Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O alívio do dia seguinte

Diferente da última semana, a quinta-feira Atleticana na Cidade do Galo, foi sorridente por onde passei nessa nossa capital que atende por Belo Horizonte. E tudo estava mesmo belo, sob qualquer horizonte que se observasse, afinal o primeiro nome daqui é e sempre será Cidade do Galo. E falo isso, não me excluindo, a vitória devolveu a alegria e o astral que contagia toda essa atmosfera e ambiente.

Até alguns, entre os poucos que conspiram contra, admitiram que o futebol apresentado frente ao Internacional, aliado à volta dos jogadores que estão afastados por diferentes motivos, além das contratações esperadas, serão determinantes ao futuro do Galo na temporada. A rodada fechou na noite de ontem, com dois jogos, com isso – num arredondamento – um terço da competição (quase, na verdade) cumpridos. Interessante o trinfo do Vitória sobre o FluminenC dentro do Rio de Janeiro. Prova inequívoca que o desenho e enredo da competição ainda está sendo moldado.

Fato, e isso que nos interessa, que a sequência inesperada das três partidas da semana anterior – aliada aos maus resultados com Criciúma e Bahia (segundo colocado com a mesma pontuação do eventual líder), também Corinthians e FluminenC, afetaram muito nosso humor e expectativa. Times menores e sem expectativas, conseguindo resultados inesperados, alimentando seus torcedores com contratações de nomes que não se confirmam e até de treinador em disponibilidade, azedam a relação Galo/Massa.

Nomes para o Galo estão, ainda sem confirmação, sendo ventilados na imprensa e redes sociais. Bernard, confirmadíssimo; Alonso, Veras e agora Lyanco (brasileiro/sérvio), ao que parece em vias de serem anunciados. Há quem assegure a possível chegada de um atacante, digno de a Torcida ir até Confins. Será? Pero sim pero no, fato é que some-se a esses os retornos dos convocados – sigo secando Brasil, Equador e Chile, depois também o Paraguai – e os lesionados.

Imaginem, além dos nomes que mencionei acima, ainda Arana, Vargas, Alan Franco e também Otávio, Rubens, Saravia, Éverson (mesmo fazendo eu coro aos que querem a permanência do Matheus Mendes, precisamos de banco), Lemos, até mesmo o Alísson. Seria uma lista invejável de reforços. Ah! Se esses nomes fossem de lado diferente do Galo, alguns nossos torcedores estariam esbravejando e os de um eventual time comemorando.

Pois, ontem por onde passei, senti uma extraordinária mudança na expectativa entre os Atleticanos. A própria presença de público, que considerando a boa vitória sobre o Inter e a esperada redução no preço dos ingressos (falta reduzir o valor escorchante do estacionamento), sinaliza casa cheia na manhã de domingo. Se o Paraguai fizer o serviço na selecinha, à partir de terça, fechando o caixão do time do time do ednaldo e seus senemes amestrados, vamos ter de volta o Arana. No final de semana, se Deus Atleticano permitir, já antecipamos os retornos de Vargas e Franco. Aí, sim, com todos liberados e a janela permitindo os registros desses quatro, cinco ou seis novos reforços, podem esperar. A nossa hora vai chegar! Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “O alívio do dia seguinte”

  1. Bom dia, Eduardo e Massa.
    Permita-me atualizar posições e situações, à vista de algumas dúvidas surgidas nos comentários dos AmiGalos! Aproveito para fazer algumas observações.
    A base, ao meu ver, está precisando mesmo de uma gestão mais moderna e incisiva. Apertar a meninada. E, representando os que estão subindo, no jogo contra o Inter ela se “apresentou” 4 atuações excelentes: Matheus Mendes, Rômulo, Paulo Victor e Cadu.
    Sore as contratações:
    Bernard: Sem comentários. Vai jogar muito e é pé quente!
    Fausto Veras: parece que os que postaram não o conhecem. Foi um pedido do Milito, que foi treinador dele na Argentina. E foi muito bem. Com esse imbróglio criado pelo técnico do curintian, ele postou mensagem sobre a situação e escancarou de vez: mostrou que agiu com honestidade em relação ao curintian, usou dos recursos disponíveis para preservar seu direito de se transferir para outra equipe e citou que foi convidado por um técnico que já o havia treinado e que, aceitando o convite, deixava o curintian em troca do seu passe. E com isso a compenjsação financeira foi grande, pois está recebendo por um jogador que não estava sendo utilizado. Com toda a razão. (Obs. o técnico do curintian perdeu a linha e fez acusações ao Vera. Creio que por se sentir ameaçado de demissão.
    Lyanko: Começou no Botafogo e foi para a base do São Paulo. Alcançou a Seleção Brasileira sub 23 e foi contemporâneo de Guga, Pedrinho. (é mostrado um vídeo onde ele dá um hipon em um adversário após o cara caçar o Pedrinho e tentar agredir outros jogadores do Brasil. Foi expuso… rsrsrs). Creio que é uma ótima aquisição. E é mais uma opção para o Milito para o jogo de intensidade. (No São Paulo jogou também como Kardec. É mostrado um golaço que ele marcou, driblando diversos jogadores.
    Capitão Alonso: todos já conhecem. Já teve duas boas passagens pelo Galo e está vindo como vencedor no futebol russo. Creio que volta por cima.
    E, parece que vem o ex-vascaino: Thales Magno. Tem um bom histórico também. Mas não o conheço bem. A notícia é de hoje.
    E, vamos juntos torcer positivamente para o Galo sair dessa fase horrível e retomar a caminhada que o Milito começou!
    Galo com 4 títulos no ano é um sonho possível.
    Gaaaaaaaloooooo!

  2. Buscando não ocupar espaço muito indevido, gostaria de declarar que o coração atleticano fica confortado em ver comentários atleticanos tão produtivos e tão certeiros como os da postagem de hoje do blog. Expresso minha humilde concordância com praticamente todos, que fazem justiça a nosso amor pelo Atlético. Obrigado pela oportunidade da leitura.

  3. Bom dia xará e amigalos! Acredito que o treinador Milito dará oportunidades aos garotos mesmo com a chegada dos reforços. Se fosse o treinador dinossauro anterior isso nao aconteceria.Concordo com o Guru. Nós torcedores somos imediatistas e mal acostumados desde a belíssima campanha de 2021. É visível que o elenco está limitado em algumas posições que está sendo preenchidas. Mesmo assim temos que cornetar a necessidade de pelo menos um atacante de velocidade para incendiar lá na frente. Michael, aquele mesmo que jogou no Flamídia não seria um bom nome? Já li algo a respeito de que o jogador quer voltar ao futebol brasileiro. Bora lotar a Arena contra o Goianiense!

  4. Bom dia!
    Confesso que não assisti a primeira etapa do jogo contra o Inter porque estava temendo o pior. Quando terminou o primeiro tempo empatado em 0x0, fiquei animado e curioso pra ver como é que os comandados de Milito estavam se saindo. Grata surpresa. Gostei demais do que vi. Esperanças renovadas. Mas também quero pontuar uma coisa. O time perde em qualidade com a ausência de Scarpa, perde em combatividade com a ausência de Otávio, perde muito com as ausências de Arana e Rubens, MAS NÃO PODE JOGAR SEM HULK!

  5. Bom dia, Atleticanos. O Fausto Vera, volante contratado é excelente jogador. Não sei por quais motivos, não rendeu no Corinthians o que jogou com Milito no Argentino Juniors, mas se trata de um grande jogador, primeiro volante, superior demais ao Otavio e ao Battaglia. Fizemos ótima contratação! SAN

  6. [•••]”(mesmo fazendo eu coro aos que querem a permanência do Matheus Mendes, precisamos de banco)”[•••]
    >> Cuida com muito carinho GALO! Matheus Mendes, além de Atleticano de berço,é Goleiro GRANDE.
    Prá cimmmmaaaa… Vamos!
    GAAALLLOOO…

  7. Ontem , duas otimas noticias para o galo. Fausto Vera e um zagueiro confirmado , contratados. E a noticia de que talvez, aceitem a denuncia contra o zé pereira , missão dada, missão cumprida. Pelo que li , cbf e o proprio , terão de explicar aquela manobra. Explicar o inexplicável , dizer que foi encarada e cara feia do Hulk , após ser caçado debaixo dos olhos deste pilantra , não vale. O Textor fez tremer a casa das maracutaias e bandidagem , pegou muito mal aquele lance ; o jogador sofrer falta , falta assinalada pelo canalha e levar, em segundos, dois amarelos e expulsão. Pisando nas regras, pisando na lei , um zé ninguém querendo ser protagonista do jogo. O Brasil espera punição para este amigo do daronco, acreditem , apitando jogos ainda, depois de ameaçar um atleta em campo, provado, documentado. Onde está a fifa? Agora , esquecendo um pouco a bandidagem, como é bom ver nosso Hulk em silencio , centrado e focado no jogo , em silencio , longe destes safados mal intencionados , fazendo o que faz melhor, jogar bola. Sigamos

  8. Salve Massa e Guru

    Santa bipolaridade!!!
    Se até no jogo contra o inter, estava eu aqui, a bravejar e soltando os cachorros, agora venho light.
    Além da vitória que sinaliza uma reação em campo, parece que a SAF e diretoria tb resolveram reagir e os reforços tão cobiçados e cobrados pela massa parecem estar chegando.
    Além de Fausto Vera e Bernard as vindas de Alonso e Lyanco serão top, já que nossos zagueiros atuais são bons, mas todos canela de vidro e frequentadores assíduos do DM.
    Mas ainda falta a cereja do bolo, que é um atacante para alternativa a Hulk e Paulinho ou até mesmo para jogar com os dois.
    Para tudo ficar do jeito que a massa gosta, falta contratar treinador de goleiro para dar um jeito em Everson e um diretor de base, para arrumar a tão bagunçada casa que este Damiani vem deixando.
    Eita que a corneta ainda continua solta!

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Claro que o time do galo necessita de reforços, entendendo como reforços, oportunidades aos garotos da base. O diabo é que, as contratações poderão sepultar, de vez, a ascensão dos garotos como titulares, visto que, os contratados, ao que tudo indica, viriam para disputar titularidades e aí, os garotos podem ser preteridos. Se a alegria atual é decorrente da resposta dada pela meninada, porque não acreditar que este é o caminho correto? : dar oportunidades aos garotos. Espero que sejam oportunizado à garotada o mesmo tratamento com dado aos demais não formados no galo. A alegria com a atuação da garotada elevou, e muito, a confiança do torcedor atleticano.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Amigalo Angelo

      Temos que conviver com este dilema, mas acredito em Milito e sei que ele vai conseguir administrar isto, até porque o clube vive tb da venda de jogadores e não pode abrir mão das revelações.

    2. Bom dia. Eu concordo em parte com o amigalo Ângelo, mas a pergunta que faço é: a torcida terá paciência com os garotos? Vcs viram até poucos dias atrás o quanto a base foi contestada, com parcela de razão. Teremos tempo p os revezes com eles em campo? Não seria melhor amadurecer a base em outros times e depois traze los p ca novamente, melhor preparados? Marcos Rocha foi emprestado várias vezes até retornar e ser campeão da libertadores. Acho que o próprio Bernard tb foi emprestado.
      Teremos paciência com eles?
      Continuo Militando.

    3. Falou tudo, meu decano preferido. Síntese perfeita! Os comandantes preferem pagar o preço de contratações duvidosas do que se arriscarem a lançar os jovens. E esse tipo de atitude leva a algumas situações: 1) impedem a descoberta de novos valores; 2) incham a folha salarial; 3) propiciam formações de panelas entre jogadores mais velhos que acabam por fazer os técnicos de reféns; 4) potencializam a infestação do DM com jogadores velhos; 5) produzem acomodações de atletas que já conquistaram muito e só ficam no come-dorme; 6) etc., etc., etc.. Hoje estou vendo que o Atlético contratou um tal de Lyanko. Sincera e honestamente: alguém já ouviu falar desse cara? Na última temporada ele disputou 16 partidas, com diversos afastamentos por contusão. É mais um potencial futuro frequentador do DM. Tomara que não! Estão trazendo também um tal de Vera. Tais fatos já nos fazem pensar na diminuição de oportunidades para Rômulo e Paulo Vítor. E ficam pregando que a nossa base não presta. Que dureza!

      1. Caro Teobaldo!
        As situações por você listadas é que me fizeram trazer à baila o assunto: Devemos continuar com paciência com os bois cansados ou devemos oportunizar os garotos da base, dando-lhes equidade de tratamento?
        Obrigado pela referência!

        1. Oportunizar os garotos da base, sempre. O Campeonato Rural deveria servir para isso. Assim como as rodada finais do Brasileirão, caso o time já não tenha chances minimamente razoáveis. São no mínimo 20 jogos (10 em cada torneio). Sou contra colocar os jovens quando o time está embalado, como pregam alguns amiGalos. Se o time está embalado, deixar rolar. Interferir e quebrar o ritmo e a motivação de quem estiver jogando é pior. Na minha opinião, aquela que não tem a menor importância.

    4. Pertinentes vossas colocações/preocupações em relação aos #CriasDaBase,caro Sr.Ângelo! Tem uma safra muito satisfatória surgindo mas categorias inferiores_9. 10 . 11. 14 . 15 . e 17_ com bom potencial de no futuro renderem ñ só na parte esportiva,como tbm financeiramente ao GALO. Gostaria mesmo , é q entregassem a formação nas mãos do Milito,q todas as categorías tivessem a mesma metodologia de jogo q é implementada no time profissional, pois,qdo o garoto precisasse ser utilizado numa emergência já entenderia como se comportar taticamente dentro de CAMpo,aí sim poderíamos dizer q nossa base entrega o q dela se espera.
      Forte abraço fraternal e Alvinegro.

      1. Caro José Roberto!
        Perfeitas observações! Também sou partidário de que as categorias de base fossem supervisionadas pelo treinador da equipe principal, com filosofia de jogo que permitisse aos jovens ao serem lançados no time principal maior facilidade de entendimento do que quer o “professor”.
        Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *