Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Olhando pra frente

Confesso que sou um, entre muitos de nós, que reclamam e lamentam aqueles 11 pontos perdidos até o momento no Brasileirão. Perdidos não, atirados no ralo, desperdiçados por absoluta falta de empenho e comprometimento. Seis deles fora de casa e cinco – vergonhosamente – aqui em Belo Horizonte. Tivesse torcida em campo, nem preciso dizer qual seria a reação.

Pois bem, apesar disso, como Atleticano – que acredita sempre – hoje é pensar e superar o time mato-grossense. Naquela tese que sempre defendo – ou seja, na média temos de contar com vitória em casa e empate fora – caso vençamos o adversário de hoje, vamos chegar aos 16 pontos. O Cuca, numa projeção similar – fala em conquistar quatro pontos nos dois jogos com cada adversário – usa a mesma lógica.

Como será nossa nona partida – sendo quatro em Belo Horizonte e cinco (incluindo a de hoje) fora de casa – teríamos de estar chegando a 17 pontos. Portanto, se vencer, ficamos um atrás do desejado. Em caso de empate três e se o time for derrotado, aí passam a ser quatro pontos. Repito, dentro do raciocínio que para ser campeão tem de vencer aqui e empatar lá – igual a quatro pontos por adversário – precisamos correr atrás dessa defasagem.

Para tanto, fundamental são duas condições. A primeira é com a diretoria, comissão técnica e jogadores. Cobrar e exigir atitude do time. Ao que penso, falo no sentido pessoal e vale – claro – o contraditório, assim como mostrou na quarta-feira ao agredir o adversário. Acabar, definitivamente, com aquelas ridículas e ineficientes saídas de bola no sistema defensivo. Ao que estamos vendo, expõe a vulnerabilidade e colocam em risco – como já aconteceu – o nosso goleiro.

As voltas dos argentinos, que tiveram participação importante e decisiva ao lado de Hulk – que vinha brigando sozinho – trouxe esse alento aos nossos sonhos. Então, aí vai a segunda condição, essa nossa – do Torcedor Atleticano – que é tentar esquecer as escorregadas que tanto reclamamos e olhar pra frente em busca da recuperação. Sou daqueles que confia na boa energia em busca dos resultados desejados.

A harmonia entre campo e arquibancada (ainda que continue vazia pela epidemia) é fundamental para atingir os objetivos de tudo nas nossas vidas. Desde trabalho, compra de bens, até mesmo para comemorar vitórias e títulos do nosso Galo do coração. Se cada um ao seu jeito fizer o que lhe compete, seguramente vamos chegar aos títulos ainda neste 2021. A diretoria precisa cobrar do treinador, que irá orientar o elenco e as vitórias – com o apoio do Atleticano – irão acontecer. E na quarta-feira, com quase todo o elenco liberado, vamos ter uma grande decisão no Mineirão. Passar hoje pelo Cuiabá vai dar moral para pegar o Flamengo.

Uma dica ao professor, até hoje não entendo e tenho dificuldade em aceitar treinador ser chamado de mestre (coisa do Luxa), se quiser ajuda nessa proposta de entendimento. Esqueça Allan e Tchô Tchô no banco e não dê ouvidos ao Cuquinha, a foto do meio da página te traz a dica de quem deve jogar na meiuca junto ao Jair. Cada um no seu quadrado! Que assim seja!

Em tempo: Hoje tem live com o Breno Galante. Te aguardo para comemorar outra vitória. Para assistir, clique aqui.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Olhando pra frente”

  1. Placar “miserento”, para um jogo pra lá de horroroso. Fez um jogo excelente com o Atlético Goianiense, que é muito superior ao Cuiabá, e protagoniza aquele joguinho de time de várzea ontem à noite. Tá difícil.

  2. Vencemos e isso é muito importante.
    Mas que time horrível em campo. Essa desgraça desse treinador parece que nunca vai entender nem aceitar que Tchê Tchê e Allan não servem pro Galo.
    Fora Cuca!!!
    Fora Cuca!!!

  3. GANHAMOS TRÊS
    PONTOS. MAS , É VERGONHOSO ESSE ESQUEMA DE CUCA.
    JOGO FEIO , JOGAR NA RETRANCA CONTRA O CUIABÁ É UMA VERGONHA.
    PARA ESCALAR TCHÊ TCHÊ , CUCA ESCULHAMBA E DESORGANIZA O TIME TODO.

  4. Boa tarde amigos do Galo. Porque o péssimo Allan tem vaga garantida como titular no NOSSO GALO? Erra dois em cada três passes, recordista em cartões amarelos e vermelhos e em pênaltis cometidos.
    O.S.: Acredito que o NOSSO GALO ainda esteja em evolução, porque não está apresentando futebol de time campeão, ou que justifique o investimento feito no elenco.

  5. Boa tarde xará e amigalos!
    Pelo que conhecemos do Cuca o time pra hoje deve ter Everson, Mariano, Rever, Igor Rabello e Arana, Nacho, Jair, Tchê Tchê e Zaracho, Hulk e Savarino.
    Marrony vai pro banco.
    Galo 2 x Cuiabá 0!!!

  6. Ao meu ver, Cuca vai com o que temos de melhor nesse momento, considerando ainda os desfalques…

    Everson
    Mariano
    Igor
    Rever
    Arana
    Jair
    Zaracho
    Nacho
    Savarino
    Hulk
    Marrony

  7. Bom día Avila. Bom día a todos. Bahia venceu a Chape por 2×0 lá em Chapeco. Ai a gente percebe os dois pontos jogados fora pelo galo….Mas uma excelente noticia: venda do Gabriel…

  8. Boa tarde,

    A expectativa pelo jogo hoje fez o Eduardo errar mais do que eu, kkkk.
    Primeiro na matemática “se ganharmos hoje, vamos a 16 e não 17 pontos” depois o Tchê Tchê que virou Tchô Tchô, esse nome me lembra lambança de juiz, espero que não seja mal presságio.
    Ao jogo, tirando a lateral esquerda que iniciaria com o Arana e depois o substituiria pelo Tchê Tchê, no mais manteria o time do último jogo.
    Pontos fora como este de hoje, não podem ser perdidos porque são o fiel da balança.
    Fazendo uma análise simples e tendo como comparação o ano passado, perdemos três pontos para o Fortaleza e temos a obrigação da Vitória fora, Sport empatamos em casa e ganhamos fora, já temos uma Vitória e jogaremos em casa, o mesmo com o SP, Inter que só fizemos um ponto, este ano já temos 3, Ceará estamos perdendo, fizemos 4 e agora só da para fazer 3, Santos temos obrigação de vencermos para igualar 2020, Atletico-GO estamos no mesmo ritmo, a chapecoense podemos ter o parâmetro do Vasco, fizemos 3 pontos e podemos superar com Vitória fora, Cuiabá seria o Botafogo que fizemos 3 pontos, podemos superar.
    Não podemos esquecer dos 6 pontos sobre o Flamengo, estes são de honrar a camisa.
    Sabemos que a campanha de 2020 nos levou apenas ao terceiro lugar, mas este ano não estamos vendo nada superior a 2020, o que temos que ficar espertos são em ganhar mais pontos sobre Athetico-Pr e Red bull que estão se destacando neste início deste campeonato.
    Pelo amor de Deus, não podemos voltar a empatar duas vezes com o coelho.
    É acompanhar e ver onde vai dar.
    Espectativa boa para o jogo de hoje.
    Bom domingo a todos!

    1. O que quis demonstrar, observe, é que se tivéssemos vencido em casa (4 jogos) e empatado fora (5 com o de hoje) chegaríamos a 17 pontos. Um a menos, em caso de vitória, do que defendo. Vale dizer, em média ganhar aqui e buscar o empate fora, que valem os quatro pontos por adversário que o Cuca profetizou. Se, repito na média ocorrer, são 76 pontos. Suficientes para o título.

  9. Vamos torcer, quem sabe o exame de covid do Tche Tche testa positivo! Esses resultados sem sintomas sao estranhos… Acho que só assim o Cuca teimoso esquece esse cara… Meio campo é Jair, Zaracho e Nacho.

  10. O TIME DO CUIABÁ

    Bom dia!!!

    O Cuiabá está na zona do rebaixamento, na 18ª posição, com apenas quatro pontos ganhos e dentro de um aproveitamento muito pouco, de 22%, a despeito de ter feito dois jogos a menos em razão de adiamentos de partidas por causa da Copa América (cessão da Arena Pantanal).

    Ainda assim, a campanha do Cuiabá é ruim e o time ainda não venceu na competição (0V, 4E e 2 D).

    O Cuiabá tem apenas quatro gols feitos, o que mostra uma dificuldade ofensiva da equipe, cujo interino gosta de manter um esquema tático com três atacantes (4-3-3).

    Defensivamente a equipe tomou sete gols e o saldo segue negativo (-3).

    Jogando como visitante fez 4 jogos, nos quais perdeu uma partida para o Flu (1 a 0) e empatou outras três (Sport 0 a 0, SP 2 a 2 e América 0 a 0).

    Como mandante, o Cuiabá fez apenas duas partidas jogando em casa: na última rodada, perdeu para o Flamengo de 0 a 2. E na 1ª rodada, na abertura do BR21, empatou de 2 a 2 com o Juventude.

    O time cuiabano será dirigido por técnico interino, Luís Fernando Lubel, que deve procurar repetir a escalação das duas últimas partidas.

    A provável escalação do Cuiabá, com jogadores pouco conhecidos, deve ser: Walter; João Lucas, Marllon, Paulão e Uendel; Yuri Lima , Rafael Gava e Pepê; Danilo Gomes, Felipe Marques e Elton.

    O lateral-esquerdo Lucas Hernández, que pertence ao Galo, não pode atuar por questão contratual.

    O lateral-direito João Lucas, que estava suspenso que suspenso e não enfrentou o Flamengo, volta a ficar à disposição. Já o atacante Clayson, que recebeu o terceiro cartão amarelo, fica de fora e será um desfalque importante da equipe.

    Na última partida, o Cuiabá, que perdeu de 2 a 0 para o Flamengo na Arena Pantanal, foi dominado pelo time carioca no 1’T, mas pressionou muito o Flamengo na segunda etapa e por pouco poderia ter empatado e até vencido a partida.

    Em suma, o Cuiabá, pelo ótimo segundo tempo apresentado contra o Flamengo em casa, pode até surpreender o Atlético, se o Galo repetir outras péssimas atuações de jogos anteriores que não o último quando venceu bem.

    Em todo o caso, o Atlético é favorito para um jogo que tem, ao menos potencial, ainda que baixo, para uma zebra.

    Depende da forma como Cuca mandará o time a campo. Se repetir o esquema de jogo sofrido, de placar magro com cera técnica, e com a ordem de baixar linhas para tentar matar o jogo em opção de contra-ataque, pode colher um resultado ruim na noite de hoje na Arena Pantanal.

    Eis aí um jogo cujo resultado depende única e exclusivamente do Cuca.

    Se Cuca acordou hoje com vontade de sofrer, sei não…

    Vamoooooo Cucaaaaaa!!!

  11. Neste domingo esperamos por uma vitória massacrante pra cima do adversário .

    Eu quero ver o time pra frente , sem linha alta ou baixa , sem transição, sem bola quebrada , sem segunda bola , sem dar a bola pro adversário, essa narrativa tosca de quem acha que redescobriu o futebol ao criar um jeito novo de dizer o que nunca mudou desde Charles Miller .

    Vamos lá para uma nova enxurrada de gols .

  12. Esta vergonhosa defasagem de pontos, da maneira como foi, obriga hoje, de qualquer forma, a busca por tres pontos. Que o instável treinador não invente e coloque o melhor em campo , ou seja , sem allan , hioran e tche tche no meio , este na lateral e com muita boa vontade de nossa parte, os chatos atleticanos. Tres pontos, obrigação total de vencer a fúria do pantanal cujo plantel é pago por um salario mensal de um só jogador do nosso time. ATENÇAO DIRETORIA, COMISSÃO TECNICA E JOGADORES , NOSSO PROXIMO JOGO É CONTRA O FLAMERDA , ATENÇÃO REDOBRADA NA ARBITRAGEM HOJE , ACORDE DIRETORIA, COLOQUE A BOCA NO TROMBONE PREVENTIVAMENTE , PRA NÃO CHORAR DEPOIS. SABEMOS DO QUE SÃO CAPAZES

  13. Bom dia!
    Se o aloprado não inventar, dá pra levar, ou seja, trazer os 3 pontos no embornal.
    Arana e Marrony na esquerda
    Mariano e Savarino na direita
    Jair, Zaracho, Nacho e Hulk
    E na cozinha, Igor e Rever, ou quem sabe o Natan zagueiro (quero ver logo esse muleque em campo).
    No gol pode ficar o barba negra.
    Na redação o barba branca, por muitos e muitos anos.

  14. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 9/38 – Cuiabá (fora) – Eu não mudaria a time que sapecou 4×1 no dragão goiano. Por quê? Arana é o titular, mas brevemente ficará fora servindo à seleção olímpica. Tchê2 marcou bem, defendeu a LE e precisa de continuidade no improviso. Com Dodô no DM, Cuca achou a solução.

    Mas, se optar por Arana, Tchê2 tem que fazer companhia ao Alan, no banco. Não é justo tirar Marrony, que foi útil taticamente pela esquerda. Marcou e atacou. E mesmo que atabalhoadamente, preocupou o adversário. Precisa ser lapidado. É bom ver a vontade dele de acertar. Tem futuro.

    Não pode tirar Jair. Jogou muito como 1º volante. Fez faltas normais de jogo e nenhuma prá cartão. Isso é evolução. Zaracho fez 02 golaços e rouba bolas de forma limpa. Tem que ficar.

    Forçar a barra com o retorno de Tchê2 pro meio, pra voltar com Arana na LE, não é justo diante da qualidade do futebol jogado por Jair e Zaracho. Vamos ver o que a cuca do Cuca vai decidir.

    Agora, cá prá nós, é um prazer ver a garra do Hulk, a técnica refinada de Nacho e a inteligência de ambos. Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 06 (fora), num total de 24/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!

  15. Salve massa e Guru!

    É isso ai Guru, vejo que a sua bipolaridade, assim como a minha e a de vários torcedores, nos pede neste momento, para esquecer os amargos pontos deixados para trás e guardar a corneta momentaneamente.
    Ser ofensivo, escalar os melhores e fazer as substituições quando necessário, é só isso que pedimos ao cabelo de boneca. Traduzindo: Cuca se vc não atrapalhar já estará ajudando!

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Em se confirmando Alan e tchê-tchê como titulares, será mais um jogo sofrido. Porque não manter o time que fez a melhor apresentação no brasileirão? Birra?
    Vamos aguardar para ver!
    De qualquer forma já quebrei o retrovisor. Só olho para a frente!
    Hoje e sempre, galo!!!

  17. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer, mas como este time do galo pipoca sempre com cuca pardal e suas péssimas escolhas de jogadores para serem titulares e substituições. Allan e tchê tchê deveria mofar no banco de reservas, pena que o Allan pé de chumbo não pegou 6 meses de gancho. rsrs.então cuca no meio do campo é jair. zaracho e nacho Fernandes e no ataque é Hulk. savarino e marrony. na zaga deveria por o Nathan mas duvido que acontece o rever entregador não sai do time. aff.galo 2×0.ótimo domingo a todos amigalos. a galo não nos decepcione mais. vá galooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *