Categories: blogueiros

Não existe favoritismo que esmoreça a fé Atleticana

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Finalmente chegou o tão esperado domingo, primeiro de abril, com o primeiro encontro da final pelo Campeonato Mineiro. Foi uma semana longa. Valeu para as equipes se reorganizarem e, tomara, protagonizarem um espetáculo digno das tradições de Minas Gerais. Como, assim se espera, podem ser os dois últimos jogos com torcida predominantemente do mandante (assim os presidentes dos clubes anunciaram), o comportamento dos torcedores será decisivo e irá nortear para a possibilidade de clássicos com torcida dividida.

Evidente que, eu e a Massa, acreditamos na vitória do Galo, apesar de todo o favoritismo ser do outro lado da lagoa. O Galo, ao longo de seus 110 anos de história, sempre se notabilizou por ser o time da virada. Assim que vamos para o Horto daqui a pouco, com a expectativa de reverter a vantagem cedida na primeira fase da competição.

Afinal, vejamos: em 103 anos de Campeonato Mineiro, conquistamos o título em 44 oportunidades, contra apenas 36 do nosso desafiante da tarde de hoje. Fatiando ou não, de acordo com a conveniência de cada lado, permanecemos à frente. Dias atrás me referi que estamos indo para a décima segunda final consecutiva da competição. A reação natural do outro lado veio dando conta de que em X finais entre ambos, entre os anos tal e tal (sempre de acordo com essa nossa conveniência), garantiu Y títulos ao adversário e Z ao nosso Galo.

Ora, neste retalho, ou vou dos últimos tempos ou do geral. Repito, nos últimos doze anos, fizemos todas as finais e, sem a decisão de 2018, vencemos seis, cabendo quatro para o contendor de hoje e outro para o América. No geral, conforme dito acima, 44 x 36. Pois bem, vamos agora somar os vice-campeonatos de cada um. Galo 37 vezes vice-campeão mineiro contra apenas 25 do adversário. Vale dizer, 81 vezes como campeão ou vice, enquanto o outro apenas em 61 ocasiões. Números gerais!

Deixando de lado esse tira teima, vamos nos ater ao ano em curso e à nossa expectativa. Atenção, curiosos de plantão. “Nossa expectativa”. Então, estou me referindo ao que espera o Torcedor Atleticano. Sei que muitos não-Atleticanos, daqueles que morrem de vontade de gritar “Galo”, sempre passam por aqui, então já vou logo avisando a respeito.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Sabemos que o favoritismo está do lado de lá. Eles têm a obrigação de vencer, tanto pela campanha atual, quanto pela expectativa que gerou entre seus simpatizantes. Nem por isso, o Galo, Forte e Vingador, se entrega. O treinador, interino tem quase dois meses, conseguiu reverter a depressão que tomava conta do nosso dia a dia. Depois da reação no Mineiro e classificação na Copa do Brasil, o time do Galo mostra estar caminhando para uma organização dentro do gramado.

Interessante, como alguns leitores até registraram, o jovem Thiago Larghi – a exemplo de grandes e renomados treinadores brasileiros e até de nome mundial – vem conseguindo organizar a equipe a partir da defesa. Não levar gols é premissa básica em busca de vitórias, o Galo de Thiago, ao contrário de muitos ex-treinadores e com os mesmos jogadores, conseguiu fechar aquela porteira aberta que se oferecia à festa de adversários. E notem: Victor, Patric, Léo Silva, Gabriel e Fábio Santos. Quase todos, ou todos – inclusive o goleiro –, vinham sendo impiedosamente contestados pelos Torcedores.

Na contenção, me refiro a volantes, Adilson (que por pouco Oswaldo de Oliveira manda embora) assegurou a posição e vem sendo um leão naquele setor. Ao seu lado, quando acreditava em Arouca, acabou sobrando para Elias (com altos e baixos), mas tem a possibilidade de Gustavo Blanco atuar e liberar o experiente e veterano jogador para fazer a ligação com o ataque.

Com Elias recuado ou avançado, daí para frente sobram nomes. Ao que sinto, o treinador interino está conseguindo fechar esse meio e a ligação com o que tem em disponibilidade. Lá na frente, embora Ricardo Oliveira acerte um e erre dois ou três, é o que temos para a posição. Para municiá-lo, o mito Luan, Cazares, Otero e até Tomas Andrade, Erik e Roger Guedes, com menores possibilidades.

Dois registros. Mesmo motivado, conforme demonstro, ainda insisto na necessidade de reforços para a temporada. Outro: além disso, oportunidade aos meninos da base que foram incorporados aos profissionais.

Blogueiro

View Comments

  • É possível ,caro blogueiro , colocar meu comentario postado as 5 da matina aqui? Preciso compartilhar as abobrinhas que escrevo com amigalos. Se não for possivel , paciencia.
    GALLLLLLLLLLLLLLLLLO.

    • Todos os comentários estão liberados. Até agora, no dia de hoje, nenhuma censura. Releia. Se foi as cinco, seguramente seu comentário foi no post de ontem, pois o de hoje só entrou as 6:30.

  • Tres pitacos do jogo vencedor de ontem :
    Futebol , esporte coletivo , atuações .
    O interino
    O extracampo
    Pitaco um : O futebol , na sua essencia , é o mais coletivo esporte e permite a seus participantes , um brilho proprio , o que destaca , o que desequilibra , o craque.
    Ontem , tivemos um exemplo de um grupo coletivo, determinado , com organização tatica superar um bom time , bem treinado do meio pra frente , mas que treme quando calça um sapato de salto alto , tipo Luis xv. A organização é tudo no futebol, e notei no começo do jogo uma melhor organização do time mariano , nos primeiros 20 minutos, time mais compactado e melhor distribuido em campo. Após baixar a adrenalina , nos impusemos , e mostramos um futebol , pelo menos vistoso , coroado por tres belos gols de 'bola parada" do artífice otero , o protagonista.
    Otero x Cazares : Otero efetivo, participativo , com sangue nos olhos , que parte pra cima, que quer a vitoria . Sua camisa no final do jogo , espremida enche um balde. Isto para mim, é profissional, o que se mata em campo.
    Cazares , inconstante, instável , vaga lume , joga para ele . Instigado por Thiago Largui, para ficar pilhado , não se desliga , pasmem. Capaz de belas jogadas, capaz de jogadas ridiculas e improdutivas. Ontem , duas situaçoes provam que sua individualidade, fominhagem, incomoda. Na entrada da área, recebe uma bola limpa, Luan abre ao lado direito em excelente condição de arremate , o cabaça na enchente, prefere o chute improvavel , fraco e errado. Noutro lance, com bola dominada, mais ou menos no bico da grande area , chuta. Nem cruzamento nem chute a gol, nada a serviço do nada. Otero é um milhão mais profissional e util para o time.
    Melhores jogadores , opiniao minha , ótica minha, posso estar errado, porém tenho o sagrado direito de emitir: São Vitor do Horto , Leonardo Silva, ADILSON (insubstituivel , dispensa comentários) , OTERO (pequeno gigante), Ricardo Oliveira , o bom pastor, o que apesar de jogar enfiado numa selva de beques, guarda o seu e vibra como um verdadeiro atleticano.
    Patricão da massa , Fabio Santos , bons , se doaram , cumpriram bem seu papel , Elias , idem, pode render mais.
    Eric, que a cada jogo não jogado , compreendo melhor o Palmeiras, poderá ser util no banco domingo proximo , pela velocidade e se os deuses do futebol permitirem , fará um gol , gol que ele costuma fazer, como fredcone e pratto, a cada passagem do cometa Hallei , quem sabe é o dia.
    Gol idiota tomado ,poderá custar caro. Hoje eu quero é comemorar o tapa na cara da arrogancia.
    São cinco e pouco da manhã , postei agora porque vou viajar, estou fazendo hora, o jogo está na minha cabeça.

  • LIBERTAS QUE ELAS TREMEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Galooooooo.
    Vamos ser campeões no domingo.
    Este time está voando baixo.
    Um timaço.
    Atropelamos o rival.
    A vantagem é enorme.
    Galo campeão mineiro 2018.

  • Galooooooo.
    Vamos ser campeões no domingo.
    Este time está voando baixo.
    Um timaço.
    Atropelamos o rival.
    A vantagem é enorme.
    Galo campeão mineiro 2018.

  • SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. BICA BICUDO. Semana de pés nos chão e domingão uma hora dessas ja estaremos campeões. Falei aq dias atrás. Bom Pastor faria 2. So na sabia q o Adilson iria deixar o dele.
    Borá Galo. Eu Torço contra o vento

  • AQUI É GALO!!!!!! PORRA!!!!!
    Amanhã vai estar cheio de joão urucas por aqui dizendo que não devemos nos empolgar, porque o time é ruim, o presidente é estagiário, O Gallo é uma merda de diretor e que o time das märïäs isso e aquilo.
    Sai deste espaço Mariada e atleticanos de merda.
    O ovo era de meio quilo, mas deixaram cair para 250g. Mas ta cheio de chocolate nele.
    CHUPA märïädä.........

  • acabou o jogo,galooooooooooooooooo3x1 freguesiasssssssssss,caloteirassssssssssssssssss,aja coraçao,kkkkkkkkkkkkkkkkk,o adilson tu joga muitooooooooooooooooooo,aff,a galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

Recent Posts

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

20 horas ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

2 dias ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

3 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

4 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

5 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!