Três pontos de uma vitória injusta

 

Foi uma partida terrível, sofrível mesmo. O Galo não mereceu o resultado, se derrotado, não haveria injustiça. Após o empate do Tricordiano, o time Atleticano permaneceu no vacilo e, por pouco, lances perigosos não mudaram o placar. Como prêmio, o gol de Rafael Moura leva nosso time à semifinal da competição estadual e garante a invejável manutenção dos cem por cento de aproveitamento.

À distância, das arquibancadas e das cabines de imprensa, o gramado do Farião parecia estar bem cuidado, quando, na verdade, estava sob um piso duro. Divinópolis, cidade polo do Oeste de Minas, merecia um melhor estádio. Não só em função de deficitário gramado, mas, também, para melhor conforto de torcedores e de profissionais de imprensa.

Muito acanhado, não comportou a demanda em suas cabines, obrigando jornalistas a trabalharem em pé, sem cadeiras e sem mesas para anotações ou acomodações de equipamentos simples, como um iPad. Não faltaram acomodações para o Galo (no espaço, nenhum diretor presente), para a PM, e para o serviço de som que sequer funcionou. O jogo terminou quase no escuro, sem qualquer movimento para ligar os holofotes.

Se a visão não era boa para quem tentava acompanhar a partida dentro do estádio, no “morro da Pitimba” a situação mostrava-se bem mais confortável. No bar do Chico, por vinte reais, o torcedor garantia um espaço, com direito a uma dose de pinga e um pedaço de torresmo. Curiosamente, o apito inicial foi dado por um trem que passou na antiga estrada de ferro, ao lado do estádio Waldemar Teixeira de Faria.

O Galo começou bem. Nos minutos iniciais, indicava que o primeiro gol logo seria marcado. E foi. Aos 18 minutos, o artilheiro Fred, que no intervalo ficou no vestiário, guardou o seu. Após, o restante do primeiro tempo foi terrível. A entrada de Rafael Moura agitou a todos que defendem o centroavante reserva. Logo na saída de bola, um afoito Torcedor, ao meu lado, comemorou que o reserva mal entrara e já brigava pela posse de bola. Ilusão. O desempenho dele me parece melhor nos jogos em que Fred está ao seu lado. Ontem e na ocasião da Libertadores, na Argentina, Roger optou por colocá-lo no lugar do titular.

Na segunda etapa, o Galo continuou inoperante e o empate fez justiça à superioridade do Tricordiano. O time do interior cresceu e as substituições do treinador, acertadas nas partidas anteriores, não surtiam efeito em Divinópolis. Luan e Clayton não justificaram as entradas. O Menino Maluquinho ainda está muito distante do que o Atleticano reconhece e espera dele em campo. Já Clayton, outra vez, ficou devendo. Para nossa alegria, no finalzinho, depois de um bate-rebate, He-Man garantiu nossa vitória e espantou o risco iminente de perdermos a liderança da competição.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

O Galo tem uma extraordinária Torcida. A exemplo de outros jogos fora de Belo Horizonte — em Muriaé e em Governador Valadares — ontem, o Atlético teve predomínio praticamente completo nas arquibancada. Nosso time, jogando onde quer que seja em Minas Gerais, atua como se estivesse em casa. Somos, afinal, a maioria por todo o interior mineiro.

Faço, também, um registro sobre Felipe Santana. Não quero e não acho justo pegar no pé de jogador que veste o manto sagrado. Mas, como escrevi no relato do torcedor alemão do Borússia, o atleta é muito irregular. Provoca, no público, comemorações empolgantes e arrepios de pavor. Estou aderindo à teoria de alguns leitores que defendem uma experiência de Felipe ao lado de Leonardo Silva. O capitão já atuou com Rever, Gilberto Silva, Otamendi, Jemerson e tantos outros, sempre com absoluto sucesso. Quem sabe essa dupla pode dar certo!

Adilson, tão esperado pelos Torcedores, poderá nos fazer confiar definitivamente no meio de campo, setor que deixou a desejar. Palmas para a garra de Otero. Quando alguns pareciam andar em campo, o venezuelano mostrou sua garra e ganhou jogadas no campo de defesa. Colaborou para o lance da vitória, e foi a vez de Cazares buscar uma bola que parecia perdida, iniciar o passe garantir a comemoração do resultado.

No mais, meus amigos, vencemos. Não merecemos, mas vencemos! Quero ver um time melhor em campo no próximo final de semana.

Blogueiro

View Comments

  • Está na hora do GALO começar a marcar mais e preparar para a libertadores,pois os estádios parecem com os nossos.

  • Bom dia, Eduardo e atleticanas e atleticanos otimistas, pessimistas, realistas, alienados, super centrados, etc. Não importa o adjetivo o importante é ser atleticano. Tem muitos amigos aqui do blog que como eu criticam o Roger. E tem outros que o elogiam e até o chamam de excelente treinador. Essa diversidade de opiniões não é nada mais do que a expressão da liberdade que identifica a alma do atleticano. Atleticanos que em prol da liberdade desafiam família, parentes, amigos e se tornam expressão de amor ao clube. Eu provenho de uma família de oito irmãos, pai e mãe cruzeirenses. Nasci no Barro Preto em frente ao campo do Cruzeiro. Mas, apesar das evidências que poderiam induzir ao contrário minha alma é atleticana. Pois bem, dou-me ao privilégio de criticar o Roger. E daí? Eu não gosto dele então porque vou elogiá-lo so porque alguns outros o fazem? Só porque alguns acham que quem não pensa como eles é maria, simpatizante, refrigerado, purpurinado etc.? E a liberdade de expressão? Já por inúmeras vezes foi clamado nesse blog que deveríamos respeitar as opiniões alheias. Eu respeito todas. Quando tenho dúvidas me dirijo ao comentarista e o questiono direta e educadamente. Portanto, esses que não concordam comigo saibam que para mim o Roger é ruim e vai "enterrar" o Galo. Eu disse isso no dia 08 de dezembro no dia em que ele foi contratado. O comentário está à disposição de quem quiser cópia. E se eu estiver errado e ele for o gênio que alguns acreditam ser? Melhor para mim, para o Galo e para os seus fãs. Todos ganham, inclusive eu. E viva o Galo. Falo mal, mas, mas falo dele. E que o Roger aprenda e pare de fazer besteiras.

    • Gostei Paulo, mas não concordo com você. Vamos levantar canecos este ano. E como falou, melhor para nós.

  • Eduardo. Já viu o replay do jogo do GALO contra o Tricordiano? Se não, dê uma olhada e verá que a vitória foi justa e merecida! às vezes, no estádio e no calor da partida, não conseguimos ver e analisar corretamente o jogo! O GALO sobrou na primeira etapa e se acomodou na segunda! Só passou sufoco pela infelicidade do Geovane! e, mesmo assim, mesmo com jogadores fora de ritmo (Luan e Clayton), comandamos o restante do jogo! Estamos começando um trabalho, 100% no Mineiro (obrigação!!!!), recuperando jogadores e adquirindo padrão de jogo! Sei que temos muito a melhorar, mas, é claro e evidente que, ao contrário de outras equipes já formadas que estão colhendo resultados desastrosos (frutos da arrogância de seu treinador e simpatizantes), estamos no caminho certo! Rumo à muitos títulos! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  • De acordo com os comentarios de Plabo Oliveira e Sergio Moreira:
    Acho que o trabalho do Roger vai aparecer a partir de Abril, que Robinho e Luan vao entrar no ritmo, mas o meio campo do Galo, ao meu ver, precisa melhorar muito.
    Divinopolis, merece uma estrutura melhor de futebol e isso passa por um bom estadio.
    Sugiro aos lideres da cidade, procurarem algumas cidades do Parana, para absorverem ideias de como conseguir recursos para melhorias na cidade.
    Sera que em Divinopolis existem cidadoes que realmente gostam da cidade, que lutam por ela?
    Se existem, estao precisando se mexerem. Acho uma cidade muito acomodada.

  • O Galo está no caminho certo, apesar de alguns altos e baixos. Sendo repetitivo, a Diretoria precisa focar é na zaga e no tal camisa 10. Agora, o divisor de águas, é o clássico. Mais uma derrota pode comprometer todo o início de trabalho. Boa noite.

  • ...eu confesso que é desanimador a ,motivação de alguns nesse blog...meu Deus, que choradeira....om time á está quase com a primeira colocação garantida e a turma só enxerga desgraça....outra coisa, covardia que alguns aqui fazem com o Roger....confesso que não sou muito fã dele não, mas ele tem muitos méritos....e chegou outro dia mesmo.....nesse blog aqui tem muito treinador desperdiçado...aqui tem cada um "aprendiz de Guardiola" que dá gosto....imagina se tivéssemos empatado com a Tombense no Mineirão.....destruíram o blog....blog muito bom, o problema que é que tem muito profeta do apocalipse e alguns simpatias disfarçados no meio.....eu quero ver se esse time engrenar se esses que só choram, vão dar o braço a torcer ou vão fingir que sempre apoiaram o Galo...eu apoio e o se o time for um fiasco, podem me cobrar.....aqui é só Galo!!!
    Ps: eu já vi blog de simpatias onde os caras falavam melhor do Galo do que alguns atleticanos aqui desse blog falam do Galo....

    • É Alex a covardia com o Roger está tão absurda que alguns comparam com Aguirre! Realmente não sei se é ignorância futebolística ou só má vontade! Depois a gente chama esses caras de Maria e estamos errados.

      • ...Hermano, palavra correta é essa.....COVARDIA.....querem de volta o Cuca que nos deu uma banana em pleno Mundial...querem o Aguirre que está fazendo uma campanha desastrosa na Liberta......querem o Levir que se estivesse aqui o Fred já teria vazado...tá osso...

  • Prezado Eduardo permita-me expor minha opiniao como atleticano a 48 anos que amo este time e que vi muitas vezes dar show. Enquanto marcos rocha, carioca e fabio santos forem mantidos titulares vai ser isso time lento que vive de toquinho pro lado e para tras principalmente o que alias irrita qualquer torcedor. Agora quanto ao senhor roger onde ele viu que o cazares tem que jogar entre os dois volantes pois e isso que ele ta fazendo com o moleque, sera preciso jogar com tres volantes e o cazares embutido no meio dos tres? Cazares e atacante ou enganche como dizem os "entendidos" e nao um volante de saida de bola. Outra coisa o sr. roger mexe errado em quase todos os jogos. Se continuar assim temo pelo nosso time este ano.

  • Sem brilho, sim. Injusta, não. Várias chances de gol, principalmente no primeiro tempo, contra um chute a gol do adversário que contou com a infelicidade do nosso goleiro.

    Roger escalou certo(sim tinha que por o Danilo) mas pela primeira vez vi ele substituindo mal. Quando o Luan entrou já estávamos sofrendo uma pressãozinha do adversário. Aí você tira um cara que ajuda na marcação e põe outro sem ritmo? E ainda altera o posicionamento de um terceiro?

    Errou na substituição, mas acertou no diagnótico pós jogo: 'o time acomodou'. Pronto foi só isso. Calor, jogo aparentemente ganho, preguiça. O importante é que o time vem ganhando um padrão, que é menos perceptível quando joga com preguiça, mas que vem evoluindo.

    Felipe Santana vem entrando em forma, o que é muito bom.

    Time 100%, melhor ataque, melhor defesa, artilheiro do campeonato. Mínimo de uma rodada na frente de todos. Êêê Galooooo. Tô desconfiado que as marias e os cornetas esse ano não terão vez!

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

7 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

1 dia ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!