Dia dos pais: filhos, por que tê-los…

Filhos… Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos, como sabê-los? (Poema Enjoadinho, Vinicius de Moraes – 1913/1980)

O melhor presente do mundo

— Papai, Deus existe?

— Bem, filhota, é uma pergunta sem resposta, ou melhor, com várias respostas.

— Por quê? Você não acredita em Deus?

— Depende! Se for o tal Deus que fica lá em cima, sobre as nuvens, olhando tudo o que acontece e decidindo quem vive, quem morre, quem é feliz, quem fica doente, etc… não!  Não acredito. Mas se é o Deus inexplicável, aquele em quem apenas acreditamos e gostamos de acreditar… sim! Nesse eu acredito.

— Mas se você não vê, se não pode explicar, como sabe que existe?

— Você gosta do papai?

— Sim.

— Você tem amor pelo papai?

— Tenho.

— Você enxerga seu amor? Você toca nele?

— Não, ué!

— Pois é. Viu como podemos acreditar e sentir certas coisas sem ver ou conseguir explicar?

O diálogo acima ocorreu há alguns anos. Quatro ou cinco, talvez. Estava levando minha filha para a escola. É a melhor parte do dia! Além de rock n’ roll, o que mais rola são os “papos-cabeça“.  Hoje ela está com doze.

Este sábado foi um daqueles dias plenos. Almoço com uma turma mais que sensacional. À noite e início de madrugada, o aniversário de uma querida amiga. Ao chegar em casa, sobre minha cama, o presente retratado acima. Um cartão de dia dos pais.

Não sei o porquê do diálogo remoto ter vindo à tona. Um bom tema para quarta-feira! Se ler este post, vá se preparando Leonardo.

Talvez tenha a ver com gratidão; aquela que declaramos a Deus ao olhar para os nossos filhos. Ou talvez tenha a ver com a divindade, que é ser pai. Talvez a inexplicável sensação de amor mesmo, tal qual a  inexplicável crença  em “algo” que não vemos, não ouvimos, não tocamos…  Apenas sentimos.

Querem saber? O nome deste dia está errado. Deveria chamar-se dia dos filhos. A graça é ser pai.

Tenham todos, pais e filhos, um excelente domingo!

“Papai, você é o melhor pai do mundo. Você além de ser bravo, é super engraçado, inteligente, amigo e tudo de bom. Eu te amooooooooo MUITOO.” (Tuca Maluca, 11/08/18). Eis o texto do cartão.

Leia mais.

One thought to “Dia dos pais: filhos, por que tê-los…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *