Categories: blogueiros

Semana repleta de contas e projeções

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Minha situação de momento me permite passar horas à frente do computador fazendo projeções, contas e verdadeiros devaneios. Nossa atual colocação, um mísero 10º lugar, nos permite olhar acima da tabela e observar números de vitórias, gols marcados e saldo. Fiz diversas simulações, a maioria – claro – atendendo ao interesse maior de buscar a sonhada vaga para a Copa Libertadores.

Enquanto delirava, sofria forte angústia quando aquele capetinha me contava que em nenhum momento neste Campeonato o Galo esteve na zona de classificação. Seria agora, no apagar das luzes? Continuo me esforçando para manter meu otimismo, mas sempre me lembro das derrotas inexplicáveis para Vitória, Fluminense, Santos, todas em casa e fora; ainda para Bahia, Vasco, Chapecoense e Atlético-PR. E os empates com Palmeiras, Botafogo, Sport, Ponte Preta e ainda com o Avaí, este fora de casa. Tudo isso me dá um nó na garganta e uma dor no peito. Como podemos ter vacilado tanto assim, na presença do nosso maior patrimônio, a Torcida Atleticana?

Estes resultados inesperados somam algo em torno de 30 pontos. Adicionando ao que temos, observem na tabela. Fosse apenas metade, ou seja, 15 pontos, olhem de novo. Líder ou vice-líder. Tudo bem, uma vitória nesses jogos que perdemos em Belo Horizonte seria suficiente para ter assegurado o único sonho que nos resta. Quero dizer, tivéssemos hoje 54 pontos, com 14 vitórias, não dependeríamos de nada para planejar o ano de 2018 com a Copa Libertadora da América.

Nem isso os jogadores Atleticanos conseguiram e agora vivemos uma situação de absoluta intranquilidade. Além de vencer o Grêmio, temos de torcer por tantos outros. Na rodada, secar o Flamengo, que pega o desesperado Vitória, em Salvador. O único resultado que salva os baianos é vencer, portanto, talvez seja o mais viável entre todos, considerando que será dentro de sua casa.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Os outros três concorrentes jogam em casa e temos de torcer por – pelo menos – o empate. Derrota seria muito mais interessante, claro. Vasco recebe a rebaixada Ponte Preta. Botafogo, por sua vez, o mineiro que anunciou – em entrevista de jogador – que entregaria os jogos. E a Chapecoense enfrenta outro desesperado. O Coritiba só vencendo consegue escapar da degola.

Apenas dois capitularem, não resolve a nossa situação. Mas, caso o Grêmio vença a Libertadores hoje à noite, com o G-7 virando G-8, essa situação resolve a nossa vida. Ainda tem a tal da Copa Sul-Americana, que só será decidida depois de encerrado o Brasileiro. Lá, o Flamengo pode abrir ainda outra vaga brasileira. Como percebemos, fazer contas – que nunca foi meu forte – tem me absorvido e tirado o sono. Vou até o último suspiro carregando minha esperança. Como registrei ontem, “não por convicção e, sim, pela Atleticanidade”.

Tem um dado que me estimula a sonhar. Quem não se lembra dos anos de 2004 e 2012? No primeiro, frente ao São Caetano, lotamos o Mineirão para salvar o Galo da degola. Fizemos três a zero e paramos a cidade. Já na outra ocasião, ao vencer o clássico regional (como rotina) asseguramos a vaga direta na Libertadores do ano seguinte. Foi essa classificação que nos assegurou o maior título da nossa história.

Não penso em “cheirinho”, isso é coisa de time oficial dos manipuladores, mas me reservo à condição de acreditar no improvável. Afinal, como diria Mário Caixa, “oh! Nossa Senhora, por que tem que ser tão sofrido?”. Se acontecer, lógico que vou comemorar, mas depois cobrar. Planejamento! Só isso, exatamente o que tem faltado nos últimos tempos.

Em tempo: Disputa nas penalidades foi outro fiasco na temporada. Primeira Liga para o Londrina (profissional), Super Copa do BR em decisão doméstica (sub-20), e agora o Aspirante para o Internacional. Este até foi longe demais, depois do desastre na Segundona de Minas. Vem logo, 2018! Se possível na Libertadores.

Blogueiro

View Comments

  • O G8 é realidade. O Galo precisa do tropeço de dois dos quatro times que estão à sua frente (Flamengo, Vasco, Botafogo e Chapecoense). Vasco joga contra a Ponte e me parece que se garante na LA. Flamengo e Chapecoense terão, em tese, os confrontos mais difíceis, porque jogam contra dois times ameaçados pelo rebaixamento - Vitória e Coritiba, respectivamente. Já o Bostafogo joga contra o nosso rival doméstico, que não tem a sua vaga no G6 (fase de grupo da LA) ameaçada. O Vasco, único time abaixo na tabela que poderia se igualar em número de pontos (56) e de vitórias (15), caso o rival doméstico perca o jogo, não superará este em saldo de gols. Portanto, o máximo que pode acontecer com os azuis calcinha é ficar em sexto em caso de vitória do Flamengo. Resumindo, deposito as minhas fichas nos tropeços de Flamengo e Chapecoense. Termino com uma frase inédita: EU ACREDITO!

  • Sinceridade? Queria que o Galo fizesse que nem o Corínthians, foque no campenato brasileiro, seja campeão e "deixa essa massa feliz".

  • Acho que o Grêmio não ganha hoje. E o framengo perde amanhã. Ou seja, temos que nos garantir no G7. O problema está em casa. Superar a molecada do grêmio querendo mostrar serviço para se garantir em 2018 não vai ser assim tão simples como pensam alguns. Mas o Galo vai ter que se impor e sair com a vitória. Nossa única esperança. Ah, acho também que as marias não vão conseguir entregar o jogo para o foguinho. Esse queimou todos os cartuchos e está mais parecendo um traque. Prefiro a vaga vinda das marias. Porque não vai ter preço eliminá-las no ano que vem. kkkkkkkkkkkkkkk

  • Quem são os técnicos que dirigiram o Galo em seus títulos mais relevantes? Telê Santana e Cuca. O que eles têm em comum? Para mim, parece claro que o elo comum é a FÉ. Claro, são ultra-competentes. Mas o Galo já teve outros técnicos extremamente competentes e talentosos: Rubens Minelli, Parreira, Luxemburgo... Mas quem ganhou, de fato, foram dois homens de fé. A meu ver, o Galo não é um instituição futebolística, o Galo é um credo. Eu acho que eles ganharam PORQUE se assemelham ao Galo. Por que toda essa conversa? Porque para mim no ano que vem o técnico deveria ser o Cuca, indo ou não para a Libertadores. Nada contra o Osvaldo de Oliveira, que vem fazendo um bom trabalho. Mas não acho que tenha a cara do Galo. Tragam o Cuca de volta. E, para terminar, hoje sou Lanus. Quero mais que o Grêmio se dane.

  • boa tarde Eduardo e massa,ok sinto e vergonha deste presidente e destes peladeiros de plantao que colocou nos nesta vergonha,umilhante posição,10 lugar,o 2 maior salários pagos no brasil,para ficar atras da chape,foguinho,marias,e muita umilhaçao para a massa atleticana,ok mais ainda e pior que os altos salários destes peladeiros estão atrasados,3 anos de vergonha e umilhaçao e com tantos ex jogadores mamando no galo,chega de passar vergonha na massa atleticana,se vier g7,g8 estarei contente,se não vier não esperava mesmo destes peladeiros,reage galooooooooooooooooooooooooooooooooo.vai galoooo.

  • Boa tarde aos Atleticanos. Hoje parece que é dia D do galo em 2017. Sem focar comentários sobre a qualidade do elenco do galo e as expectativas que se pode almejar na partida como Grêmio, do qual nos tornamos freguês, minha preocupação é como que esperar em 2018. Independente de classificação para libertadores ou não , o que teremos em termos de time para o ano que vem manter a base desse time atual é fracasso certo em 2018. Por outro lado, haverá recurso para realizar a reformulação tão necessária desse elenco?
    Como disse antes, não quero ver o galo passando vexames como em 2017 e nem brigando para não cair, mas parece que finanças e projeções das intenções dos novos mandatário do clube não me dão otimismo, mas sim muita preocupação com nosso desempenho em 2018. Que essa uruca que ora se desenha para 2018 suma de perto do meu Galo. Saudações Atleticanas

  • Boa tarde Eduardo. Comentaristas do FoxSport disseram hoje, que o São Paulo desistiu de contratar o lateral Marcos Rocha em função do alto salário deste jogador, que estariam "fora da realidade do tricolor". Que salário seria este?

  • Boa tarde.
    Ridiculo essa diretoria do Atlético mais os jogadores. Eles pensam que são estrelas e que estão fazendo favor para a torcida. Vejo times com muito menos investimentos e jogando de igual pra igual com esses bando de come e dorme. Absurdo essa politíca do Atlético.

  • Este time lixo, deste lixo pseudo presidente chega ao final da temporada , atrás do vaxco e chapecoense.
    Não se iludam, agorinha mesmo a grande mídia mineira arrumará outra entrevista para livrar a cara deste traste, fiquemos atentos , a entrevista da globo não surtiu efeito, não convenceu ninguém, nem os jabazeiros de plantão.
    Obrigado Kalil, por ter colocado este indivíduo em nosso clube e ter ficado por tres anos na moita,somente dando entrevistas sobre a libertadores 2013 , muito obrigado , nós os chatos não esqueceremos.

  • Bom tarde Eduardo e massa atleticana!
    Já disse aqui várias vezes e vou repetir: uma base tem que ser mantida e não é dispensando os melhores jogadores, principalmente os que tem contrato em vigor, que vão resolver os nossos problemas. Apesar do fracasso neste ano, ainda temos um bom elenco e para melhora-lo, devemos dispensar aqueles jogadores que não estão sendo aproveitados e não tão acrescentando nada ao nosso elenco. Tem aí pelo menos uns 10 chinelinhos, é dispensa-los e contratar umas 5 a 6 peças nas posições mais carentes, que todos aqui já sabem, incorpando o elenco, que com certeza teremos um time competitivo. O pessoal aqui, alguns mais exaltados, acham que dispensando os nossos principais jogadores, é que vão resolver todos os nossos problemas. A nova diretoria dessa vez não vai na onda de alguns torcedores e vai com certeza manter uma base e contratar nas posições carentes, uma vez que a grana tá curta para a maioria dos clubes e não vão fazer loucuras, dispensando os nossos principais jogadores. Se dispensa-los, vai repor como se não tem dinheiro e para achar jogadores do mesmo quilate, não vai achar no mercado e se achar vai ser o olho da cara. Vamos cobrar, mas não dispensar e contratar na base da baciada. Quanto a vaga na libertadores eu acredito, pois todos os concorrentes, com exceção do Vasco, vão ter osso duro de roer, pois são times brigando para não cair. Para termos mais esperança, o G8 ou G9, tem que vir de qualquer jeito. Hoje é torcer para o Grêmio, pois se for para ajudar o nosso Galo, eu torço para qualquer um e até mesmo contra o vento. Saudações atleticanas!

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

24 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!