A história de Operação Cerveja é tão absurda que só poderia ser real

Depois de cometer o duvidoso Green Book (2019), que levou três Oscars mesmo sem ser bom, Peter Farrelly optou para outra história real, desta vez deixando o dramalhão de lado. Operação Cerveja (The Greatest Beer Run Ever, 2022) é baseado no livro de memórias do próprio protagonista, talvez o mais burro da história do Cinema. Corroborando a ideia de que ser patriota é acreditar em tudo o que é divulgado pelo governo, o sujeito achava que devia levantar a moral dos amigos combatentes na Guerra do Vietnã. E resolveu fazer isso levando cerveja para eles. No Vietnã. Em guerra.

Em 1967, americanos morriam aos montes em um país desconhecido por eles com a justificativa de estarem lutando contra o comunismo. E o americano médio acreditava piamente nisso, afirmando que os mortos eram heróis que defendiam o estilo de vida de todos. Um desses, que ficaram nos EUA e recebiam a notificação dos amigos mortos, era John “Chickie” Donohue (Zac Efron, de Chamas da Vingança, 2022), o típico perdedor: morava com os pais, dormia até tarde por ter bebido muito na véspera e tinha um emprego incerto que pagava mal.

Vendo a irmã (Ruby Ashbourne Serkis, de O Paraíso e a Serpente) protestando junto aos hippies, Chickie entendeu que deveria fazer algo para mostrar sua gratidão aos amigos, que lutavam por ele e demais. Para isso, encheu uma sacola de latas de cerveja – a tradicional norte-americana Pabst Blue Ribbon – e se alistou para um trabalho num navio cargueiro que ia para Saigon. Com a desculpa de estar trabalhando, ele aproveitaria para dar uma escapada e achar os vizinhos. Numa zona de guerra.

É interessante perceber que o cidadão norte-americano não tinha a menor ideia do que estava acontecendo no Vietnã, muito menos da gravidade do conflito. Acreditavam em tudo que o presidente Johnson (ou algum general) dizia na televisão. Nada muito diferente do que acontece hoje no Brasil ou em outras partes do mundo. Compra-se as versões oficiais, como se as autoridades fossem mitos incapazes de errar. Para Chickie, foi necessário sair de sua casa e ver o que de fato acontecia lá fora, para constatar que se tratava de um banho de sangue.

Partindo de uma premissa absurda (apesar de real), Farrelly e equipe conseguem construir uma jornada bonita, mesmo com alguns exageros. O personagem de Russell Crowe (de Thor: Amor e Trovão, 2022) é o único, dentre os mais relevantes, que não existiu, resumindo outras figuras com quem Chickie se encontrou e até servindo como seu guia, uma espécie de Virgílio pelo inferno da guerra. De resto, o filme bate certinho com a história narrada no livro (coescrito por Joanna Molloy). O tipo vivido por Bill Murray, numa ponta bacana, também está próximo da realidade. Difícil acreditar que alguém seria tolo o suficiente, mas acabamos nos afeiçoando por Chickie.

Chickie, no meio, deu entrevistas com seus amigos ex-combatentes

Sobre Marcelo Seabra

Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é atualmente mestrando em Design na UEMG. Criador e editor de O Pipoqueiro, site com críticas e informações sobre cinema e séries, também tem matérias publicadas esporadicamente em outros sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro, no Rock Master e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena.
Esta entrada foi publicada em Adaptação, Estréias, Filmes, Homevideo, Indicações e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para A história de Operação Cerveja é tão absurda que só poderia ser real

  1. Fernanda disse:

    Nossa, eu não consigo imaginar essa história de tão louca, vou ter que conferir na Apple!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *