Skip to main content
 -
Psicólogo graduado pela Universidade FUMEC, Pós-graduado em Psicologia Médica pelo departamento de Psiquiatria e Neurologia da Faculdade de Medicina da UFMG e Mestre em Educação, Cultura e Sociedade pela UEMG, tendo desenvolvido dissertação na área de Violência Contra a Mulher.

Não aguento mais sustentar meu marido. Ele não quer pagar nada. Como agir?

“Prezado Dr. Douglas, boa noite. Tenho 35 anos e estou em um relacionamento há 08. Estamos vivendo juntos já faz uns 03 anos. Primeiro moramos com a minha mãe e depois formos morar na mesma casa. Desde que passamos a dividir o mesmo teto, sempre arquei com todas as despesas. Ele nunca me perguntou sobre valores de conta, seja de água, luz, telefone e/ou cartão de crédito que usava para fazer a compra do mês. No final do ano passado ele começou a trabalhar de carteira assinada e, desde então, passei a agir de forma diferente. Comecei a exigir a divisão das despesas. Sempre que conversamos sobre isso, é uma guerra, uma discussão sem fim, um stress! Quando começamos a namorar ele sempre dizia que queria alguém para somar e, o meu sentimento, é de que estou sendo usada… Ele continua não me perguntando os valores das contas e acha que fazer supermercado é pagar conta! Não sei o que fazer! Não suporto mais esse stress pois penso que conversar sobre dinheiro deveria ser algo normal em um casamento. O certo é que a renda dos dois seja única para assim conseguirmos alcançar nossos objetivos (que não temos em comum). Obrigada!”

 

Envie sua dúvida para perguntaUAI@gmail.com   Não identificamos os autores das perguntas

 

Resposta no link logo abaixo:

Um abraço do

Douglas Amorim

Psicólogo clínico, pós-graduado em Psicologia Médica, mestre em Educação, Cultura e Sociedade

Instagram:@douglasamorimpsicologo

Consultório: (31)3234-3244

www.douglasamorim.com.br

 

Basta clicar para visualizar a resposta!

32 thoughts to “Não aguento mais sustentar meu marido. Ele não quer pagar nada. Como agir?”

  1. Vai aguentar tudo isso só por causa de pica? Ah, para! Se ele nao tá gastando com voce, ta gastando com alguma kenga na rua.

  2. Bom dia, sou viúva a 6 anos e meio e recebo pensão por morte do meu marido, meu atual Mário tenho 6 anos que to com ele morando tem 4 anos e meio enfim eu ganho mais que ele, ele ajudar na despesa de casa de com 700,00 reais moramos no meu apartamento que comprei financiado antes de mora com ele, enfim ele ajudava com 700,00 nas despesas de casa de Fevereiro para cá ele parou de ajudar em casa não tá dando nada trocou de carro e tá apertado o que ele diz e não ajudar com nada eu to arcando com tudo, sendo que o carro que ele trocou colocou no nome da mãe dele e não tá ajudando em nada, ele diz nem dou despesas dentro de casa saiu de manhã para trabalhar só chego à noite enfim comecei a conversar dizendo que não tá certo e quando toco no assunto as brigas começa digo que nenhum homem faria o que ele tá fazendo troca de carro e para de ajudar nas despesas de casa, ainda ele pretende comprar um apartamento para ele financiado é uma moto e não quer ajudar em casa em maio disse que dessa forma eu não queria mais ele pedir para eu esperar 3 meses e disse que ia ajudar com 300,00 reais quando falei com ele que em Agosto ele voltaria a ajudar novamente com os 700,00 ele disse não tenho nem faça contato to apartado não tenho coloque a mão para o céu que to dando ainda 300,00. Ai a briga começou e tudo que eu falo que questiono em relação a ajudar em casa ele diz que eu estou humilhando ele.

  3. O meu eu conheci a exatos seis meses. Em um mês ele veio morar comigo porque onde ele morava situação era precária e havia muita violência. Trouxe ele pra morar comigo. Logo ele deixou o trabalho com o pai e passou a depender de mim cem porcento. Até pra pagar a pensão da filha dele. Ele cozinha, limpa, cuida de mim que sofro de depressão, é carinhoso comigo mas não trabalha. Quando reclamo de qualquer coisa ele se irrita e é grosseiro comigo. Passa na minha cara que eu já fui grosseiro com ele também, eu nem me lembro disso. Eu sou americano e estou esperando sair o visto dele para levá-lo para os EUA. Mas tenho tido minhas dúvidas se ele vai se dar bem lá ou vai virar um peso pra mim. Estou pensando em acabar o relacionamento. Até porque antes dele eu limpava, cozinhava e tinha vida social. Sem a ajuda de ninguém.

  4. Nossa gente já estou nesta situação ha alguns anos, ate entao ele ganhava menos e com isso nao dava p dividir por igual, ate dava mas a disculpa q ele iria ficar duro sem nada entao a fatia maior sempre sobrou pra mim, ele ja ficou varias vezes desempregado e eu sempre segurando a situação , nao lembro qdo q ele sozinho sustentou a casa, pq nunca fez isso, desde 2020 q estou trabalhando home e resolvemos a voltar a trabalhar na area do credito..ele nao faz mais nada..tudo eu…eu atendo, eu tenho q pagar as contas, tenho q cozinhar e tbm quer q eu limpe a casa e ele nada….hj estou eu aqui pensando como as vendas esta ruim temos q pagar as contas do mes e ele bem na boa assistindo tv…..q vontade de sumir e me separar pqp

  5. Também vivo assim. Casada faz quase 7 anos e sou eu quem banca as despesas da casa. Meu marido não quer arrumar emprego. Isso é muito desgastante, pois só eu fico com o ônus do casamento.

  6. Minha situação é diferente. Morava com meu namorado na casa da mae dele,eu sempre trabalhei, ele não,tudo sempre por minha conta,roupa ,comida,até corte de cabelo! Eu pensava que um dia ele poderia me ajudar. Acabou que eu tive muitos problemas com a mãe dele( e olha que sempre pedi pra ele arrumar um emprego pra gente sair de lá) e fui morar sozinha,eu recebo um salário mínimo,pago aluguel,tenho minhas contas ,e ainda pago os móveis que comprei pra minha casa,tudo sozinha,ele não me ajudou com um centavo ! Hj em dia ele trabalha,vem na minha casa todos os dias ,mts vezes passo nescessidade de alimentos,ele nem pergunta como me alimento! Mas quando tem comida ,nossa ,ele se esbalda ! As vezes vou dormir com fome,ele não ,pois tem a mãe dele ! Dou graças a Deus que tenho minha mãe ,que me ajuda ,deixa eu fazer compras no nome dela no supermercado,mas eu tenho desconfiometro e pego pouca coisa ,não dura nem 3 semanas,porque não consumo sozinha né,tem o bonitão que consome tbm! Ele não é uma pessoa ruim,mas preciso de ajuda ,e se não tenho,melhor então que não “atrapalhe” . Tudo é nas minhas costas ,e ele usufrui,sabe das minhas dificuldades,e não está nem aí . Passei quase um mês sem ter o que comer dentro de casa,ontem fiz uma comprinha e preparei aquelas lasanhas que já vem pronta ,ela e o arroz ,e ele estava aqui comendo e disse “faz tempo que não como na sua casa” quase respondi , é óbvio ,pois não tinha o que comer ! Mas tbm poderá!se ele não ajuda e nunca ajudou ,nem a propia mãe ,quem dirá eu .

  7. Meu também,se bobear passa a miojo,nunca quer abrir a mao,mas se eu comprar senta na mesa e come igual a rei,nem pergunta quanto foi,e se nao tem vai na casa mae, enjoei disso e agora como fora,tbem nao levo nada o casa, mesquinha ria paga com mesquinharia,e aida passa por bonzinho.

  8. Meu também,se bobear passa a miojo,nunca quer abrir a mao,mas se eu comprar senta na mesa e come igual a rei,nem pergunta quanto foi,e se nao tem vai na casa mae, enjoei disso e agora como fora,tbem nao levo nada o casa, mesquinha ria paga com mesquinharia,e aida passa por bonzinho

  9. Arrasou , tbm estou c um encosto , somos namorados , adora quando chega final semana , vai para minha casa , come , bebe etc ….
    Mas quando vai embora nem pergunta quanto ficou a bebida e o tira Gosto e quando vou comentar fica bravo e diz que jogo coisas na cara dele .
    Mas pagar que é bom nada .
    Agora vou fazer diferente, quando chegar final de semana não fico em casa mais e se ficar vou oferecer água se tiver .
    Saco cheio dele

  10. Boa noite.
    No meu caso é o contrário sou casado a sete anos.no começo da relação minha mulher trabalhava depois que engravidou e teve nosso primeiro filho ela não quis mais trabalhar.desde o começo ela se apodera contra minha vontade de todo meu salário e cartões de crédito e débito.e tudo o que eu ganho ela pega tudo já fica com o cartão e senha na maior cara de pau sem meu consentimento conversei com ela sobre isso mas não adiantou oque ela mim disse pra eu ficar com ela tem que ser assim. Ela fica no controle de tudo até das minhas finanças e eu não fico com nenhum centavo trabalho somente pra ela como se fosse um escravo.já pensei separar divorciar mas penso no meu filho não temos casa própria pagamos aluguel e com isso se eu deixar eles não têm onde morarm

  11. Larga essa pagra correndo e arruma outro pq vc e nova seu que falar nao e facil , estou vivendo com um homem ha 12 anos , mas so agora em fevereiro estamos mirando junto, e ele continua sustentando a ex mulher escondido de mim, por isso nao tem dinheiro pra pagar o aluguel e eu ajudei esse mes nas nao ajudo mais, estou pensando em ir embora, so que ja descobri tudo e ele nega.não sei mas o que fazer

  12. Eu estou vivendo um grande problema , estou me sentindo extremamente sozinha!! Vou resumir a historia, pois e grande! Bom , estou casada a 20 anos e tres de namoro, tenho 35 anos .. namorei com 12 com o mesmo homem me casai. Tenho dois filhos rapazes .. mas que todavia ainda precisam de ajuda nos estudos.. um tem 20 e outro 19., vim para Eua faz 10 anos .. com minha familia.. para mudar o futuro de meus filhos … so que venho lutando esses anos sozinha. Pois meu marido nao trabalha e diz que nao vai trabalhar pois nao quer ser explorado de marar de trabalhar por ninguem!! So que acaba tudo sobrando pra mim ..aluguel agua luz compras ajuda para meus filhos , carro .. e ele somente paga o seguro do carro e o telefone dele.. estou me sentindo um lixo! Sendo explorada.. trabalho de domjngo a domingo … levanto cedo e ele segue dormingo… e simplismente nao faz nadaaa dentro de casa a semana toda .. e quando chego vou fazer comida.. lavar roupa .. e outras coisas.. Sinto q ele nao me ama! Pois nao posso acreditar que um homem pode deixar tudo para uma mulher fazer… sabendo ele q nao tenho focas de me arrumar nem gana de encostar nele … pois vejo que ele esta me explorando … mas eu nao sei ficar sozinha.. estou muito tempo com ele .. dai nao sei se oque estou sentido esta certo ou e que estou chatiada por bancar tudo e ele ficar em casa .. ele e um homen de 56 anos … tem saude mas parece ate q nao tem!!! Me sinto seca ,, pois ele acabou com meus sentimentos unica coisa q tenho vontade e de chorar … Ate falar q nao me ama mas ja falou… Agora ele usa o argumento de quando peço ajuda financeira, e dizer q esta duro!!! Mas esta por opcao..ALGUMAS VEZES TENHO Q POR DINHEIRO NA CONTA DELE , pois se nao ele nao declara imposto aqui e meus filhos nao tem ajuda escola … e tambem deposito dinheiro tambem para pagar meu pedagio q cai na conta dele.. porfavor .. estou completamente perdida .. e muito triste com tido

  13. Podemos dividir sim… JUSTO!!!
    mas os caras querem explorar as mulheres! Quem tem filho barbado é gato. A minha tem 5 anos e meu marido não compra uma bala pra ela e ainda quer moradia de graça… não aceito de jeito nenhum. Ou me ajuda ou vaza.
    Eu compro minhas coisas sim… pq trabalho!
    Se for pra sustentar mamão, fico sozinha que dá maiores resultados

  14. Desculpa te responder a altura… mas eu prefiro viver sozinha do que viver com um LIXO enchendo o saco e ainda explorando. Meu marido tbem é assim… acha que não tem que fazer despesas da casa, que posso só fazer uma comprinha de R$ 300,00 e tá passando de bom. Ele que não arca com minhas despesas direito não pra ele ver, coloco ele na rua pq a casa é minha e ele só quer explorar. Se o mercado está escasso para as mulheres, imagina para os homens? Vcs estão pegando é o boi por encontrar uma mulher que queira crescer com vcs. Mas vem explorar não pq o chute come feio

  15. Mulheres q comentaram aqui tem o meu apoio. Acho q deveria sim ser dividido. Se o marido se propõe a pagar tudo blz mas o mundo gira e uma hora ou outra a corda aperta e acostumar um cônjuge como se fosse mais um filho é briga na certa.
    Tenho passado por isso.
    Mulher trabalha, gasta o dinheiro todo só com ela mesmo e não compra nem um pão p ajudar. E só faz conta em cima de conta. E ainda fala q tem contas a pagar.
    Temos uma loja de moda íntima juntos e sempre leva coisas p casa sem querer pagar e escondido.
    Ando estressado com isso me sentindo um idiota.
    Não me importava em pagar as coisas mas nunca colabora com nada e cruza os braços. Mas não falta o dinheiro p cabelo e nem p as roupas e o esmalte.
    E ainda quando questiono das pçs q acho na gaveta dela q pegou sem e avisar nem nada ainda mente na maior cara de pau.
    Sempre levo p sair e comer fora, pago tudo sozinho. Dou presentes fora de época tbm e parece q virou obrigação.

  16. Nao estou suportando mais minha relaçao. Tda vez que vou dizer sobre divisao de contas… aff….. Ele paga somente o condominio e raramente faz uma compra de mantimentos para casa. Ele alega que sou gastona, e que se eu fosse mais organizada… nao teria que pedir divisao de contas…. e q ele se preocupa com oq vou fazer com o resto do q me sobra. Disse que mal fica em casa e q essas contas sao minhas. ( Ele veio morar comigo a 2 anos) Não suporto mais, e tdo vencimento de contas, fico insuportavel, e remoendo.

  17. Vivo assim aproximadamente 7 anos .pagavamos aluguel dividirmos somente a despesa do mesmo, o resto sempre sou eu como ele eh autónomo as vezes tem outros não ..ultimamente não tem renda nem pra cortar cabelo , tudo em cima de mim,tivemos que voltar morar com meus pais principalmente depois que engravidei. É muito difícil ele ja tem 50 anos ” deixou a vida me levar ” não consegue emprego carteira assinada. Mantenho sozinha as despesas. Esta situação eh muito estressante pra mim se eu o deixar não vai ter nem onde morar sei que um bom pai ,e carinhoso, porém muito despreocupado.

  18. Prezado dr. Douglas, seus esclarecimentos foram muito importantes para mim. Muitas mulheres vivem esta mesma situação e custam muito a se darem conta… muito triste… O assunto é muito sério. Parabéns pelo seu trabalho e excelência das suas orientações. Muito obrigada.

  19. Meu marido, ajuda raramente na despesa de mercado. Ele paga o aluguel, a energia e descontado em serviço que presto a ele dentro do valor da fatura de energia, mas eu pago tambem as prestaçoes de dois terrenos que corresponde ao nosso aluguel. Entao até ai empatamos, porem ele nao da dinheiro para despesas da casa, alimentaçao, moveis etc, e nem me da presente, ou seja uma vez em cada dois anos. E toda vez que ele precisa de dinheiro em empresto , mas e um custo para receber,tenho que cobrar, para ele pagar, ele até paga, mas nunca no dia que e falado que pagaria, tenho que ficar cobrando é isso ai que gera muitas brigas. Nos damos muito bem. Mas quando o problema e dinheiro, muda tudo, as brigas começa, sempre o problema e dinheiro. Ele paga os funcionarios dele em dia, sempre e correto com os de fora, mas aqui dentro de casa, ele nao é. Como devo resolver isso? Ja estou cansada!

  20. Aqui, não deixe de pagar a TV a cabo dele, Estamos em pleno Brasileirão, a cerveja com este frio, não precisa ser muito gelada, o tira gosto frito na hora, uma almofada pra ele colocar o pé e silêncio, não conversar na hora do jogo. kkkk. Falando sério, pica o pé no cara, tá esperando o que?

  21. Olha, eu acho justo da forma como está agora. A grande verdade é que está faltando homem no mercado e, só pelo fato de você ter um, acho que é motivo suficiente para você aceitar a situação e parar de encher o saco dele antes que ele resolva te largar e te deixar abandonada e sozinha. Pare de reclamar e ajoelhe em pregos para agradecer por ter um homem.

  22. Terminei um relacionamento a pouco, por esse motivo, minha ex ganhava 10% do que eu ganho, não deu certo.

  23. De todas as opções não se falou da principal, FIQUE COM SUA LIBERDADE E SUA VIDA, MANDE ESTE INDIVIDUO SAIR DA SUA VIDA, logo logo, vc está cheia de filhos, e criando tudo sozinha, e no mais , ESTÁ NA HORA DAS MULHERES ACORDAREM, princesa no amor, isto não existe mais, amanha ou depois vc arranja um cara legal e de responsabilidade, pois neste momento, vc está sendo a amélinha da historia, VAI EMBORA E COMEÇE SUA NOVA VIDA SOZINHA. Conselho de um homem.

  24. Com essa crise no país e tem homem explorando de mulher, foda, independente da crise nacional, a questão é que um tem que ajudar o outro, homem que fica dependendo de mulher é horrível, isso desanima qualquer casal.

  25. Acho importante arcar de forma proporcional. E você terá que se reeducar para dar tempo e aceitar o tempo dele com as contas. Por exemplo, pare de comprar coisas que ele usa ou gosta na compra da casa. Quando ele convidar para sair, deixe ele pagar. Pague só sua parte. O mesmo serve quando forem no supermercado. Combine quando podem ir no supermercado e que ele ajudará a pagar. Pagar depois , reembolsar é estresse na certa! Saia e compre próximo ao dia que ele recebe. Enfim, você precisará frear um pouco.

  26. Mete o pé na bunda logo, qdo seu dinheiro acabar é isso que ele fará com vc, aconteceu isso comigo, perdi tudo até minha casa!

  27. Como dizia minha avô “ENQUANTO EXISTIR CAVALO, SÃO JORGE NÃO ANDA A PÉ” . Tira esse encosto da sua vida mulher. Desapega e vai encontrar alguém que soma e não alguém que sugue.

  28. Querida amiga, passei pela mesma situação, mas muito aos poucos estou conseguindo contorná-la. Claro, cada caso é um caso, mas vou te contar como foi o meu: desde o namoro eu banquei tudo, até porque ele estava desempregado. Pouco antes de nos casarmos, ele conseguiu emprego, ganhando 10% do meu salário e, por ganhar tão pouco em relação a mim, ficava com o salário todo pra ele e o meu era todo gasto com nós dois. Eu tentava com ele participasse das despesas de forma proporcional ao salário para que ele sentisse a responsabilidade de contribuir e não se acomodar, mas todas as conversas foram tensas e eu acaba deixando pra lá. Até que isso foi me esfriando e, sem perceber, fui me afastando, me retraindo….. até que ele percebeu e me chamou pra conversar. Partindo do desejo dele de conversar comigo, conseguimos dialogar sem brigas. Tomei o cuidado de expor a situação de forma a não reativar a agressividade dele ao tocar no assunto, ne? rs até que pedi que ele arcasse com pelo menos água e luz. Tirei do débito automático pq ele entregava o dinheiro pra mim como se estivesse me “dando” grana. E tb para ele aprender a ter responsabilidade em pagar contas, respeitando o prazo de vencimento. Sei que ainda falta muito, mas já foi uma vitória. Espero que vc tb tenha sucesso! Um abraço,

  29. minha filha!!! acho tão fácil resolver seu problema… larga tudo que esta fazendo, fica em casa de pernas pro ar e deixa cortar tudo, das duas uma, ou ele paga ou vaza da sua vida e você retoma a normalidade. pense bem… a vida é muito curta para perder tempo com pessoas que só sugam, estamos numa situação nacional em que tudo tem que ser juntos ou bem separados. tenho dito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *