Você Nem Imagina atualiza Cyrano na Netflix

por Marcelo Seabra

A peça francesa Cyrano de Bergerac, escrita em 1897 por Edmond Rostand, já teve diversas adaptações para o Cinema, sendo literais ou tomando certas liberdades. Uma nova produção distribuída pela Netflix se afastou o suficiente para nem precisar citar a fonte, mas a inspiração é óbvia. Você Nem Imagina (The Half of It, 2020) leva a trama para uma escola americana, onde um atleta se apaixona e não sabe como conversar com a menina. Até ter a brilhante ideia de pagar outra colega mais esperta para ajudá-lo.

Ellie Chu (Leah Lewis) é a estudante que passa batida pelos demais, mas é notada pelos professores. Inteligente e dedicada, e invariavelmente falida, Ellie faz diversas tarefas escolares para quem paga por isso, podendo ajudar o pai com o dinheiro levantado. Ela chega a fazer seis vezes o mesmo dever, o que exige uma criatividade sobre-humana e a coloca na mira da professora. Paul Munsky (Daniel Diemer) é um jogador de futebol americano bonzinho, mas pouco articulado, que inventa de se apaixonar pela linda Aster Flores (Alexxis Lemire), namorada do popular Trig (Wolfgang Novogratz) e filha do diácono local.

Para conseguir conquistar Aster, Paul pede ajuda a Ellie – e paga por isso. Aí, começa o velho esquema Cyrano, com uma pessoa escrevendo e a outra mostrando a cara. É onde aparece o talento da diretora e roteirista Alice Wu (de Livrando a Cara, 2004), que lida com a situação de forma bem espirituosa. Paul chega a conversar cara a cara com Aster, mas através de mensagens de celular, alegando ser tímido. Aster, muito interessada em cultura geral, pinta e lê livros dos quais Paul nunca ouviu falar, o que Ellie tira de letra.

Brincando com os clichês usuais de escola americana, Wu os subverte habilmente, trocando características entre eles para fugir de obviedades. Quem não tem facilidade com um assunto não é necessariamente burro, tendo aptidão em outra área. Paul, por exemplo, fica perdido em meio a livros e filmes, mas é um cozinheiro de mão cheia. Ellie acha fácil falar por outros, mas tem certa dificuldade quando a envolvida na história é ela própria. E a “inalcançável” Aster nos pega de surpresa ao afirmar ser “apenas uma garota”.

Com sequências sensíveis e momentos engraçados, Você Nem Imagina é uma grata surpresa na programação da Netflix, em meio a bombas inenarráveis despejadas lá todos os meses. O elenco, jovem, conta com filmes obscuros ou episódios pontuais de séries no currículo. Apesar da pouca experiência, mostram maturidade e podem estar no começo de uma carreira memorável. Wu, 16 anos após a primeira incursão, volta a escrever e a dirigir um longa e atinge um resultado bem acima do corriqueiro. É outra que está no caminho certo, atingindo um público mais amplo e marcando um gol no quesito diversidade.

O elenco é simpático e competente

Sobre opipoqueiro

Marcelo Seabra - Jornalista e especialista em História da Cultura e da Arte, é o criador de O Pipoqueiro. Tem matérias publicadas esporadicamente em sites, revistas e jornais. Foi redator e colunista do site Cinema em Cena por dois anos e colaborador de sites como O Binóculo, Cronópios e Cinema de Buteco, escrevendo sobre cultura em geral. Pode ser ouvido no Programa do Pipoqueiro e nos arquivos do podcast da equipe do Cinema em Cena. Twitter - @SeabraM
Esta entrada foi publicada em Estréias, Filmes, Homevideo, Indicações e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *