Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

“Não aguento mais ser amante. Ele não vai deixar a esposa”. Leia.

amante insatisfeita

“Dr. Douglas Amorim, tenho 35 anos e há dois tenho um caso com um homem casado. Não sei mais o que fazer, porque estou realmente muito envolvida com ele. Sei que ele nunca irá se separar da mulher, mas, mesmo assim, não consigo terminar o relacionamento. O problema é que eu não me casei, não tenho filhos e já tenho 35 anos de idade, ou seja, estou dedicando o restinho da minha juventude a um homem que não é meu de verdade e que não me ama como deveria, porque, se amasse, largaria tudo para ficar comigo. Sei que meu problema é fraqueza emocional e medo da solidão porque, apesar de o meu relacionamento ser clandestino, eu tenho alguém pelo menos de vez em quando”.

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com  Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta:

Querida leitora, para muitas mulheres, não ter se casado ou não estar em vias disso, a essa altura do campeonato (35 anos) chega a ser desesperador.  Ocorre uma pressão interna de que é preciso encontrar alguém para seguir a vida, atrelada a uma pressão social de ordem cultural, como se fosse errado estar sozinho. Como se fôssemos obrigados a estar com alguém para sermos gente de verdade. E mais: que é imprescindível estarmos casados, porque, se não o estivermos, estaremos condenados à infelicidade eterna. Entendo e respeito o fato de você estar muito envolvida com ele mas, a vida não pode ser conduzida apenas por sentimentos e desejos. Se assim o fosse, a existência humana seria inviável. Por isso, sempre digo que saúde emocional significa, também, estabelecermos um diálogo entre nossa parte emocional e a racional. A parte racional tem de ser convocada por você para te ajudar.

Veja bem o que você disse: “sei que ele nunca irá se separar da mulher”. Essa é a parte objetiva, a parte racional da situação, que deve ser considerada. Possivelmente ele já te disse isso abertamente ou então, já te deu mostras disso por meio de atitudes e comportamentos. A outra parte objetiva a ser considerada, é o fato de você ter dito que está com 35 anos e que não se casou. Se continuar nessa direção não irá casar nunca com essa pessoa, nem com ninguém. Portanto, preste atenção, porque você está tomando atitudes contrárias ao seu verdadeiro desejo. Perceba que, quanto mais você permanecer nesta situação, menos irá realizar o que efetivamente quer. Ou seja, encontrar alguém para seguir a vida. Estes são os dados objetivos que precisam ser levados em conta.

Como você está há 02 anos nessa situação, não tem como não refletirmos sobre acomodação. Veja sua fala: “apesar do meu relacionamento ser clandestino, pelo menos eu tenho alguém de vez em quando”. Numa busca incessante por estar com alguém, você está se predispondo a receber migalhas de afeto. Muitas pessoas acabam se prendendo ao que já é conhecido e temem o novo, o desconhecido. Assim, cria-se uma zona de acomodação em situações que nos fazem sofrer, mas que, são conhecidas. Não gosto de usar o termo “zona de conforto”, mas sim, zona de acomodação. Se estivesse confortável, você sequer teria me enviado este e-mail, certo? Tem gente que prefere a dor de uma situação conhecida a arriscar a possibilidade da alegria e do prazer. Só que, essa última é desconhecida e incerta. Por isso vêm o medo e as perguntas: será que vai acontecer e quando? Essas dúvidas são insuportáveis pra muita gente.

Dica pra você: não fique encastelada em um número: 35 anos. Uma vida afetiva saudável pode começar aos 20, aos 30, aos 50, aos 70. Tempere um pouco mais seu lado emocional com o racional. Se você deseja conhecer alguém pra construir uma vida, suas atitudes estão seguindo na contramão disso. Por fim, ser feliz não é sinônimo de estar com alguém. A felicidade tem de ser nossa e pode ser aumentada pela presença de alguém em nossas vidas ou não. Muito mais importante do que estar com alguém é estar bem consigo mesma e, caso exista uma pessoa, que ela seja fonte de alegria e realização, e não, de sofrimento. Se simplesmente o fato de casar a qualquer custo, fosse sinônimo de felicidade, não aconteceriam tantos divórcios como temos presenciado ultimamente, por vezes, de casais que estavam juntos há pouquíssimo tempo. Não perca seu tempo com alguém que não vale a pena. É hora de sair desta acomodação, arregaçar a mangas e pensar em seguir uma vida livre. Aí sim, poderá ter a chance de realizar o que deseja. Permanecendo como está, do ponto de vista afetivo, sua vida estará estagnada e condicionada ao recebimento de migalhas. Não aceite qualquer coisa; afinal de contas, você não é uma qualquer. Reflita e encare isso de frente. Já está passando da hora. Boa sorte!

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

Instagram:@douglasamorimpsicologo

 

 

 

 

11 thoughts to ““Não aguento mais ser amante. Ele não vai deixar a esposa”. Leia.”

  1. Ainda perde tempo respondendo uma vadia desta.

    Manda criar vergonha na cara, eé muita educação p lidar com quem não tem carater.

  2. Bando de mulheres toscas,amantes achando que homem vai largar a esposa me poupe,se valorizem mulherada não da esse ibope todo para esses babacas mau-caráter.Como vc se sente a vontade sabendo que sempre é a segunda opção,obs: lembre-se vc tbm é muito mau carater de se envolver com um homem compromissado.

  3. Sou apaixonada por um homem casado, nos conhecemos desde 2013, separei dele e nos reencontramos no ano passado. Ele vem aqui na minha casa toda semana, fala que me ama, pergunta se quero casar com ele, mas no fundo eu sei que ele não larga da mulher dele. Pois tem muita coisa envolvida e eu ainda acho que ela trai ele, mas não tenho coragem de me meter nisso. Meu sonho é que ele realmente largue e fique comigo, pois já estou me cansando de ter que viver meio que escondida com ele. Mas ai vem na minha mente, e se ele continuar fazendo o que faz com ela comigo? Isso me deixa agoniada, e com vontade de jogar tudo pro ar e ir viver minha vida de solteira, pois nem de casa saio mais, apenas vou na faculdade e to me sentindo injustiçada.

  4. Boa noite meu nome é Mel, tenho 32 anos, estou envolvida com um cara mais novo, ele tem 27 anos!
    Temos uma relação há 7 anos, nossa história é muito complicada porque somos parentes, sou tia dele e vivemos um romance, a família desconfia mas não tem certeza…
    Ele já namorou várias garotas e eu também, mas mesmo assim mantínhamos um relacionamento.
    Hoje ele namora sério com uma pessoa, ela está grávida dele, eu quis me afastar, fiquei longe, mas ele vem atrás de mim, e eu acabo voltando a ficar com ele, ele diz que nunca vai me deixar, eu quero sair dessa história, gosto muito dele, eu não sei se é amor o que sinto, sei que é um sentimento que não consigo entender, fico me culpando, me sinto mal, não quero ficar com ele mais como mulher, mas não quero perder ele, gosto demais…

  5. Boa noite! Estou com um cara há 8 Anos!
    Nossa história é complicada,eu não posso ficar com ele, tem algo maior que nos impede, mesmo assim temos uma relação, hoje ele engravidou outra pessoa, mesmo assim ficamos juntos, eu não entendo ele,pq mesmo com outra, me olha,me toca do mesmo jeito, muito carinho comigo,não sei o que ele sente por mim, sei que ele não me larga, eu já tentei várias vezes, mas ele não me deixa ir,e eu acabo cedendo!

  6. Vejo nos sites pela internet que homem não separa da esposa para ficar com a amante, mas na vida real, por vários casais que conheço, separa sim. Principalmente se ele não está no primeiro casamento e também não está feliz no segundo, normalmente a amante sai vitoriosa. Na internet é uma coisa e na vida real é outra.

  7. Oi tenho 40 anos e estou namorando com um cara casado a 8 anos ele fala que só tá com ela por causa das crianças sei que é mentira porque filho não segura casamento quero terminar com ele mais não consigo pois parece que é mais forte que eu não sei oque fazer mais me ajude

  8. Então tenho 27 anos e envolvi com homem mas velho e casado,aconteceu tudo muito rapido 3 meses saindo com ele resolvemos alugar uma casa para ficar juntos e isso ja se passaram 2 anos e algums meses q estamos juntos .ele vem aqui em casa todos os dias so vai embora depois das 23 hs ,mas nao e sempre q dorme aqui cmg .a esposa dele sabe ela ja me ligou mas ele nao pede o divórcio.Ja tem um tempo q ele me pedia um filho e eu agora estou gravida de 7 meses de uma menina,so q eu admito q agora tenho me sentindo muito desconfortável com essa situação ja precionei ele por diversas vezes ele diz q vai se divorcia da esposa e me assumir q nao estou acreditando.A esposa nao sabe q eu estou grávida a família dele (mãe ,irmãos dele)ninguém sabe da minha existência e nem tão pouco q ele vai ser pai….isso ta me entristecendo de uma forma q nao sei explicar.em fevereiro minha filha nascer e eu tenho q resolver essa situação.Por favor me ajuda

  9. Oi tenho 22 anos e quase 5 anos estou ficando com um cara ele é mais velho , quando agente se conheceu ele era solteiro ,mais quando já tinha um anos que agente estava junto ele conheceu outra pessoa é hj eles estão casados e teve uma filha , e nois continua ficando eu sofro muito com essa historia as vezes me pego triste chorando pq eu não quero aceita essa situação , ele ate fala que gosta de mim mais eu não consigo acredita nisso , sofro com essa situação pq também a 3 anos eu trabalho com ele é mesmo sem eu querer acabo ficando sabendo um pouco da vida dele e isso a cada dia me entristece mais .. Eu não sei oque fazer pra tirar ele do meu coração já tentei me relacionar com outros caras mais não deu certo sempre acabo voltando com ele

  10. Ele pode ate deixar a esposa e se casar com vc, mas da mesma maneira que ela estava com vc no motel ele ligava p a esposa dizendo que estava trabalhando e que a amava, voce se tornado a nova esposa, será tratada da mesma forma que a ex….Isto é, ele pode tocar de mulher mas a maneira como ele se relaciona será a mesma kkkkkkkk

  11. Conheci uma pessoa, começamos a sair várias vezes, e uma delas tivemos intimidades. Fomo ao Motel. Ele percebeu que foi ficando sério as nossas saídas e me contou que é casado e tem 2 filhos. Buscou outra pessoa para relacionamento porque a relação dele virou rotina. Ou seja não tem nada de novo, eles não viajam, não fazem programas a dois. tudo é em função dos filhos. Para mim, ele fez promessas de separar da esposa. Só que isto não aconteceu porque ele falou que não é fácil pelo motivo que envolve filhos menores. Quando encontrava com ele tinha que ser num motel distante da cidade para ninguém o velo com outra. Minha vida é um livro aberto e para mim não estava fazendo bem aguentar esta situação. Não ligo mais para ele, e ele parou de me procurar. Percebi que ele sumiu porque ainda deve estar casado. Vi que eu sou uma mulher de família, de respeito e não uma qualquer que aceita sair com alguém casado, sendo que sai sem saber da verdade, porque se soubesse antes, jamais sairia com ele. Vê o que você ira fazer. Vai de cada um. Ao meu ver você deveria procurar alguém solteiro, que você goste, case. Vai ser feliz ou continuar com esta pessoa que faz promessa e nunca cumpre, igual meu relato. Tenho 44 anos, estou namorando e feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *