Em tempos passados, hoje eu só me ocuparia em festejar o título, mas vou dividir o tema. Claro, comemorando a 45ª conquista do Campeonato Mineiro, com todo mérito que a nossa fidelidade ao time sugere. Merecemos e vencemos! Depois de dois anos sem vencer o regional, ambos com lances duvidosos da arbitragem nas decisões, recuperamos a posição de destaque no cenário esportivo de Minas Gerais.
Campeão Mineiro e único clube de Minas Gerais na série A do Brasileiro, o Galo – em 15 jogos – teve apenas uma derrota na competição. Foram ainda quatro empates e dez vitórias. Lembrando que ao final da sétima rodada, ainda na fase de classificação, amargávamos a quinta colocação. Depois disso foram três vitórias e um empate. Nos jogos decisivos, quatro vitórias. Vencemos cada adversário duas vezes. É campeão!
Sobre o jogo de ontem, que carimbou o título, confesso que não achei uma grande partida. O suficiente para assegurar a conquista. Nem o Atleticano mais pessimista e tampouco aquele tipo de gente que queima o dedo no secador, esperava diferente.
O torcedor, ao que senti, gostou da escalação inicial. Antes de sair da cama para escrever, passei os olhos nas minhas redes sociais; nenhum entre aqueles críticos das opções do Sampaoli havia deixado qualquer registro. E, entre os quais pude fazer uma resenha, a aprovação da equipe foi praticamente unanime.
Imediatamente ao final da partida, tive a honra de participar de uma live com Breno Galante, Zeca Espora e Thiago Fernandes. Nada melhor do que uma prosa sobre Galo, comemorando mais um título. Ao que sinto, o Sampaoli está com a base do time definida. Eu faria isso ou aquilo diferente, mas não é minha função. A mim cabe apenas uma boa corneta com os amiGalos deste espaço.
Keno tá precisando pegar melhor ritmo de jogo. Erra passes e não acerta o gol. Quando acerta, praticamente atrasa a bola para o goleiro. Franco mostrou finalmente seu cartão de apresentação. Esteve bem e teve duas boas chances de marcar, na segunda – como Keno e outros – faltou “feijão” para acertar a força no pé.
O Galo jogou com o regulamento, daí não trouxe qualquer aflição. Atuava pelo empate e marcou nos acréscimos do primeiro tempo. A segunda etapa foi só esperar o tempo passar. O goleiro Felipe, novamente, salvou o time do interior de placar mais dilatado. Foi o melhor jogador das duas partidas nessa decisão.
Enfim, vencemos e merecemos, afinal, o Mineirão é nosso e foi palco de três das quatro partidas decisivas do Mineiro. Festa por todo o lado, embora respeitando o isolamento. Fogos foram disparados em cada canto de Belo Horizonte e cidades mineiras. Tivesse público, seguramente Sette teria seu primeiro dia sendo ovacionado. Seu sonho! Parabéns e obriGalo a todos. Desde o presidente, diretoria, comissão técnica e jogadores.
Para fechar sobre o jogo, apenas duas considerações que julgo merecer registro. Ambas de questionamento. Os cartões amarelos, Sampaoli e Allan (dois, e consequentemente o vermelho), foram completamente desnecessários. Frieza é fundamental. O outro é que o árbitro, assim como o do meio da semana, esteve bem. Sujou, porém, ao não expulsar direto jogador adversário que quase manda Allan para o estaleiro e aqueles dez injustificáveis minutos de prorrogação.
E, considerando que o Mineiro passou e já é nosso, agora é virar a página e centrar todas as atenções no Brasileiro. O presidente teria dado declaração sobre a chegada de mais três reforços. Que cheguem logo e para serem titulares. Assim, somando ao elenco atual, seguramente vamos ter mais de 20 jogadores em condições de titularidade. Dá pra sonhar alto.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
View Comments
Bom dia Massa Atleticana!
Como mencionei há algum tempo, sou Galo ate em jogo de purrinha.
Ganhar é bom demais e ser campeão melhor ainda, independente de qual seja lá qual for o torneio.
Estive para cornetar o Sampaoli em função da rotatividade que vinha (vem) adotando nas escalações, porem, considerando que teremos uma seqüência de jogos que serão sempre finais de campeonato, e, principalmente avaliando o calendário do próximo ano, onde acontecerão as Olimpíadas, eliminatórias da copa do mundo, copa America, etc.; o time deverá estar pronto para atuar de forma mais homogênea, independente de qual jogador estiver em campo.
E, caso não tenha errado, deveremos ter inúmeros jogadores sendo convocados para seleções de outros países, então passo entender melhor a insistência do técnico em pedir mais contratações e teimar com a rotatividade.
Quanto ao jogo e ontem, penso que o time, embora tenha dominado todo o tempo, parecia estar com o freio de mão puxado certo de sua superioridade e vitória. Merece destaque, em minha humilde opinião mesmo não sendo fã do seu (atual) futebol, o Rever. Ele esta dando aula de posicionamento em campo, com passes de média e longa distância primorosos.
Acredito ainda que a Tombense merece se parabenizada e aplaudida por ter chegado onde chegou, e com certeza, se a final não fosse contra o glorioso CAM, teria atropelado qualquer outro oponente.
É bom demais ser campeão. Saudações Alvinegras.
Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
Muito feliz e comemorando até agora mais um título.
Como você bem disse, torna-se impossível não virar a chave para o Brasileirão, mesmo em meio a comemoração.
Muito preocupado ainda com as finalizações. Parece que no Galo ficou proibido chutar a gol. Toque pra lá, toque pra cá....
Que cheguem logo os reforços prometidos pelo nosso Presidente.
Saudações Alvinegras,
45 vezes campeão em Minas.
Isso não é pouco. Valeu, Galo! Mais um pra conta da hegemonia local.
Agora passamos a pensar no campeonato nacional.
Temos time, temos técnico e temos investidores.
A hora é essa. Vamos buscar o Brasileirão.
Bom dia, Eduardo e amiGalos,
Título indubitável e mais que merecido do nosso time! Se alguém tinha dúvidas se esse projeto daria certo, está aí o aperitivo para mostrar que o futuro é MUITO promissor. Foram 2 jogos excelentes dentro das possibilidades - adversário jogando fechado, na catimba, esperando por uma bola no contra ataque - que confirmaram a dominância do Galo em Minas mais uma vez. O elenco vem mostrando que é forte e, mesmo faltando o tão falado "camisa 10", consegue fazer bons jogos e mostra que dá para sonharmos e chegarmos muito longe ainda nessa temporada.
Apenas para não deixar a (pequena) corneta de lado, Keno tá precisando acertar o pé com urgência, desde que chegou não está acertando bem os chutes e tem tomado algumas decisões erradas - finaliza quando é para tocar, toca quando é para finalizar - que, aliás, também é um problema do Marquinhos mas que, creio eu, com tempo e treino deve acabar. Outro ponto que acho que poderia ter sido melhor: o Galo deveria ter matado o confronto no primeiro jogo para entrar com alguns reservas nessa partida de ontem e, além do descanso a quem já vem atuando desde a volta do futebol, dar oportunidade à garotada da base para, quem sabe, revelar novos talentos que poderiam suprir necessidades e compor elenco para esse Campeonato Brasileiro tão longo e, nesse ano, ainda mais puxado e cansativo. De toda forma, parabéns ao time, o troféu está onde deveria estar, a hegemonia em Minas foi confirmada mais uma vez e agora é foco total no jogo de quinta pois faltam 33 "decisões". Eu acredito!
Saudações alvinegras a todos.
boa tarde Eduardo e massa. mais uma grande Vitória do galo e mais um campeonato Mineiro na sala de troféus.mas todos nos sabemos que precisa urgente de reforços aliás ja era para ter chegado.obs.por acaso o lugalo apareceu com outro nome. aliás outro fiscal do blog se você não goste que criticam alguns jogadores.presidente então não se le os comentários dos outros. era só que faltava. temos so o brasileirão é focar e entrar com sangue nos olhos em cada jogos. vai galooo.
É CAMPEÃO! O GALO se impôs, colocou o Tombense no seu lugar e ponto final. Placar agregado: 3 a 1 para o GALO, incontestável. Faço críticas à péssima arbitragem mineira, tentando influenciar negativamente, apito nervoso, não deixa o jogo fluir, inverte faltas, sem personalidade e escorado no VAR. SAMPAOLI, aos poucos, vai fazendo esse ELENCO NOVO EVOLUIR com o seu ESQUEMA de jogo. Como os REFORÇOS PEDIDOS ainda não chegaram, ele vai TESTANDO VARIAÇÕES NO ESQUEMA: 3 zagueiros (reprovado), 2 atacantes enfiados SASHA/MARRONY (reprovado). Ontem foi testado o ARANA DE MEIA ESQUERDA COM O ALLAN DE LATERAL ESQUERDO E VOLANTE, PERCEBERAM? Me pareceu um bom esquema. Acomodou JAIR e ALLAN como VOLANTES, deu mais liberdade para ARANA, porém, segurou mais o MARIANO pela LATERAL DIREITA, até pela lentidão do RÉVER como zagueiro por aquele lado. Olha o ESQUEMA defensivo se moldando: RAFAEL, MARIANO, RÉVER, ALONSO e ARANA. ALLAN e JAIR. MARIANO deu muita segurança ao lado direito, quando estiver bem fisicamente, este lado fica tranquilo, ainda mais com o crescimento do FRANCO, que joga por ai e, para mim, ao lado do ALLAN, são os dois jogadores que mais entendem o ESQUEMA DE SAMPAOLI. RÉVER, sempre me preocupo com a sua lentidão, e no mano a mano tem dificuldades, até pela idade, mas, parece, que vem demonstrando muita força para superar as deficiências. Mesmo assim, ainda acho que um dos pedidos de Sampaoli é um zagueiro rápido para jogar ao lado do ALONSO. Esse ALONSO, que zagueiro, insuperável, joga demais, que contratação. FRANCO, ontem, fez grande partida, jogou o de sempre, dentro do ESQUEMA, porém, chegou mais na área para concluir a gol, isso estava faltando, vai evoluir muito com Sampaoli. As contratações de 2 MEIAS são muito esperadas e com URGÊNCIA, assim temos certeza que podemos brigar por esse título brasileiro. As escalações de SAVARINO, SASHA e KENO, é o que temos de melhor no ELENCO e são TITULARES absolutos. Para a PONTA DIREITA tem que contratar 1 REFORÇO. Para CENTROAVANTE também, possivelmente um fixo, de área, alto, que saiba concluir, até para variar o sistema de jogo quando precisar. Para a esquerda não precisa, temos KENO, MARRONY e MARQUINHOS, nessa ordem. Aqui, vou abrir um comentário sobre o MARQUINHOS, é da base, tem muito a aprender, mas, pelo que tenho visto, não é isso tudo, vem tendo oportunidades, e na minha opinião, entrando muito mal nos jogos. Pode ser que evolua, vamos ver. Outro ponto que vou abordar: os LÍDERES DO GALO TEM QUE SE IMPOR DENTRO DE CAMPO (RÉVER, MARIANO, ALONSO, KENO, SASHA, RAFAEL). Futebol brasileiro é muito brigado, se joga muito na pressão em cima de adversários e arbitragem, vejam os times do INTER, GRÊMIO, FLAMENGO, PALMEIRAS, SANTOS, CORINTHIANS, é o tempo todo BUZINANDO, então temos que JOGAR esse JOGO BRIGADO também. Olha o jogo de ontem, faltou líderes para chegar no juiz, a pequena Tombense foi violenta em várias jogadas, talvez foi isso que o ALLAN quis mostrar para o árbitro, mas fez de forma equivocada. Contra o Inter foi um exemplo claro disso: perdemos por um um gol, perdemos no JOGO BRIGADO, PERDEMOS NA PRESSÃO DO ADVERSÁRIO. Por quê, na maioria dos jogos SAMPAOLI está sendo advertido? Tá fazendo o papel que os LÍDERES não estão fazendo dentro do campo, ai também, já tem uma perseguição contra o argentino. Fica o alerta para os LÍDERES DO GALO DENTRO DE CAMPO.
Exato, meu caro! Vc teve a mesma percepção que eu quanto ao esquema adotado ontem por Sampaoli. Nosso treinador é fora da caixinha e muito superior aos pares brasileiros. Muitos não entendem. O termo "professor pardal" é, pra mim, sinônimo de obtusidade. Quem não tem capacidade pra compreender, muitas vezes rotula o treinador como "professor pardal". Arana, ontem, jogou mais á frente do que Allan, que atuou de lateral e de volante. Mariano infinitamente superior ao fraco Guga, deu a segurança defensiva que precisávamos. Precisamos de meias, Nathan fica fora um tempo e Hyoran não dá de jeito nenhum! Ele não tem sequer força física pra ser atleta profissional, verdadeiro pé murcho. Bom esclarecer pra uma turma aí, que Sampaoli não "poupa" jogadores, ele escala o time de acordo com o adversário. Isso é futebol moderno, que é muito, muito diferente do praticado antigamente. Concordo com sua colocação quanto à ausência de líderes no elenco. O time está muito calado e comportado em campo, precisamos de alguém pra ser o porta voz do Sampa no gramado. SAN
ONTEM O CAREQUINHA SAMPAOLI NÃO INVENTOU E NEM DEU UMA DE PROFESSOR PARDAL.
RESULTADO - ÓTIMA PARTIDA COM O MELHOR QUE TEMOS .
O TIME IDEAL É ESSE AÍ.
AINDA TEMOS MARRONY , RABELO , GUGA , VÍTOR , MARQUINHOS , LÉO SENA , GABRIEL , BRUNO SILVA .
COM MAIS DUAS CONTRATAÇÕES ESTAREMOS PRONTOS.
AGORA É BRASILEIRÃO , GALERA.
ESSE BI TEMOS QUE FATURAR DE QUALQUER MANEIRA.
NA BOLA E NA RAÇA.
NADA DE POUPAR JOGADOR SAMPAOLI. NÃO HÁ NECESSIDADE. NOSSO CALENDÁRIO ESTÁ FOLGADO DISPUTANDO SÓ O BRASILEIRÃO.
PRECISAMOS MELHORAR O ENTROSAMENTO.
O BI DO BRASILEIRO , O SONHO DE TODO ATLETICANO , A HORA É AGORA.
Bom dia! Ibson craque do campeonato, isso mostra o nivel que foi, mas o importante e o titulo, mais um para acrescentar a lista do Galo, so resta a esperanca de conquista do Brasileiro!
Caros,
Obs.: Fala, PATOTA p7! e aí? Bom dia, CARA!
Ñ compensa desafiar no regional... é até delirante comemorar, né? Tem seu valor, é legal, mantém o respeito, o necessário distanciamento, etc,..existe outro clube de linha no torneio?...!..Temos q EVOLUIR, ñ só dentro de campo!...Fala, Zé, TA NORMAL?
O Mineiro é hegemonia e treino de luxo e NADA MAIS! Sim, e nova sequência histórica: É OBRIGAÇÃO e precisa! Tomem VERGONHA, cartolada e Sócios JABAZEIROS e Patata do P7! Enquanto o NOSSO GALO ñ emplacar pelo mínimo uma sequência de um PENTA CAMPEONATO MINEIRO, pro atleticano é pouco nada mais q obrigação! FATO!
HEXA, já é meio exagerado! é prá POUCOS! Ô Zé, falaí! Bom dia, CARA!
Tão importante qnt firmar quem é dono de MINAS foi a fala VENCEDORA do NOSSO SETTE! Esse né 17 1 ñ! VIVA O nosso 7!:(...) "nós ainda não encerramos o ciclo de contratação do Atlético. Ou seja, aguarde PoTATOes do Portão7! Ô turminha SEMVERGONHA, viu! AnoQVem é os cambau!
SETTE, fi! Ó o Messi fritado na Catalunha, nós e o Mecenato com a lenha prá queimar, quer jgar na Sulamerica no Melhor CT do Brasil, etc. Vc, 7 Fi!, ovacionado com a conquista do Mineiro...deixa morrer A Faísca, ñ, Fi! Vai lá! São 4.5 bilhões de pastor, gallos e patrickys misturado de cerca lourenço, mais bolts e olê marquis, foras 9 o trocado prá base firmeza...Trás o HOMI! e multiplica!
Plano B! Vixe MARIA, plano B, ñ! Toc toc toc! Isso é do agrado de ErreGê de Mininin & Cia!...Plano B, ñ, plano MAUTEZIM do mequinha-q-queria-ser-grande...ô SETTE! Com firma con nuestro El Loko, ahí?..Ô, 7, fi! se os SÓCIOS da PATOTA ficarem na dúvida, diz q MAUTEZZIM é MESSI, tupiniquim, e fica tudo certo! Ô, 7! é 8 ou 80! Envolve a arritmétrica: é MAUTEZZIM do mequinha q queria ser grande ou o MESSI da Catalunha q queria jogar no NOSSO GALO! E seja o q Deus quiser e Vixe MARIA!
O TIME CARECE de REFORÇOS, QUEM VIU futebol na FINAL CONTRA A GRANDE tombense VIU e sabe! Bate cabeça! ... Br : regularidade e disposição de VENCER!
AQUI É GALO?
AQUI É GALO!
GALO SEMPRE!
DOMINGOS SÁVIO,
a serenidade de quem sabe das coisas da bola !
Concordo. O Domingos é muito equilibrado. E pensar que o nobre blogueiro marcou um encontro com ele no jogo do galo, achando que ele era maria! Quebrou a cara!
Equívoco seu, caro. Ele pode falar melhor que eu. Não julgue o que desconhece. Domingos e eu temos alguns amigos em comum. Só não nos conhecíamos pessoalmente, por exemplo o Ernest que sempre participa da nossa resenha, foi um forte elo do nosso encontro. Hoje somos bons parceiros de cafeteria e resenha.