou a quadrilha que cometeu a maior roubalheira de dinheiro público da história, para criticar quem quer que seja???
      Que credibilidade tem esse verborrágico devoto de ladrão, cuja cegueira ideológica o impediu de enxergar ou mesmo sentir o fétido cheiro do Everest de merda defecado pelos seus ídolos?

  2. Perfeito. Veja quanta hipocrisia, pois se dizem indignadíssimos com a morte de um ser humano chamado “Marielle”, a ponto de virar assunto para a Escola de samba Mangueira, contudo a mesma Escola não dá a mínima para a morte de quem morreu da mesma forma. A Escola foi criticada por falar da morte de um ser humano, mas não falar da morte de outro ser humano, o motorista, mas não tem problema, pois o motorista era homem e ainda branco.

  3. Inundado, afirmastes que “Um homem branco vale tanto quanto uma mulher preta”. Sim, para Javé (YAHWEH) se equivalem. Mas aqui em Pindorama num é assim não. Aqui as muié pretas ocupam posições inferiorizadas e estigmatizadas. A gente não as vê, ou quando as vê constituem meras exceções, como professoras universitárias, aeromoças, magistradas, diretoras de sociedades empresárias, mães de família bem sucedidas. Elas ordinariamente vivem a ralar, são os carvões humanos que queimam para logo ser descartadas como nos ensinava Darcy Ribeiro.
    Então, neste ponto, o diversionismo esta justamente em querer refutar as estatísticas. Elas são indispensáveis no tema. Claro que não são por si só suficiente, mas são ferramentas. Ruim é não levá-las em conta, oportunisticamente!

    1. Pelo raciossímio do idólatra de lulinha propina e devoto da igreja petista, os outros 60 mil que morrem todos os anos devem ser “brancos de olhos azuis” e membros privilegiados “dazelite”.

    2. Ah cool, you are Holier than thou!
      dedico a você cidrac mas se tiver com preguiça de ler o post, basta ouvir:
      https://youtu.be/Jvp5z4z2biw
      Holier Than Thou
      Metallica
      Metallica (Black Album)

      No more!
      The crap rolls out your mouth again
      Haven’t changed, your brain is still gelatine
      Little whispers circle around your head
      Why don’t you worry about yourself instead?

      Who are you? Where ya been? Where ya from?
      Gossip is burning in the tip of your tongue
      You lie so much you belive yourself
      Judge not lest ye be judged yourself

      Holier than thou
      You are
      Holier than thou
      You are
      You know not

      Before you judge me take a look at you
      Can’t you find something better to do?
      Point the finger, slow to understand
      Arrogance and ignorance go hand in hand

      It´ s not who you are, it´s who you know
      Others lives are the basis of your own
      Burn your bridges and built them back with wealth
      Judge not lest ye be judged yourself

      Holier than thou
      You are
      Holier than thou
      You are
      You know not

      1. Sopinha, agradeço a deferência, mas, sou daqueles que não se deixam contaminar com a massificação da chamada indústria cultural, notadamente, desta de origem nos EUA. Tenho nojo, asco daquela estética de cabelos longos, faces doentias de quem não dorme ha dias e fumou muitos cigarros, se alimentou foi de fast food ou lixo, roupas escuras e pesadas, calçados brutos, anéis metálicos e quando cantam, invariavelmente, balançam a cabeça, arg. Vou parar se não chego ao vômito. Prefiro o grupo Graviola e Antonio Nóbrega.

        1. Dentre várias ‘qualidades’ das aparências dos músicos que vc enumerou me fizeram lembrar do caetano, do chico buarque e principalmente do gil que quando ministro fazia questão de andar de sandália pra mostrar os pés imundos resultado dos caminhos que andou. O gil ia fazer uma ‘ópera’ sobre racismo ou sobre os negros, não me lembro agora adequadamente mas como a lei ‘rua-net’ está sendo alterada o assunto ‘sumiu’ milagrosamente e graças à Deus por isso.
          Acho que vc gosta é da aparência da preta gil…aproveito e pergunto: Se eu a chamar de ‘preta’ ela me processa?
          Pela ‘deferência’ que escreveu, certamente não traduziu a letra da música e acho que até vc se traduzir, me processa.
          Quando se diz ou transmite a verdade pra um petista se acaba ameaçado, quando se diz pra dois é risco de vida!
          Saiba que toco guitarra e violão(e outros) desde os 6 anos de idade. Tocar rock ou metal é EXTREMAMENTE DIFÍCIL mas tocar musiquinhas brasileiras é enfadonho onde as notas nas ‘melô-dias(e noites’) são previsíveis e quase óbvias, as músicas são bem previsíveis.
          A diferença fundamental entre os músicos dos quais te ‘apresentei’ a letra de uma das músicas é que eles enchem estádios sem lei ‘rua-net’, são reconhecidos no mundo inteiro pela capacidade de tocarem os instrumentos e principalmente pelas letras das músicas e vendem milhões de cópias e ganham discos de ouro e/ou platina anualmente, costumam ter regravações de discos inteiros com orquestras sinfônicas(maestros os convidam e os discos e dvds das gravações VENDEM milhões), estão no hall da fama enquanto que os brasileiros acima tocam ‘estrume-ntos’ exalando o fedor sonoramente nas letras quando cantam(desafinadamente).
          Sabe cidrac, quando o músico é bêbado ou maconheiro, o efeito da droga passa mas quando o músico é corrupto não adianta, a burrice predomina ininterruptamente no caráter e na ‘obra’.
          Música brasileira pra mim…só Mutantes e um único disco do lulu santos antes dele ‘enviadar'(esquerdou e se fudeu)!
          Agora excuse me because i quero to hear MUSIC.

          1. Sopinha, sua predileção estético musical demonstra com nitidez o Brasil Oficial tão bem traduzido por Machado de Assis. Como são dois Brasis você se filia a ala que vive de costas para o Brasil Real. Assim: na Guerra de Canudos o Brasil Real foi massacrado, no Sertão da Bahia, pelo Brasil Oficial da Rua do Ouvidor. Assim é que a elitizinha, em regra vive embasbacada com o lixo que vem de além mar. Não importa que seja sub sub, basta de o rótolo em outro idioma que a aceitação é sem reservas, se proveniente dos EUA então, já começa a dar tremedeira nas pernas em explícitas demonstrações de provincianismo, desbragado macaqueirismo como diria minha avó . Nem se da conta de que a quase totalidade do recebido garganta abaixo vem de uma “indústria” que se encarrega de inocular nos incautos de poucas luzes um modo de vida e endeusamento do alienígena. Ganham-lhes coração e mente e os submete a toda subserviência e empatia. E para isso botam rótolo de que ganhou oscars e outros “prêmios”, muitos desses prêmios são dados entre “compadres” para conferir ares de aprovação.
            Também pudera, o cidadão deixa de apreciar o trabalho de um músico por ele ter se enviadado, esquerdizado e se fudido. Ai já é campo para estudos com outros enfoques.
            Pelo que consta a música brasileira é tida e admirada por sua pujança, variedade, capacidade de renovação, originalidade e outros dotes. Assim, se você não gosta quase nada nela, bom sujeito não és, com o perdão da paródia.

        2. Mas aposto que vc gota daqueles barbudos ou bigodudos (Stalin) e que se chamam uns aos outros como camaradas ou companheiro. Esquerda de merda.

  4. Quer outra hipocrisia gigantesca?
    A esquerdis empoderadis diz que Marielle foi mortis por grupos criminosos né.
    Pois bem, o Presidente da Mangueira está preso por envolvimento com grupos criminosos, então fica a dúvida.
    Se a esquerdis empoderadis diz que Marielle foi mortis por grupos criminosos, então como aceitaram a Escola, cujo presidente está preso, para falar da morte de Marielle?
    Realmente não importa nem um pouco de onde vem o dinheiro? Pode até vir de um bandido que está preso? Realmente não importa nem um pouco de onde vem a homenagem? Essa esquerdis empoderadis é uma piada pronta mesmo.

    1. Olá Rogério, não basta querer ser sarcástico, quer transmitir incipiência de inteligência?
      1 – Quando a Vereadora foi assassinada, de todos os candidatos ao Cargo de Presidente da República, o único que não se pronunciou contra o crime foi o Bolso Nabo. A sociedade acendeu a luz amarela;
      2 – A Mangueira é uma instituição, uma pessoa jurídica. Como tal ela dura mais que as pessoas que passam por ela, seja um participante de menor relevância, seja um diretor. É provável que os fundadores dessa agremiação já não estejam entre nós;
      3 – O presidente da Mangueira é uma pessoa natural, é de carne e osso. Ele como tal pratica muitos atos que não se confundem com os atos praticados pela Escola de Samba e, como dizes esta preso e responde a acusação de crime. São esferas distintas. Ao que me consta a Mangueira até então não praticou crime, logo não lhe cabe a pecha. Não confunda bife a milanesa com rifle ali na mesa.
      4 – Guarde sua maldade para outra ocasião, pois, ela não tem aplicação no caso mencionado.
      Grato.

  5. De fato. Tanto é que os outros quase 60 mil que morrem assassinados todos os anos não merecem nem uma torcidinha dos narizinhos arrebitados da imprensa caviar.
    Simplesmente porque esses pés-rapados não possuiam o selo de vítima de grife concedido pela realeza marxista.

  6. Não devia ter um lado quando se trata de vítima, mas a esquerdis empoderadis não pensa assim:
    – Se o João do Demônio estuprou várias, mas ele é amiguim de dedim da esquerdis, as feministas do suvaco cabeludo não falam nada; ninguém colocou os peitis de fora para manifestar;
    – Se o Vagabundo Presidiário usa termos chulos e depreciativos com as mulheres, chamando-as de grelo duro, não tem problema, pois o 9 dedos é amiguim da esquerdis empoderadis;
    – Se o mesmo Vagabundo Presidiário é preconceituoso com uma cidade inteira, falando que dela a única que coisa que sai é viado, também não tem problema.
    Esquerdis empoderadis é a piadis prontis. Gentis dos infernis.

  7. Ricardo,
    Você lembrou muito bem de um tema que me irrita bastante.
    Fico irritadíssimo quando leio ou vejo pela TV uma reportagem relatando algum crime do dia a dia, com o repórter dizendo que ” o criminoso dirigia um carro de luxo, importado” (aparece a imagem do carro e vejo que é um Honda Civic ou um Hyundai fabricados aqui no Brasil), ou que ” o criminoso mora num condomínio de luxo” e vejo na imagem um lugar sem luxo algum. Aparecem matérias também dizendo que o criminoso estava num jatinho e na imagem aparece um avião turbo hélice. Eu era criança e já sabia distinguir um jatinho de um avião a hélice.

    Isto demonstra a incompetência de que fez a matéria, de que editou e de todos os que foram responsáveis pela produção e difusão da notícia. Parece que só estão interessados na desinformação, contam com a ignorância de boa parte da população, só estão interessados em vender o lixo que produzem e é por isto que a mídia escrita, a televisão aberta e outras mais estão em extinção. Não leio jornal escrito a muitos anos, não assisto a TV aberta e não renovarei mais minha assinatura da revista Veja, encerrando uma assinatura de quarenta anos. Este é o triste fim da mídia brasileira que não soube acompanhar a evolução dos tempos, se rendeu as esquerdas e chafurdou nas verbas públicas fartas e fáceis e agora estão indo para o fundo do poço juntas.

    1. Olá Murilo, levastes quarenta anos PAGANDO para ler Veja? (Os Civitas por uma razão e eu por outra estamos rachando o bico de sua cara) Isso diz muito acerca de ti. É espantoso saber que pessoas, e são muitas, gastam dinheiro para se inocular com uma visão torpe e envenenada como a veiculada pela revista óia. Revista que fora editada por uma família que percorreu vários países até se ajeitar no Brasil. O estrago é formidável. Qual a diferença de uma reportagem mencionar uma mangueira ou mencionar uma árvore? A aspecto técnico diferenciador de avião jatinho e turbo hélice não tem relevância nenhuma na matéria que você menciona. O buraco ali é bem mais embaixo. O diferencial não esta entre o carro importado ou o carro de uma montadora estrangeira montado no Brasil, esse recurso visa outro efeito do qual você já esta tangenciando.
      O melhor de tudo é que, com muito custo, você começa a se mover e vai deixar o sarcófago da ignorância e do preconceito. Como diria didi Mocó Sonrisal, Colesterol, me folgo em saber. Tem tanta gente boa que trabalha a comunicação em outro nível muito mais refinado e democrático. É só procurar. Se quiser posso dar sugestão.

      1. Cidrac,
        Tudo que eu tive e tenho na vida eu PAGUEI para ter. Revistas, carros, motocicletas, faculdade, casa, roupas, viagens, etc… TUDO eu paguei com dinheiro do meu trabalho. Eu nascí e viví numa época em que as coisas eram assim. Hoje os canalhas esquerdistas tentam colocar nas cabeças dos idiotas que eles tem direito a tudo sem trabalhar por isto existem estes zumbis idiotas pelo Brasil chamados sem teto, sem terra, sem vergonha, etc…
        No caso da revista Veja eu decidí por minhas convicções que era uma revista que publicava matérias de meu interesse, assim como outras revistas da Editora Abril que eu também assinei sobre carros, barcos, etc… A revista Veja durante todo estes anos não me desagradou. Publicou toda a podridão do governo Collor, do governo Lula, do governo Dilma e agora, não sei por qual razão, desde a campanha presidencial vem atacando o Jair Bolsonaro com matérias idiotas, difamatórias, após a eleição continua atacando o presidente democraticamente eleito e , apenas dois meses passados da posse do presidente só vê defeitos no governo dele. Interessante que a Editora Abril não viu nem conseguiu resolver sua própria falência. Provavelmente, assim como toda a mídia, a Abril ficou com raiva do presidente porque ele acabou com a farra do dinheiro farto e fácil das verbas publicitárias da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobrás, etc.. Você deveria gostar da nova revista Veja. Ela agora é esquerdista e ataca sistematicamente o governo do presidente Jair Bolsonaro. Razão da minha saída.
        Quanto ao fato das matérias sensacionalistas falando em carro de luxo, condomínio de luxo, jatinho talvez seja mais uma forma cretina e hipócrita da imprensa esquerdista estigmatizar a elite como ela gosta de fazer, esquecendo-se de que os falsos proletários Lula e Dilma adoram carros importados blindados, viajar de jatinhos, jantar em restaurantes caríssimos, hospedar em hotéis luxuosíssimos tudo pago com nosso dinheiro. O certo é fazer a matéria correta, citando apenas o fato sem dar detalhes da marca ou modelo do carro ou do avião. Escrever apenas o fato relevante que originou a reportagem.
        Para finalizar, pode ficar tranquilo porque na minha idade, na minha trajetória de vida que tive o privilégio de viver e na minha capacidade de aproveitar as oportunidades que tive, pode ter certeza de que nunca fui ignorante e nunca me deixei ser influenciado por nada nem ninguém.

        1. Olá Murilo, 1) por sua trajetória de vida, afora a dose elevada de triunfalismo, é seguro concluir que tens um alto padrão de consumo; aproveite bem, afinal, a vida além de curta é uma só;
          2) és um caso raro que não se deixa influenciar pelo meio onde vive e transita. Se não vai absorver para que lê e ouvir?
          3) só o Bolso Nabo fora legitimamente eleito? Os demais não foram? Usurparam o cargo?
          4) Dilma vive num apartamento ordinário, simples, despojado, pobre na extensão da palavra. É tão acanhado que os seguranças designados pela União não acham no edifício um local apropriado para estarem. Não se deixe levar pelo PIG, pois, ouvirás o galo cantar, mas não saberás onde.

      1. Amorim Brasilia,
        Você tem razão. É má fé sim. Eles (mídia) não estão interessados em produzir um bom jornalismo. Nunca estiveram. Só estão interessados em agradar seus patrões (os poderosos) enganando a população, vender seu lixo e ganhar dinheiro fácil.
        Esqueceram que precisam dos idiotas para comprar seu lixo e agora estão perdidos. A internet e as redes sociais acabaram com eles. Fim da mídia escrita e televisiva.

        Abs.

  8. Cidrac,

    Roubar milhões é matar milhões.
    O motivo é que, ao invés de investir na segurança para
    proteger a sociedade e em educação para prepará-la para resistir os impulsos
    instintivos que dão luz à criminalidade, acaba investindo em, por exemplo,
    em Tríplex e em Sítio.

    Mas é concordável que de fato estatística é um bom ponto de
    princípio, não de conclusão. Pois nela é transparecido qual dado é mais urgente para poder
    investir em segurança, campanhas e, obviamente, educação.

    Agora, no tocante a escola de samba e Carnaval, se a Sabedoria, que você intitula,
    é expressa no Carnaval, com tantos acidentes, contaminação de doenças sexualmente transmicíveis
    e coisas assim, então, o que para um verdadeiro sábio é disclicência,
    para você é prudência.
    Sabedoria é conseguir encontrar, por exemplo, 51 milhões em espécie em um apartamento e colocar delinquentes na cadeia.

    Ser homenageado, qualquer um pode ser, basta jogar algum dinheiro para a minoria: pobres, lésbicas,
    deficientes… Não que ajudar os tais seja erro, mas não pode usar para camuflar o crime nos demais.

    Lula foi homenageado no nordeste, mas ainda continua preso.
    Bolsonaro foi esnobado, e estará na Casa Branca em 19 deste mês.
    A sabedoria não vive na folia. A poesia, até certo ponto.
    Ele não tem nem três meses de mandato e já querem ver uma super potência, com o país n acrise que os
    petistas afundaram tudo?
    Se isso é sabedoria, imagino que apenas demostra um talento
    grandioso para deslumbrar como ser isento de sabedoria.

  9. Isso é reflexo do jornalismo atual que se preocupa em conseguir cliques ao inves de informar.
    Basta ver o tanto de reportagem sobre cura de câncer, quando na verdade o trabalho científico é ” Remédio X melhora em 3% a chance de cura de pacientes de câncer tipo Y”.
    A primeira manchete chama a atenção, a segunda não atrai todos.
    “A publicidade vale mais que a verdade”, deveria vir escrito embaixo do nome de varios jornalistas no Brasil.

  10. A diferença é, o rapaz de classe-media-alta irá para um hospital alegando passar mal, depois enquadrado em crime culposo e sairá pela porta da delegacia tranquilão, vide filho do Pitanguy. Já o jovem pobre se não for linchado no local, possivelmente responderá por crime doloso,e ficará preso. Sem falar que, quando são jovens de classe média tanto a justiça quanto a mídia tratam diferente, até hoje desconheço o nome e rosto do ‘Jovem’, quer dizer TRAFICANTE, de classe-média-alta preso dia desses e noticiado por esse site se fosse um pretofavelado…

  11. Ricardo, entendo, concordo e compartilho contigo desse asco. Mas, por outro lado, sempre reflito quando vejo pessoas em excelentes automóveis desrespeitando o CTB. Seja contramão, estacionamento proibido, ultrapassagem proibidas na estrada (depois dos caminhões, são os carros mais potentes e luxuosos aqueles que mais desrespeitam e colocam os outros em risco nas estradas). São pessoas que deveriam dar o exemplo em razão da forma como vemos as questões sociais no Brasil, pois parte-se do princípio que tiveram acesso a boa educação e são esclarecidas o suficiente sobre normas de conduta em sociedade e tal. Então, se o dono de um veículo de R$ 100/150/200 mil entende que não precisa respeitar nada nem ninguém, que exemplo ele dá ao resto da população que vê sua situação social/financeira como um objetivo a ser alcançado? A imprensa se aproveita da nossa própria imbecilidade para gerar mais e mais conflitos de
    Classes, ao invés de aproveitar as oportunidades para tratar o temo sob a ótica da educação social moral e cívica. Um abraço.

  12. Há aí uma impossibilidade temporal. Não havia me expressado antes, você já havia sentido o cheiro. E, diga-se de passagem, não fiz referências pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *