Liderança isolada consolidada

Caminhando para a reta final da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Galo isola-se na liderança com quatro pontos a mais em relação ao segundo colocado. Tal condição garante vantagem para as finais, como todo Atleticano deseja. Não será fácil tirar a diferença nas três rodadas restantes, embora seja recomendável cautela e humildade até o final da competição.

Ao contrário da interpretação de poucos, não condenei o resultado de sábado. Até porque, como registraram os leitores, nosso time já perdeu injustamente vários jogos e títulos, quando, no passado, tripudiaram sobre nós. Vencer, ainda que sem mérito ou brilho, não me incomoda. Fico, sim, alerta. No futuro, se erros de arbitragem nos garantirem títulos nacionais, ainda assim os débitos de outrora continuarão verdadeiros.

Depois de uma rodada de resultados saudáveis para o Galo, cumprimento o companheiro Pedro Henrique, do blog de nosso adversário. O Atleticano de verdade entendeu o pedido que fiz dias atrás. Desde o apelo, ficou mais fácil a mediação dos comentários, de textos enxutos e sem agressões. Evita-se, assim, a infiltração de pessoas que não compactuam com a proposta do Canto do Galo e escrevem com intenção clara de tumultuar nossa convivência. Como bem disse PH, evitemos a intromissão em assuntos alheios.

Claro, não estamos imunes a tirar sarro de parentes, vizinhos e colegas de trabalho, daqueles que não optaram pelo Galo — azar não é nosso. Mas, no momento e local apropriados, sem qualquer tipo de ofensa. Tenho, como já manifestei aqui, muitas pessoas que gozam de minha grande estima, mas que não são Atleticanas. Convivo com todas, de maneira leve e suave, com provocações inteligentes. Vivenciei ameaça de dois ou três usúarios, nos primeiros dias do blog. Comuniquei às autoridades competentes e de lá para cá eles nunca mais voltaram à nossa página.

Foto: Bruno Cantini/Atlético – Ilustração: UAI/EM

Vamos ao que interessa: nossa situação na competição estadual. Líder, invicto, absoluto e com cem por cento de aproveitamento, o Galo enxerga seus adversários cada vez mais distantes do pódio. São oito jogos e oito vitórias. Nosso saldo de gols é incontestavelmente superior; o Galo já marcou 22 vezes, tendo levado apenas cinco (uma das duas defesas menos vazadas). Fred, artilheiro, guardou em nove oportunidades.

O segundo colocado tem a segunda melhor defesa e marcou 14, número inferior ao nosso saldo. O mesmo número de gols marcados por Fred (que agora joga em seu time do coração) corresponde ao saldo de nosso rival. O artilheiro guardou mais vezes que a maioria dos times que disputam o Mineiro. Caldense também fez, até então, nove gols; dois clubes que estão na zona de classificação marcaram dez vezes.

Nosso diferencial, ao contrário de 2016 , é o trabalho desenvolvido por Roger Machado. O treinador e Carlinhos Neves estão dando certo no Galo. Se em 2016 Diego Aguirre abusou de times alternativos, inclusive na partida da decisão, o atual comandante só o fez uma única vez, na Primeira Liga. Esse negócio de poupar time, mesmo eventualmente, provocou perda de pontos decisivos na temporada passada. Ficou a lição.

Que venham os próximos adversários. Com a URT, no Independência, o Atlético fará seu último jogo como mandante; após, no Mineirão, será o clássico, e, na rodada final, enfrentamos a Caldense, em Poços de Caldas. Passar pelo time de Patos, além de consolidar a nona vitória consecutiva no Mineiro, praticamente sela a condição de primeiro colocado. Vamos lotar nossa Catedral do Horto e apoiar nosso time do coração.

Assim seja!

Blogueiro

View Comments

  • Mais um detalhe; a mídia social do CAM está de parabéns viu,quem a segue sabe do que estou falando! ? GALO

  • Mais um detalhe, a mídia social do CAM está de parabéns ... Quem segue sabe do que estou falando! ? GALO

  • Eduardo nós somos apenas apaixonados pelo CAM - ? para os íntimos- mesmo. Vistes as estatísticas levantadas pelo @Footstatics das construções de jogadas de nosso ataque ? Aquela velha máxima; contra números não há argumentos ! Jogador que nós pensamos que não rende nada ... Bem ! Nesta @ aí tem um vídeo que vale à pena conferir... Abraço e vamuuuu ?GALO

  • aqui e em outros meios de comunicação, mas acredito que nenhum com a ênfase como estou fazendo agora.
    Trata-se do jogador Clayton. O que está sendo feito com este rapaz é digno de dó. Sim até hoje ele tem se mostrado um jogador comprometido, batalhador, cumpridor de suas obrigações junto ao clube. Mas apesar de toda esta dedicação e perseverança, é nítida a aversão que a torcida tem para com este rapaz. Isto se dá em função da expectativa que foi criada pela sua contratação, e que em nenhum momento, desde sua chegada à cidade do galo foi correspondida com seu futebol.
    É fato que não só ele foi culpado pelas inúmeras partidas ruins que o time fez, porém toda vez que ele é acionado, não corresponde em campo. E olha que foram dadas inúmeras oportunidades para ele.
    Sei que o clube precisa do retorno do investimento feito no jogador, e que investimento; porém já passou da hora da diretoria emprestá-lo para outro clube, de modo que ele tenha sem pressão, cobrança da torcida e tranquilidade possa desenvolver seu futebol.
    Já fizemos isto com outros jogadores, e Marcos Rocha é um bom exemplo para se mencionar. Fato é que hoje ele é a terceira ou quarta opção para entrar no time, e isto é muito aquém para quem veio com status de craque.
    Que a diretoria, possa dá-lo a oportunidade de ir para outro clube, e depois repatria-lo quando ele estiver mais confiante e consciente de que para jogar aqui, é necessário ter algo mais do que ele hoje tem a oferecer.

    • Publiquei ontem aqui uma manifestação sobre o jogador Clayton, e que a diretoria deveria negociá-lo para que ele tivesse uma oportunidade de mostrar seu futebol em outras praças. Pois bem, não é que hoje sai a notícia que há uma possibilidade de uma troca dele com o Marlone? Tomara que isto seja verdade, para o bem do jogador, do clube e principalmente da torcida!!!

    • Concordo com você Jorge. A torcida do Galo costuma queimar jogadores e esse ano vem exagerando. No caso Clayton vejo um potencial craque, mas me parece que a camisa pesou. O ideal seria empresta-lo para um time médio da Série A para recuperar seu futebol ou até mesmo vendê-lo. Hoje começou a circular um papo sobre a troca do Clayton pelo Marquinhos Gabriel do Corinthians, não acho que seria o ideal pro Clayton, mas pro Galo seria bom negócio desde que por empréstimo.

  • Eduardo e amigos do blog, boa noite. Tenho visto uma grande diferença entre as opiniões aqui expostas por aqui, e eu gostaria de compartilhar com vocês o teor um bate papo que tive com um amigo meu hoje, que é um conhecido fisiologista (não poderei citar o nome... infelizmente). Bom vamos lá...

    Não sei se vocês repararam, mas o futebol brasileiro de 2016 pra cá vem sofrendo uma certa mudança. Grandes times (exceto Palmeiras ano passado) têm tido dificuldades de encontrar o tal padrão de jogo, além de sofrerem as mesmas críticas: jogadores dispersos em campo, time lento e falta de criatividade. E na conversa que eu tive com este profissional, eu pude confirmar um aspecto que eu havia desconfiado: devido ao alto índice de lesões nos últimos anos, há um certo cuidado atualmente; em geral, os preparadores físicos estão tomando cuidado e estudando a possibilidade de uma nova forma de jogar; evitando então as lesões precoces. Principalmente no início de temporada, os jogadores não estão imprimindo 100% de sua capacidade física visando reduzir a possibilidade de lesões.

    Um segundo aspecto, perceptível a todos, é a falta de camisa 10 no mercado. Tá cada vez mais raro. Isso faz com que a maioria dos times tenha dificuldade na criatividade e organização.

    E um terceiro aspecto é a questão da transição de treinadores. Há uma nova geração de treinadores sendo "promovidos". A maioria ainda está tentando encontrar a melhor forma de jogo em seus respectivos clubes, o que não é algo que se faz da noite pro dia.

    Falando especificamente do Galo, não posso afirmar sobre a questão do aspecto físico, mas a falta de um 10 de ofício (embora eu boto fé que o Cazares vai ser esse cara) e a adaptação do Roger , podem ser razões diretas para o desempenho oscilante do time em algumas partidas. Entretanto, acho que ainda assim, estamos no caminho certo e com o entrosamento do time, vamos ter uma temporada produtiva ( com títulos, claro ).

    Então é isso pessoal, fica ai uma reflexão a se fazer; que envolve o futebol nacional em uma perspectiva geral, até chegar nos aspectos que possam fazer sentido no nosso Galo. Abraço a todos!

  • Eduardo, vi Gustavo Blanco, meio campo do América, jovem de 22 anos. Acho que a nossa Diretoria deveria monitora-lo. Joga um bolao.

  • Eduardo, beleza? Quem bom que o Galo vem ganhando todas no Mineiro. Mas continuo achando que um zagueirão experiente e um camisa dez que chamasse o jogo para si, cairiam bem nesse time para as fases agudas da Libertadores (eis que parece que o Luan vai voltar a jogar aquele futebol que o tornou ídolo aqui).

  • Boa tarde amigos. Campeonato mineiro não serve de base. Claro que a obrigação é sempre ganha-lo. A nível das competições à frente a evolução do time preocupa. Não vejo o time compactado, marcando em cima. Continuamos a levar gols em quase todos os jogos. Vamos torcer para que o Roger consiga implantar sua filosofia de jogo. A torcida cobra vitória urgente no clássico. Vencendo o clássico, tudo passa a funcionar melhor.

  • O time está devendo, é FATO! Há muito espaço para evolução, o que é bom. Rápidas considerações, atendendo ao pedido do blogueiro. O time precisa melhorar o fundamento PASSE. Os jogadores de lado de campo também precisam aprimorar os cruzamentos, talvez ficar mais tempo treinando após os coletivos. O time ainda tem vícios da "era Marcelo" e se desorganiza em alguns momentos; trabalho para o Roger. Elias não rende pela esquerda e Danilo não rende pela direita. Clayton pode ser emprestado. Críticas construtivas, ok? O Galo pode ir longe este ano. Dia 01/04 é hora de mostrar a força do nosso time e ganhar das Marias. AQUI É GALOOOOOOOO!!!

  • O time está oscilando bastante, natural pois são só 11 jogos. Porém, creio que o motivo maior dessa oscilação é o padrão de jogo que está sendo implantado, na ponta contrária ao anterior. O atleticano terá que se acostumar com um time mais cadenciado, progressivo, diferentemente do padrão anterior com muita intensidade, atabalhoado até certo ponto. Em vista a oscilação do time, o individualismo prevalece tanto na parte positiva quanto negativa. O time tem levado gols devido a falhas individuais ( o que demonstra certa melhora na consistência do sistema defensivo). Porém, grande parte dos gols surge de jogadas iniciadas através das individualidades de atletas, ou falhas dos adversários, demonstrando necessidade de melhoria na criação de jogadas. O time está sendo armado por voltantes, o que deu certo no grêmio mas ainda encaixou no Galo. Penso que o Roger precisa verificar o posicionamento de certos jogadores. Danilo é um jogador extremamente útil, fato corroborado pelos gols e assistências que já fez. Contudo, é fato que quando Danilo está em campo o futebol do Fábio Santos piora. Isso tem contribuído para a oscilação do time pois fica capenga do lado esquerdo, tanto ofensiva quanto defensivamente, mesmo sendo o setor mais robusto. Ainda não ocorreu sintonia entre os jogadores, ou falta de entendimento tático. O mesmo acontece com a zaga. Individualmente, Gabriel se destaca pela velocidade e desarmem precisos. Contudo, por várias vezes, se posiciona mal, sobrecarregando o outro defensor, quer seja Léo Silva ou Felipe Santana. Creio que ansiedade do jovem faz com que se precipite em alguns lances, expondo seu companheiro de zaga. Uma boa conversa fará bem ao jovem e promissor jogador.
    Saudações Alvinegras.

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

3 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

1 dia ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

2 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

3 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

4 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!