Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Na reta final do Galo, a gente fica apreensivo

Foto: Bruno Cantini| Atlético

 

Por Marcelo Alvarenga

Chegou a hora de ver o que teremos de saldo ao fim de 2018. E como já disse algumas vezes nesse espaço, independente do que acontecer, o ano não foi bom.

Dissessem-me em fevereiro, depois do desmanche, que estaríamos nessa posição no fim de novembro, eu provavelmente ficaria feliz, mas com todos os erros e incoerências apresentadas pela diretoria, não dá pra ficar tranquilo. Domingo decidimos então se o ano será ruim ou péssimo, no fim das contas.

De qualquer forma, precisamos de uma vitória simples contra uma equipe de férias, em casa, para garantir a vaga na libertadores de 2019. Ponto positivo?

Dependemos apenas das nossas forças para nos classificarmos. Ponto negativo? Dependemos das nossas forças para nos classificarmos. Foco total e o Independência lotado prometem ser fatores em nosso favor, logo, nos resta acreditar e torcer. Como sempre.

Foto: Pedro Souza | Atlético

Não temos essa vaga assegurada por vacilos da defesa no sábado, repetindo erros do restante da temporada. O meu medo é que tenhamos uma repetição no domingo, uma vez que o Botafogo vem leve e sem responsabilidade com o resultado.

Precisamos de muita calma, vontade e principalmente, concentração. Domingo não tem espaço para erros! Seremos nós contra nós mesmos, e a torcida tem que ir mais uma vez para fazer o Galo ganhar, e não apenas assistir a vitória.

Aproveitando para comentar a especulação de Rodrigo Caetano como possível diretor de futebol, digo que gostei.

Rodrigo tem uma postura séria e profissional, participou de alguns projetos vitoriosos, e principalmente, sabe o que deve fazer um diretor de futebol, coisa que o antigo dono do cargo não sabia. Se fechar, que venha com a cabeça aberta para entender que trabalhar em MG tem mais desafios do que no RJ.

Semana decisivae e nos resta acreditar. Pra cima deles Galo, não joga essa última chance fora!!

Abraços,

42 thoughts to “Na reta final do Galo, a gente fica apreensivo”

  1. Pois é ! Reitero aqui a minha posição quanto ao fato de
    o Clube Atlético Mineiro estar nas mãos de um grupo que
    se apoderou da instituição , da forma mais deslavada que
    se possa imaginar .
    Vou dizer de novo o que disse em outro blog , cujo titular
    simplesmente censurou minhas ponderações , pois elas
    continham críticas ao inimputável dirigente Kalil :
    este senhor e mais um grupo de “benfeitores” arrasaram
    com as finanças do clube , já combalidas , com o aval de
    um título internacional .
    Tal título justificou/justifica todas as mazelas que temos
    hoje a sacrificar nossa história .
    Enquanto houver bodes expiatórios na sala , criados por
    eles mesmos , continuaremos nossa saga .
    Não, não é o Elias , nem o Patrick , nem o Oliveira , muito
    menos o Larghi e o Fábio Santos :
    essa turma está aí para ser rifada e servir de satisfação a
    ser dada à torcida .
    Esses senhores , com a batuta do Kalil , vão enterrar time
    e instituição .
    Prestem atenção nessa história do estádio : uma falácia ,
    estão usando o Clube Atlético Mineiro para suas próprias
    satisfações .
    O estádio só será , se for , do Atlético , daqui a 30 anos ou
    mais, dada a possibilidade de prorrogação de contrato da
    parceria com os “benfeitores” .
    Não existe almoço grátis , minha gente .
    A torcida estará lá, gritando a plenos pulmões, que temos
    estádio e coisa e tal . Balela , conversa , o estádio , se sair ,
    será tal e qual o shopping , explorado efetivamente pelos
    donos do dinheiro .
    Existe um movimento liderado por uma personalidade do
    Conselho , pessoa pública , que se for adiante pode vir a
    ser a oposição de que tanto precisamos .
    Por enquanto , é acender vela , orar , fazer um despacho ,
    subir escadaria de joelhos sobre o milho , qualquer coisa
    que impeça a implosão de nosso time tão querido .

  2. O C.A.M. virou a casa da mãe Joana. O presidente é omisso , não entende de futebol e delega para terceiros os cargos e decisões mais iimportantes do clube. Portanto estamos à deriva.
    FAIXA NA SEDE DO GALO ESTAMPAVA : ” O GALO NÃO É TRAMPOLIM PARA FILHO DE PRESIDENTE NA FÓRMULA 1. ”
    Galdezani e ELIAS no meio de campo é jogar para perder. Com esses dois PERNAS DE pau SÓ COM interferência Divina.
    ACHO ELIAS AINDA MUITO PIOR QUE PATRIC.
    SÁBADO SERÁ UMA NOITE DE SOFRIMENTO .
    QUE DEUS NOS PROTEJA.

  3. Caros,
    Q viagem ruim…Todo bipolar é meio luLLuGalo verdadeiro, ou seja, sei ñ, cheio de atleticanidade prá dar e vender,aliás, VENDER VENDER VENDER. Elias tem cadeira cativa nesse time. É simples assim. O plantel é meia boca, ruim, entregão e paçoqueiro. Levar 80% disso pro AnoQVem é piada de Lullu temperada com requintes de um 7 um “celeste” + burrada japonesa (q errada trazer esse burro cansado, viu?). Quem deve figurar na barca sem dó nem piedade é quem NUNCA fez nada pelo clube, nunca decidiu nada, muito ao contrário. Outra coisa, colocar todos os veteranos no mesmo barco é filhadaputagem. Comparar Leo Silva, esse GIGANTE IMORTAL, com Pastor SEM VERGONHA ou com Fabíola Santa Cerca Lourenço é sacanagem grossa…brincadeira,viu? Tenham discernimento. Respeitem Leo Silva PARA SEMPRE, pilantras. NUNCA, aos 42 do segundo tempo de uma final de Libertadores vocÊs crÿ verão algo parecido…SAFADOS.
    Fora isso tanto faz, ñ acho q participar de Libertadores pela última vaga em 6,7 ou 8 disponíveis seja algo a comemorar u vangloriar…TENHAM VERGONHA NA CARA, TORCIDA DO HORTO e do estádio no papel, arautos da Atleticanidade. QUEREMOS UM CLUBE, UM TIME DENTRO DE CAMPO, FORTE E VINGADOR!
    AQUI É GALO, SEMPRE.
    GALO SEMPRE!
    Pela 1ª vez vou colocar uma observação depois do GALO SEMPRE!
    Obs vaticiniosa: ENQUANTO TIVERMOS PATRIQUE NO ELENCO, JOGADOR DESSE NAIPE, Ñ VAMOS GANHAR NADA, nada. Acreditem.

    1. Viana, vc e Lugalo pensam diferente, mas ambos são Galo. A discussão nesse caso, não envolve a (boa) índole. Mas recentemente, algo que era claro, ficou explícito p mim (e p muitos (Eduardo?)). Tem lobo (raposa) em pelo de cordeiro (raposa?). Nessa situacão (da má indole) (raposa) (doc?), vale o esculacho (recomendo). Abco p vc e p Lugalo, ambos tem meu respeito. SAN

  4. Mais um soco no ar, em vão….Caetano não vem! Ô diretoriazinha amadora!!!
    E a CBF faz o que quer…não sei se nota de repúdio resolve alguma coisa contra essa entidade corrupta!

  5. Nunca vi ninguém pedir expulsão do Pedrinho por ter a sua empresa patrocinado o Galo. Não concordo com quem é contra o Fabiano patrocinar marias, ele mesmo disse que foi o cara de bolacha Serginho quem o procurou, e ele está disposto a oferecer o mesmo contrato ao CAM, caso o setor responsável o procure. Alguém entrou em contato? Certamente que não, pois não querem associar nome da oposição como possível “benfeitor” do Galo, espalham na mídia que ele é maria, ele tem que ser expulso do Conselho, etc. E os incautos confundem alhos com bugalhos e caem, como sempre, na lábia do Gargamel o “herói” matador de smurf, enquanto isso ele e sua corja vão exterminando os últimos 50 e poucos guerreiros do Conselho que votaram contra umSETTEum na eleição, e continuam livres para destruir o patrimônio do Galo, o físico e o maior de todos que somos nós Torcedores Atleticanos. Kalil, Nepomuceno e Sette quem merecem ser expulsos, e que levem com eles seus apadrinhados que não são poucos. Aliás, alguém sabe me dizer como andam as finanças da Erkal? Outrora tão combalidas…

    1. Lucy, gosto muito de seus textos, pois vejo neles sensatez e coerência. No entanto, este, me desculpe atrevimento, foi tomado pela emoção.
      Ninguém pediu a “cabeça” do Pedrinho por alguns motivos presumíveis: ele também patrocina o rival, com que fechou negócio antes do Galo; ele possuía, e é provável que ainda possua, participações em direitos de jogadores, adquirindo parte desses como forma de garantir o pagamento de repasses feitos aos clubes, como empréstimos; ele faz negócios e não se coloca em oposição, nem situação, na política do clube. Já mencionei na mensagem anterior a situação idêntica do banco, presidio pelo Alteticano. E não vi ninguém pedir sua exclusão do conselho, e olha que esse ano ele repassou, a título de empréstimo, muitos milhões ao rival. Contudo, ainda mantém parceria com o Galo.
      Vou agora relembrar outro grupo, cujo gestores foram do conselho do time azul, lamentável não são mais devido ao destino interrompido, que também patrocinou ambos clubes. A empresa de alimentos (massas). Sempre fez contratos com ambos clubes. No entanto, no fim da temporada passada, resolveu diminuir os investimentos. Adivinha qual clube perdeu o patrocínio? É disso que estou falando. Conselheiros servem para contribuir para o clube, e não se beneficiar dele. Ora, na minha opinião, quem está jogando para a platéia é o conselheiro, quando diz que pode apresentar proposta desde que seja procurado. Não pode ele, conselheiro, procurar a direção do clube e oferecer o Patrocínio? Não foi Isso que fizeram o banqueiro e o Pedrinho?
      Se o interesse dele fosse ajudar, certamente utilizaria de meios pra Isso. Mas não. Prefere fazer política e expondo a diretoria.
      A pergunta que faço é: isso contribuiu?
      Saudações alvinegras!

  6. Boa tarde, Amigalos.
    Não sei se esse assunto já foi abordado aqui na coluna, não pude ler todos os comentários.
    Alguém poderia explicar o que acontece com nosso goleiro Victor nas cobranças de falta na entrada da área?
    Sinceridade, quando algum lance deste tipo acontece com nosso time, já imagino o pior.
    Não consigo entender a forma como nosso goleirão se posiciona na hora das cobranças de falta.
    Será que o treinador de goleiros ou mesmo o Victor não percebem que não se pode ficar com o canto da barreira totalmente exposto como vem sendo?
    Esse ultimo gol do Santos, foi uma falha horrível, bola á meia altura, e o nosso goleirão quase encostado na trave do outro lado.
    Me lembro de pelo menos outros dois tentos assim, contra a Chapecoense esse ano no Independência e contra o próprio Santos ano passado, que nos custou a derrota nos acréscimos.
    Se estiver errado que me perdoem, mas creio que muitos companheiros ja notaram o mesmo.

  7. Boa tarde a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Dificilmente o CAM perderá essa vaga de 6 colocado.
    O Paranaense joga hoje contra o Fluminense para se garantir na final da sul americana. No sábado enfrentará o Flamengo no Rio de Janeiro. Certamente irá com time reserva, pois a decisão inicia-se na próxima 4f, se não estou errado.
    Podemos concluir que até mesmo pela falta de interesse devtetceiros, dificilmente nos escapa essa vaga. Dificilmente eu escrevi.
    O jogo do CAM foi transferido para o sábado a noite no gigante do horto!
    Certamente quebraremos mais um recorde de público! Mais de 21000 torcedores certamente se farão presentes!
    Vamos comemorar o 6 lugar!!
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  8. GALO Roberto de Oliveira está certo. ELIAS ATRAPALHA TODO O TIME.
    Não marca , não arma , mata contra ataques ; enfim , é um péssimo jogador.
    COMEMORAR SEXTO LUGAR , JAMAIS. É endossar a mediocridade.
    CONTRATAR MEDALHÕES EM FIM DE CARREIRA NÃO RESOLVE E NUNCA RESOLVEU. JÁ FOMOS VÍTIMAS DE VÁRIOS MEDALHÕES COMO A SELEGALO DE R. GAÚCHO E NETO. E HOJE SOMOS VÍTIMAS DOS MEDALHÕES ELIAS , R. OLIVEIRA E F. SANTOS
    MEDALHÕES NÃO.

  9. Boa tarde Eduardo e massa. Disse tudo Marcelo alvarenga. Não comemoro 6 lugar. O galo é muito grande para ficar em 6 lugar. Para este presidente que não entende nada de futebol esta bom,para mim não. Mas espero que venha o 6 lugar meu sangue é preto e branco mas não vai ser fácil o foguinho já quer nada de futebol. Mas repito com este time atual vai ser outra chacota em 2019.todos nós sabemos quem deve vazar do galo. Domingo estarei ligado e vai galoooooooooo.

  10. Boa tarde Marcelo, xará e amigalos!! Não vejo saldo positivo e nem negativo. Não vejo saldo nenhum!!!! Desde 2013 e 2014 não temos time de qualidade! Esta equipe não deu liga hora nenhuma neste ano e nem vai dar ano que vem tendo em vista que o Sr.Sette pretende manter 80% deste elenco fraco. Sexta posição não é motivo de comemoração. Estamos há 47 anos na fila!!!! E todo ano é a mesma coisa: Nossa defesa leva entra 40 e 50 gols, uma verdadeira peneira!!!!!!!!!!!!! Por isso não comemoro classificação para Pré-Libertadores porque não temos time nem pra isso. Não haverá tempo hábil para BOAS contratações!!!!! Vamos ganhar do Botafogo? Em se tratando de um TIME FRACO E BIPOLAR NUNCA SE SABE!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Se eu tivesse grana para montar do time do Galo 2019 meu time seria:
    VICTOR
    WILLIAN SELEÇÃO OLÍMPICA
    GIL
    MIRANDA
    DOUGLAS SANTOS SELEÇÃO OLÍMPICA
    WALACE SELEÇÃO OLÍMPICA
    BLANCO
    CHARÁ
    OSCAR
    TARDELLI
    HULK
    Todas as contratações são bem viáveis, basta ter grana da uma moral aí Menin MRV.

  12. E a desgraça da filosofia do barracao que assombra nosso clube. Nosso sonho é construir um barracaozinho. Pensar em construir uma casa nós nao cogitamos. Entao vamos seguir assim comemorando G6 e a cada ano ficando mais longe das disputas de titulos. Mas pra que titulos ja temos o nosso barracao( atleticanidade sempre cantada em verso e prosa pelo ideologo mor da filosofia de barracao)

  13. Se o Galo quer e precisa vencer o ultimo jogo, pra se garantir na pré sem depender da mulambada, ELIAS NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    ELIAS NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    ELIAS NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    ELIAS NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  14. Vejo a torcida ansiosa para contratar um bom diretor de futebol como se ele fosse o salvador da pátria.
    Diretor de futebol sem grana não resolve muita coisa no futebol.
    Precisamos é de uma gestão séria para administrar melhor os recursos e se aproximar mais do Menin da MRV apresentando um projeto de montar um time campeão, assim como era o Flumimense/Unimed e o Palmeiras/Crefisa tenho certeza que ele vai se interessar pois estádio sem um bom time vai queimar o filme dele e da MRV.
    Quanto ao jogo contra o Botafogo tudo pode acontecer pois não dá para confiar nesses pipoqueiros.
    Acredito na vaga pois o Atlético genérico não ganha do flamengo no Rio, simples assim.

    1. Meu sonho é ver a MRV com uma parceira forte no Galo, como Crefisa e Unimed, essa é a única chance de sermos Bi campeões Brasileiro.
      Montar um bom time de futebol não é difícil na China ta cheio de bons jogadores que cairiam como uma luva no Galo como:
      Zagueiro Gil, Tardelli, Renato Augusto, Paulinho, Hulk, Elkeson, Oscar etc o que falta é grana e um bom parceiro disposto a bancar.
      Até eu com grana consigo ser um ótimo diretor de futebol, tá cheio de jogador bom na China e na Arábia o que falta é grana.

  15. Bom Dia! No momento em que o CAM tem uma partida partida, para fechar a decepção de 2018, com a classificação para a Pré-Libertadores, no meu entendimento – apesar de respeitar opiniões contrarias – não é o momento adequado para pedir a saída de jogadores. Sabemos que possuímos jogadores, que ao mesmo tempo, aceitos e contestados pelos torcedores. Agora devemos estar ao lado do time! Se valer da premissa “do quanto pior, melhor!” Desculpem! Mais é torcer contra! Sabemos que “a barca” vai lotar. Mais é inadequado especular nomes. Até por que um elenco de 45 jogadores, além dos que retornarão, é humanamente impossível para o técnico escolher os mais capacitados. Por fim, embora especulação, Rodrigo Caetano é um bom nome.

  16. Todos convidados a colar na porta da Sede hoje e dar um enquadro nos Conselheiros omissos, covardes, falsos atleticanos!! Mostrar pra eles que se não mexerem no Estatuto por bem, vai ter troco por parte da torcida!!
    Protestar contra o COVARDÃO do Sette que se esconde dos microfones e que segurou Gallo o ano inteiro! Cadê o diretor de futebol?

  17. Bom dia amigos do Galo. Acredito que o NOSSO GALO se classifica para a pré Libertadores. Poderia ser muito melhor? É claro que poderia, mas diante de tantos erros cometidos pela diretoria, acho que ainda estamos saindo no lucro. Por outo lado, diante da eminente classificação para a Libertadores, o presidente precisa definir logo quem vai ser o Diretor de Futebol, afinal de contas este profissional precisa começar a trabalhar imediatamente na contratação de reforços, afastando de vez esta conversa mole de que 80% do elenco já está definido. Quero acreditar que 2018 foi um ano de aprendizado para o nosso presidente e que ele, como homem inteligente que é, saberá dar novos e melhores dias para o CAM.
    Domingo vamos fechar o ano da melhor forma possível, Galo 4 x 1

  18. Alvarenga e Amigos, bom dia!

    Hoje à noite haverá reunião do Conselho Deliberativo do Atlético na Sede de Lourdes para discussão do orçamento 2019 e depois para a entrega da Medalha de Mérito do CAM.

    No ato de homenagem, uma forma de acabar em pizza a reunião principal (discussão do orçamento), oito personalidades serão agraciadas com a medalha.
    Dentre as oito pessoas apenas uma é torcedor. Não que as outras sete personalidades não mereçam a homenagem, muito antes pelo contrário. A todas elas os meus parabéns…
    Só acho que o peso dado à Torcida, na homenagem, é muito pouco ou quase nada. Se dez pessoas fossem homenageadas a metade deveria ser de torcedores, justamente para enfatizar a importância da MASSA para o Clube.
    Outra coisa: a reunião para discussão do orçamento deveria ser desvinculada da data para a entrega de Medalha de Mérito do CAM.
    Ao misturar duas coisas tão díspares, o Conselho se faz presente no evento mais para cumprir tabela e não perder por WO do que cumprir a sua real função de fiscalizar a gestão e acompanhar o orçamento elaborado pela Diretoria, assim como o de examinar e julgar as demonstrações financeiras do Clube.
    Se o Atlético é o clube mais endividado do Brasil (está no G4 dos mais endividados), isso é o indicador mais claro que o Conselho, no Atlético, não cumpre historicamente a contento a suas funções.
    Precisa de outra prova tão límpida para demonstrar que o Conselho no Atlético é disfuncional e joga contra o Clube, sua Torcida e é um verdadeiro fogo amigo?
    Por outro lado, um protesto da Torcida está marcado para o horário da reunião. Pela convocação do protesto pelas mídias sociais os organizadores enfatizam que “o Conselho Deliberativo não tem representado o torcedor do Atlético e a Diretoria do Clube não tem dado voz nem respeito aos torcedores que são vistos e tratados como inimigos…”.
    Essa também é minha sensação; nunca antes na história do Clube a Torcida foi tão mal tratada e tão deixada de lado pela Direção…

    Então, de minha parte como Torcedor, aprovo o protesto e endosso a convocação…

    1. Bom dia ZEGALO-UBERABA e amigos do NOSSO GALO. A décadas ouço falar desta divida do CAM, dizem que está entre as 4 maiores do clubes etc e tal, entretanto desconheço uma publicação quanto ao montante desta dívida, que certamente deve constar do balanço da instituição. Qual será mesmo o passivo do CAM? E qual é o ativo patrimonial do clube? Feitas estas considerações, acredito que NOSSO GALO estará em uma situação melhor do que muitos outros times que estão disputando a serié A do Brasileirão, é uma questão de saber administrar bem a situação.

  19. Quando se fala em austeridade no futebol eu imagino gastar pouco ou gastar bem, dar “tiros certos”…ao ver nosso ano, foram contratados Samuel Xavier, Arocuca, Denílson, Terans, Tomaz, Edinho, Nathan, Leandrinho entre outros que não renderam/rendem absolutamente nada (ou quase nada). Além dessa barca “inútil”, foram trazidos jogadores de qualidade duvidosa/cavalo cansado como, por exemplo, Maidana, Galdezani e Ricardo Oliveira, na pior das hipóteses seriam reservas. Além disso, rejeitaram vender o Patric e ainda deram aumento e prorrogação de contrato. Investiram fortuna no Chará que muito pouco produz, pelo preço que custou deveria decidir jogos e não o faz. De positivo, “tiro certo”, apenas o Emerson que demonstra ter futuro. Ao invés de trazer esse monte de bonde não era melhor trazer uns 4 ou 5 reforços?

  20. O problema é Levir escalar ELIAS PARA esse importante jogo. Aí a coisa pode complicar pois com o BUNDA DE TANAJURA em campo atrapalhando certamente as coisas ficam bem mais difíceis. Nos resta torcer agora para o bom senso de Levir em não escalar o citado cidadão.
    A VITÓRIA É OBRIGAÇÃO , MAS NÃO VOU COMEMORAR SEXTO LUGAR.
    AVANTE GALO. VAMOS MUDAR TUDO PARA 2019.

    1. Bom Dia! Respeito a sua opinião, mais o problema do CAM não é o Elias e, sim jogar sem um autêntico volante de marcação do tipo Pierre, Leandro Donizete.

      1. Elias não marca, não defende, não cria, atrapalha contra ataques, faz um golzinho de vez em quando….portanto….FORA ELIAS! FORA ELIAS! FORA ELIAS! FORA ELIAS!

  21. Bom dia massa, Alvarenga e Guru.

    Ontem dois assuntos aqui me chamaram a atenção. O primeiro foi o interesse da presidência em R. Caetano executivo de futebol do inter . Este interesse é um indicador que Marques é mais um tapa buracos, ou melhor interino, e sinceramente torço pra que seja verdade, pois não o vejo com o perfil de diretor de futebol que precisamos para assumir o clube e promover as mudanças necessárias para o próximo ano.

    O segundo foi algumas postagens aqui criticando o fato de um conselheiro nosso estar patrocinando as Marias. Respeitando a opinião destes colegas, penso que o conselheiro é empresário e acima de tudo quer ganhar dinheiro. Se a grama do vizinho tá mais verdinha, paciência, competência deles, incompetência nossa. Fato é que isto prova que nossa diretoria precisa tomar vergonha na cara e investir no clube para qualificar o elenco, porque a política de austeridade implantada até agora só serviu para afastar o time dar vexame e o clube perder faturamento.

    1. JBHGALO, respeito sua opinião, mas existe não podemos desconsiderar que esse apoio ao rival tem um componente preponderante: política! A famosa frase de Vito Corleone, “it’s not personal it’s strictly business” não se enquadra no caso em questão. Vejamos sua frase: “o conselheiro é empresário e acima de tudo quer ganhar dinheiro”. Concordo em partes, pois é preciso entender que o Conselheiro, e empresário, em questão, foi candidato à presidência do CAM. Aliás, na entrevista concedida à um jornal após a divulgação do acordo de patrocínio ao rival, foi incisivo: “Sou torcedor atleticano. Eu nasci atleticano e vou SER PRESIDENTE do Atlético, com certeza. É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO”. Veja que na mesma entrevista ele menciona os patrocínios aos rivais feitos pelo banco e pela rede de supermercados, cujos presidentes são conselheiros dos times rivais. E aí começa a diferenciação entre as diferenças. É sabido que tanto o banco quanto a Rede de supermercados, EM AMBOS OS TIMES, participavam de negociações de jogadores, tendo direto à percentuais, quanto a FIFA permitia isso diretamente. E continuam, mesmo que indiretamente, após as vedações da FIFA. O mesmo não ocorre com o patrocínio em questão, cujo repasse acontecerá somente para a divulgação em mídia, com espaços em camisas e canais promocionais. E, repare, que com a iminente classificação do Galo à libertadores (sim, o Galo se classificará), o clube participará das mesmas, TODAS, competições do rival. Ainda, digamos que o Galo não passe da fase classificatória, a marca seria exibida em outra competição internacional, no caso a copa sul-americana. E mais, por mais desorganizado que seja a nossa diretoria, sabemos que não existe grande diferença entre os dois times, no meu ponto de vista, NENHUMA, relativas a atratividade de mercado, em exposição. Sejamos claros, por maior, e incontestável, que seja a diferença de títulos conquistados, é certo que ambos possuem praticamente o mesmo espaço em mídias, tanto fora quanto dentro do Estado.
      Só que essa atitude, nesse momento do Clube, possui caráter altamente político. Existem indicativos disso. Na mesma entrevista, ele disse que o patrocínio ocorreu porque foi procurado pela direção rival, e que tal fato não ocorreu com a direção atleticana. Ora, ora… tanto o banco quanto a rede de supermercados anunciaram primeiramente o acordo com a equipe cujos gestores são conselheiros, para depois divulgarem o acordo com o rival. E, veja, eles procuraram o rival para negociar, e não o contrário. O momento financeiro do Galo é crítico. Está devendo salários e a perspectiva para o primeiro semestre é dramática, devido a mudanças da distribuição das cotas. Ainda, o orçamento para o próximo ano será apresentado ao conselho, especificamente hoje. Não seria interessante ao conselheiro, caso tivesse o intuito de ajudar, procurar a direção do clube para oferecer o patrocínio? Veja: não é doação, é patrocínio! Existe contrapartida. Mas não, ele vem a público expor a diretoria, dando a entender que a rival é mais competente por ter fechado o negócio.
      E por fim, para que não deixemos de considerar os indicativos de questão política (no meu entendimento, isto está claro), temos que nos lembrar que o presidente atual, quando a apresentação do Marques, fez uma espécie de desabafo, imputando as críticas da torcida ao “patrocínio”, ou incentivo, ou fomento, de “pessoas que estão querendo usar o Galo para fins políticos”. E, não devemos deixar de entender que esse conselheiro, que é vice-presidente do Vila Nova, foi candidato à deputado nessas eleições. Não é intrigante que o próprio conselheiro faça alarde quanto ao patrocínio ao rival, inclusive com postagem efusiva em rede social, logo após essa declaração do presidente do Galo?
      Não sou defensor do presidente atual. Pelo contrário: sou crítico costumas. Contudo, essa situação do conselheiro é oportunista e, ao meu ver, prejudicial ao Galo. Entendo que deveria ser excluído do conselho.
      Saudações alvinegras!

  22. Algumas coisas são certas: 1 – a minha presença no Independência; 2 – sofrerei com o desconforto daquele pulgueiro chamado “estádio” 3 – torcerei como sempre; 4 – em nenhuma hipótese vaiarei os jogadores ou a instituição; 5 – não ficarei surpreso com o resultado. Galooooo!!!!!

  23. Bom dia!
    Domingo é jogo decisivo e o último da temporada. Senhor Levir vai continuar bancando Elias no time? Ele que diz olhar atentamente aos números, continuará com os olhos fechados pra o que representa esse péssimo jogador em campo? Vai entrar de peito aberto contra o “irresponsável” botafogo, ou vai colocar dois volantes de verdade pra fechar a peneira que é nossa zaga, e ao mesmo tempo liberar o Cazares pra criar com liberdade sem ter que cobrir a preguiça de Elias?
    De qualquer maneira, o time pode jogar sobejamente, dar show e até golear que não apagará a péssima temporada que esses jogadores nos “presentearam”.

    Fora Fábio Santos!
    Fora Elias!
    Vamos enxugar essa folha salarial! Chega de despejar dinheiro nesses péssimos jogadores!

  24. Oi Eduardo, Marcelo e Amigos, bom dia!
    Quanto ao próximo desafio diante do Botafogo, fico sempre com o pé atrás.
    Uma coisa é certa, pelo menos um golzinho do adversário já pode ser contabilizado em nossa conta. Dificilmente nossa defesa passa desapercebida. E isso há anos e ninguém soluciona esse grave problema.
    Quanto ao diretor de futebol, não me iludo, devem permanecer com o estagiário Marques.
    Essa atual diretoria pensa pequeno demais. Suas metas sempre são modestas e sem um pingo de ambição. Para a diretoria, se o time não for rebaixado, já é lucro.
    Saudações Alvinegras,

    1. Antes estagiário como Marques do que profissionais como o falecido Maluf. Só para lembrar, Felipe Santana, Ronaldo Conceição, Emerson Conceição, Erazo, Roger Bernardo. Então, não é o fato de ser profissional ou estagiário, contratações podem ou não dar certo.

    2. E a desgraça da filosofia do barracao que assombra nosso clube. Nosso sonho é construir um barracaozinho. Pensar em construir uma casa nós nao cogitamos. Entao vamos seguir assim comemorando G6 e a cada ano ficando mais longe das disputas de titulos. Mas pra que titulos ja temos o nosso barracao( atleticanidade sempre cantada em verso e prosa pelo ideologo mor da filosofia de barracao)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *