A reforma da Previdência e o Paradoxo de Buridan

O brasileiro médio comporta-se como o Asno de Buridan: ao não conseguir resolver o que quer, acaba padecendo por tudo

Ser ou não ser, o que será que serei, o que será que vou ser…

Estamos diante de mais um daqueles temas espinhosos, que vez por outra são jogados do alto, para a população ruminar. Foi assim com a proposta sobre o Parlamentarismo, foi assim sobre a diminuição da maioridade penal, da mesma maneira em relação ao desarmamento, e agora por conta da previdência. O debate, via de regra, é surdo, cego e burro. Grita-se por todos os lados, com ou sem fundamento, com ou sem razão. Ao final…

Há uma “historinha” clássica, um paradoxo chamado Paradoxo do Asno de Buridan, que versa sobre um burro que tem de decidir entre beber água ou comer alfafa. Se decidir pela água, morre de fome. Se optar pela alfafa, padece de sede. Bem, o tal livre arbítrio sempre nos traz dilemas. Poderemos sempre escolher os caminhos que queremos, mas jamais poderemos escapar das consequências das nossas escolhas.  Leiam do que se trata, é muito legal.

Pois bem. O brasileiro detesta o Estado. Reclama de tudo, com razão. Detesta os políticos e suas malditas leis. Detesta também os governantes e sua incapacidade. Se pudessem, os brasileiros tocariam fogo em Brasília e nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores Brasil afora; e igualmente não poupariam os palácios estaduais e prefeituras, bem como os tribunais de justiça e fóruns diversos.

Por outro lado, paradoxalmente, os mesmos brasileiros clamam por tudo isso que rejeitam e detestam. Há alguns dias, postei sobre o juiz que proibiu as companhias aéreas de cobrarem pelas bagagens despachadas. Critiquei a decisão, pois sou a favor do livre mercado e do Estado mínimo. Pra quê? Fui goleado! 90% das pessoas apoiaram o juiz, ou seja, o Estado. E é sempre assim. Basta ver vantagem e logo abraçam o inimigo.

Quem se lembra do tema privatização? Ai, do político que for a favor. A imprensa e os sindicatos o massacram até a morte. O brasileiro que quer ver os ladrões da Petrobras presos, é o mesmo que não admite privatiza-la. E com a previdência o raciocínio é o mesmo: não querem pagar ou trabalhar mais, pois sabem que o dinheiro é mal administrado, desviado e roubado. Ainda assim, não admitem o fim da Previdência Pública em troca da Previdência Privada.

O brasileiro disse não ao Parlamentarismo e está morrendo pelo Presidencialismo. Disse não à redução da maioridade penal e está morrendo assassinado pelos menores. Disse não ao desarmamento — e foi desarmado assim mesmo — e está indefeso perante os criminosos. Do jeito que caminha a treta, provavelmente dirá não à reforma e continuará, sem saber, sustentando a ineficiente estrutura previdenciária nacional.

Vá nos entender, não é verdade?

Leia também.

45 thoughts to “A reforma da Previdência e o Paradoxo de Buridan”

  1. Ricardo, a Previdência é um tema demasiado complexo. Antes de escrever sobre o tema, se não o fez, conversaria com dois especialistas, um contra e outro a favor… A verdade é assustadora, e sustentava Reforma, porém não nos moldes que o governo propõe, um acinte o modelo proposto! Ainda assim, independente da questão econômica, a questão social e institucional não podem NUNCA ser ignorada. Temos que parar de permitir que PT, PSDB, PMDB, PQP, continuem “colocando no nosso”. A questão da Previdência tem que ser discutida abertamente com a sociedade é essencial investigar, porque de novo, quem vai lucrar são os “comerciantes” da previdência privada: os bancos. A visão sobre este tema tem que agigantar, não podemos de forma alguma pensar tendo a nós como exemplo. O nosso umbigo aqui não importa, importa é o da babá que zela por nossos filhos, a faxineira que limpa nossa casa, o motorista que leva nossos filhos diariamente neste trânsito caótico… Ademais, o dever de casa de fazer sacrifícios, agora e do Legislativo, Executivo e Judiciário. Depois, se não der, ok, vamos nos sacrificar…

  2. É, primeiramente em relação a sua última postagem sobre o tema “cobrança por bagagem despachada”, tratou-se de uma uma decisão acertada, pois a ANAC não regulamentou preços, kls e detalhes relativos ao despacho de bagagem, sendo omissa em tal ponto, houve a suspensão até sanar questões pontuais. O Sr. também precisa entender que Legislativo, Judiciário e Executivo são coisas completamente distintas, vale a pena o Estudo detalhado, procure um bom livro de Direito Constitucional ao invés do google.com. Por mais que atualmente no Brasil, certos valores estejam invertidos… tais como nosso Ministro de Capa Preta seja super íntimo do nosso Presidento.
    É muito fácil quando se vem de uma classe social que possui todos os privilégios, auto estima aguçada, enfrentar os fracassos sem cair é um dos muitos pleonasmos da elite brasileira. A Tolice da Inteligencia Brasileira, fica a dica de leitura!
    Acorda! O mundo não gira na zona sul!

    1. Que coisa, não? Um sujeito que sequer consegue transpor em palavras o que quer dizer, que não domina o mínimo do idioma pátrio, me vem querer ensinar alguma coisa e sugerir leitura. Pior! Ressentido e rancoroso com a vida humilde que leva, acredita que possui, digamos assim, uma moral mais elevada. Não é a primeira que me manda comentários deste tipo.

      Lucas, você me deu sugestões e eu retribuo: 1) Volte para a escola e aprenda a escrever. 2) Vá tratar seu trauma social. 3) Trabalhe bem e progrida socialmente. 4) Pare de brincar de internet (isso é para quem tem tempo sobrando)e comece tudo imediatamente.

      1. Não ha a menor duvida que vc é escolarizado…
        mas tb não tenho a menor duvido que o que te falta é educação.

        uma coisa que as pessoas de bem tem “em casa”,
        pessoas de berço…
        pessoas que tem verdadeiramente um Pai e uma Mãe….
        duas pessoas que ensinam a ter respeito pelas pessoas e opiniões diferentes.
        algo que vc não teve.
        ou estão profundamente desgostosos com as coisas q vc escreve.
        sobre assuntos e pessoas.

          1. 1 – Volte para a escola e aprenda a escrever. De fato meu “português” não é dos melhores, mas progrido a cada dia. Ademais, estou estudando, comecei minha segunda pós graduação, agora faço MBA na FGV.
            2 – Vá tratar seu trauma social. Não se trata de trauma social. É muito difícil quando se vive em um país onde não se valoriza a meritocracia, mas os críticos da meritocracia, como você, ignoram formulações sofisticadas como esta. As críticas à meritocracia são sempre esquemáticas e maniqueístas. Agora me diga, o Sr. possui este canal graças a sua competência e a seu “invejável currículo”, ou este canal é graças a terceiros, como aquela boa ajudinha do amigo do amigo que é super hiper pica grossa. Pois através dos comentários, o Sr. está longe de ser unanime, e se fosse uma empresa com certeza já não estaria trabalhando nela! Depois conta o preço da mensalidade…
            3 – Trabalhe bem e progrida socialmente. Já progredi bastante, trabalho árduo, e principalmente a minha “cabeça”. O que define um ser humano não é o seu posicionamento na pirâmide social.
            4) Pare de brincar de internet (isso é para quem tem tempo sobrando) e comece tudo imediatamente. Mas não é isso que o Sr. faz todos os dias? Normalmente leio somente o primeiro, ou no máximo, o segundo parágrafo de seus posts, pois o que não deixo de ler são os comentários. Graças a eles vejo que a maioria não pensa como o Sr.

            1. 1. Português é com P maiúsculo, salvo o português da padaria. A GV vai te pegar!

              2. A “mensalidade” não é paga por mim ao Portal, e sim pelos 1,000,000 de leitores únicos, incluindo você (leia post a respeito; vai ficar triste). Ah! Isso chama-se, sim, meritocracia. Um dia você chega lá! Mas só se mudar radicalmente a mentalidade tacanha.

              3. Não mesmo. Mas o que ele pensa. E é isso que te torna isso aí.

              4. É. Eu tenho tempo sobrando. Fruto da tal meritocracia acumulada durante 30 anos seguidos, sacou? E não acredito que seja verdade que só lê um ou dois parágrafos. Lê tudinho e aposto que revira “os ói” de recalque. Por isso comenta sempre me atacando, jamais contrapondo o que escrevo.

              Agora bye! Cansei de você. Vá trabalhar e me deixe aqui brincando de internet.

          2. Ricardo Kertzman, gostaria que escrevesse um artigo sobre empresários que não cumprem as suas obrigações legais e acabam tendo a conta bancária bloqueada pelo Poder Judiciário. Pode dar um exemplo hipotético, tipo um sócio de uma franquia de loja especializada em produtos infantis. Você é o cara !

            1. Se eu fosse escrever o que penso sobre a INjustiça do trabalho, seria preso. Eu mesmo já fui vítima de uma das maiores aberrações jurídicas possíveis. Participei, de 98 a 2000, com 1% em uma empresa de um parente, apenas para compor a obrigação de dois sócios exigidas à época. Jamais trabalhei na empresa, jamais aferi um mísero centavo que fosse, jamais sequer fui ao local, pois no interior de SP. Ainda assim, herdei um monte de ações trabalhistas, as quais passei anos gastando tempo, dinheiro e saúde para me defender. Por isso defendo tanto a diminuição do Estado, a livre iniciativa e combato ferozmente idiotas vermelhinhos (conhece algum?). Ah! E não era nem franquia nem produtos infantis, viu? Corre atrás!

        1. Como? Quase 14 mil comentários publicados em seis meses, sendo mais da metade, muito mais!, me descendo o cacete e você diz que não aceito opinião alheia? Tá de sacanagem, né, brother?!?!?

  3. Bom dia!
    O texto me fez lembrar da fábula: ” O velho, o menino e o burro”, moral da história: cada cabeça, um entendimento… devemos ouvir, ouvir e refletir em vários ângulos !
    São muitas informações e contradições sobre o tema.

    Glauber Sozua

  4. O nível dos comentários explica a situação que vivemos. E a “tigrada ” não percebeu, ainda , que não existe almoço grátis. .

  5. A conta não fecha porque a previdência é superavitária na arrecadação. Só que o crédito, decorrente das entradas de pagamentos efetuados por essa previdência, não caem na rubrica previdência social, como entradas. Vão para o caixa único do governo. Por outro , lado todos os benefícios que são pagos pela Previdência brasileira, (salario maternidade, aposentadorias, auxilio doença, auxilio reclusão, etc) são debitadas na rubrica da previdência social que não possui entradas ( literalmente). Diante desta pequena explicação técnica, presume-se que nunca a conta irá fechar, porque de qualquer ângulo que se observar, nunca se encontrará saldo positivo na conta, todo relatório apresentado pelo governo, nunca apresentará a previdência pública como auto financiadora do seu recurso. Isso sem contar que a previdência pública assume todo e qualquer custo, mesmo de quem nunca contribuiu, esqueci de acrescentar mais esse débito na conta. Assim nem o Asno de Buridan de chuteiras irá aguentar.

          1. Viu, por que não te dou mais espaço? Você só sabe xingar. Faça isso em casa, com sua família. Ou com seus amigos, que tal?

        1. Ninguém aqui é o que você xinga a todo instante. Quer ter seus comentários publicados?, seja educado, como tenho certeza que é com seus amigos e familiares. Do contrário, serão editados ou seguirão para a lixeira. Ao menos os que passam pelos filtros.

    1. 3 de maio de 2017, às 14 horas, no gabinete do Dr. Sérgio Moro.
      A grande oportunidade do farsante dar seu show particular e mostrar a que veio e a que vai.
      Talvez até mesmo de fazer o que ele, em mini-comício sugeriu à plateia e aos deputados do pt:
      “Vamos achincalhar o Moro”, vociferava o marginal.
      Se ele entrar no gabinete do Moro chutando a porta e a lixeira, passarei acreditar que se trata de um Homem.
      Senão, cai naquela velha história:
      “Lula tem pavor da pergunta ‘você é um homem ou um rato?’
      Não que ele não seja um homem… mas, porque talvez não chegue a ser um rato.”

      1. Olá Veneto, a situação de apoiar, acreditar, torcer e esperar pelos efeitos da atuação do juiz da roupa preta pode ser entendida como escolha pessoal, entretanto, penso que nada de bom advirá desse espetáculo todo.
        Primeiro de tudo, os atos do Estado, principalmente do Estado juiz, devem ser praticados com sobriedade, serenidade e severidade, JAMAIS como espetáculo, o palco dos exibicionismos é em outro lugar. Isso é conquista das nações democráticas e não podemos esquecer que amanhã nós poderemos ser expostos ao vexame público.
        Considere que ontem Joaquim Barbosa – Presidente do Supremo Tribunal Federal – era tido como herói e messias e então surfou com seus chiliques e pitis virando até máscara de carnaval para logo em seguida sair pelas portas dos fundos para hoje constatarmos que nada de bom e duradouro ficou daquela operação. Imagine então qual será o alcance das estripulias de um sabujo, um mero juiz de piso, cuja vara tem competência restritíssima em comparação a competência do STF.
        Sou da opinião que as conquistas devem ter espectro mais amplos e sempre pela via da institucionalidade e não pela via da atuação voluntarista e messiânica de alguns atores como é o caso da chamada farsa jato.
        É odiosa e intolerável a situação pela qual passa Marcelo Odebretch. Qual o perigo ele representa para a coletividade para ser mantido preso tanto tempo sem condenação? Resposta: N-E-N-H-U-M! Esse abuso além da lesão em si tem um efeito multiplicador devastador. É que se se tolera, sob as lentes e microfones da grande mídia, esse desrespeito todo, imagine – sem nenhum esforço – o que se passa em Minador do Negrão, Xinguara, Nilópolis, Matupá com tantas pessoas presas e mantidas presas sem fundamento e sem um sentença definitiva.
        Portanto, já passa da hora de se dar um basta nessa prática ilegítima e ilícita de certos promotores e alguns magistrados.

        1. Os atos do Judiciário, até que se prove o contrário — suas considerações sobre isto não são provas nem mencionam atos efetivos — têm a marca da legalidade e, por força dela, é EXCESSIVAMENTE sóbria. Em qualquer país minimamente civilizado, atos como os praticados pelos nossos empreiteiros e industriais (JBS, Odebrecht, OAS etc) a mando e com participação ainda que disfarçada da classe política dominante, são punidos com penas máximas de suas respectivas legislações, incluindo pena de morte, sem qualquer preocupação com serenidade ou sobriedade que você sugere. Ao se olhar particularmente a família Odebrecht, sem qualquer esforço se percebe que as prisões ali deveriam ter se iniciado há mais de 30 anos, sem sobriedade nem serenidade, apenas com firmeza de propósitos.
          Essa mesma serenidade e sobriedade que manteve longe das grades gangues perigosíssimas como as retro citadas, permitiu que um gangster menor à época, iniciasse seu projeto de poder pessoal, associando o apoio da massa de manobra da classe operária à voracidade de lucro da classe empresarial, montando a maior quadrilha já vista por aqui para não só assaltar os cofres públicos, mas também para arruinar o país como um todo, atingindo principalmente a própria classe que o apoia.
          Agora, se você acha que falcatruas do porte das praticadas no Banco do Brasil, Caixa, BNDES, Petrobras, Eletrobrás etc pode acontecer sem o firme (mas, bem disfarçado) aval da presidência da república, então seu caso não tem salvação: vai morrer urrando e comendo capim.
          Entre outras, acima, sua expressão iniciada por “Sou da opinião que as conquistas devem ter espectro mais amplos e sempre pela via da institucionalidade e não pela via da atuação voluntarista e messiânica…” revela apenas um certo treinamento seu na arte de reunir palavras bem escolhidas em frases absolutamente destituídas de sentido, profundidade e nexo com o assunto em discussão. Serve tão somente para enganar os desprovidos de compreensão da realidade. Ou seja, entre os que comentam neste blog, atinge apenas aqueles raivosos que, sem entrar no âmago dos textos, se limitam a atacar e insultar o blogueiro. Portanto, eficácia zero, posto que já pensam como você. Os demais, ou o ignoram ou descem-lhe algumas porretadas, tão somente.
          Já lhe disse antes e repetirei: ponha de lado, temporariamente, suas leituras da cartilha petista e correlatas, esqueça suas mal elaboradas frases de efeito (que não produzem efeito algum) e leia um pouco sobre quem realmente foi e é seu grande ídolo e seus filhos, sobrinhos e amigos chegados.
          Comece pelo livro do ex Secretário Nacional de Justiça (2007 a 2010) , nomeado pelo Lula — Dr. Romeu Tuma Júnior — intitulado “Assassinato de Reputações”, e se inteire das entradas e saídas do Lula na Polícia Federal, notadamente no gabinete do Dr. Romeu Tuma, então Delegado da PF. Ali você verá como começou o jogo do 9 dedos. E ele ainda “ganhou” uma aposentadoria por conta da atuação.

          1. Veneto, (por favor sem sugestão acerca de meu pasto ou antepasto), admitindo que Lulinha Paz e Amor tenha obtido a aposentaria nas circunstâncias que apontas, isso seria causa a justificar a prisão de quem quer que seja por tempo indeterminado e sem a sentença condenatória definitiva? Grato pela atenção.

            1. Vai lá ler o que o Lulla fazia no gabinete do Tumão. São informações deixadas por ele e narradas pelo Tuminha, Ex Secretário Nacional de Justiça nomeado pelo Lula. Veja o início (só o início) da trajetória criminosa do maior engodo penta-réu.
              Quanto à expressão “morrer urrando e comendo capim”, não se trata de uma sugestão. Apenas uma previsão do destino de quem se nega a olhar e, por conseguinte, enxergar o que se passa sob o próprio nariz.
              Leia o livro e voltemos ao assunto, futuramente.

    1. Daniela… pó dexá… que vou… começar… a estudar mais… antes de… escrever besteiras… por aí…

      Uma… dica…: experimente… um negócio… chamado… vírgula… é melhor… que…

  6. Caro Ricardo bom dia,
    Sempre passo aqui no blog para conferir algumas postagens e hoje resolvi deixar meu registro. Na minha opinião hoje a sua melhor publicação.
    Creio que, acima das discussões partidárias que sempre vemos em todos as camadas da sociedade (o chamado lado A x lado B), temos este lado da sociedade brasileira que não é discutido com maior profundidade.
    O brasileiro (no qual me incluo) sempre quer vantagens pra si, mesmo que isto gere desvantagens para a maioria. Não existe aquela ideia de senso comum, não existe aquela ideia de que a causa justa deve prevalecer (faça isto bem ou mal para mim). Vemos sempre o lado que nos interessa.
    Na minha infância ouvia muito aquele ditado ‘o mundo é dos espertos’. Muitos consideram um bom ditado, mas de modo subliminar retrata o que realmente é a nossa índole, o que reflete na índole de nossos políticos. Creio que esta turma de Brasília tem sido ‘esperta’ já durante muito tempo e como ficamos no fim da fila, ficamos com os restos.
    Estas contradições a que se refere no blog tem muita relação com este jeito de ser do brasileiro, e só vai mudar quando enxergarmos as coisas de outra maneira.
    Caro Ricardo abraços e fica como sugestão um pouco mais de discussões a respeito deste tema.

      1. Inicialmente, quero registrar minha alegria e dizer que estou muito satisfeito pela aceitação das ponderações. Nos comentários deixados, é possível perceber o quanto somos unidos em torno das cores vermela. O Lula nos move.

        Até mesmo os coxinhas sumiram. Um deles, único e contumaz palpiteiro (sem opinião nenhuma), mandou duas mensagens. Uma delas teve destino habitual, a lixeira, na outra, no entanto, ele deixou escapar sua aceitação e concordância acerca da ideia de que nosso Lula é o maior e melhor do Brasil. Vida que segue e vamos nos valorizar, mesmo não gostando das opiniões em determinados momentos.

        Se temos muito mais convergência, grande e inquestionável similaridade por nossa paixão pela esquerda, não nos pautemos por eventuais e pequenas discordâncias. O que nos une e nos aproxima são as “alegrias nas vitórias (54%)”, e, sempre, o Lula 2018, uma vez até morrer”. Todos nós cantamos com orgulho nosso hino de esquerda. Somos muitos milhões, prá falar a verdade, a maioria. Somos diferentes. Nossa singularidade é esta: os outros são minoria, nós somos Lula 2018. Só quem é, entende. Contentem-se com a vontade de gritar “Fora Dilma” !!!!!!!!!!!!!

  7. É verdade que o Estado se apresente, na maioria da vezes como ineficiente. Mas, isto não é uma regra. Infelizmente, no Brasil, temos o chamado Estado Patrimonialista onde grandes interesses econômicos e políticos se apoderam do Estado como se fosse coisa sua.
    Isso não significa que a sociedade não possa vir a construir um Estado eficiente.
    Por outro lado, na iniciativa privada nem tudo é eficiência e pureza.
    Está cheio de empresário ineficiente e gente corruptora.
    Então, melhor tentar melhorar tanto o Estado quanto a iniciativa privada e sair de uma discussão dicotômica sem sentido.

  8. Ricardo, boa tarde!
    Essa questão dos depósito judiciais repassados pelo Tribunal de Justiça para o governo de Minas é uma coisa de louco! Se você, com a coragem que tem, se aprofundar nisso, vai achar muita carne debaixo do angu. A população está sendo prejudicada. Se quiser mais dados e informações é só mandar um email que explico tudo.

    Atenciosamente

    Rogério Pèret Teixeira

  9. Ricardo, alvíssaras… desaparelhamento do Estado à vista.
    Nosso aeroporto vai funcionar com a eficiência alemã.
    Agora será 7×1 para nós.

    Meu sonho é ver a Petrobras vendida. Livre de bandidos.

    1. Iara, privatização nem sempre significa fim da roubalheira. Viracopos, Guarulhos foram os dois primeiros privatizados, ainda no governo Dilma. Cadeia, punições, talvez possa dar mais certo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *