Uma democracia frágil como cristal

Por duas semanas consecutivas, importantes Generais do Exército se manifestaram sobre crise a institucional que atravessamos

Nos tempos de “Ordem e Progresso”

Talvez a parte mais visível da fragilidade da democracia brasileira seja sua total falta de resistência aos ataques maléficos, por parte de um ou de alguns agentes políticos, ao longo da nossa história. Apenas para ficarmos na fase pós-período militar, pensemos no quão fomos e estamos expostos à toda sorte de vagabundos morais, como os notórios Sarney, Collor , Lula e Dilma Rousseff, restringindo o campo somente aos ex-Presidentes da República.

Líderes desse processo nefasto de compadrio político, em detrimento da sociedade civil, essa gente asquerosa constituiu, ao longo das últimas três décadas, um exército de calhordas subservientes (uns mais, outros menos) prontos a ocupar todo e qualquer espaço que fosse necessário para o aparelhamento do Estado, em todas as esferas e instituições, visando o poder e a manutenção de uma casta privilegiada, quase oligarca no poder.

Sarney, por exemplo, deixou descendentes. E não me refiro aos filhos naturais, Roseana e Zeca, a despeito de serem e agirem como o patriarca, mas, sim, a Jader Barbalho, Edison Lobão, Romero Jucá, dentre outros. Collor, por sua vez,  nos brindou com Renan Calheiros, que já emplacou seu filho governador de Alagoas.

Lula, o inigualável criminoso serial, optou pela teoria darwiniana. Não introduziu os seus no seio da política, já que a esfera público-privada é mais vantajosa e evoluída em todos os sentidos (financeiro e poder), haja vista a gloriosa e meteórica carreira empresarial dos seus filhos e sobrinhos. Aliás, ele próprio, como nos comprova a Odebrecht, JBS e OAS, evoluiu do bicho político para o bicho empresário. “Política se tornou negócio para amadores”, devia pensar. E partiu com tudo para cima do mega-empresariado nacional.

Grande parte dos males que vivemos hoje advém deste cenário, onde tal fragilidade é sempre explorada por malfeitores como os acima descritos. Não lhes bastasse apenas a capacidade de promover as mais cruéis injustiças sociais, via corrupção e privilégios imorais, essa gente degrada, pouco a pouco, o resto do bom-conceito que a cena política ainda possui dentre a população, especialmente a parcela mais informada da sociedade. Não por acaso, recente pesquisa mostrar que cerca de 43% dos brasileiros, ou seja, 4 em cada 10, apoiam uma intervenção militar no país. Até mesmo um juiz do STJ resolveu medir a ânsia da população pelo retorno dos militares ao poder.

Tal cenário, além de desolador e desesperançoso, conduz ao cada vez mais crescente risco de ruptura da ordem democrática, seja através desta sempre presente possibilidade de intervenção militar, ou seja ainda, numa hipótese bem pior e terrível, pela tomada do poder por um grupo ultrarradical, de direita ou de esquerda, tendo hoje um Ciro Gomes, de um lado (já que Lula já era) e Jair Bolsonaro, de outro (sendo este infinitamente menos arriscado, diga-se de passagem).

O que me parece cada vez mais claro – e eu mesmo me enquadro neste pensamento – é que, independentemente do nível socioeconômico, uma parcela mais que considerável da sociedade já não suporta mais esta condição miserável de submissão e de arrimo do Estado, e está “aberta” a quase qualquer outra opção, por mais arriscada e imprevisível que seja, já que, ao menos, uma mínima chance de liberdade poderia sair dali.

Por isso, meus caros, não duvidem sermos governados por, sei lá, Luciano Huck, Roberto Justus ou alguém parecido a partir de 2018.

Leiam também.

59 thoughts to “Uma democracia frágil como cristal”

  1. Olá Distinto, chamar de democracia talvez seja um exagero. O certo que este país é o chão dos golpes. É golpe da maioridade, é a quartelada de Deodoro, golpe contra o Imperador, que se passou a chamar de Proclamação da República. Logo logo completaremos duzentos anos, porém, desafortunadamente não temos instituição. Durante muito tempo os golpes eram perpetrados pelos milicos, porém para maior dos pecados a elitizinha extrativista e rapinosa refinou seus métodos e escalou alguns bacharéis, alguns juízes e mais uns serviçais no Congresso Nacional e deram o golpe na Valente e Corajosa Dilma (aliás vale a pena ver sua foto, com toda altivez e atrevimento, quando jovem, em frente a dois juízes envergonhados que encobrem os próprios rostos. Esse arquivo é deveras revelador, pena que poucas são as pessoas que param para meditar sobre ele) que tendo sido eleita por algumas dezenas de milhões votos, foi afastada do cargo. Então, um Estado que não respeita o voto, o que mais seria respeitado? É sombrio, não ha negar!

    1. Escreveu esse monte de bobagens, apenas para chorar o “Gopi”? O Gopi tá dado, pegou no pé do ouvido e mandou a ventosa dona mandioca para a casa do carvalho. Já era, é passado agora. A propósito. Devo chamá-lo de “Cidrac II, A Revanche!”? Parece bem apropriado.

      1. Ô Gerado, esse é o ponto. Vivemos de golpe em golpe. Uma tradição bi-centenária. É humilhante e afasta as boas perspectivas.

    2. Mas…que interessante, o ” Anônimo ” deixou de ser anônimo, ou plagiou o comentário do Cidrac!
      Chamar Dilma de Valente e Corajosa é coisa para dementes ou quem tem menos de 14 anos!!!Quem viveu aqueles tempos, sabe que ela, assim como Lula, foram criações de Marketing do Gal. Golbery!!!! Criaram lendas sobre estas duas aberrações, para tolos acreditarem !!!!!

      1. Olá Rosa, (sobrenome lindo, aliás conheces o Poema Uma rosa é uma rosa?) Você viu a fotografia de Dilma a qual eu aludi? Não deixe de vê-la, é rica de significados. Não tenha receio, ainda que não goste dela você pode manter essa posição. Ela, uma jovem recém saída da adolescência, aparece de fronte alta e os juízes (dois senhores com idade de serem seus pais) com seus rostos encobertos pelas próprias mãos.
        Quanto ao anônimo foi um lapso de minha parte. Grato.

  2. Olá Distinto, FHC, mais conhecido como a Maria Antonieta Tropical, entregou os minérios da e com a Vale. Os lucros vão para além mar. A lama mata de Mariana para baixo. O descaso e a indiferença joga bairros, vilas, sítios, cidades e o vale na miséria e ao deus dará, entretanto o juzeco da gravatinha borboleta nada faz. Claro, pois, ele diz que persegue a corrupção, desde que seja do PT e de Lulinha Paz e Amor. Agora se ha ou não provas é só um detalhe. Uma democracia meramente eleitoral, pois, de substancial necas de petibiriba.

      1. Olá Rosa, deixe Maria Antonieta Morena de lado, fale-nos da lama rio abaixo. Já suscitei essa questão neste espaço várias vezes, entretanto ninguém se atreve. É intrigante esse silêncio. Se é para escrever sobre Perrela surgem manifestações às centenas. Tá me parecendo que debaixo desse angu tem carne! Em novembro completará dois anos de lama, de sangue, de desespero, de cinismo e outras vilanias. Não quer arriscar umas palavras? Grato.

        1. Mas, Cidrac. A lama, a qual você se refere, foi derramada no governo Pimentel. Porém, bem antes disso, o Lula teve oito anos para corrigir essa falha que você atribui ao FHC e Lula nada fez. Tamanha incoerência da sua parte, deixa clara a sua intenção de transformar mentiras em verdades e isso o declara um genuíno petista. A maioria dos políticos brasileiros são bandidos, sabemos disso. Mas, o que a maioria não quer de jeito nenhum, são políticos petistas, eles vendem ilusão. Ilusão enche barriga por uns dias, depois a fome e a miséria voltam. Aliás, já voltaram e estão batendo na minha porta, na sua porta. E, não adiantar querer imputar isso só ao Temer, pois, nesse caso, o Temer é o menor culpado. Você sabe disso, mas, como petista, não vai admitir nunca.

          1. Olá Geraldo, grato pelas palavras. Você faria a gentileza de dizer porque o juizeco da gravatinha borboleta não processo prende e multa os dirigentes e as PJ causadoras do estrago em Mariana e rio abaixo? Ele que tem proclamado ser um perseguidor de coisas erradas e corrupção.

  3. Olá Distinto, chamar de democracia talvez seja um exagero. O certo que este país é o chão dos golpes. É golpe da maioridade, é a quartelada de Deodoro, golpe contra o Imperador, que se passou a chamar de Proclamação da República. Logo logo completaremos duzentos anos, porém, desafortunadamente não temos instituição. Durante muito tempo os golpes eram perpetrados pelos milicos, porém para maior dos pecados a elitizinha extrativista e rapinosa refinou seus métodos e escalou alguns bacharéis, alguns juízes e mais uns serviçais no Congresso Nacional e deram o golpe na Valente e Corajosa Dilma (aliás vale a pena ver sua foto, com toda altivez e atrevimento, quando jovem, em frente a dois juízes envergonhados que encobrem os próprios rostos. Esse arquivo é deveras revelador, pena que poucas são as pessoas que param para meditar sobre ele) que tendo sido eleita por algumas dezenas de milhões votos, foi afastada do cargo. Então, um Estado que não respeita o voto, o que mais seria respeitado? É sombrio, não ha negar!

    1. A constituição federal respeita o voto e o impeachment.
      Ambas condições estão descritas claramente na CF/88, leia lá e aprenda as condições de cada uma e que elas foram cumpridas e respeitadas pela democracia…MAS,
      como petistas não são democráticos, não conseguem respeitar nem a CF nem nada nem ninguém!

      1. ô Sopinha, não confunda o dedo que aponta para a lua com o satélite natural da terra, pois, são coisas distintas. O que você chama de CF/88 é mero pedaço de papel que talvez proclame direitos e deveres, todavia não é respeitado, logo resulta num nada. Aliás o papel aceita tudo. Lembre-se que um cheque nominado a você com o valor de um milhão pode valer menos que um cédula de R$ 2, basta que não haja saldo na c/c que a cártula não liquidada, pois, é mero pedaço de papel. Acorda pra vida.

        1. cidrac, como você mesmo escreveu..

          ” O que você chama de CF/88 é mero pedaço de papel que talvez proclame direitos e deveres, todavia não é respeitado, logo resulta num nada.”

          ..comprova o que comentei acima: “petistas não são democráticos, não conseguem respeitar nem a CF nem nada nem ninguém!”

          Obrigado pela confirmação que já era conhecida por todos mas agora temos declaração/confissão escrita.

          1. Sopão, não seria melhor você indagar a um petista?
            Você conhece alguém, algum partido, alguma instituição democrática aqui no Brasil? Poderia declinar alguns nomes? Grato.

    2. vou repetir pois ‘até agora’ não apareceu minha resposta pra vc cidrac e eu respeito o que vc escreve pois merece respostas corretas, então ‘lá vou eu novamente’ :

      A constituição federal respeita o voto e o impeachment.
      Ambas condições estão descritas claramente na CF/88, leia lá e aprenda as condições de cada uma e que elas foram cumpridas e respeitadas pela democracia…MAS,
      como petistas não são democráticos, não conseguem respeitar nem a CF nem nada nem ninguém!

  4. O general João Batista Figueiredo morreu pobre, precisando da ajuda de amigos no fim da sua vida. Isso diz muito sobre a honradez e decência, completamente ausente no período democrático-vagabundo.

    1. Cara, onde já se viu militar de alta patente morrer pobre… nem torrando toda a grana na esbórnia… você pode ser a favor dos militares, não vejo nada errado nisso. Mas não se deixe levar por boatos medíocres da internet, Figueiredo era criador de cavalos e faleceu em São Conrado, no Rio. Impossível pobre morar em São Conrado. Troca esse discurso mentecapto por: os generais não roubaram tanto como os presidentes civis. PQP, a formação do brasileiro está cada dia pior

      1. Não é boato, palerma. Eu me lembro dessa época. Fui militar, mocorongo. Quero ver o valente ter essa atitude depois de cumprir o serviço militar. Se vc tem qualquer indício de sinal de riqueza dos generais é nelhor expor. Do contrário, black bobo, é melhor continuar a escrever textões no Facebook.

      2. Os presidentes generais e os ladrões atuais.

        E Embora eu não concorde com muitos coisas que ocorreram no regime militar ,tenho
        que reconhecer …E acrescento a quadrilha não é só da família Lula…È muito maior do
        que podemos imaginar a roubalheira estar institucionalizada a ordem é roubar e roubar…

        LULINHA…

        Desde o descobrimento do Brasil em 1500, nunca se teve notícia de
        tamanho escândalo de CORRUPÇÃO e ROUBOS.

        Afinal de contas, onde está a Receita Federal ???

        Espantoso, inacreditável.

        Faça você mesmo uma comparação com os
        Generais Presidentes na Ditaddura Militar:

        “Erros foram praticados durante o regime militar, eram tempos

        difíceis.
        Claro que no reverso da medalha foi promovida ampla modernização
        de nossas estruturas materiais. Fica para o historiador do futuro emitir
        a sentença para aqueles tempos bicudos.”

        Mas uma evidência salta aos olhos.Veja então:

        (Presidente Castelo Branco)

        * Quando Castelo Branco morreu num desastre de avião,
        verificaram os herdeiros que seu patrimônio limitava-se a um
        apartamento em Ipanema e umas poucas ações de empresas
        públicas e privadas.

        (Presidente Costa e Silva)

        * Costa e Silva, acometido por um derrame cerebral, recebeu de
        favor o privilégio de permanecer até o desenlace no palácio das
        Laranjeiras, deixando para a viúva a pensão de marechal e um
        apartamento em construção, em Copacabana. Como podemos
        observar morreu sem deixar patrimônios significativos, morreu pobre:

        (Presidente Garrastazu Médici)

        * Garrastazu Médici dispunha, como herança de família, de
        uma fazenda de gado em Bagé, mas quando adoeceu, precisou ser
        tratado no Hospital da Aeronáutica, no Galeão. Morreu Pobre.

        (Presidente Ernesto Geisel)

        * Ernesto Geisel, antes de assumir a presidência da República,
        comprou o Sítio dos Cinamonos, em Teresópolis, que a filha vendeu
        para poder manter-se no apartamento de três quartos e sala, no Rio.
        Presidente João Batista Figueiredo, antes de deixar
        o poder, não agüentou as
        despesas do Sítio do Dragão, em Petrópolis, vendendo primeiro os
        cavalos e depois a propriedade.
        Sua viúva, recentemente falecida, deixou um apartamento em São
        Conrado que os filhos agora colocaram à venda, ao que parece em
        estado lamentável de conservação.

        Não é nada, não é nada, mas os CINCO GENERAIS-
        PRESIDENTES até podem ter cometido erros, mas não se meteram
        em negócios, não enriqueceram nem receberam benesses de
        empreiteiras beneficiadas durante seus governos
        Sequer criaram institutos destinados a preservar seus documentos ou
        agenciar contratos para consultorias e palestras regiamente
        remuneradas.

        Bem diferente dos tempos atuais, não
        é? ”

        Então, veja a família do PTralha Luis Inácio Lula da Silva
        vejamos…….
        (Quadrilha LULA da SILVA)
        LULA, o sebento falastrão, segundo a famosa Revista Americana
        FORBES, o PATRIMÕNIO dele já chega a 2 BILHÕES de

        DÓLARES,aproximadamente 3
        BILHÕES
        e
        DUZENTOS MILHÕES de REAIS. Tirado do erário
        público, dinheiro que poderia ser usado na

        saúde, segurança, educação por que este fdp’s –
        FAMIGERADO PELO DINHEIRO PÚBLICO – não
        se manda para Itália onde tem cidadania italiana

        (Forbes é uma revista de economia e finanças norte-americana, fundada
        em 1917 por B. C. Forbes.
        Seus principais concorrentes a nível nacional são a Fortune, que, assim como
        a Forbes, é publicada duas vezes por semana, e a BusinessWeek.
        A revista é mais conhecida por suas listas, como a lista das pessoas
        mais ricas do mundo.)

        Já o LULINHA

        funcionário do Butantã/SP, com um salário (já

        política) de R$ 1.200,00, e

        que recebeu, sem nenhuma
        justificativa, um presente da TELEMAR no valor de
        5 milhões de Reais, e hoje é proprietário de uma fazenda

        cinematográfica em Araraquara, adquirida por 47

        Reais,

        e detalhe, comprada a vista.
        Este jovem promissor, com toda essa capacidade demonstrada, já
        deveria ser o Ministro da Fazenda da DILMA.
        Centenas de outros políticos, também trilharam e trilham o mesmo
        caminho.
        Se fosse aberto um processo generalizado de avaliação dos bens de
        todos políticos, garanto que 95% não passariam, e deveriam estar
        presos e incomunicáveis.

        E viva a “comissão da verdade”!

        “O MAL só TRIUNFA quando as PESSOAS

        de BEM se OMITEM”

        (LULINHA um prodígio das finanças)

        filho do LULA era

        até pouco tempo atrás

        na peixada

        milhões de
        não às 12:51
        Compartilhar

        Um comentário:

        Mario6 de fevereiro de 2017 15:45
        Por isso que uma república sai mais cara que uma monarquia.
        DESAFIO QUALQUER UM PETISTA FANÁTICO E SATELITE DO LULALAU, PROVAR QUE O TEXTO ACIMA NÃO É VERDADEIRO.

    2. Olá Kadu, “menas” verdade. O Figueiredo deve ter gastado dinheiro cuidado do cavalo que ganhou do Newton Cruz (aliás ele proclamou que gostava mais do cheiro de cavalo que cheiro de brasileiro) e vivia lá pras bandas do Sítio Dragão. De toda sorte com os militares é sempre um heroísmo tambor (faz barulho, mas vazio por dentro). Largue as pantufas, caia na real.

      1. Olá Banana Comunista Inútil e Mentiroso Patológico de Pijamas

        Se você está afirmando é melhor provar, palerma do pé chato. Tenho certeza que fugiu do serviço militar feito um maricas. É muito machona aqui para escrever um monte de bravatas, as mesmas frases feitas inúteis e cansativas. Você é um chato (parasita) que vive grudado nas bolas velhas do Lularápio e um chato (adjetivo) que vive a nos importunar.

        1. kkkkkkkkkk SENSACIONAL kkkkkkkkkkkkk chupador das bolas velhas do lularapio kkkkkkkkkkk esse sidrac e muito chato mesmo kkkkkkkkkkkkkk chupa sidra cereser!!!!!!!!!!!

        2. Kadu, além das pantufas nos pés parece que lhe deram cordas e o soltaram e dai passastes a fazer uma coisa só: repetir os impropérios e agressões gratuitas. Quantos cigarros acendes por dia? E brabo que nem siri na lata. É lícito cogitar do desprazer das pessoas que convivem com um ser de seu tipo sob o mesmo teto ou mesmo no âmbito da vizinhança. Osso ou mosca na sopa? Se for responder pode ser de forma coloquial, mas sem baixaria. Por favor!

          1. Bananeiro Comunista

            Tua hora está chegando vernelhinho. Meus pais e meus avós me ensinaram o valor do trabalho, humildade e do estudo. Isso deve ser uma coisa de gente da direita cristã malvadona, para você. Não sou bravo, mas eu aguento muita porrada literal ou intelectual. Como o grande Ricardo, sou uma pessoa querida por meus familiares, amigos e até estranhos. Mas todos são gente do bem. Você que dissemina o mal defendendo bandido de toda sorte, além de nos insultar com um monte de sandices muito apropriadas para os tolos e inúteis da esquerda analfabeta, ficou ofendida porque não aguentou um round, arregão. Se soprar você corre. Trabalho, humildade e estudo não fazem mal a ninguém.

            1. Kadu, você que se autoproclama tão bem educado pelos seus ascendentes não aprendeu que elogio em boca própria é vitupério? Larga a mão de parlapatice. Em verdade eu corro duas vezes por semana para manter a boa forma física e nível adequado do colesterol, aliás, lhe faria muito bem manteres contido e não ficar dando pitaco em minha vida, porquanto, você não me conhece e, só por isso, já revela que és néscio ou no mínimo precipitado. Já que não podes se conter vá contar suas fanfarronices para a turma da caserna. Pode ser que eles acreditem!

              1. Bananeiro Carrapato das Bolas do Lularápio

                Ohhhhh. O comunista amante das bolas do Luladrão ficou indignada e não aguentou o tranco. Além de procurar cuidadosamente palavras no dicionário, para se passar por um pseudo erudito. Ridículo. Você não engana ninguém. É só um amarelão que não tem mais nada a fazer a não ser nos aborrecer com a contumaz e costumeira estupidez, que pasmem: corre duas vezes por semana. Hahahaha. Essa foi ótima. Piada pronta. ” Sou machona porque corro duas vezes por semana.” Hahahaha. Que medo. Hahahaha

  5. BOLSONARO MENOS ARRISCADO DO QUE CIRO GOMES. UM FOI GOVERNADOR COM MAIOR APROVAÇÃO DO PAÍS E O OUTRO FOI CONDENADO(C-O-N-D-E-N-A-D-O) ONTEM POR RACISMO E NUNCA APROVOU NENHUM (NENHUM, NADA, NECAS) PROJETO NOS SEUS VÁRIOS ANOS DE LEGISLATURA.

    1. Todos são honestos até terem seus sigilos bancários e telefônicos quebrados. Foi assim com toda gang petista e demais legendas, é só quebrar tambem o da Dilma e do Ciro Cara de Pau que logo saberemos quem é quem.
      Talvez seus liderados fanáticos não saibam, mas, o CARA DE PAU cearense teve seu batismo político na ARENA, quando a ditadura estava nos seus últimos dias o CARA DE PAU foi pulando de legenda em legenda, grande parte de toda safadeza petista sempre teve o apoio dele, seu paupérrimo CEARÁ sempre foi governado pela família do CARA DE PAU ou pelos seusbindicados, entretanto, o povo vem comendo o pão que o diabo amassou, e não me venham dizer que isso é porque os nordestinos não sabem votar, sendo assim, porque o estado do Rio, sendo o mais culto e politizado do país está na UTI??????????
      O CARA DE PAU sempre foi um lambe botas de Lula e da Dilma, mas, quando a coisa tá feia pras bandas do PT ele logo pula fora.
      Meus caros e minhas caras, vale a pena ler a matéria abaixo.
      —————————————–
      LULA FALA SOBRE MENTIRA COM TOM DE ESPECIALISTA:
      https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2017/10/04/lula-fala-sobre-mentira-com-tom-de-especialista/

  6. Quem disse que senado e STF promovem Democracia? Você esqueceu de citar Aécio como vagabundo moral. Não que eu tenha algo contra Aécio ,mas será mesmo que Aécio Neves planejava matar o próprio primo? Cunha que derrubou Dilma está nas grades e as suspeitas contra Aécio são fortes desde a muito tempo suficiente para Tancredo saltar do túmulo. Até que provem ao contrário Dilma não é acusada por nenhum crime na Lava Jato. Sendo mulher ela fez mais do que muitos homens ladrões, velhas raposas da política. Quem governa esse país é o povo construindo, plantando, produzindo.. Quando alguém fala em Democracia neste país ele está conivente com essa facção política. Não existe Democracia nem aqui nem na Coréia que se intitula República Popular Democrática da Coreia.
    Obrigam o povo a votar para argumentar que ele o povo é o culpado nas escolhas. Antes que o povo votasse já existia golpes como o golpe de estado que derrubou a monarquia de D. Pedro ll

  7. “UMA DEMOCRACIA FRAGIL COMO CRISTAL”???????
    Primeiro que o Brasil não é uma DEMOCRACIA, mas sim uma BANDALHEIRA promovida pela pior CONSTITUIÇÃO já criada desde o seu descobrimento. Uma Constituição aprovada pelos malandros, que expurgados do país pelo REGIME MILITAR, quando anistiados impuseram suas ideias de vagabundos que queriam passar os dias em uma rede enquanto o povo trabalhasse para sustenta-los. Essa maldita Constituição abriu as portas a toda espécie de porcaria e pensamentos, leis que não levam a lugar algum, que não são respeitadas, leis que só beneficiam alguns poucos, que permitem se pise sobre a Constituição, é um verdadeiro vale tudo. Permite a cada dia a criação de ideologias, as mais absurdas possíveis e abriu as portas para o lixo PT de Lula e Dilma.

  8. Estamos muito perto de uma guerra civil, os interesses da elite agrícola que a cada dia tornam se mais nítidos nos mostra quem realmente esteve por trás deste golpe horroroso que manchou a democracia em nome de um agronegócio que somente se sustenta baseado não na produtividade e sim na desvalorização da moeda brasileira condenando milhões de brasileiros a uma sub-vida.
    Esta elite não hesitara em partir o pais em pedaços se preciso for para sustentar seus feudos pois e a miséria de muitos e o que os torna os competitivos ..
    Fico intrigado com esse pais ao ver países sem expressão ou recursos minerais, agrícolas ou industriais, terem altos niveis de vida e felicidade e eu os invejo viver em um pais aonde uma pessoa pode planejar sua vida e pensar a longo prazo principalmente no aspecto financeiro.
    Os números do IBGE não deixam duvidas” esta geração e mais pobre que a anterior” a cada dez anos temos uma crise econômica e esta de 2014 nos deixa uma grande lição de que o mal pode vir de quem sempre pregou o bem ..

  9. Se senado e SFT se acertarem, o benefício será para os 2 poderes(não pra 1 só) e proclamarão como ‘harmonia entre poderes’ às custas de algum prejuízo ‘nosso’ …( ! … ? )

    Outro assunto. faço uma pergunta para o que não encontrei resposta, se alguém puder responder:
    Já que ficha limpa vai atingir condenados antes de 2010, a partir de ‘quando’ antes de 2010?

  10. Discordo que estejamos caminhando rumo a um novo período autoritário comandado por militares. O cenário atual é muito distinto dos períodos pré-Vargas e pré-Ditadura militar.

    A economia brasileira é (bem ou mal) integrada ao mundo; há maior pluralidade nos meios de comunicação (sejam eles jornalísticos ou nas redes sociais) e acesso da população ao mesmo; o nível de escolaridade da população aumentou e, consequentemente, sua capacidade crítica (ainda que muito longe do ideal); as Forças Armadas são compostas por muitos homens e mulheres que cresceram durante o período militar ou já durante o período democrático e têm consciência de sua missão institucional; as instituições funcionam melhor e o equilíbrio entre os poderes é maior; o processo eleitoral, apesar de tudo, detém maior legitimidade e está menos sujeito a fraudes.

    Somos uma democracia com falhas, sim, mas somos uma democracia. O processo eleitoral e as liberdades civis caminham bem. Há vários pontos que devemos aperfeiçoar sim, como o funcionamento dos governos em suas várias esferas, bem como a cultura e a participação política.

    Esse último, pra mim, é o ponto fundamental: PARTICIPAÇÃO política. Temos uma democracia muito baseada na REPRESENTAÇÃO política. É um dos eixos que alguns autores usam para construir o conceito de democracia (ou “poliarquia”, para Robert Dahl). Para melhorar a participação política, por outro lado, precisamos aumentar o engajamento cívico da população.

    Discutir em Facebook ou blogs não é suficiente: é preciso que cada cidadão seja um agente de mudanças em sua comunidade, em seu município, em seu estado, no Brasil. Muitas pessoas reclamam do Poder Público sem entender sequer quais são as ferramentas de controle social de que dispõem para a melhoria dos governos. Conheço gente que reclama do governo, xinga, mas fica todo feliz quando o prefeitinho da cidade dele no interior faz uma “festa do peão” com cantores sertanejos, ou um carnaval com grandes atrações pra competir com o carnaval da cidade vizinha. São incapazes de ler uma lei orçamentária, de avaliar se as prioridades estão sendo cumpridas. Falta de acesso à informação? Não. Infelizmente por ignorância e preguiça. A quantidade de informações necessárias para o exercício do dever cívico de controle dos nossos governantes nunca foi tão grande… mas a maior parte das pessoas é ignorante e, pior, se acham tão inteligentes, tão brilhantes, que não precisam ler, não precisam estudar.

    Pra concluir… como disse, somos uma democracia com falhas. Mas tudo que está acontecendo evidencia justamente as dificuldades da transição do autoritarismo para a democracia em um país com as particularidades do Brasil (jovem, extenso, com grande população). Vai ser sofrido, mas é o processo de amadurecimento da democracia. O controle social aumentou, a participação política está melhorando, o processo eleitoral é mais legítimo, as liberdades civis – a despeito do conservadorismo de certos grupos – são maiores. E, para dar o crédito aos militares, os caras são em sua maioria muito bons e zelosos de suas obrigações… os que ficam brincando com a ideia de intervenção militar são alguns sujeitos beirando a reserva e com pretensões políticas, mas que duvido serem fortes o suficiente para almejar qualquer coisa além de deputado.

    1. Meu caro Gustavo, concordo só até o 1° parágrafo, desgraçadamente, discordo do resto, vejamos, apesar de estarmos em pleno século XXI, com as informações totalmente globalizadas, com o nível de escolaridade muito superior aos da década de 60, ainda assim, dos anos 90 pra cá a coisa nao só virou um caos na política, como também em todas as atividades exercidas belos brasileiros, isso quer dizer que a coisa é muito mais séria do que imaginamos, para ser mais objetivo, logo direto ao ponto, nos anos 60, tínhamos um alto índice de analfabetismo mas, tinhamos vergonha das coisas erradas, tínhamos caráter, eramos mais politizados sim, hoje a grande maioria é manipulada com as mesmas propagandas enganosas dos anos 30.

  11. Só nesse país uma instituição questiona e desrespeita decisão do STF. Em qualquer país do mundo as decisões da Suprema Corte são inquestionáveis.. seja ela qual for. E quem quiser se insurgir contra.. tem de procurar os meios legais e jurídicos…. Mas nesse país em que as pessoas defendem interesses próprios usando instituições… é lógico que tudo vira uma bagunça. O Senado tem controle do STF quando aprova os nomes que o integram…Porém o Senado não faz serviço que tem de fazer.. sabatinar os indicados antes da aprovação.. e depois fica questionando as decisões tomadas pelo Tribunal. DECISÃO DO STF TEM DE SER CUMPRIDA.. seja qual for. Nos EUA é inimaginável um político ou qualquer administrador público pensar em desrespeitar uma decisão da Suprema Corte. Mas num país como o Brasil.. que permite até que um Presidente corrupto e denunciado por crimes continue no poder… que o Legislativo tenha mais de metade de seu integrantes respondendo processos por corrupção.. não dá pra esperar mta coisa.

    1. Freud, não. A vagabundagem dela mesmo. Aproveite e veja como os defensores dos pobres votaram ontem pelo fundo partidário

      Ah! Se ler com um pouco mais de atenção o que escrevi entenderá porque não os citei

            1. Que ao menos lê antes de tentar criticar, né?

              Mas agora chega! Já te dei muito mais atenção do que merece.

              Volte sempre, porque lugar de freguês aqui é sagrado

                1. Não, Bilu Tetéia, é “lê” mesmo. Assim como é “mesmo” mesmo. Agora eu sei porque você não leu o texto. Não consegue entender três linhas. Novamente, típico de um esquerdopata. Vou contratar um índio para te enviar sinais de fumaça. Quem sabe, né? Se não funcionar, eu chamo um jegue mesmo

                  1. Eu ia escrever ‘quase’ o mesmo pro bilu-bilu-teteia.
                    É ‘LÊ’ mesmo e o ‘teteia’ não leu nada e não lê … ele pode ler mas sem prestar atenção não vale nada, não imagine o texto, leia o que está escrito!
                    ps: os 4 tempos do verbo ler que escrevi acima estão nos tempos corretos, viu teteia?

          1. Ricardo não dê importância para os mortadelas viúvas do luladrão que em breve estará na cadeia. Eles estão desesperados pois agora terão que encontrar outro safado para puxar o saco. Te garanto que a maioria destes petralhas que vem aqui comentar nem lem o texto como esse aí confessou. Acho que é porque não entendem mesmo são analfabetos funcionais. No seu lugar eu nem responderia apenas deixava para lá. Obrigado pelo blogue e continue em frente, precisamos de pessoas corajosas como vc. Abração!!!!!!

  12. A democracia certamente não é o que as pessoas pessam. Não é um sistema de liberdade. É a substituição da autoridade dada por ‘Deus’ ao reis, passando esta a ser a nova sustentação dos novos reis e antigos/novos nobres.

    A democracia é um sistema de escravidão muito pior que a própria monarquia, ainda mais que as pessoas se consideram ou se acham livre. Apenas faça o que seus donos estão mandando. Se os donos do gado povo de brasília mandam, devemos fazer.

    Início do sistema, 1775 para quem deseja vim buscando na história. Uma boa peça do sistema aqui ainda data da monarquia, com Barão de Mauá, para quem realmente se interessa em pesquisar.

  13. Ricardo e JLT, os fanáticos petistas estão tendo tratamento 5 estrelas, alguns deles apenas repetem os velhos e carcomidos discursos dos enganadores “socialistas” que sempre adoraram mordomias, o Lulalau mesmo é o autêntico KARL MARX, sabiam que o pai do socialismo sempre viveu às custas dos burgueses, torrou toda herança deixada pelo pai burguês somente em luxo, drpois ele e seu sócio torraram também uma fortuna deixado pelo industrial inglês pai do outro pilantra enganador, sem destinar nem uma graninha sequer para os pobres miseraveis da época, as filhas
    do Marx tinham professores de piano sem nenhuma aptidão para música, segundo os defessores do patife, era para mater o nivel da alta burguesia da época, KKKKKKKKK, o Lulalau copiou ou não o pai do comunismo?
    Para finalizar, vou pedir aos ilustres JLT e RICARDO, pelo amor de “DEUS” não dêem mais ibop para fanaticos que não dizem coisa alguma séria, tais como, CIDRAC, BILU e MARCELO, considero a pagins uma das melhores para depatetmos idéias, só que, estamos perdendo muito tempo apenas para respondet medioctidades, é uma pena.

    1. Prezado, obrigado pelos elogios e sincero conselho, mas de minha parte, me perdoe não atende-lo. Minha maior diversão é chutar o traseiro destes trastes, hehe. Abrs

  14. Olá Colírio, é básico. Os medíocres e tacanhas não tendo a suficiente humildade para em suas insignificâncias admirar os capacitados passam ao ataque pessoal na busca desmerecê-los. Essa atitude revela, tamsomente, a inveja destruidora e o ódio mais ‘babento’. Marx, conquanto o homem da ciência saiba que será superado, tem seu nome na história e muito do que ele formolou continua válido e atual séculos depois de sua vida. Já Lulinha Paz Amor é o impávido CAMPEÃO de votos em Pindorama e a despeito de implacável perseguição só faz crescer na preferência do eleitorado enquanto os adversários continua bola mucha. São dado irrefutáveis e não ha dor de cotovelo que possa alterar, aliás a m da inveja faz mais mal ao invejosos que ao invejado. Deixe o sarcófago da ignorância, ainda ha tempo.

  15. CIDRAC. Essa de que a inveja faz mais mal ao invejosos que ao invejado é puro MITO.
    É BOLSOMITO. Vais ser preso com os outros 50% de malandros que estão roubando o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *