Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não existe favoritismo que esmoreça a fé Atleticana

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Finalmente chegou o tão esperado domingo, primeiro de abril, com o primeiro encontro da final pelo Campeonato Mineiro. Foi uma semana longa. Valeu para as equipes se reorganizarem e, tomara, protagonizarem um espetáculo digno das tradições de Minas Gerais. Como, assim se espera, podem ser os dois últimos jogos com torcida predominantemente do mandante (assim os presidentes dos clubes anunciaram), o comportamento dos torcedores será decisivo e irá nortear para a possibilidade de clássicos com torcida dividida.

Evidente que, eu e a Massa, acreditamos na vitória do Galo, apesar de todo o favoritismo ser do outro lado da lagoa. O Galo, ao longo de seus 110 anos de história, sempre se notabilizou por ser o time da virada. Assim que vamos para o Horto daqui a pouco, com a expectativa de reverter a vantagem cedida na primeira fase da competição.

Afinal, vejamos: em 103 anos de Campeonato Mineiro, conquistamos o título em 44 oportunidades, contra apenas 36 do nosso desafiante da tarde de hoje. Fatiando ou não, de acordo com a conveniência de cada lado, permanecemos à frente. Dias atrás me referi que estamos indo para a décima segunda final consecutiva da competição. A reação natural do outro lado veio dando conta de que em X finais entre ambos, entre os anos tal e tal (sempre de acordo com essa nossa conveniência), garantiu Y títulos ao adversário e Z ao nosso Galo.

Ora, neste retalho, ou vou dos últimos tempos ou do geral. Repito, nos últimos doze anos, fizemos todas as finais e, sem a decisão de 2018, vencemos seis, cabendo quatro para o contendor de hoje e outro para o América. No geral, conforme dito acima, 44 x 36. Pois bem, vamos agora somar os vice-campeonatos de cada um. Galo 37 vezes vice-campeão mineiro contra apenas 25 do adversário. Vale dizer, 81 vezes como campeão ou vice, enquanto o outro apenas em 61 ocasiões. Números gerais!

Deixando de lado esse tira teima, vamos nos ater ao ano em curso e à nossa expectativa. Atenção, curiosos de plantão. “Nossa expectativa”. Então, estou me referindo ao que espera o Torcedor Atleticano. Sei que muitos não-Atleticanos, daqueles que morrem de vontade de gritar “Galo”, sempre passam por aqui, então já vou logo avisando a respeito.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Sabemos que o favoritismo está do lado de lá. Eles têm a obrigação de vencer, tanto pela campanha atual, quanto pela expectativa que gerou entre seus simpatizantes. Nem por isso, o Galo, Forte e Vingador, se entrega. O treinador, interino tem quase dois meses, conseguiu reverter a depressão que tomava conta do nosso dia a dia. Depois da reação no Mineiro e classificação na Copa do Brasil, o time do Galo mostra estar caminhando para uma organização dentro do gramado.

Interessante, como alguns leitores até registraram, o jovem Thiago Larghi – a exemplo de grandes e renomados treinadores brasileiros e até de nome mundial – vem conseguindo organizar a equipe a partir da defesa. Não levar gols é premissa básica em busca de vitórias, o Galo de Thiago, ao contrário de muitos ex-treinadores e com os mesmos jogadores, conseguiu fechar aquela porteira aberta que se oferecia à festa de adversários. E notem: Victor, Patric, Léo Silva, Gabriel e Fábio Santos. Quase todos, ou todos – inclusive o goleiro –, vinham sendo impiedosamente contestados pelos Torcedores.

Na contenção, me refiro a volantes, Adilson (que por pouco Oswaldo de Oliveira manda embora) assegurou a posição e vem sendo um leão naquele setor. Ao seu lado, quando acreditava em Arouca, acabou sobrando para Elias (com altos e baixos), mas tem a possibilidade de Gustavo Blanco atuar e liberar o experiente e veterano jogador para fazer a ligação com o ataque.

Com Elias recuado ou avançado, daí para frente sobram nomes. Ao que sinto, o treinador interino está conseguindo fechar esse meio e a ligação com o que tem em disponibilidade. Lá na frente, embora Ricardo Oliveira acerte um e erre dois ou três, é o que temos para a posição. Para municiá-lo, o mito Luan, Cazares, Otero e até Tomas Andrade, Erik e Roger Guedes, com menores possibilidades.

Dois registros. Mesmo motivado, conforme demonstro, ainda insisto na necessidade de reforços para a temporada. Outro: além disso, oportunidade aos meninos da base que foram incorporados aos profissionais.

55 thoughts to “Não existe favoritismo que esmoreça a fé Atleticana”

  1. É possível ,caro blogueiro , colocar meu comentario postado as 5 da matina aqui? Preciso compartilhar as abobrinhas que escrevo com amigalos. Se não for possivel , paciencia.
    GALLLLLLLLLLLLLLLLLO.

    1. Todos os comentários estão liberados. Até agora, no dia de hoje, nenhuma censura. Releia. Se foi as cinco, seguramente seu comentário foi no post de ontem, pois o de hoje só entrou as 6:30.

  2. Tres pitacos do jogo vencedor de ontem :
    Futebol , esporte coletivo , atuações .
    O interino
    O extracampo
    Pitaco um : O futebol , na sua essencia , é o mais coletivo esporte e permite a seus participantes , um brilho proprio , o que destaca , o que desequilibra , o craque.
    Ontem , tivemos um exemplo de um grupo coletivo, determinado , com organização tatica superar um bom time , bem treinado do meio pra frente , mas que treme quando calça um sapato de salto alto , tipo Luis xv. A organização é tudo no futebol, e notei no começo do jogo uma melhor organização do time mariano , nos primeiros 20 minutos, time mais compactado e melhor distribuido em campo. Após baixar a adrenalina , nos impusemos , e mostramos um futebol , pelo menos vistoso , coroado por tres belos gols de ‘bola parada” do artífice otero , o protagonista.
    Otero x Cazares : Otero efetivo, participativo , com sangue nos olhos , que parte pra cima, que quer a vitoria . Sua camisa no final do jogo , espremida enche um balde. Isto para mim, é profissional, o que se mata em campo.
    Cazares , inconstante, instável , vaga lume , joga para ele . Instigado por Thiago Largui, para ficar pilhado , não se desliga , pasmem. Capaz de belas jogadas, capaz de jogadas ridiculas e improdutivas. Ontem , duas situaçoes provam que sua individualidade, fominhagem, incomoda. Na entrada da área, recebe uma bola limpa, Luan abre ao lado direito em excelente condição de arremate , o cabaça na enchente, prefere o chute improvavel , fraco e errado. Noutro lance, com bola dominada, mais ou menos no bico da grande area , chuta. Nem cruzamento nem chute a gol, nada a serviço do nada. Otero é um milhão mais profissional e util para o time.
    Melhores jogadores , opiniao minha , ótica minha, posso estar errado, porém tenho o sagrado direito de emitir: São Vitor do Horto , Leonardo Silva, ADILSON (insubstituivel , dispensa comentários) , OTERO (pequeno gigante), Ricardo Oliveira , o bom pastor, o que apesar de jogar enfiado numa selva de beques, guarda o seu e vibra como um verdadeiro atleticano.
    Patricão da massa , Fabio Santos , bons , se doaram , cumpriram bem seu papel , Elias , idem, pode render mais.
    Eric, que a cada jogo não jogado , compreendo melhor o Palmeiras, poderá ser util no banco domingo proximo , pela velocidade e se os deuses do futebol permitirem , fará um gol , gol que ele costuma fazer, como fredcone e pratto, a cada passagem do cometa Hallei , quem sabe é o dia.
    Gol idiota tomado ,poderá custar caro. Hoje eu quero é comemorar o tapa na cara da arrogancia.
    São cinco e pouco da manhã , postei agora porque vou viajar, estou fazendo hora, o jogo está na minha cabeça.

  3. LIBERTAS QUE ELAS TREMEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Galooooooo.
    Vamos ser campeões no domingo.
    Este time está voando baixo.
    Um timaço.
    Atropelamos o rival.
    A vantagem é enorme.
    Galo campeão mineiro 2018.

  5. Galooooooo.
    Vamos ser campeões no domingo.
    Este time está voando baixo.
    Um timaço.
    Atropelamos o rival.
    A vantagem é enorme.
    Galo campeão mineiro 2018.

  6. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. BICA BICUDO. Semana de pés nos chão e domingão uma hora dessas ja estaremos campeões. Falei aq dias atrás. Bom Pastor faria 2. So na sabia q o Adilson iria deixar o dele.
    Borá Galo. Eu Torço contra o vento

  7. AQUI É GALO!!!!!! PORRA!!!!!
    Amanhã vai estar cheio de joão urucas por aqui dizendo que não devemos nos empolgar, porque o time é ruim, o presidente é estagiário, O Gallo é uma merda de diretor e que o time das märïäs isso e aquilo.
    Sai deste espaço Mariada e atleticanos de merda.
    O ovo era de meio quilo, mas deixaram cair para 250g. Mas ta cheio de chocolate nele.
    CHUPA märïädä………

  8. acabou o jogo,galooooooooooooooooo3x1 freguesiasssssssssss,caloteirassssssssssssssssss,aja coraçao,kkkkkkkkkkkkkkkkk,o adilson tu joga muitooooooooooooooooooo,aff,a galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

  9. Po##@! Achei que tinha errado de Blog! Cheiro de borrada e marca de freio nos fundilhos cortando na alta,pqp!!! Hoje tem JOÃOxmärïä, e, como sempre as vaidosas caloteiras fazem,vem no Blog Atleticano passar seu recibinho tsc tsc tsc… Tentativa nula de se auto afirmar e com dois de seus neurônios defeituosos, mostram toda a sua estupidez e arrogância q são característicos dos derrotados…#chupaqueédeuvabicharada…wtf!!!!!
    Ô märïpösä ô märïpösä tô com saudades da fuleca da räpösä….ô märïpösä o teu papá vai te pegar…

  10. Brincadeiras a parte, admiro muito seus comentários Eduardo. Sempre equilibrado, sensato, realista e sem agressividade. Neste mundo violento em que vivemos, precisamos de comentaristas iguais a você, que defende as cores da camisa sem agredir o adversário. Parabéns!!!

  11. Bom dia a todos. Feliz Páscoa. Hoje vamos ganhar e dar um chocolate para essas Marias cheias de pecados. aqui é GALO sempre.

  12. Para cima desse time arrogante! Certeza de um grande jogo e que dê a lógica e que a supremacia continue. As Marias estão descontroladas…

  13. Bom dia caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, descordo de você!!!! Na minha opinião, em qualquer situação somos sempre favoritos contra o Pirangi da Enseada das Garças…. São eles é que tremem ao ver o manto sagrado pela frente e essa torcida que joga junto. Eles sabem que nossos jogadores nunca estão sozinhos. Então “vamo” pra cima deles, como diz o Fred Melo Paiva, sempre estamos juntos torcida e time…. e isso intimida….. e muito.

  14. Bom dia EDUARDO BOM DIA MASSA; Eu acho que no jogo desta tarde o galo e favorito, mesmo sabendo que ao temos um timme definido nos estamos com mais fome de titulo, de vitoria, e acho tambem que elas vao entrar de salto alto.o time das marias ainda nao mostrou bom futebol este ano e esta invicto no mineiro nao e grande coisa, eu me lembro muito bem do ano passado. E claro que no papel eles estao melhor, mas classico e classico e nos nao trememos.

  15. Eduardo
    Sugiro mudar o nome do seu blog
    Pois se vc o batizou de “Aqui eh só Galo” e permite vaidosas , tirando assim o foco do blog que eh debater nosso time do coração vc esta se contradizendo
    Se for para ler as vaidosas caloteiras opinando eu iria até blog da vaidade , coisa que não faço
    Boa Páscoa e boa sorte a parcela de atleticanos que tem suas mensagens postadas

    As vaidosas , autorizadas pelo Eduardo , infelizmente ….nessa Páscoa desejo boa cenoura para vcs !!

    PS: Eduardo , sei que o blog eh seu , sou apenas mais um dos seus seguidores e admiradores , mas com Marias por aqui , deixarei de participar

  16. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos. FELIZ PÁSCOA. Páscoa é símbolo de liberdade. Foi com essa festa que os judeus comemoraram a travessia do mar vermelho e sua libertação de um período de trevas. Páscoa, neste dia nós, atleticanos vamos comemorar a travessia desse verdadeiro mar de desvario administrativo e desorganização esportiva e técnica em que estivemos mergulhados nesses últimos anos. E é nesse dia que vamos sacrificar mais uma vez um bichinho que embora não seja grato a Deus vai pagar por estar no nosso caminho neste dia glorioso. Será sim, um grande dia para todos nós. Uma vitória nossa que tira a vantagem delas mas, não nos confere vantagem porque não precisamos disso para manter a nossa hegemonia sobre elas.

    Já estou pronto. Copão do Galo na mão, cheio é claro, bacalhau dessalgado e pronto para a panela e a certeza de uma bela vitória. Precisa mais?

    Um abraço amigos.

  17. Vim para cá interessado em palestrar com os AmiGalos. Mas entendi que este lugar está infestado. Alguma coisa está errada. Deve ser eu.

    1. Ao que sinto, sim. Acordei tarde, parece terem perdido o sono.
      Sinceramente, era previsível. Afinal é o Galo quem comanda tudo por aqui. Até a atenção de não Atleticanos.
      Nem mesmo sendo favoritas (a torcida), conforme reconheci e mencionei.

      1. Sencional, Eduardo, esta mostragem de mensagens que vc está nos revelando. Isso revela a importância do Galo e do Blog. Fico aqui imaginando o que apenas você lê.

          1. Hahahaha. Pela sua lata caro blogueiro, vc é o único que pode falar dos 9×2 aqui. Aposto que lembra de cada um dos gols, pois os presenciou ao vivo.

          2. Lamentavelmente perdi essa oportunidade, mas ela esteve lá e sempre que saíamos repetia. Aliás, diga-se, ela dizia que as duas coisas que mais gostava eram os nossos encontros e a lembrança daquele 9 a 2.
            Eu só tenho recebido em doses homeopáticas. 3 a 1 de hoje e do brasileiro do ano passado.
            Dum-dum da Copa Brasil de 2014. Até prefiro assim. Quando ela te ninava, sempre falava disso. Tá com a memória jovem prejudicada? Toma mais ferritina, ajuda muito.
            E ainda tenho nome e sobrenome. Imagem exposta. Não me escondo em pseudônimo e email fake.

  18. Bom dia! Vamos que vamos! Quem treme é o outro lado. Nós somos simbolo de raça e amor, e para nós o impossível nunca existe. GALO 2 x 0 CALOTEIRAS, dois gols do Bom Pastor, para acabar com a empáfia e arrogância! Dá-lhes Galo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Nota-se um cenário, uma atmosfera de terra arrasada no blog antes mesmo da partida começar. Blogueiro e torcedores tão acostumados a provocar o rival e a enaltecer as próprias glórias (escassíssimas por sinal) mostram desta vez um discurso comedido, um asteamento de bandeira tímido antes da batalha, certo silêncio e no blog a ausência de muitos costumeiros galinhos de briga. Sumiram. Seria um prenúncio de um Tsunami evidente? A nuvem cinza da tempestade se aproxima da cidade do interior de Minas chamada Vespasiano.

  20. Bom dia Eduardo e amigos. Domingão de clássico tem de acordar cedo pois os torcedores também tem seus preparativos. O que me anima para este jogo é vejo que o time das Garças chegou até onde podia chegar, não joga mais do que estamos vendo, já o Galo vem crescendo e tenho certeza que nesse jogo estará bem melhor do que o do clássico anterior, eles tem o favoritismo pelo tempo a mais de trabalho mas nós temos a nosso favor a massa e o notório crescimento que espero seja demonstrado hoje dentro de campo. É hoje Galooooooo.

  21. Eduardo seu pequenez , deixa eu te falar uma coisa velho das cavernas, o Cruzeiro não tem 150 anos como
    Seu monotitulo time tem , então é natural q a 103 anos atrás vcs saíram na frente dos títulos , outra coisa , se vc quiser pegar os 36 trofeus deste campeonato q vcs idolatram, podem ficar de presente , afinal o Cruzeiro não é reconhecido como a maior força de minas por este campeonato de bairros não, ele é conhecido pela disparidade em relação ao clube patético mineiro em títulos nacionais e internacionais que eu não preciso cita- los pq vc sabe muito bem. Então seu pincher caduco, para de ficar falando asneira , preocupa mais com
    Este time mais zoado e mais chacota do Brasil q é o seu. Por isso q vcs nunca vão ser bí campeões de nada, pq só se importam com este pseudo campeonato q não leva a lugar nenhum.

    1. Eu avisei. Adoram ler e falar do Galo. E acreditam me ofender pelos meus 60 bem vividos anos.
      Essa gente tem o Galo na cabeça 24h por dia. Aqui é 13!
      Em tempo: sempre que ganhamos dois títulos seguidos, opto em dizer, segunda conquista. Depois sim, tri e até hexa. Ė que bi não combina conosco.

      1. Não é não caro Dudu! É que nos blogs dessas vaidosas não devem falar de futebol,e sim,de perfume barato, promoção de tangas fio dental, maquiagem e viadagem em geral, daí,vem nos Blogs Atleticanos_ e em tudo que é relacionado ao CAM_ despejar seu desejo oculto e reprimido de gritar GALO. Se bem que mandando a real, gritam sim, com a força que não teem a todos pulmões GALOOOOOOOOOOÔ… são aquilo que o riascos falou na essência máxima da palavra…uns mierdas!

    2. Se o Cuzero é a maior força de Minas, o que você, está fazendo aqui no blog dos Atleticanos?
      Não vou te chamar de apelido nenhum porque não quero menosprezar os apelidos. E não vou usar palavrões pra te esquentar a orelha porque minha resposta seria recusada. Mas você e as outras aberrações de sua espécie tentarem entrar aqui eu entendo e até concordo. Mas conseguirem é coisa que eu não posso admitir. Não vou lhe mandar também tomar num certo lugar desta feita não é por medo da censura unilateral não, é porque não quero te propor coisa do seu agrado.

    3. Carta aberta ás marias purpurinadas caloteiras vaidosas que visitam este espaço e ainda ofendem.
      Vocês são um time de origem pirangui , palestra não sei o que , real ou dólar , não importa se não tem sua identidade centenária como time , não tem nem identidade.
      São pioneiros em dirigentes comprando arbitragem e seus títulos saem até via fax .
      Torcida modinha e simpatizantes , se ficar em crise some , evapora …coisa de time pequeno …tipo torcida de São Caetano da vida …
      Senão fosse a idolatria que vcs Marias tem por nosso Galo é nossa Massa vcs nem existiriam ….
      Eu sei que vc treme , vaidosa reprimida que não sabe onde mete o nariz ou talvez sei por causa do heliPÓtero , mas enfim , vira homem e respeita os mais , mas senão for possível somente respeita os mais velhos Maria.

    4. JeanneXXY,
      A senhorita ou Senhora é uma aberração. Dos 44 títulos , apenas um, foi antes do indefinido Ypiranga, Palestra , Pirangi ou XXruzeiro ser fundada. O Galo , também, tem mais vitórias sobre vocês antes da indefinida fundação azulina? Não te mando para aquele lugar porque sei que é disso que você gosta. Vai passar pó de arroz como faziam nos anos 70 copiando o Florminense.

    5. Maria, seu time foi refundado em 1921. Na época, o Atlético tinha só o título de 1915 e o América corria para o deca-campeonato mineiro.
      Então, pare de falar besteira e inventar desculpas.

    6. Bom dia Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, engraçado como os torcedores do Pirangi da Enseada das Garças adoram falar de “bi”, deve ser porque todos eles são “bi”, só não assumem que são “bi”….. Deveriam sair logo do armário, pegar o bofe e ir ser feliz nesse mundo da diversidade. Porque se depender do timinho deles serão sempre “marias” tremedeiras.

    7. Mariazinha nervosa….tá tremendo né purpurinada……como bem disse o Eduardo, vcs se preocupam demais com esse negócio de bi pra lá…bi pra cá….bem familiar à torcidinha azul…..sua presença aqui a gente entende, vontade exacerbada de gritar Gaaaalo que não passa né….grite! Não se esconda…enfrente sua família, mostre que vc quer ser Galo!!! E pra finalizar, pq vcs insistem nessa diarreia verbal de tenho não sei quantos títulos disso ou daquilo, eu digo e repito como já fiz pra muitos amigos maria, eu não troco a nossa Copa do Brasil pelas 5 de vcs…a nossa tem gostinho especial….foi no lombinho sofrido de vcs….à propósito, os dois jogos mais fáceis daquele torneio foi a final com vcs…não seria diferente né freguesia! Aqui é Galo!!!

    8. Rambo de teclado. Se você é cruzeirense, o que está fazendo aqui na coluna do galo? Campeonato mineiro e obrigação pois depois do Atlético, a segunda força de minas e o Flamengo. Por que você fala que o galo e monotitulo? Ele está entre os 10 times que tem mais títulos no mundo e para citar um bom campeonato para você, que não estuda futebol,. Bicampeão da CONMEBOL sulamericanA , 1992/1997, notadamente um título que o cruzeiro nunca ganhou. Calma, concentra no seu time, pois ele vai ter que comer muita grana para chegar em segundo nas gerais. Saudações do time do povo, o maior de minas, galo!!!

  22. Bom dia massa e guru. Se o lado fresco da lagoa tem o favoritismo, também tem a pressão, afinal gastaram os tubos, e uma perda de título para seu arquirrival poderá desencadear uma choradeira desenfreada na enseada das garças. Acredito no meu galão hoje, e se em outros tempos recentes a falta de vontade e raça imperavam, acredito que neste ano pode até ter faltado futebol, mas não estes quesitos. Dito isto, vejo a equipe mais equilibrada apesar dos apagões de alguns jogadores, e devagarinho TL vem sem alarde montando o time. Agora é esperar um bom jogo, mas tomando as devidas precauções principalmente com relação à arbitragem. Confesso que estou ressabiado, pois a estratégia do lado de lá em contestar antecipadamente o árbitro da partida, pode ter gerado uma pressão sobre o mesmo. Olho nele galo e vamo lá calar a boca dos boquirrotos!

  23. bom dia Eduardo e massa,enfim chegou tao esperado domingo,classico não tem favorito, a equipe do galo entra com sangue nos olhos,raça,pegada,que casares joga que saiba jogar,ricardo oliveira não perde tanto gols,eu e mais de 8 milhões estaremos vibrando e com o coraçao na boca,meu placar galo 2×0 caloteiras,vai meu galoooooooooooooooooooooooooo,aja coraçao,vai galooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *