Na véspera de um jogo decisivo para nossa pretensão no Campeonato Mineiro, alertado pelo leitor Samuel Andrade, coloquei-me a refletir sobre os compromissos que nos aguardam em busca das conquistas que o Torcedor quer e exige deste elenco. Imaginem: nos próximos 45 dias serão exatas 13 partidas que definem e sinalizam o nosso futuro na temporada.
Nada menos que quatro competições envolvidas.Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Treze jogos, caso o Galo consiga avançar, pois se em qualquer uma de eliminatórias seja desclassificado, já mata a possibilidade e a esperança no futuro. E, pelo visto, a não ser que a diretoria mude o conceito, vamos com o elenco que temos para essa maratona.
Vejamos:
Amanhã, dia 18 de março, pelo Mineiro, temos partida única frente à URT. Caso saiamos vitoriosos, já na quarta-feira, dia 21, será o jogo de ida pela semifinal e a volta no próximo domingo, dia 25 de março. Superando os adversários, aí, sim, a final do Mineiro, nos dias 1 e 8 de abril. Podem ser até cinco jogos nesta competição. Entre os dois jogos finais, caso o Galo chegue nesta decisão, teremos a partida de ida pela Copa do Brasil, com adversário a ser sorteado. Ida no dia 4 e volta só no dia 18 de abril.
Até ocorrer este jogo de volta pela Copa do Brasil, duas outras competições serão iniciadas. Pela Copa Sul-Americana, no dia 11 de abril, a ida para pegar o San Lorenzo, na Argentina. A volta, apenas no dia 8 de maio, sequer coloquei neste balanço, que vai até dia 2 de maio. Paralelamente a isso, começa o Brasileiro, com o Galo indo ao Rio de Janeiro pegar o Vasco na primeira rodada, dia 15 de abril e recebendo Vitória e Corinthians, nos dias 22 e 29 de abril. Pois bem, admitindo que vamos passar da próxima fase da Copa do Brasil, teremos os jogos de ida e volta com adversário a ser sorteado e partidas agendadas para os dias 25 de abril e 2 de maio.
Após isso, igualmente apertados, seguem os calendários dos torneios nacionais e da competição sul-americana. Estaríamos preparados para essa sequência? Tenho cá minhas dúvidas, não pelo tamanho do elenco, mas pela qualidade e o que vem sendo apresentado até o momento. O Torcedor Atleticano, pelas ruas de Belo Horizonte e até aqui na minha Araxá, fazem a mesma pergunta. A desconfiança anda, passo a passo, com o Atleticano. A incerteza com a temporada aterroriza a todos.
A diretoria, até o momento, não diria que está sendo omissa, pois – ainda que eventualmente – anuncia a dificuldade de caixa. Até acredito que o Torcedor saberia aceitar e compreender o momento, desde que a ele (o maior patrimônio do Galo em 110 anos) tudo fosse informado. Apenas se referir ao aperto orçamentário sem mostrar números, ao que percebo, não vem convencendo a nenhum com os quais tenho conversado.
Existe até, claro que em número reduzido, alguns que acreditam que o blogueiro conhece a fundo a situação interna do clube. Vou sempre ao bairro de Lourdes, mas meus locais não são a sede. Além da Loja do Galo, onde funciona o Galo Na Veia, ainda numa agência bancária próxima e ao Diamond. A sede não faz parte do meu roteiro e, ao que me lembre, neste 2018, estive apenas uma única vez. Portanto, é o que quero dizer, sei tanto quanto o leitor. Ou melhor, desconfio igual ao Torcedor sobre os reais motivos de tanta inércia.
Ao que pudemos ver, refiro-me às imagens que vazaram mostrando o presidente e o diretor de futebol, na partida frente ao Figueirense, em que o primeiro não parece estar satisfeito com o que presenciou. Seus gestos e expressões, captadas por uma câmera indiscreta, colocaram lenha na fogueira. Na verdade, tudo em cima de suposições. Estaria Sette dando uma bronca em Gallo? Ou qual a razão de um conhecido diretor ter ido até eles e, sutilmente, tirar o presidente de perto? Nem mesmo na comemoração pela classificação, quando todos se abraçaram, o diretor de futebol participou do bolo que festejava.
Enfim, seja qual tenha sido o teor daquela conversa (diga-se, nada amigável), todo Torcedor Atleticano espera que as coisas tomem outro rumo. A partida de amanhã pelas quartas de finais do Mineiro tem importância fundamental para trazer a arquibancada junto com o time para enfrentar essa maratona narrada acima, caso contrário, vai nos restar pouca coisa para o ano de 2018. Seria o caos!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Deixei de fazer comentário nesse espaço desde o final do ano passado, porém, não deixei de visitá-lo. Hoje vejo opiniões equilibradas e amadurecidas (veja que o sofrimento faz). A razão é samatória das mais sinceras e honestas percepções. Acredito sempre na boa fé de dos dirigentes da Galo. Mas somente isso não é suficiente: tem que ter pulso, comando, objetivos e determinação. O treinador atual não é experiente, fato normal por sua idade. Precisa de um acompanhemento e cobrança mais próximo. No último jogo, foi infeliz na escalação, substituições e até na desculpa pelo fotor emcional após falecimento do Bebeto. Mesmo que não esteja redendo o que deveria, tá ficando chato e previsível as substituições de Roger Guedes, em detrimentos de outros que estão jogando mal. Insistir com Patrick é de arrepiar. Ele é muito ruim, desorientado e nada dele se pode esperar. Ricardo Oliveira vem fazendo gols, da mesma forma que tem errado em outos fáceis, na falta de qualidade no passe e assistências. Otero, Cazares e Luan (esse devido a problemas físicos), são jogadores de um tempo e só. O time anda nervoso, erra muitos passes, comete faltas desnecessárias e tem tomado cartões por descontrole emocional. Não se ajustando o que se tem, as edperanças para o futuro são sombrias. Vamos também ter coragem de lançar nossos jogafores da base. Escolhendo o melhor momento para isso, para não jogar toda a responsabilidade em cima deles. O resto é continuar acreditando, com muita fé e cobranças. Bom domingo para todos!
Caro Eduardo. Seu comentário está corretíssimo. É o que venho dizendo aqui neste espaço desde o ano passado. Se não existe DIREÇÃO competente, é óbvio que falta TRANSPARÊNCIA. Aliás, transparência é coisa que sempre faltou nas últimas direções. Decidem entre quatro paredes e, depois quando não tem mais jeito, divulgam, sempre com justificativas das mais esfarrapadas. Repito uma vez mais: infelizmente, NÃO vamos ganhar NADA! Isso já está escrito desde o ano passado. Não há mais tempo de recuperação na presente temporada. Quer um exemplo de tudo que digo? Por acaso você já viu algum clube de futebol que teve tanto técnico recusando convites?
Estão economizando em jogadores para fazer o Galoprev, pagar salários aos eis jogadores. Não existe lógica nisto, vamos investir na base, para o que, os treinadores não dão oportunidade a base. É mais uma coisa obscura. O técnico anterior foi forçado a colocar a base, daí, resolveu queimar os garotos, este simplesmente os ignoram. Só vão para o banco quando o ruído se torna alto nos blogs.
Veja as contrações, são jogadores novos, pouco mais velhos do que nossos da base, porém, já estão tendo oportunidades, e os da base nunca tem.
caannsssadooo de falar e ouvir as mesmas coisas...
Será que amanhã teremos uma resenha diferente?
Será que o time dará sinais de evolução?
Será que a diretoria, 7c....
será que Casares...
Será que Elias...
Será, será será....só imaginação?
Será que vamos conseguir vencer?
Tristeza ler os comentários do blog. Pra mim não dá mais, vou parar de frequentar aqui, muito pessimismo, negativismo, baixo astral. Agora querem auditoria nas contas pelo MP???? Dá licença, se nenhum time faz isso, porque o Atlético teria que fazer. Então, bom fim de semana para aqueles que querem a vitória domingo contra a URT, como eu. Depois do jogo, volto pra dar uma olhada, mas por enquanto, chega de me contaminar com esse clima baixo astral. Fui. Aqui é Galo (ou deveria ser)!!!!
Concordo com você. Parece que temos o pior time do Brasil. Veja o cruzeiro: Tomou 4 gols na Libertadores e deve tomais mais no mineirão.
Esta diretoria é séria. Só de ter dispensado o Fred e o Robinho eu já ganhei meu ano. Nosso time não destoa dos demais times brasileiros e sulamericanos.
Torcedores de desgraça anunciada é complicado, Temos que pensar que em todos os campeonatos haverá um campeão, seja o Galo ou outro time.
Não sei o motivo de queixa neste blog. Avançamos na Copa do Brasil, classificamos em 3º no mineiro. Parece que os times que jogam conosco, entram apenas com 5 jogadores em campo e que temos que golear todos os times. Futebol são 11 contra 11.
Boa tarde, amigos!
Alguém aqui acredita em Papai Noel?
Acredita que em poucos dias o time vai mudar da água pro vinho e vão chegar reforços pra serem titulares e melhorar nossa situação?
Veja bem...
São 13 decisões em praticamente 6 semanas.
Não dá tempo de fazer mais nada.
Vamos com o que temos agora.
Aliás, vamos com o que ainda não temos!
Melhor não criar expectativas pra não passar raiva. E se por acaso passarmos bem e continuarmos vivos, será realmente um milagre.
E não pára por aí. Depois dessa sequência de 13 jogos, ainda ter a outra fase da CB se passarmos e mais 8 jogos pelo BR.
Espero queimar minha língua.
E que sejamos abençoados com esse milagre.
Eh o que nos resta.
A fé atleticana.
Nada mais além disso pra nós salvar!
Eh Galo!
Eh Diretoria!
Que ótimo planejamento hein.
Logo no começo do ano, chegar numa maratona de decisões com um time fraco e ainda em formação.
Caro Roberto. Faltando menos de um mês para inicio do Brasileirão e o nosso competente e experiente Diretor de Futebol anda dizendo que vai contratar jogadores para o Campeonato Brasileiro, não sei se a situação é para rir ou chorar. Quanta inércia, quanta incompetência, estão acabando com o nosso Galo. Com esta diretoria vamos precisar da ajuda de todos os santos e mais o são Vitor. Deus salve o Clube Atlético Mineiro.
´´Infelizmente o futebol vive de vitorias e desculpas pelas derrotas e a maior desculpa que vão nós dar para as derrotas será , ´´mas estamos fazendo nosso estadio ´´ essa será a grande desculpa aceita e colocada para a torcida durante 3 anos.... ´´ espero queimar a língua ,como espero ....OK..obrigado...
Discordo de sua opinião. Temos um time competitivo para 2018 e disputaremos de igual para igual todos os títulos. Estamos com padrão de jogo desde a saída do Osvaldo Oliveira, os jogadores não estão se contundindo.
Esta diretoria é séria, está saneando o clube e fez contratações boas sem gastar dinheiro. Parece que você gostaria de ver novamente o Robinho e Fred de volta. Levaram milhões do Galo e não deu nenhum retorno.
Vamos criticar com fundamentação.
Boa tarde Eduardo e amigos do Galo. Não sejamos hipócritas, a inércia da Diretoria de Futebol do Galo nada tem haver com a situação financeira do clube, ela tem origem na incompetência e despreparo do Diretor. Lembro que a mídia noticiou frustradas tentativas de contratação de técnicos e jogadores. Contratamos Samuel Xavier e Arouca, o Thiago Heleno só não veio porque a torcida reagiu . A mesma diretoria de Futebol diz que vai contratar jogadores para o Brasileirão, esqueceram que todas as demais equipes já contrataram ou estão contratando seus últimos reforços e que o campeonato começa em 28 dias(?). Nosso diretor de futebol comprovadamente não sabe negociar e contratar , só faz apequenar nosso Galo e o Sette está demorando a perceber isto. Fora Gallo.
Boa tarde a todos. Temos que rogar ao MP uma auditoria no nosso time para ficarmos sabendo dos lucros e débitos do time. Todos sabemos que o Brasil vai mal por causa dos políticos e do Judiciário que não fiscaliza. Vamos torcer para que o nosso Galo consiga trazer o bicampeonato mineiro, o Bi da Copa Brasil e o BI do Campeonato Brasileiro. Eu Acredito. Aqui é GALO...