É hoje: Trump ou Hillary

Os EUA se preparam para a pior escolha presidencial em décadas. Ainda assim, são um exemplo de democracia e patriotismo. God bless America

usa
Que encrenca, hein!

A mediocridade do momento eleitoral americano é de fato assustadora. Fico aqui pensando se estivéssemos em 2018 e nossas escolhas fossem, sei lá, Marina Silva e Jair Bolsonaro, ou pior ainda, Ciro Gomes e Marta Suplicy. Vejam em que dilema encontra-se a sociedade americana; ao menos aquela pensante: Tem de escolher entre uma candidata inepta, claudicante e sem qualquer carisma, e um doidivanas boquirroto, intelectualmente pífio e completamente descolado da realidade. Fosse eu um eleitor americano e cravaria meu voto, de olhos e nariz muito bem fechados, em Donald Trump. A um, por ele ser anti-esquerda; a dois, por ser politicamento incorreto; a três, porque colocará certa ordem na zona que Barack Hussein Obama fez no Oriente Médio; a quatro, porque apoiará o outro maluco, Putim, a dizimar o Estado Islâmico; a cinco — o mais importante — porque não fará absolutamente nada das besteiras que diz, já que o Congresso americano o tratará a chineladas, inclusive os próprios republicanos; e a seis, porque estou no Brasil, hehe.

O fato, amigos, é que é uma “pena” os EUA serem tão conservadores, politicamente falando, e tão pouco afeitos a mudanças drásticas como são, pois tal cenário os poderia levar a uma profunda reflexão sobre a falência do modelo presidencialista e, de quebra, influenciar diretamente o mesmo debate em outros países, como o Brasil. Se bem, salvo engano, exceto os próprios EUA nenhuma outra nação democrática desenvolvida adota o presidencialismo como sistema de governo. Mas, ainda assim, seria ótima a oportunidade para uma guinada rumo ao parlamentarismo, seguramente uma forma muito mais eficaz e segura de governo, haja vista a dificuldade que o presidencialismo impõe a uma, digamos, “correção de rumo”. Basta vermos o nosso próprio caso; o custo que foi apear uma catástrofe, como Dilma Rousseff, do poder. No parlamentarismo, vejam vocês, Trump ou Clinton vencendo, os EUA poderiam rever a “cagada” em pouco tempo.

Bem, logo mais saberemos o tamanho da caca. Pelo movimento do Mercado Financeiro mundial é provável que Hillary vença. Mesmo perdendo, Trump também vencerá. De empresário bem-sucedido e sub-celebridade de TV transformou-se em líder político. Dos mais fortes e influentes. Não é pouca coisa! Passará a ser respeitado pela força que adquiriu durante a campanha. Talvez colha mais benefícios assim do que se for eleito. Talvez o ego desmedido não permita-lhe essa conclusão. E dona Clinton, ao contrário, encontrará pela frente seus piores anos de vida. Anotem aí: Se vencer, seu governo será tão confuso e errático que entrará para a história americana com um dos piores já vistos, senão o pior.

Daqui a quatro anos lembrem-se de me cobrar se eu tiver me enganado, ok? Ou me paguem uma coca e um torresmo se eu tiver acertado. De qualquer modo, eu estando certo ou errado, o fato é que uzamericanu  tão lascados!!

Leia mais, aqui.

17 thoughts to “É hoje: Trump ou Hillary”

  1. Eu votaria em Hillary sem a desculpa de estar votando no menos pior. A candidata é mais humana e não pensa apenas em dinheiro, dinheiro e dinheiro. O louco segregador, capitalista xiita e nacionalista ao extremo depois de alguns whiskies, pode explodir essa bola em que vivemos. Ele se assemelha muito a Wladimir Putin.

  2. Ricardo com tantos problemas no Brasil você esta preocupado com os EUA, eu quero que eles vão se fu!!!!. Use este espaço que aquele partido lhe paga para uma coisa útil.

    1. Eu, hein, santa! Tá com síndrome de Estocolmo, é? Sai do meu pé, chulé. Vá ler o Paulo Henrique Amorim ou algo do tipo. Vocês petralhas são muito esquisitos mesmo. Ficam bravinhos, babam, rasgam a saia, mas não deixam de ler e comentar. Eita carência afetiva dos infernos!!

  3. Meu amigo e quem na sociedade americana deixa de pensar em dinheiro,dinheiro? Por acaso você pensa que a Hillary vai implantar o socialismo nos Estados Unidos? Pelo menos o Trump se juntaria ao Putin para acabar com o tal do estado islâmico. Basta ver o mais recente vídeo do Barack Obama onde o mesmo está sendo vaiado e pede sem sucesso que o público pare. O verdadeiro”pinto murcho”.

    1. Outro que me “odeia” e não sai daqui, hehe, Te explico, Manezão: Chama-se cultura geral. Vai me lendo que, daqui uns 30 anos, se você parar de comer alfafa e de caminhar sob quatro patas, aprenderá um pouco.Tolinho!!

      1. voce nao consegue explicar porque esta aqui. Mas eu explico: Voce esta aqui, porque deve ser mais um “pau-mandado” do Cheirador de po’ que mantém esse Jornaleco. Mas cuidado cabeção, ele nao esta conseguindo ganhar nem eleição de sindico mais. Cedo ou tarde voce vai estar na rua.

        1. Paulinho, tome um Rivotril e se acalme, querida. Depois me responda: Por que você não deixa de ler o jornaleco e este pau-mandado aqui? Tô achando que quanto mais eu te bato, mais você se apaixona, hehe. Ah! A expressão “cheirador de pó” é por sua conta e risco, hein, já que seu IP fica registrado. Enfim…

          1. To morrendo de medo… quer meu end tambem ? Na verdade, nem me dei ao luxo de ler seu artigo. Porque sei que tudo que voce escreve realmente e’ lixo. So entro aqui pra ver as noticias do meu Zero…. no mais, se quiser vir passear por aqui, te dou meu end.

            1. Eu? Eu não. O “cheirador de pó”, como você diz, que se vire com isso se quiser. Só te alertei que seu IP fica registrado; consequentemente o endereço do computador usado. Ficou tenso, é?

  4. Ricardo,

    Gostei muito da sua forma de pensar.
    Os 2 candidatos nao empolgam, ambos com mais de 50% de rejeicao e
    o jeito e’ mesmo reduzir os danos.

    O cara que fala que a HC nao gosta de dinheiro vive no mundo da lua
    (ou tomou muita agua benta de Garanhuns).

    Mesmo vivendo ai deveria saber do famoso ‘pay to play’ dos Clintons.
    E isso e’ so’ a ponta do iceberg.

    Sucesso.

    1. Valeu, Matoso! Obrigado pelos elogios. Sobre Clinton, ele não gostam de dinheiro, né? Por isso amealharam 200 mio de dólares em palestras… Nem Lula é tão capaz assim!!

  5. “Eu tenho medo do Trump” . Esses esquerdopatas não tem vergonha de passar vergonha em público. Cada dia me divirto mais com o esperneio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *