Presidente usa rede nacional de rádio e TV para atacar a imprensa, governadores e remar contra o próprio governo
Eu tenho escrito, até com relativa frequência, que não sei — nem ninguém sabe — o que é melhor: se destruir a economia e salvar vidas no presente, com o risco de causar muito mais mortes no futuro, em decorrência de uma brutal depressão econômica, ou se amenizar os impactos econômicos e enfrentar a morte de milhões de habitantes por todo o planeta (e não serão milhões de velhinhos apenas, não).
O mundo desenvolvido adotou uma estratégia; o isolamento domiciliar parcial ou total. Um único país, os Estados Unidos da América, ainda não tem posição rígida formada a respeito. Donald Trump, nesta terça-feira (24), deu sinais de que pretende “reabrir os EUA” após a Páscoa, em abril. Todas as demais nações desenvolvidas — e praticamente todas as outras ao redor do mundo — têm seguido a orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde) e adotado a quarentena como medida de contenção.
Estamos todos navegando às cegas. Não há manual de instruções. Particularmente, e já disse isso mil vezes, não consigo formar uma opinião definitiva. Seu eu fosse um governante e tivesse que escolher entre a letra A e a letra B, renunciaria e iria chorar na cama, pois não teria coragem de condenar à morte qualquer mísera alma, ainda que meu “feeling” me dissesse: a economia salvará mais vidas do que o confinamento.
BOLSONARO
O bom da internet é que ela não nos deixa mentir. Ao contrário. Ela prova quando outros mentem sobre nós. Não só votei em Jair Bolsonaro, no segundo turno, como fiz campanha a favor. Era ele ou o PT. E não me arrependo nem por um segundo da minha decisão. Fico imaginando, por exemplo, Lula, hoje, como ministro-chefe de Fernando Haddad e, sei lá, José Dirceu, como ministro da saúde (poderia ser a Dilminha também).
Vocês não irão encontrar um único texto meu enaltecendo a pessoa Jair Bolsonaro, mas encontrarão dezenas deles retratando exatamente o que ele é: tosco, psicopata, despreparado, desqualificado etc. Por outro lado, encontrarão também dezenas de textos elogiando o governo Bolsonaro, apesar do… Bolsonaro! E dos Bolsokids, igualmente alvos de severas críticas minhas.
Aliás, sobre o governo, continuo com a mesma opinião. É muito bom! O ministro da saúde, Henrique Mandetta, é mais um que prova isso. Como são Paulo Guedes, Tarcísio Gomes, Sergio Moro, Tereza Cristina e tantos outros excelentes quadros (o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, é um monstro de capacidade!!).
Não sei se Jair Bolsonaro está ou não certo em insistir no relaxamento do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus através da paralisação do País. Aliás, qualquer que seja sua decisão, estará certa e errada. Ou melhor, estará errada. E é preciso muita coragem para apertar o botão, qualquer que seja ele. Jamais me verão criticar ou condenar o presidente por isso. Ao contrário.
REDE NACIONAL
É inegável o despreparo intelectual e emocional do presidente Bolsonaro. A maneira errática e beligerante com que vem se comportando nos últimos dias beira a insanidade mental. Começo a me perguntar se não têm razão, alguns amigos meus, que me dizem se tratar de método, visando uma cisão tamanha na sociedade, que o caminho acaba sendo uma ruptura democrática. Não seria a primeira vez na história mundial em que um autocrata lunático tenta unir a nação contra um inimigo externo — neste caso o “vírus chinês” — atropelando as instituições.
O discurso em rede nacional desta noite entrará para a história como uma das maiores infâmias já vistas neste triste Brasil, que já viu quase tudo. Numa dicção de fazer inveja a Dilma Rousseff, Bolsonaro balbuciou frases talvez tiradas das maiores barbaridades já imaginadas por seu guru Olavo de Carvalho.
Encontrou tempo para se vangloriar da própria forma física, atacar a imprensa, como de praxe (tem razões de sobra para isso, mas em outro momento e jamais usando cadeia nacional de rádio e TV) e investir contra uma das personalidades mais decentes do País, o doutor Drauzio Varella, por conta de um vídeo antigo, precipitado e já admitido como engano pelo médico e comentarista de televisão.
Numa hora tão dramática e séria; num momento de tantas incertezas e dúvidas; em dias tão angustiantes assim, tudo o que não precisávamos era de um líder investido de rancor, ignorância, discórdia e negação absoluta da realidade dos fatos. Pior. Um presidente que desautoriza todas as iniciativas e determinações do próprio Ministério da Saúde. Um perfeito egocêntrico desqualificado.
O FUTURO
Sinceramente, eu não sei o que pretende este senhor, mas sei que o caminho que escolheu é o pior de todos. Igualmente não faço ideia de como irá se comportar a população. Imagino que conflitos judiciais virão aos montes, pois prefeitos e governadores discordam da posição do presidente da República.
Se o Brasil afrouxar sobremaneira as medidas atuais, colecionará cadáveres em pencas. Como irá reagir a sociedade diante de corpos empilhados, só o futuro dirá. Mas como irão reagir o presidente e os outros Poderes, todos já sabemos. O conflito é claro. Só nos resta torcer para acabar de uma forma menos pior, porque problema é o que não nos falta hoje em dia.
Pandemia, mortes, recessão, convulsão social, violência, sociedade dividida… Um prato cheio para tentações autoritárias e nem um pouco democráticas. Mas, se querem saber? Se é isso mesmo que este sujeito está tentando fazer, irá quebrar a cara. Para apoiar um golpe, as Forças Armadas precisariam ter um ditador que preste. A não ser que Bolsonaro seja apenas um mero Cavalo de Troia, se é que me entendem.
Caramba! Já bastava o coronavírus para me tirar o sono.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Diante de qualquer sofrimento, o trabalho é o nosso melhor caminho de libertação.
Estamos apoiando Presidente Jair Bolsonaro.
Nao da pra trabalhar quando se esta morto.
Fora BOzo! E leve junto o PG!
Kara!! Nunca vi tanta besteira!! Vá prá cuba que o pariu seu troxa de mer..da
Quem consegue governar um país mansamente, estando rodeado e atacado dia e noite por representantes do quadrilhão, com rabos presos pela senha eletrônica (13 + alguma coisa) que deixaram o poder quase sem votos por terem ficha suja ou beneficiados com recursos e proteção togada para fugir da justiça?
Maledicências e intrigas , vaidades e presunções , calúnias e boatos, despeito e descrédito, inquietação e medo, pensamentos deprimentes e tentações, nascem e se alimentam durante hora vazia.
XÔ 13!
A favor do Presidente Jair.
A favor da pandemia? Boa sorte!
Pesquise Juiz de Fora. Vá à Casa de Caridade de Carangola, aí pertinho. Procure se informar antes de explanar suas fake news, Bolsomínion.
Ricardo Kertzman
Limparam nossos comentários?
Ultimo comentário:
FAVOR RESPEITAR o Presidente Jair!
APÁTRIDA!
Brasil é sua pátria adotiva!
O "presidente jair" nao nos respeita, nao respeita a VIDA HUMANA.
FORA SEU JAIR!!!! SUA CASA CAIU!!!!
Kara!! Nunca vi tanta besteira!! Vá prá cuba que o pariu seu troxa de mer..da
O "Presidente Jair" JÁ ERA!
Vai ficar sozinho no picadeiro.
O nosso Santo Papa Francisco convocou a todos a rezarem o pai nosso hoje às 18:30.
Concordo que em algumas falas, o Presidente deveria antes consultar os seus ministros, pois conforme é de conhecimento de todos, o mito se expressa sem querer agradar a gregos e troianos.
Sou Bolsonaro, pq ele conseguiu montar o melhor ministério de todos os tempos, sem aquele famoso toma lá dá cá.
Pegou o País quebrado e não é este vírus que irá derruba'-lo.
O ministro Queiroz é mestre no "Toma lá dá cá"
Ministro???
Tá sonhando???
Acorda petersssssssssss !!!
Corrrigindo: tesoureiro kkk
Na minha opinião, é melhor sozinho no picadeiro, do que enjaulado !!!
Lembro e acesso as postagens da época da eleição e antes. Lula e Dilma sendo devidamente destroçados e os apoiadores do Jair te cobrindo de elogios.
"Tempo, tempo, tempo, tempo".
E, não posso deixar de notar as semelhanças, o mesmo aconteceu com o Reinaldo. Hoje nem comentários mais há.