Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo crescendo, mas ainda “limitado”

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Por Roberto Caldeira

O Galo mostrou nessa semana que vai dar trabalho a qualquer adversário, se tiver todo mundo inteiro e com tempo para treinar e se recuperar, apesar do elenco limitado. Vencemos com propriedade um dos adversários mais duros atualmente no Brasil. Não somente por terem um bom time, mas também por sempre contarem com o apito amigo. Gostei muito do Galo taticamente e em termos de transpiração e concentração. O time dominou o jogo e não deixou o Corinthians jogar. Todos os jogadores se saíram bem, sem nenhum destaque negativo. Deu tudo certo!

Mas na quarta-feira, contra o mediano time da Chape, mesmo com o amplo domínio da partida, não conseguimos furar o bloqueio e chegar ao que importa, o gol! Aliás, melhor seria se tivessem sido vários gols. Coletivamente o time se comportou bem, mas individualmente os jogadores não apresentaram o mesmo nível de desempenho de domingo.

Se por um lado temos um meio campo forte e aplicado (Adilson, Blanco e Luan), percebe-se nitidamente a necessidade de um camisa 10 no time. Um articulador capaz de criar jogadas inusitadas, passes inesperados e infiltrações. Mesmo dominando bem os últimos jogos, tenho sentido falta desse algo a mais no time do Galo. Mas e o Cazares, não poderia ser nosso 10? Nos últimos jogos ele ficou de fora por problemas físicos, mas quarta-feira ele entrou durante a partida, bem deslocado pela esquerda, e não apareceu no jogo.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Como coloquei na última crônica, essas duas semanas seriam decisivas para o restante da temporada 2018. Vencemos um importante jogo domingo e na Copa do Brasil temos boas chances de levar a classificação, mesmo fora de casa. O time está com moral e torço para que os jogadores entrem com o mesmo nível de dedicação e concentração na terça contra San Lorenzo. Mas, para isso, creio que será preciso poupar alguns titulares contra o São Paulo para o time conseguir chegar inteiro e buscar a classificação na Sul-Americana.

Mas como assim, poupar no Brasileiro? Infelizmente, esse calendário bizarro não nos permite outra alternativa se o time tiver pretensões de continuar vivo na Sula, que depois só volta no mês de agosto. Mesmo que o time venha a ser poupado no sábado, o Brasileiro ainda é longo e a tabela até antes da Copa nos favorece, pois teremos seis partidas em Belo Horizonte nas nove rodadas seguintes.

Precisamos ser realistas! Vencemos e combatemos boas batalhas essa semana, mas a guerra está só no começo e nosso esquadrão precisa se fortalecer e ser poupado em alguns jogos. As duas melhores partidas que fizemos no ano foram depois de uma semana de treino e descanso. Temos um time titular forte e competitivo, mas o elenco ainda carece de peças para serem titulares e para o banco de reservas (zagueiro, lateral, camisa 10 e atacante). Isso sem falarmos no desgaste da maratona de jogos.

Vamos torcer para que o time consiga manter essa pegada até a parada da Copa do Mundo. Se tudo der certo, poderemos estar vivos na Copa do Brasil e na Sul-Americana e bem posicionados no Brasileirão. Aí, quem sabe a diretoria acorda e aproveita o fato de ter economizado na metade do ano para trazer reforços. Um bom time ganha jogos, mas para ganhar um campeonato precisa-se de um bom elenco!

Enquanto não chegamos lá, que a Massa continue lotando o Horto e fazendo seu papel! Se não der na técnica, vamos lutando e ganhando no grito e na raça!

Vamos, Galo!

69 thoughts to “Galo crescendo, mas ainda “limitado””

  1. MARINGALO!
    MAIS NOVO CONSULADO DO GALO
    A PARTIR DE AGORA, TODO ATLETICANO QUE VIER A MÁRINGÁ, PARANÁ, PODE PROCURAR PELO CONSULADO DO GALO, MARINGALO, PONTO DE APOIO E DE ENCONTRO COM GRANDES ATLETICANOS, LOCAL PARA FAZER AMIGOS E ASSISTIR JOGOS DO GALÃO DA MASSA.
    SEJAM BEM VINDOS!
    AQUI É GALÔÔÔ…

  2. Boa tarde Roberto
    Em relação a polêmica qual deve ser a prioridade, minha opinião é que deve ser as três competições. Veja a copa do Brasil além de dar vaga para libertadores, o ganho financeiro é excelente. A Sul Americana dá visibilidade internacional, também financeira ao mudar de fase aumenta e vaga na libertadores e o Brasileiro a gente tem urgência de ganhá-lo. Sou contra poupar o time todo. Dependendo da partida poupar um ou outro, sobretudo os mais veteranos como como Leo Silva, Ricardo Oliveira, Adilson e Fábio Santos.

  3. Não gosto de poupar, principalmente porque meu sonho é ver outro título brasileiro o mais rápido possível, pois já estou chegando aos 60 e não sei se terei outra oportunidade. Que poupem apenas os que estiverem desgastados, e não e possível que todos estejam nesta situação. Que poupem no máximo 3 agora e outros 3 semana que vem e nenhum na outra, estou cansado de ver jogador machucando em treino (lembro que o Ronaldinho Galucho machucou num treino à tarde quando tinha jogo marcado à noite contra a Chape pelo Brasileiro de 2013 – que jamais deveria ser preterido em função do Mundial, o time tinha que chegar lá na ponta dos cascos e deu no que deu). Basta, quero o time completo em todas as partidas do Brasileiro, se vierem outros títulos, melhor ainda.

  4. Interessante ler a notícia da venda do Marco Túlio. O Sporting detalhou todo os valores da transação, bem diferente do que fez a nossa diretoria. Foi preciso um clube do outro lado do Atlântico passar as informações que todos queriam saber. A propósito, tomamos uma manta.

    1. Boa tarde Gilvan e amigos do Galo. Pelos valores passados pelo Sporting e considerando que se trata de um jogador da seleção sub-20 e de futuro promissor, ele foi negociado a preço de batata mesmo. Sinceramente continuo não entendendo nada desta negociação, acho que o negocio foi muito ruim para NOSSO GALO.
      Se compramos um carro e não conseguimos pagá-lo a financeira, proprietária do veiculo, nos toma o carro de volta, então porque o Clube Atlético Mineiro não devolveu o Elias?

  5. Boa tarde Roberto! Sobre o Galo precisar de um camisa 10 eu concordo plenamente, apesar de ser dura a tarefa de achar um jogador com o talento necessário para a missão. Para mim, Cazares não é esse jogador.
    Eu estou gostando demais das atuações do Adilson e do Gustavo. Realmente estão jogando muito.
    O futebol do Galo melhorou muito, mas eu ainda acho que o ataque é ineficiente. E essa ineficiência, a meu ver, não é pela falta do armador de jogadas. Percebo que há muito individualismo nos jogadores de frente, com exceção do Ricardo Oliveira. Percebo isso no Otero e no Roger Guedes. É aquela coisa de querer resolver a parada pra se valorizar. Contra a Chapecoense, eu vi o Otero cobrar todos os escanteios vislumbrando um gol olímpico. É inegável que chuta muito. Mas devia usar esse recurso nas faltas e evitar chutar de longa distância se há outros companheiros melhor colocados. Acho que a parceria empresário/jogador está levando ao individualismo. O jogador está ali para se valorizar e buscar mercado. Além do individualismo, treinar um pouquinho de cruzamentos seria salutar.

  6. Caros,
    Todo ano ouço a ladainha baixo astral de poupar jogador, de priorizar competição. O confronto com o sampa é um grande clássico do futebol brasileiro e é assim q o Galo tem q encarar, fazendo valer sua tradição no embate. Nosso Galo deve ir lá prá trazer a vitória. Se sair daqui pensado q vai chegar lá com reservas e vencer o “péssimo” são paulo, perde. E perder prá times como são paulo, vasco hj em dia é feio mesmo, deixa a gente puto e eu prego respeito, jg a jg. Br é regularidade. Pensar realisticamente é salutar e a realidade é q ñ temos um time titular ainda competitivo prá sair por aí arrogando, precisamos formar. É perigosa e suicida a ideia de poupar o q ñ se tem, ainda na 4ª rodada do Br. Tomara q o Largo tenha juízo e se isole da covardia anunciada nesse AQUI É GALO…Jogador novo q ñ aguentar o tranco domingo/quarta, tá errado. Os velhinhos, use o revezamento. Mescle o time. E a diretoria q continue sendo cobrada prá REFORÇAR o elenco, isso sim. VAMOS PARAR COM A JABAZICE. O q ñ pode é Largo colocar “reservas” prá jogar. Nós sabemos muito bem o q temos, vcs pensam q os adversários ñ?…ir prá São Paulo com os”reservas” q temos é suicídio senão covardia. Tragédia anunciada…Deus nos livre!
    Obs.: uma ideia é lançar os defensores novos, ñ prá poupar os entregadores de rapadura, mas prá testar mesmo a condição técnico-tática dos q chegam. Já digo uma coisa. Estrear contra o são paulo no Morumbi e tudo q um jogador de verdade almeja.
    Obs.: ñ invente Yago e Arouca na cabeça de área, em jg algum…toc toc toc…Vai com o q tem no meio campo. É o melhor setor do time: Adilson, o queridinho Blanco, Luan, grande Otero, o chutador, e ainda tem Cazares, Elias…Se 7C conseguir um volante de responsa, caceteiro, prá tomar conta da cabeça de área junto com Adilson e mais um meia atacante-armador antivagalume, melhora muito.
    Eu acredito!…se colocar o q temos de melhor trás a vitória…PRA CIMA, GALO!
    GALO SEMPRE!

  7. Quando vejo a diretoria do Atlético fazendo negócios como esse que envolveu o Marco Túlio fico a pensar: se eles fossem “os donos” de uma empresa chamada Clube Atlético Mineiro, se esse fosse o patrimônio pessoal deles, esse negócio teria sido realizado? Pensemos…

  8. Bom dia Roberto e Massa atleticana!
    Se for para poupar, que monte um time mesclado e não venha com aquele time todos de reservas, pois se for assim vai entregar de bandeja os 3 pontos para o time do SP. Espero que o TL leve todos os jogadores e poupe quem realmente está necessitado e se caso a coisa apertar no decorrer do jogo, tem os caras no banco para uma eventualidade, no caso de está perdendo e não jogando bem. Tem que poupar, mas que seja com inteligência e não vir com um time desqualificado e sem ritmo. Saudações atleticanas a todos e um bom final de semana, com uma boa vitória do Galo.

  9. acabo de ver a venda do marcos tulio para o sporting de Portugal.900 mil euros por 70 porcento,alias doaram o jogador para pagar parte da divida do elias,parabéns diretoria incompetente doaram o jogador de 20 anos para pagar nem a metade do elias,que péssimo negocio foi este,e elias continua de ferias no galo.kkk

    1. Muito estranho. Tem coisa errada nessa venda-doação.
      Vou lembrar, mais uma vez, sou sócio GNV e quando o Elias foi comprado, recebi uma mensagem, do GNV , dizendo que o sócio-torcedor foi que proporcionou sua compra. Já deveria estar pago. Nepomuceno mentiu?

  10. POR QUE TENTAR O ARGENTINO COMO O 10 QUE PRECISAMOS ANTES GASTAR COM OUTRO ?
    POR QUE NÃO TENTAR O MEIO COM ELIAS, ADILSON E BLANCO ??

    POIS DEPENDER DE LUAN TÁ FODA.
    PATRIC CRUZANDO TÁ BRABO
    É SÓ ENTRAR LEONARDO SILVA QUE O CHUTÃO PARA FRENTE VEM JUNTO.

    1. Meus amigos, o GALO somente subiu de produção após a saída do ELIAS. O jogo passado prova isso: ELIAS entrou e nada acrescentou ao time. Chega de ELIAS e da preguiça do CAZARES!

    2. AmiGalos, boa tarde.
      Humberto, essa sua observação foi muito boa. A volta do Leonardo Silva trouxe novamente os chutões.
      Não sei se por necessidade ou por característica do jogador.
      Nosso treinador é bom de treino e de preparação da equipe, mas peca na atuação na beirada do campo, por falta de opções ou por falta de um auxiliar que lhe ajude a entender melhor o momento do jogo.

  11. O CAM carece de peças no elenco que numa hora dessas de ter que poupar alguns titulares, entrem e resolvam a situação… no papel, os reservas do nosso GALO são nomes bem interessantes mas quando jogam, não estão ajudando como se espera…

    para amanhã, os mais velhos ou mais cansados, devem ser poupados… pelo menos PATRIC, LUAN e R. OLIVEIRA seriam os meus escolhidos pois gostaria muito de ver o Emerson estrear e o Alerrandro jogar de novo… Luan precisa descansar antes que seu joelho estoure de novo!!!!

    Victor // Emerson // Léo Silva // Gabriel // F. Santos
    Adilson // G. Blanco // Otero // Cazares
    R. Guedes // Alerrandro

  12. Campeonato Brasileiro é o torneio mais importante do país. Não tem cabimento poupar jogadores! Quero time titular nas 38 rodadas, pois só assim teremos alguma chance.

    Copa do Brasil é o segundo torneio em importância e este ano ganhou mais visibilidade por conta da premiação milionária. Também merece todas as atenções.

    Já a Sul-americana não merece prioridade. Já temos 2 títulos desta competição. Não vejo nenhum motivo para buscar esta classificação com tamanha energia.

    Posto isso, sugiro entrar com time titular contra o São Paulo e time absolutamente reserva contra o San Lorenzo. Precisamos focar nos torneios que valem mais, tanto em importância quanto em premiação. São escolhas que a diretoria e comissão técnica deveriam fazer sem titubear. E a torcida deveria entender isso.

    1. Guilherme Bicalho!
      Apesar de não concordar, compreendo e aceito plenamente essa sugestão.
      É uma outra opção.
      Poupar na Sula pra continuar forte nesse início de BR.
      Espero que o Larghi tome a melhor decisão e que os resultados sejam bons.
      Só não espero que ele vá com força máxima em tudo!
      Ele vai ter que escolher!
      Abraço

  13. Eis minha escalação para amanhã:
    VITOR, EMERSON, BREMMER, GABRIEL, JUNINHO (KEVIN); ADILSON, BLANCO, GALDEZANI, CAZARES, GUEDES E ALERRANDRO.

  14. Daniel, bom dia!
    Acho que o Larghi junto à comissão devem estar perdendo muitas noites de sono.
    Além de precisar de um camisa 10, quem eles vão tirar do time pra poder jogar com o armador!
    Isso sem falar no calendário e na necessidade de priorização.
    Copa do Brasil pelo visto é unanimidade, todos entendem que precisa ser priorizada.
    E daqui a 2 semanas já tem jogo de volta. Mas antes temos 3 compromissos.
    2 fora de casa pelo BR e a Sulamericana.

    A grande questão é que acho que dá pra priorizar tudo nesse semestre, mesmo abrindo mão de alguns jogos no BR. Se priorizar agora a CB e Sula, logo que passar o sufoco, vão restar muitos jogos no BR e em casa. Dá pra recuperar e terminar lá em cima na tabela, brigando nas cabeças.

    Mas enfim, vamos ver o que eles decidem. E que seja a melhor decisão!
    Eu só quero torcer e ver o Galo classificado em tudo e nas cabeças no BR até a parada da Copa.
    Aí depois eles decidem qual competição deve ser deixada de lado.

    1. Roberto, acho interessante a ideia de priorizar tudo agora, até porque a Sulamericana, por ser uma competição continental, sempre é muito relevante. Mas o problema é que não temos um elenco qualificado o suficiente para brigar forte em todos os torneios. Meu medo é de estourar um ou dois dos nossos titulares nessa sequência e eles ficarem fora por um longo período. Já pensou se perdermos o Blanco ou o Luan por exemplo? A quem vamos recorrer?

      Talvez seja interessante fazer o que alguns amiGalos estão propondo: poupar uns dois ou três titulares que estiverem mais desgastados, e mesclar os reservas no time. Mas continuo achando mais garantido avançar na Copa do Brasil e pontuar bem no Brasileiro, do que apostar nossas fichas na Sulamericana. Seja como for, vou torcer muito em todos os jogos, com ou sem os titulares, para que o Galo seja vencedor.

    2. É nessas horas que eu agradeço a Deus por ser apenas um reles torcedor. Se fosse eu no lugar dos que tomam as decisões difíceis, estaria arrancando os cabelos!

  15. Bom dia Roberto! TL tem tarefa difícil para escalar o time para esses próximos jogos. Para amanhã gostaria de ver o time reserva em campo com Vitor, Emerson, Gabriel, Bremer, Fábio Santos, Yago, Arouca, Elias, Cazares, Otero e Alerrandro. Temos que ir com tudo pra cima do San Lorenzo na terça! Abraço!

  16. Colocar o Emerson para jogar. Com Patrick não dá. Acertou, na sorte, o cruzamento contra o Corinthians e agora vai demorar mais dez jogos para acertar novamente. Lateral tem que saber cruzar e ele não sabe. Contra a chape teve várias chances. É fraquissimo e limitado e quando tivemos chance de livrar dele a diretoria renova e aumenta salário. Fica difícil

  17. Bom dia Roberto! Belo texto!

    O Cazares se tornou um capítulo a parte no dia a dia do Galo. Jogador diferenciado, mas que nunca deslancha. Eu já não confio mais nele para ser a solução dos nossos problemas, mas se for colocar pra jogar, prefiro vê-lo mais centralizado. Quando ele joga muito aberto pelas pontas ele some do jogo. Já temos jogadores pra essa posição, deixa o cara no meio que ele rende mais.

    Muita gente reclamando da entrada do Elias no lugar do Blanco nos jogos. Também não gosto do futebol do Elias, mas entendo que o Larghi não tem opções confiáveis para a posição. Além do Elias, temos Arouca, Iago, Galdezani, L. Cândido joelho de vidro. Nenhum deles inspira confiança, por isso a insistência com o corintiano. Uma alternativa seria testar o Bruno Roberto, deixando o Luan mais preso na marcação.

    Quanto às competições, concordo que devemos priorizar umas em detrimento de outras, senão poderemos acabar igual o Botafogo, que disputou todas e não se destacou em nenhuma. A minha ordem de prioridade é:
    1- Brasileirão, pela possibilidade real de conseguirmos, pelo menos, uma vaga na Libertadores.
    2- Copa do Brasil, pelas premiações.

    Saudações Atleticanas!

  18. BOM DIA, BELA MATÉRIA,
    O GALO AINDA PRECISA DE MAIS UM CAMISA 10 OU JOGADOR DE LIGAÇÃO. POIS SÓ TEM O CAZARES, SUGESTÕES: CUEVA, EM BAIXA NO SÃO PAULO, MARCOS GUILHERME, JOGA NO SAO PAULO, MAIS É JOGADOR DO ATLÉTICO-PR, SOTELDO DA La U, JUAN QUINTEIRO RIVER, CLEITON XAVIER , VITORIA-BA, EVERTON RIBEIRO DO FLA, TROCAR POR ELIAS, LUCAS ZELARAYAN DO TIGRES, GANSO , ENCOSTADO NO SEVILLA, EN FIM TEM BOAS OPÇÕES, AGORA É VER O QUE ENCAIXAR MELHOR NAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS DO GALO. UM ASSUNTO IMPORTANTE QUE GOSTARIA DE DA MINHA OPINIAO, SOU CONTRA POUPAR TIME TODO, DESTE TIME AI ACHO QUE QUE DEVERIA SER POUPADO, SERIA O RICARDO OLIVEIRA PELA IDADE, LUAN, HISTORICO, PATRICK , PARA ESTREIA EMERSON E LEO SILVA PARA VOLTAR BREMMER, MESMO ASSIM TODOS FICAREM NO BANCO DE RESERVA, GENTE A TEMPORADA JO ESTÁ COMEÇANDO E LOGO VAI PARAR POR CAUSA DA COPA E POUPAR JOGADOR. AGORA, SE FOR TIRAR RICARDO OLIVEIRA , COLOCA ROGER GUEDES DE FALSO NOVE. GALOOOOOO

  19. Bom dia, MASSA!!!!! O jogo contra os bambi é muito importante, assim como contra o time do Papa e os demais. Temos time para ir em SP e vencer, mas se empatar já será um bom resultado. Qto a reforços, são os mesmos de sempre, um zagueiro (esse pedido é de 2015, desde a saída do Jemerson, que já era lá essas maravilhas); lat direito e esquerdo, vejo o FS começando a cansar; e um camisa 10, esse quem quer é nós e o resto do mundo. Meu time para amanhã: Victor, Emerson, LS, Maidana e Kevin (ou esse Juninho, já que é zagueiro-lateral ?????); Yago ou RB (mas vai vir de Elias) e Luan; Cachazares, Erick, Bruno ou Marquinhos, Otero e Alerrandro, o Pastor precisa descansar um pouco.

    Custei a montar esse time, sinal que não temos plantel de nível.

    VVVAAMMMÚUUUUUU 9999AAAALLLÔOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. bom dia Eduardo e massa,grande texto roberto caldeira,ja falei aqui e repito se não contratar um 10 estamos lixados,depender do cachaceiro do cazares estamos fudidos,alias o thiago tem que aprender fazer subistituiçao,so sabe colocar o péssimo elias e o caldezani,aonde esta o 9 o menino da base,aonde esta o bruninho,aonde esta o marquinhos,e outra chega do Patrick na lateral, aonde anda o emerson,aonde anda o latera esquerdo,estamos sonhando acordado e dormindo com um time que não passa confiança em ninguém,a galo deixa a massa feliz,obs,Eduardo estou indo a minas gerais,alias vale do aço,timoteo,por acaso vai ter mais um encontro dos amigalos,quem sabe se puder e ter este encontro entre amigalos,eu estarei,vai galoooooooooooooooooooooooooooo.

  21. O Galo tem sempre as “bolas” da vez… Ano passado tinha também o MR 2… que, nesse ano, de saco cheio de suportar as “injustiças” da torcida foi para o Palmeiras e mantêm a regularidade de sempre. Outro dia Ricardo Oliveira e Roger Guedes eram refugos… Hj o Elias causa “asco” até no banco de reservas. É a torcida jogando contra o patrimônio. Que o Gustavo Blanco vive melhor momento é fato. Mas dizer que o Elias não serve para compor o elenco. No jogo contra a Chão e o TL substituiu mal. Quem deveria ter saído era o Otero, para a entrada do Cazares. E o Luan para a entrada do Elias. Talvez o Patric para a entrada do Eric. Os espaços teriam que ser criados nas extremidades. Vamos apoiar o Elias. E outra, elenco igual ao de 2012/16 não teremos tão cedo. Em 2016 se tivessem apostado na renovação do elenco, com certeza outro seria nosso patamar. Vamos com o que temos, apoiando quem está aí. Inclusive Elias.

  22. Bom dia, Roberto Caldeira!
    Bom dia, Massa atleticana!
    Campeonato brasileiro é o desejo da maior parte dos atleticanos, dos quais me incluo. A história e a juizada foram injustos com o Galo. Precisamos dar um cala boca nessa história mentirosa e injusta. Portanto, não vejo com bons olhos essa de poupar no brasileirão. Precisamos ganhar do São Paulo no morumbi. Portanto, precisamos entrar com o que temos de melhor, e que o TL pare com essa bobagem de tentar recuperar Elias. Aquilo é bananeira que já deu cacho. Se deixá-lo de fora é prejuízo para os investidores, colocá-lo em campo é prejuízo para o time.
    Meu time pra amanhã seria:
    Victor, Emerson (se estiver disponível), Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Adílson, Blanco e Luan; Alerrandro, RO e Roger Guedes.
    Suplentes: Cleiton, Patric, Juninho, Kevin, Cazares, Otero e mais ninguém.

  23. Prezados, os desafios deste ano para o Atletico é conseguir boa colocação e, se as coisas derem certo, beliscar uma vaga na libertadores. Todos sabemos das limitações do elenco e da necessidade de alguns reforços, mas já não penso mais neles (reforços), pois a diretoria e seu diretor de futebol continuam mantendo o mesmo padrão de contratações anteriores, o que certamente não trará nenhuma melhora para a equipe. Portanto, o desempenho do Atlético será algumas partidas boas outras nem tanto. Então para que o número de partidas com bom desempenho seja bem maior do que as outras, nós torcedores temos que prestar o apoio ao time. Saudações Atleticanas

  24. GOSTEI, ACHO QUE O TIME ESTÁ EVOLUINDO.
    ACHO QUE EVOLUI DE FORMA A JOGAR COMO NÓS, ATLETICANOS, GOSTAMOS.
    ESTE TIME VAI NOS DAR MUITA ALEGRIA!!!
    EU ACREDITO DE CORAÇÃO.
    BAIXOU O ESPIRITO DO GALÃO DA MASSA NESTE TIME.
    AGORA, NINGUÉM SEGURA O GALO…
    VAMU QUE VAMU….
    AQUI É GALÔÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!!

  25. Acho que não se deve poupar o time inteiro, e sim fazer como o grêmio. Poupar uns 2,3 por jogo. Assim o time perde pouco em entrosamento, e quem entra tem chance de mostrar o verdadeiro potencial. Porque cobrar de um cara jogando em um time só de reservas e sem entrosamento não faz muito sentido.

  26. Bom dia Roberto, Eduardo e amigos. Disputando tres competições Roberto, acho impossivel tempo para treinamento e descanso, por isso a importancia de ter pelos menos 16 jogadores do mesmo nivel pra fazer rodizio e não cair o padrão de jogo. Em minha pinião o nosso 10 é o Cazares, ele vinha até bem, tem que saber encaixar ele no time e dar aquele choque de adrenalina no bicho. No caso tiraria o Otero que vem produzinho muito pouco e vive apenas de chutes que pouco resultado tem dado. O Nosso meio com Adilson , Blanco e Luan é um excelente meio, mas concordo, necessita de um 10 para flutuar por ali e alimentar Roger e Pastor, o Otero até hoje eu nem sei qual é a real posição dele e concordo com o amigo Rogerio que disse logo acima, o TL tem que aprimorar as suas mexidas, tanto quanto ao tempo, a qualidade e a quantidade, não ha coerencia por exemplo colocar o Elias que foi sacado por baixa produção no lugar do Blanco que vem bem, ele espera oque com essa mudança? Se vi tirar o Blanco coloca alguem que possa fazer algo diferente e com certeza esse alguem não é o Elias.

    1. Bom dia Luciano!

      Concordo plenamente, precisamos mesmo de reforços se quisermos brigar por títulos. Se contra o Ferrão o time reserva já passou sufoco, imagine contra o São Paulo.
      Sobre Otero, a posição dele no time hoje é batedor de faltas. Só isso. Pra mim ele é banco nesse momento. Escalaria o meu time com: Victor; Emerson, Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Blanco e Cazares; Luan, Guedes e Pastor.
      Pra substituir o Blanco, eu testaria o Bruno Roberto, recuando o Luan.

      Saudações Alvinegras!

  27. Bem colocado: Até a parada para a copa do mundo teremos 6 jogos em Belo Horizonte e apenas 3 jogos fora.
    É a nossa chance de reviver o consagrado ditado: Caiu no Horto tá morto e encurralar o adversário como fizemos com o Corintians.
    Desta forma vamos assumir a liderança do Brasileirão para não deixar o título escapar mais .

      1. Rogerio50 e Ferreira!

        Vamos separar as coisas!
        Pra ter chances de ser campeões nosso time precisa se reforçar.
        Mesmo que esteja bem treinado e organizado, sem os reforços esse time lá na frente não vai aguentar na hora que tiver que decidir de verdade.
        Mas até a parada da Copa, com o time atual temos sim chances reais de assumir ou no mínimo brigar nas cabeças pela liderança no Brasileiro.
        Depois dessa sequencia de jogos da Sula e Copa do Brasil, a tabela nos favorece demais.
        E se o time estiver inteiro e confiante dá pra esticar e fazer muitos pontos.

        Se tudo der certo, ao final de 12 jogos, na minha projeção dá pro Galo fazer entre 28 e 22 pontos. 25 pontos seria um bom número pra nos colocar entre os primeiros até a parada da Copa.

        Agora, ser campeão é outros quinhentos! Falta muita coisa! Principalmente jogador.

  28. Concordo em relação a poupar, mas acho que deva ser no brasileiro. Copa do Brasil dará ótimo retorno financeiro, enquanto que na sulamericana o galo pegou um dos mais fortes de cara. Olhando rápido pela tabela, pude ver que há muitos times desconhecidos e supostamente mais fracos. Então, acho que pode valer a pena, sendo possível até poupar em alguns jogos dessa competição.

  29. Oi Eduardo, Caldeira e Amigos, bom dia!
    Chegou a hora de medirmos a qualidade e a capacidade do elenco Atleticano, tanto na parte técnica, como na física.
    Virão vários jogos numa sequência durissima.
    A maratona já começa no próximo sábado diante do São Paulo (fora).
    Na terça feira, uma decisão com o difícil San Lorenzo (casa).
    No domingo, dia 13, outro jogo muito difícil diante do Atlético PR (fora).
    Depois faremos mais uma decisão pela CB encarando o chato time da Chape (fora).
    Logo depois, é a vez do Cruzeiro (casa).
    São cinco jogos em quatorze dias, sendo três fora de casa.
    Este ano a nossa performance como visitante não é boa.
    Será que podemos confiar nesse elenco?
    Será que avançaremos às próximas fases da Sul -Americana e Copa do Brasil?
    Só os resultados dirão.
    Saudações Atleticanas,

    1. Jandir, bom dia!
      Uma coisa é certa!
      Se não poupar em alguns desses jogos o time corre grande risco de ficar de fora da CB e da Sula.
      Isso pq vc esqueceu de colocar nessa conta ai os jogos contra Corinthians e Chape. Ou seja, 7 jogos em 21 dias.
      Não tem jeito, infelizmente. É humanamente impossível! Nenhum time aguenta!
      Vai ter que poupar!
      A dúvida é, qual ou quais jogos!

      Se dependesse de mim, já pouparia no mínimo contra o São Paulo, pra poder depois tentar jogar 4 seguidos com o time titular. Outra opção seria poupar na terça, aí o time joga 3 seguidos com o titular. Mas terça vale classificação, vale dinheiro. E o torneio só volta em agosto.

      Como não depende da gente, só podemos opinar. Cabe ao Larghi avaliar isso e decidir.

      1. Caro Roberto, concordo que há necessidade de poupar jogadores devido a maratona de jogos.
        Não queria estar na pele do Thiago Larghi, quando ele olha para o banco e a grande maioria é refugo.
        Quem sabe a solução esteja na Base?
        Saudações,

  30. Bom dia massa. Boa análise Caldeira. Depois do Tsunami Nepomuceno, estamos vivendo um período de transformação, e temos que ter mais paciência porque os resultados virão a médio e longo prazo. A diretoria apesar da letargia e das barbeiragens, mesmo com o Sr. Alexandre atrapalhando, vem trabalhando para a renovação do clube, renovação esta de elenco, de idade dos atletas, e principalmente de mentalidade. Ao contrário de um passado recente, sinto que as recentes contratações visam justamente o rejuvenescimento da equipe. É certo que as vezes erramos feio (Arouca e Samuel Xavier, Tomas Andrade), mas hoje vejo que jogadores que chegarem e não derem resultados, serão devolvidos ou mesmo negociados, ao contrário de um passado recente. Já negociamos entre 15 a 19 come dormes que estavam fazendo turismo na cidade do Galo, e precisaremos de peças de reposição. O revezamento creio é um caminho sem volta, mesmo com o elenco limitado como temos. Como postei aqui ontem, se continuar esta maratona vamos detonar o Pastor e Fábio Santos, que já jogaram praticamente todas as partidas neste ano.

  31. Bom dia. Gostei muito do texto, só acrescentaria que nosso treinador precisa aprender a mecher na equipe sem atrapalhar. Por mim também não daria tanta importância a sulamericana, ficaria no brasileiro e na milionária copa do Brasil. Nenhuma equipe conseguirá vencer as três competições e pra mim ela é a de menor importância. Abraço a todos. Galo sempre!

    1. Rogerio Ribeiro, bom dia!
      Infelizmente não dá pra escrever muita coisa, mas concordo com a questão das substituições. Parece que o Larghi não está aguentando a pressão na beira do campo.
      Sobre as priorizações, acho ainda muito cedo abrir mão da Sulamericana.
      Temos agora um único jogo pela frente, e o torneio só vai voltar em agosto.
      Acho que tem que ir pra cima.
      Em agosto o time decide o que vale mais a pena priorizar.
      Na resposta ao ZeGalo Uberaba eu coloquei outras coisas q justificam poupar o time sábado.

  32. Passei aqui para ler as sempre ótima palavras do maestro Eduardo e para gritar: GAAAAAAAAAALLLLLLLOOOOOOOOOO! Amanhã pode entrar com o time ‘reserva’ contra o sum paulo que não tá lá grandes coisas. A vaga na sula é realmente a prioridade!! Falta o 10! E quero ver o Alejandro entrar no ataque também. Essa insistencia do interino em tirar o Blanco pra deixar o elias jogar um pouco tá uma apurrinhação desnecessária.

    1. Macerlo V Araujo,
      Muito bem lembrando, o Alerrandro está precisando de mais oportunidades mesmo.
      Quarta era jogo pra ter entrado com ele no segundo tempo.
      E tirar Blanco e Adilson juntos e depois ter que corrigir o erro colocando o Galdezani foi uma piada.
      Acorda Larghi!

  33. Bom dia Eduardo, Roberto Caldeira, atleticanas e atleticanos que veem a evolução do time do Galo, embora carente de bons jogadores em algumas posições.
    Belo texto Roberto. Refletiu com precisão o sentimento da torcida do Galo. Podemos perceber um bom ânimo na maior parte da massa atleticana e certamente o time evoluirá mesmo com esse elenco precário. Bom fim de semana para todos e que amanhã comemoremos mais uma vitória.

  34. Caros Amigos
    Vencer o corintians foi bonito,pois alem de jogar mos melhor perdemos varias chances e o juizinho fajuto ajudou bastante.Contro o timeco da chape dominamos amplamente mas não criamos oportunidades de gols,nenhuma,Como estava enganado com aquele argentino em jogo passado ele entrou no segundo tempo e vez dois lancamentos inesperados e milimetricos mas até hoje hoje só fez isso mais nada.As alterações que nosso interino vem fazendo é que não concordo.Tirar blanco para colocar o elias e ter um jogador a menos que me desculpem mas esse elias ta querendo deixar o galo.e tem outros,vamos garimpar esse elenco.tenho cá minhas duvidas acho que o luan tambem..blanco tem 23 anos acho que consegue jogar um jogo todo sem cançar.
    vamos esperar os bambis,temos que ganhar nosso time é bem superior.

  35. Bom dia Massa,

    Bem colocado… Jogos importantes e apesar do empate da Chape estamos no caminho.

    Precisamos de algumas peças de reposição como bem dito.

    Acredito em poupar algumas peças no sabado, para chegarem bem na quarta-feira, e que apesar das limitações do elenco, é possível poupar alguns jogadores e mantermos um alto nível.

    Time sugerido para amanhã:
    Victor

    Emerson (Fazer sua estreia e começar a se firmar como futuro titular)
    Gabriel
    Bremer
    Fabio Santos

    Arouca ou Yago
    Elias
    Cazares

    Otero
    Guedes
    Alerrandro

    Ao mesmo tempo buscando 3 pontos e poupando algumas peças para a maratona.

    Na minha opinião o time acima não é fraco para bater o São Paulo lá.

    Vamo Galooo!!

    1. Caro Arthur, respeito e muito sua opinião, mas sinceramente, meio campo com Yago, Arouca, Elias…não dá pra esperar coisa boa não.

      1. Não temos melhores opções no elenco meu caro. Eu particulamente daria mais uma chance para R. Bernardo de primeiro volante antes de dispensa-lo.

  36. Bom dia CAMbada!
    Roberto, também vejo que o elenco é limitado e não dá para brigar nas três competições, simplesmente assim.
    O Grêmio, ano passado, priorizou a Liberta; e o Corinthians o BR17. E quem ganhou alguma coisa também.
    O ideal pelas circunstâncias seria o Atlético priorizar uma delas. Prefiro o BR18.
    Sinto que temos time para buscar o Brasileirão.
    Vejo assim principalmente porque os concorrentes vão priorizar a Liberta e a CB.
    Guardiola ensina que um campeonato de pontos corridos é ganho nas primeiras oito rodadas e não é perdido nas oito últimas.
    Em outras palavras, no Brasileiro o que manda é a regularidade absoluta.
    Mesmo que um time vença todas em casa e empate todas como visitante (72 pontos) poderá não atingir a pontuação necessária ao título que exige uma pontuação média histórica de 76 pontos.
    Então, para ser campeão, tem que tratar cada partida com uma decisão.
    Em média a campanha do campeão brasileiro é de 23V; 7E; 8D; 76 pontos e aproveitamento de 66.6%.
    Nos últimos quatro anos em média o campeão conseguiu 14 vitórias como mandante e 9 vitórias como visitante em 38 rodadas.
    A campanha do campeão 2017 ficou assim: 72 Pontos (21V; 9E; 8D; 63%).
    A campanha do CAM em 2017 ficou assim: 9º lugar com 54 pontos (14V; 12E; 12 D; 47%).
    A campanha do CAM em 2018 em três rodadas está: 4º lugar com 6P (2V; 0E; 1D; 66,7%). Foram 2V em casa (Vitória e Corinthians) e 1D fora (Vasco).
    A derrota para o fraquíssimo Vasco sinaliza dificuldades pelo desempenho retrancado e recuado como visitante. Nisso o TL vai ter que ser mais ousado e buscar uma vitória e um empate nos dois próximos jogos que serão fora de casa.
    Se jogar para não perder, como contra o Vasco, pode tomar dois sacodes e aí o BR 18 já pode começar a ir para as cucuias.
    Próximas rodadas até a parada da Copa do Mundo:
    4ª – SP x CAM;
    5ª – CAP X CAM;
    6ª – CAM X CRU;
    7ª – CAM X FLA;
    8ª – SPT X CAM;
    9ª – CAM X CHA;
    10ª – AME X CAM;
    11ª – CAM X FLU;
    12ª CAM X CEA.
    Nas próximas dez próximas rodadas é fundamental que o time assuma a liderança e não a perca mais. Se desandar, babau o restante da temporada.
    Olhando a tabela pelos olhos da priorização do BR18 dá para fechar até a parada da Copa do Mundo (13 de junho) em primeiro lugar.
    E se isso acontecer, que reforços de peso sejam contratados e toda a estrutura seja colocada em busca do título.
    Vamos Galooooooo!
    Queremos o BR18!

    1. ZeGalo, bom dia!
      Excelente análise. Mas eu concordo em partes.
      Acho que ainda está muito cedo pra decidir abrir mão da Sulamericana agora.

      Vamos pegar suas projeções, mesmo com o time titular, qual seria o resultado a se buscar no sábado contra o São Paulo? Empate seria de bom tamanho, certo?
      Vale a pena arriscar um único jogo decisivo de Sulamericana, que só volta em agosto, por causa de 1 pontinho?

      Além disso, estamos no meio de uma sequência que vai ter 7 jogos seguidos sem descanso.

      Se for com o time completo sábado e depois na terça contra o San Lorenzo, contra o Atl-PR o time já vai estar morto, isso sem falar na possibilidade de ter sido eliminado na Sula. Depois ainda tem o jogo de volta da Chape e depois o Clássico contra as Marias.

      Ou seja, nos próximos 5 jogos (SP, SanL, Atl-PR, Chape, Marias) em um deles o time vai ter que parar e abrir mão.

      Ou vamos com tudo pra cima no Sábado e esquecemos a Sula pra poder ter folego depois. Ou o contrário, poupamos no sábado pra ter folego na terça e nos próximos jogos.

      Infelizmente essa eh a realidade. Times melhores com elencos mais fortes fazem isso. Gremio e Corinthians tiveram que fazer. Mas como disse, ainda é muito cedo pro time decidir agora priorizar o BR em detrimento da Sula e CB.

      O Brasileiro é longo. Já vimos times arrancarem e não levarem.
      E na boa. Eu acho q um pontinho no sábado terá menos relevância do que uma eliminação precoce na Sulamericana.

      Que o Larghi e sua comissão saibam planejar muito bem esses próximos compromissos e que o time do Galo se mantenha vivo em tudo.

      No segundo semestre, o time decide o que priorizar.

      1. Roberto, a situação é mesmo muito complicada. Mas sinceramente eu priorizaria o BR18 e pouparia na Sula. 47 anos na fila do Brasileiro é vexame demais da conta. Ganhar a Sula pode significar apenas uma vitória de Pirro.
        Os dois jogos pelo BR18 fora (SP e CAP) são perigosos; se perde os dois jogos, o que é possível, a situação em termos de Brasileiro já fica por demais complicada com três derrotas, além do balde de água fria que isso representa no ânimo da torcida.
        Se não der foco 100% no Brasileirão a temporada pode acabar antes da chegada da Copa.
        Depois será aquilo (público mixuruca de 8 mil torcedores no Indepa) naquele clima de velório até o final do ano.
        Tenho cá comigo que o Atleticano quer o BR18. E a hora de vencê-lo é agora; correr atrás depois nunca deu e nunca vai dar (CBFLU; CBFLA; CBTIMÃO….).
        Hora de fazer gordura é agora que os outros estão sem foco na competição. Depois não dá mais, infelizmente, pelo elenco limitado, embora cascudo, que temos e mão grande de sempre que só beneficia os times do eixo.

        1. Boa noite ZEGALO – UBERABA, a Copa do Brasil dá um prêmio de 50.000.000,00 (cinquenta milhões) e acesso a Libertadores, já o Brasileiro dá um prêmio de 35.000.000,00 (trinta e cinco milhões) mais acesso a Libertadores. Acho que o melhor e menos difícil para o NOSSO GALO é a Copa do Brasil. Os valores foram informados pela FOX.

    2. Excelente comentário.

      Também comungo da mesma opinião e, como bom atleticano, sou acometido daquela dualidade que foge à razão e transborda a emoção: Se a duas semanas atrás estava contando os 45 pontos, hoje já acredito no título. Ê Galo!

      Mas para tal credo se tornar realidade, só vejo possível com uma única solução: APOSTAR NA BASE.

      Estamos vendo aí que o nosso time titular é bom e que mesmo com suas deficiências, pode fazer frente a qualquer time do Brasil. Mas é só entrar as mesmas manjadas substituições que o nível vai lá pra baixo.

      E também temos na memória aquele primeiro tempo PAVOROSO em que o time alternativo quase entregou a rapadura para o poderoso Ferrim do Ceará.

      Ou seja para um campeonato longo com esse calendário ridiculamente apertado vamos ter situações como amanhã, que teremos que poupar peças do nosso time principal. Fora contusões, cartões, venda de jogadores, etc, que podem sempre desfalcar nosso time principal.

      E aí que deveriam entrar os meninos da base. Mesclados no time principal, com oportunidades crescentes e decorrentes até assumirem condições de titularidade. Falo isso me baseando no próprio Bremmer, que crucifiquei nos seus primeiros jogos mas que demonstrou regularidade com a sequência que lhe foi dada. Ainda tem que crescer um bocado, é verdade, mas sua melhora de desempenho com as oportunidades dadas foi nítida.

      Vemos aí o Santos, o Fluminense, o Atlético PR e até o Vasco lançando garotos promissores que tem condições de vestir a camisa e dar conta do recado quando a necessidade surgir. E claro, despertando o interesse dos europeus para encherem os cofres dos clubes.

      O Santos ano passado foi terceiro lugar no Brasileirão, no ano anterior foi Vice, e qual o nome de peso que vocês se lembram que chegou por lá nessas campanhas? Pois é.

      Então, graças à minha Atleticaneidade, acredito sim no título. Mas não com esse elenco. Não com esses reservas. E não estou contando com reforços, pois não confio no nosso (PSEUDO) diretor. Se mesclar o time principal com as nossas promessas da base, aí sim eu acredito que chegamos lá. Amanhã será um ótimo teste. VAMU GALOOOOO!

      PS: Nunca torci tanto para Framengo ou Curinthia como estou torcendo agora: para eles verem o Elias na reserva, fazerem uma proposta e tirar esse câncer do Galo, que até no banco atrapalha o time (parece que o Larghi é obrigado a colocá-lo em todas as partidas, e o resultado disso todos vêem). VAZA DO GALO DESGRAMA.

      1. Concordo muito Matheus!
        Se não tem grana pra reforçar, tem que dar mais oportunidade pra base.
        Por exemplo no jogo de quarta.
        Se estava difícil fazer gol, pq não entraram com o Alerrandro pra colocar mais um jogador na área deles, pra ajudar a fazer a tabela, ajudar no pivô?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *