Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Devo me casar com meu primeiro namorado? Queria conhecer outros homens…

primeiro namorado

“Olá, Dr. Douglas Amorim. Tenho 24 anos e estou vivendo um dilema. Namoro há 07 anos e estou com o casamento marcado.  Acontece que, como eu comecei a namorar com apenas 17 anos, meu noivo foi o meu primeiro e único homem. E, mesmo de beijo na boca, tive pouquíssima experiência antes dele; quase nenhuma. Eu o amo, nós nos damos bem, temos muita afinidade, mas, com a proximidade do casamento, tenho me sentido insegura. Às vezes fico achando que deveria ter experimentado outros caras antes de me casar. Ter ficado com mais homens, ter namorado mais, ter transado mais etc. Eu sou feliz com meu noivo, mas, esses pensamentos me incomodam muito. Por que estou sentindo este tipo de coisa? Você pode me ajudar? Muito obrigada e, gostaria de dizer, que acompanho o blog diariamente. Você está de parabéns”. 

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com Não identificamos os autores das perguntas.

 

Resposta:

Querida leitora, antes de mais nada, muito obrigado pelos elogios e por acompanhar meu blog.  Cada relacionamento tem uma história que é absolutamente singular. Existem pessoas que se casaram com 01 mês de namoro e deu super certo. Outros, namoraram 12 anos e, após se casarem, tudo deu errado.  Alguma pessoas se casaram 03 vezes e, somente na terceira vez, conseguiram ser verdadeiramente felizes. Existem também, pessoas que tiveram um único parceiro a vida toda e foram felizes. Outros foram felizes por um tempo, mas, num dado momento, a relação naufragou e a consequência foi a separação. Ninguém tem autoridade para afirmar taxativamente qual seria a receita certa para a prosperidade afetiva, exatamente pela diversidade de possibilidades de êxito e de fracasso.

Do ponto de vista social e cultural, é preciso pensar que, a sociedade brasileira, vem sofrendo profundas transformações, em vários aspectos, entre eles, o da sexualidade. Eu desconfio que, se estivéssemos na década de 1970 ou antes, muito provavelmente você não me enviaria uma pergunta como esta. É muito comum vermos muitas de nossas mães e avós, dizerem que tiveram apenas um namorado durante toda a vida e que se casaram com ele. Isso, sem falar que, neste período, era quase obrigatório a mulher ter de se casar virgem. As transformações da sexualidade brasileira, sobretudo no comportamento feminino,  ocorreu após o lançamento da pílula anticoncepcional. Este medicamento trouxe uma liberdade sexual muito maior para as mulheres. A partir dela é que sexo foi desvinculado da reprodução e, a obrigação da mulher ter de casar virgem, aos poucos foi caindo por terra.

Obviamente, você tendo 24 anos em pleno século XXI, se questiona sobre ter tido um único namorado durante toda a vida. Possivelmente, a história de suas amigas seja bastante diferente da sua porque, antes, o que era regra, tornou-se exceção. Adolescentes de 15 ou 16 anos já tiveram mais de um namorado e, consequentemente, mais de um parceiro sexual. Este post não se dedica a refletir se isso é ou não saudável, porque este não é o ponto principal da sua mensagem. A ideia é apenas a de ilustrar que seu comportamento é mais congruente com o de outras épocas. Há algo de errado nisso? É claro que não, ora. O que me deixaria preocupado seria você dizer: estou prestes a me casar, mas não acho que o amo o suficiente. Isso sim, seria um problemão.

Dicas pra você: não existe fórmula única para que uma relação amorosa dê certo. Nada garante que, ter ficado com mais pessoas, garantiria a você, um casamento feliz com alguma delas. Além do mais, podemos pensar até mesmo em você ser uma  felizarda que, em sua primeira experiência afetiva, descobriu um amor para a vida inteira. Já recebi aqui no blog, dezenas de perguntas enviadas por pessoas infelizes em suas relações e que parecem nunca encontrar alguém que as façam verdadeiramente realizadas. Você mesma diz que ama seu noivo e se sente feliz com ele. Por outro lado pergunta: “por que estou sentindo isso”? Digo que é pura e simplesmente, uma influência sócio-cultural contemporânea. Neste cenário, uma história como a sua, deixou de ser usual para ser uma exceção, percebe?  Porém, uma exceção muito saudável, porque é uma escolha e não uma obrigação como em outras épocas. Portanto, avalie sua relação pela felicidade que você sente com ele e não por alguma influência externa. Boa sorte e seja feliz!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Canal no youtube: https://www.youtube.com/user/douglasdanielamorim

 

 

4 thoughts to “Devo me casar com meu primeiro namorado? Queria conhecer outros homens…”

  1. Querida leitora, me casei aos 21 anos, após três anos de namoro meu marido é meu único parceiro sexual, hoje tenho 10 anos de casada! Tive estas mesmas dúvidas que você esta tendo, mas hoje, me sinto realizada como mulher. Pare pra pensar se o seu noivo é carinhoso e generoso com você na hora da relação, se você tem prazer com ele e esses detalhes…. se ele for egoísta e só pensar no próprio prazer você precisa pular fora. No mais fica tranquila esta falta de diversificação não vai fazer falta pra você se existir amor e prazer.

  2. Bom dia. Referente ao que escreveu. Tem pessoas que namoram muito tempo e não ficam casados por muito tempo. Como o Douglas falou, tem pessoas que com 3 meses de namoro, casam e dão. Estou com 44 anos, não casei ate hoje porque não encontrei alguém. Se tivesse encontrado alguém não teria namorado e ficado com vários homens. Namoro uma pessoa bacana que conheci a 9 meses, pretendo casar com ele o mais breve, o que esta impedindo é porque ele mora em outra cidade e moro em BH, trabalho, tenho família aqui. Você tem que olhar se ele é uma boa pessoa, gosta de você, te da atenção, carinho, quer construir uma relação, casar, ter filhos, não usa drogas, bebe ou fuma socialmente, se vocês combinam um pouco, não de ouvidos ao que os outros digam, pensam sobre seu relacionamento. Tem pessoas invejosas querendo nos prejudicar. Isto eu vivi, minha melhor amiga, no início do meu namoro que a forma que o conheci foi virtual, através de um aplicativo de relacionamentos, dizia que não ia dar certo minha relação, que ele não é uma boa pessoa, podia estar mentindo quando fala que está trabalhando nos finais de semana, que sou doida de namorar alguém da forma que foi sendo que nem conheço a família dele. Idade não quer dizer nada, minha irmã, casou com 20 anos, é 11 anos mais nova que meu cunhado, tem 24 anos de casados, três filhos. Tem coisas que eles não combinam. Exemplo, ele tem moto, faz trilha, anda de moto nos finais de semana, ela não gosta muito. Ela, deixa ele fazer o que gosta, porque ela o conheceu desta maneira. Por isto, a relação deles está dando certo. Minha outra irmã que já esta no segundo casamento, com o segundo marido, ela é casada e ela mora na casa dela, ele na cada dele. Falam todos os dias por telefone. Ficam juntos nos finais de semana num sítio em comum dos dois. Não brigam, porque o tempo que tem para conviver, é para curtir um ao outro. Eu não casaria da forma que ela casou, quero viver na mesma casa, acordar junto, dividir tudo. Sou a moda antiga, pretendo casar de noiva, com festa, com tudo o que tenho direito. Se você gosta do seu noivo, case com ele. Vai ser feliz. Boa sorte.

  3. Me deparo com esse Post e me vi nele há 16 anos atrás preste a me casar com o meu esposo, bem tive essas mesmas dúvidas, e hj tenho a certeza da minha decisão , meu esposo não foi meu primeiro namorado, mas é meu único parceiro sexual, não me arrependo, já tive essas dúvidas, o amo mais do que nunca, já vivemos muitas coisas juntas, como é bom e surpreendente pois a cada obstáculo, tenho a certeza do qto nosso amor é forte e superamos tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *