O médium João de Deus é acusado de abusos sexuais. Mais uma religião atacada

Não se deve nunca confundir a mensagem e o mensageiro. Da mesma forma, religiões, líderes e praticantes

Cura ou assédio? (Foto: Revista Isto É)

Há dezenas de milênios a humanidade cultua divindades e crê em religiões. Dentre as duas ou três principais características, que deram início ao reinado do Homo sapiens na terra, a capacidade de criar “factoides coletivos”, como forma de unificação de tribos ou grupos rivais, talvez tenha sido a mais importante. O escritor Israelense Yuval Harari nos detalha isso, com rara perfeição, em seu provocante livro Sapiens: Uma Breve História da Humanidade.

Pessoalmente sou um fã das religiões. Qualquer delas. Não conheço nenhuma que não pregue bons conceitos e bons valores. Sou judeu por raízes familiares e por profundos laços, digamos espirituais, que me ligam à história do meu povo e de meus antepassados. E ainda que não pratique o judaísmo — ou seja dele grande conhecedor — ou qualquer outra forma de religião ou crença (já que sou extremamente racional), estimulo e congratulo quem faça o oposto.

É inegável que indivíduos, ou grupos destes, ao longo da história da humanidade tenham usado — como ainda usam — a religião e a fé popular como formas de doutrinação, poder e até mesmo enriquecimento. Infelizmente, outra forma muito comum do uso indevido da crença existe sob a prática de violência física, desde assassinatos e genocídios, a ataques terroristas. Tais maus usos acabaram por criar certas adversidades e até preconceitos à algumas religiões.

No Brasil, os evangélicos representam o grupo mais negativamente estereotipado que conheço, bem como os espíritas (em todas as suas variantes) o contrário. Pois bem, como reza o tal dito popular, “toda generalização é burra”. É injusto e inadequado dizer que todos os pastores, ou “bispos”, são aproveitadores atrás de dinheiro fácil. Assim como declarar seres do bem e iluminados todos os praticantes do espiritismo, em suas diversas formas.

O médium — mundialmente conhecido por supostas curas espirituais — João de Deus está sendo acusado por centenas de mulheres de todo o País por assédio e abuso sexuais. Relatos chocantes dão conta que o espírita atraía suas vítimas usando o “poder divino” que tais moças lhe conferiam. Assim como os conhecidos casos de pedofilia, envolvendo padres da Igreja Católica, esta triste história vem jogar ainda mais desconfiança e preconceito sobre as religiões.

Algo tão importante para a humanidade, a boa crença e prática das religiões deve ser defendida e incentivada. Por outro lado, o mau uso que alguns líderes espirituais fazem desta sua condição, deve ser combatido com todo rigor. Que não apenas a Justiça se encarregue da punição aos culpados, mas que as próprias coletividades jamais tentem abafar os casos ou proteger os malfeitores. Até porque, como todos jamais saberemos, a Justiça divina talvez nunca apareça.

33 thoughts to “O médium João de Deus é acusado de abusos sexuais. Mais uma religião atacada”

  1. “Pessoalmente sou um fã das religiões.”kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    O careca, vc é uma pândega mesmo.

  2. com todo respeito que todas as crenças merecem. O nosso Irmão nunca foi espirita. segundo sua próprias palavras é católico. Se o irmão se informar melhor verificará que não há variantes para o Espiritísmo. Este não tem hierarquia, sacramentos ou paramentos. o João é um médium mas não espirita.
    sendo a mediunidade uma faculdade inerente ao ser humano, cada indívíduo tem o direito de exercê-la como melhor lhe aprouver. se fosse um médium espírita jamais usaria a cor branca para suas práticas, jamais trabalharia mediunicamente daquela forma ou aceitaria reconpensas, como pedras preciosas, para praticar a caridade. pois no espiritismo temos o lema “Dai de graça o que receber de graça” como é o caso da mediunidade. sugiro ao irmão se informar melhor sobre o Espiritismo.

    1. O que tem a ver a cor branca? Porque é Umbanda? Se fosse assim médicos e enfermeiros não poderiam usar branco para exercer sua profissões. Você está precisando praticar mais o evangelho de Jesus, nem Deus nos julga.

      1. Tô meio perdido…
        não sei se são 3 ‘anônimos’ ou se é o mesmo ‘anônimo’ respondendo pra si mesmo.
        Coisa d’outro mundo, tá cheio de ispritu estranho aqui!

  3. É muita perseguição.
    O cara só tem 12 filhos com 12 mulheres diferentes, foi acusado de exercício ilegal de medicina, acusado de abuso sexual por 13 mulheres por enquanto…e é um respeitável ‘agente’ de deus(d minúsculo) após ser apoiado por pessoas influentes.
    Só por ele entender que as palavras de Cristo no Evangelho de João (cap. 15, vs. 12): ‘O meu mandamento é este: que ameis uns aos outros, como eu vos amei’ e por interpretar Genesis 27&28: Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se….
    é comer todas as mulheres possíveis…sacanagem pura, né?
    tadim!
    Enquanto isso se eu olhar pra uma gostosa…minha mulher me enche de cascudos e digo pra ela:
    …snif, o jão di deuz pode tudo e eu nada, nem oiá…! 🙁

  4. Pela primeira vez, deparo-me com um artigo seu em que concordo totalmente com a sua análise. Que bom seria se você usasse a mesma sensatez nas suas análises politicas em lugar de expressar raivosamente o seu preconceito e bias contra o PT.
    A sua pressa para generalizar nas suas análises políticas contrasta drasticamente com o cuidado que você teve em separar indivíduos e instituições no caso do médium João de Deus.

  5. Ricardo, já se sabe até mesmo de mulheres abusadas, vindas de outros países pelo dito cujo, pois foram atraídas para o “líder” em momento de total desespero em decorrência de graves moléstias, contudo voltaram para seus países com mais um trauma, o do abuso.

    A canalhice chegava a tal ponto, que o sujeito dizia que estava incorporado por alguém que desejava possuir as vítimas sexualmente, e se caso a mulher contrariasse o tal “espírito” a cura pretendida poderia não ser obtida, mas que se acaso ela cedesse para o espírito incorporado, a cura seria mais propensa.

    Sabe o que muito me espantou? Aquele ser iluminado e puro, cheio de ótimas intenções, chamado Renan Calheiros, sair em defesa do dito cujo. Acho que não me assusto com mais nada neste país.

  6. Vamos aguardar se vai ter algum texto sobre “tal pai, tal filho” do Bolsonaro. Digo isso por que achei muito bom o texto anterior do lularápio e do luleco mas, em menos de uma semana, apareceu um problema grave envolvendo o presidente eleito e seu filho. Acho que cabe uma abordagem sobre o tema.

    Nosso país não merecia isso, em menos de uma semana, aparecer um “batom na cueca” dessa contra o presidente. Cheque para a primeira dama.

      1. O filho já fez, a primeira dama também pois recebeu 24 mil reais, a funcionária do gabinete do então deputado bolsonaro repassou mais de 80 mil reais para essa conta aí… Já tem bastante assunto

    1. Isso não vai abalar a estrutura, ela está muito bem montada. Mais alguns dias e teremos uma desculpa esfarrapada qualquer para justificar esse chequinho, a compra de algumas jóias usadas da primeira dama, por exemplo, ainda não tem consistência. Batom na cueca mesmo é o rombo de 30 bilhões de reais nos cofres do governo de Minas Gerais. Que batom e que cueca heim!

  7. “Toda generalização é burra”

    Kkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Nunca imaginei uma confissão tão explicita assim! Confesso que esperava um lapso menos explícito!

  8. Blogueiro, Vc está confundindo as coisas! A pessoa por ser médium não significa necessariamente ser espirita. Pode-se encontrar indivíduos médiuns nas mais diversas religiões,
    catolicismo, protestantismo e por ai vai.
    Procure pesquisar e compreender melhor os conceitos de Médium e Espiritismo.

    Sds

    1. “Toda generalização é burra”
      mesmo não concordando muito com a afirmativa acima a uso no seu caso, RCS!
      Médium protestante?
      Nomeie só um que seja realmente protestante!
      Pra ‘alargar’ o horizonte e o panorama, nomeie também um médium que seja realmente judeu!

  9. Estou esperando o digníssimo blogueiro atacar a família corrupta B171.
    Assuntos não faltam..
    Brigas internas, baixaria, corrupção, funcionários fantasmas, nomeações de corruptos e doidos.

  10. Já falei bem mal desse “João do demônio”, agora eu quero mesmo é voltar a falar mal do Lula.

    Ricardo, desculpe-me fugir um pouco do tema do artigo, mas não consigo parar de falar mal do Lula tá bom. É só porque eu sou um opressor, fascista e tenho patologia com o Lula. Só por isso.

    Então voltemos ao outro demônio, aquele Marginal Presidiário.

    É o seguinte, o PT gosta de relacionar uma pessoa com outra não é mesmo? Vivem dizendo que uma pessoa é outra e vice-versa…rsrs… exemplo: Lula é Haddad e Haddad é Lula, então seguindo essa cartilha do PT eu consegui relacionar o Lula com o “João do demônio”. Observem:

    A equação matemática Petista é assim:

    PT = Lula = Haddad; PT = Haddad = Lula; pois bem, acontece que o Brasil todo sabe que o PT subiu no palanque com o Renan Calheiros e fez campanha para o Renan e bajulou bastante o Renan, e o PT foi bem competente e teve sucesso, pois conseguiu eleger o Renan e ainda de quebra elegeu também o filho do Renan. Então podemos concluir que:

    PT = Lula = Haddad, que é = Renan, então LULA = RENAN. Continuando a saga matemática, tem-se que nos últimos dias o Renan gravou um vídeo de apoio ao “João do demônio”, isso mesmo, o Renan saiu em defesa do “abusador de mulheres”, daí a equação ganha mais um nome, seguindo exatamente aquilo que o PT adora fazer, que é justamente igualar as pessoas, então a equação final ficou assim:

    PT = LULA = HADDAD = LULA = RENAN = “JOÃO DO DEMÔNIO”; que pode ser resumida como:
    LULA = “JOÃO DO DEMÔNIO”. Estão vendo, se a gente usar a fórmula petista de igualar as pessoas, chegamos a conclusão acima perfeitamente.

  11. Ricardo, respeito muito sua posição correta diante dos assuntos que aborda. Mas diante deste post sobre o médium João de Deus é preciso deixar claro que ele não é espírita e também nunca recebeu formação espírita, principalmente a orientação do Codificador Kardec. Como já foi dito em comentário anterior, médiuns há em todas as religiões. Então, para não denegrir a imagem dos Espíritas Kardecistas, preciso se esclareça que o médium João de Deus NÃO FAZ PARTE DA RELIGIÃO ESPÍRITA KARDECISTA.
    Vivemos tempos de transição planetária com o assédio do mal influenciando a mente dos fracos e é preciso ficar atento para não estar a serviço do mesmo, espalhando informações falsas.

    Abraços.

  12. Eu gosto de um ‘pobrema’, então lá vai:
    Já que espiritismo se vincula a Alan Cardec e ele se vincula na bíblia pois não há outro lugar para ligar Jesus a qualquer religião sem que a bíblia seja a origem, pergunto…aliás eu não, a bíblia questiona:
    Levítico 19:31
    “Não recorram aos médiuns nem bus­quem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contamina­dos por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vo­cês.”
    Deuteronômio 18: 9a12
    “Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; ->que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.demônios<-."

    bom, isso é um resumo.
    Existem mais MONTES de passagens na bíblia tanto no velho e no novo testamento condenando médiuns e espiritismo.
    Não discutam comigo, repito..não discutam comigo!!!
    Arrumem desculpas esfarrapadas e discutam com a bíblia que é onde o espiritismo e Alan Cardec se baseiam.

    1. Então vamos colocar só um tantinho mais de lenha na fogueira tá bom…

      É o seguinte, enquanto o “joão do demônio” estava reconhecido no mundo todo como grande personalidade, enquanto ele era um pop star, enquanto ele era só fama e sucesso, ninguém fazia questão de separá-lo do espiritismo né?

      Tanto isso é verdade que dos 210 milhões de brasileiros, provavelmente 209 milhões e meio tinha certeza absoluta, e talvez tenha ainda essa certeza, que o “dito cujo” fazia toda sua “obra” em um centro espírita, e todos achavam que ele era ligado ao espiritismo.

      Mas só agora que o “dito cujo” ficou mais sujo que o Lula, quer dizer, não sei se é possível alguém neste planeta ser mais sujo que o Lula, mas vamos lá, então só agora é que todo esse esclarecimento e todo esse textão aí separando o “dito cujo”. É aquela velha história, filho feio não tem dono…

      E para finalizar, onde estão as “feminazis”? Onde estão as peludonas? Onde está o movimento “mexeu com uma, mexeu com todas”? Eu respondo, sabem o porquê desses movimentos não dizerem uma só palavra? É porque o “dito cujo” é amiguim de dedim do outro demônio presidiário, daí nenhum movimento fala nada. Na internet existem centenas de fotos e momentos de fraternidade dos dois demônios juntos, inclusive também muitas fotos do “dito cujo” com a Mocréia Letícia. Lembram da história das “mulheres de grelo duro”, que nenhum movimento feminista disse uma só palavra, pois é, trata-se da mesma coisa, tudo que é ligado ao Presidiário Ladrão dos 9 dedos é perdoado pelos “movimentos”. Se é algo tocado e ungido pelo Deus Lula, já está tudo bem, perdoado e resolvido.
      Não importa o que se fala neste país, e sim, quem fala!

  13. Esse John of God,é um maluco mesmo héin?Como pode uma pessoa menospresar a inteligência alheia assim, e dar tanto tiro no pé desse jeito,cruz credo.Seria muito menos problemático pegar uma dessas tetéias de garotas de programa, que são abundantes em qualquer canto desse planeta.

  14. Cadê o textao sobre o motorista e o filho do Bolsonaro! Eu já me arrependi de votar nele.. e vc? Indignado com o tanto de corrupto que ele colocou com ele! Mentiu pra nós!

  15. Prezado Ricardo,

    João nunca se declarou espírita, ao contrário, se declarava abertamente catolico e devoto de Santa Rita de Cássia.
    Eu sou espírita, ou tento ser… e frequento abadiania desde 1993, o que sempre me estranhava não haver nada referente à Kardec ou ao espiritismo na casa. Apenas de uns cinco anos para cá, tem havido estudos espíritas por lá, sem a participação do João Teixeira.

    Acho importante esta desvinculação, feita tão somente através da palavra “médium”, que para quem estuda espiritismo, sabe haver comunicações em todas as religiões.

    De resto, só fica a minha decepção com a situação, pois considerava abadiania como um lugar sagrado, até vir à tona tantas denúncias e ligar outros pontos que deixava no “armário da incompreensão”, aguardando os devidos esclarecimentos.

    Assim como eu, pessoas vulneráveis, que passaram por determinados traumas, recorriam

    Triste final e que a Justiça seja feita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *