Publicidade

Categories: blogueiros

Apenas no nordeste o PT ainda resiste. É preciso integrar a região ao Brasil

Vencer a extrema pobreza e a falta de educação no norte e nordeste do Brasil é a chave para derrotar o PT e levar o progresso à região

Há ininterruptos 18 anos viajo com relativa frequência para o norte e nordeste brasileiros. Conheço todos os estados (exceto Amapá), as capitais e dezenas de cidades do interior.

Há regiões paupérrimas, de derreter o mais gélido dos corações. Há bairros, em grandes cidades, ricos como os de quaisquer outras capitais Brasil afora.

O nordestino típico é dos brasileiros mais amáveis que conheço. Igual, talvez, os “caipiras” de Minas e do interior de São Paulo. Sempre um sorriso e um cafezinho passado na hora a nos receber.

Juntos, norte e nordeste representam 34% dos eleitores do país. Dos dez estados mais pobres e com menor IDH (índice de desenvolvimento humano), dez são das regiões.

Somem aí o norte de Minas (o estado é o segundo maior colégio eleitoral do país) e terão uma massa de 55 milhões de eleitores aptos a votar.

Este mini mapa eleitoral (N/NE/NMG) vem decidindo as eleições em favor do PT há pelo menos 12 anos. Se nas demais regiões houve equilíbrio, nestas não.

Neste primeiro turno de 2018 não foi diferente. A novidade é que Jair Bolsonaro conseguiu números importantíssimos nas principais capitais. Isso pode ser decisivo.

Outro ponto é o índice de abstenção. Recorde este ano, tenderá a aumentar nos estados em que não haverá segundo turno para governador. Sorte de Bolsonaro.

Há uma lógica no voto do nordestino que o resto do Brasil precisa entender. Não é por serem “pobres, analfabetos, preguiçosos, etc“, como vociferam alguns.

Falamos de uma região em que a vida possui um outro significado para a grande maioria. Falamos de uma gente que não vive, apenas sobrevive.

Falamos de famílias que não conhecem um vaso sanitário ou caixa de esgoto. Que hidratam-se com água de cisterna e que jamais experimentaram comida industrializada.

Falamos de uma gente não apenas pobre, mas de brasileiros “à parte” daquilo que conhecemos como cidadania e direitos. De quem não consegue sequer compreender a própria existência.

A perda de filhos ou pais ou companheiros é trivial. Algum de vocês consegue imaginar o mesmo? A desesperança é tão forte que chega a roubar os poucos ímpetos de vida.

A parcela que vence esta realidade e consegue viver em cidades médias ou grandes carrega consigo a dor e o sofrimento dos dias passados. A revolta é um componente da vida.

Eu sei que a culpa não é sua ou minha, ou mesmo dos nordestinos e nortistas afortunados. Sabemos que são as oligarquias políticas as verdadeiras culpadas.

Sabemos o que os Sarneys fazem no Maranhão, os Calheiros em Alagoas e os Gomes no Ceará. E ficamos mesmo muito irritados de pagar a conta da roubalheira deles.

Mas é preciso entender que o Brasil é assim mesmo. Que o Brasil é um só. Com suas dádivas e suas mazelas. Somos um povo, ainda que divididos por tantas características distintas.

O norte e o nordeste não precisam da nossa raiva. Não precisam do nosso preconceito. Precisam do nosso abraço, do nosso apoio, da nossa ajuda.

Precisam descobrir que Lula e o PT representam, sim, o mal. Que ninguém irá lhes tirar o Bolsa Família ou cartão do SUS. Que há um país inteiro livre dos trastes que lhes aprisionam.

Precisam acreditar que não devem favor algum a político nenhum. Que não recebem nada de ninguém e que tudo, ou melhor quase nada, é um direito seu, não caridade de coronel.

Em suma, norte e nordeste precisam de “mais Brasil“. E se você quer mesmo ver findo o ciclo lulopetista no poder, deveria acolher, não separar. Ensinar, não ofender.

Não #somostodosnordeste porcaria nenhuma! Somos #todosbrasileiros. Unam o país e o PT acaba!

Leia mais.

 

Ricardo Kertzman

View Comments

    • Nordeste, onde um povo sofrido vive de esmolas. `O meio mais fácil de ganhar eleitores e dando esmolas, bloqueando empregos e desenvolvimento.
      O PT sabe fazer isto muito bem e se manteve no poder ate hoje COM ESTA ESTRATÉGIA.
      UMA COISA È CERTA :
      ONDE O PT COLOCA O DEDO.......... APODRECE

  • Olá Inundado, ontem, enquanto Belo Horizonte era inaugurada a fina flor da nascente República passeava freneticamente na Rua do Ouvidor. O Coronel Treme Terra com sua matadeira triturava os "fanáticos do broco" Conselheiro no Sertão da Bahia. Aquele fato rendeu uma das mais belas obras de nossa literatura. Nela Euclydes da Cunha dá o fecho da Trôade com ...eram quatro estropiados, sendo dois velhos e uma criança na frente dos quais rugiam furiosamente quatro mil soldados (...) Com efeito, tirante o episódio da bravura da Silva Teles o que tivemos ali foi o Brasil Oficial massacrando, rindo e escarnecendo do Brasil Real (seria coisa mais clichê rico rir de pobre). Canhão Krupp versos espingardinha de carregar bela boca; alça de mira calculada por engenheiro versos mira demorada do jagunço no meio da moita de espinhos; botas e cantil metálico versos pé descalço e restos de enxada. Praticada a covardia os soldados voltaram à capital e lá não tendo casa subiram aos morros construíram barracão de latas e deram o nome de favela.
    Passado 120 anos a Rua Oscar Freire fervilha, seus frequentadores se exibem nos bólidos e outras quinquilharias, isso quando não vão a meca da feiura e breguice, mais conhecida como Miami e continuam fazendo gozação com os nordestinos. O Conselheiro é um personagem histórico, outro nordestino foi sequestrado e, para não concorrer e ganhar as eleições fica mantido numa caixa de Concreto já bem próximo ao Paralelo trinta. Saltamos do Coronel para um ex-Capitão que dublê de Deputado passou trinta anos incógnito - sem cheirar ou feder - como melhor exemplo de ator baixo clero, mas irrompe através do mundo virtual, arrebanha milhões e periga vencer uma eleição.
    Seu principal mote é o ódio e o preconceito e a incapacidade de admitir o dissenso, logo, nem cheiro de democracia e ainda por cima quer atribuir a conta aos nordestinos (que obtiveram algumas melhorias justamente no governo do homi que resta aprisionado). Por isso, não ha outra conclusão, é a ironia somada a perversidade ao quadrado. Sorte, Saúde e Sabedoria.

  • Concordo,
    É inadimissivel e vergonhoso que o estado com o 3o maior PIB do país tenha uma região tão pobre como o Norte de Minas, principalmente vale do jequitinhonha.
    A resposta para tudo se chama educação.
    Um povo ignorante vai ser sempre manipulado...
    Democracia em país onde o povo não tem educação é um prato cheio para os corruptos...
    Não imagino que isso possa melhorar nos proximos 50 anos(sendo bem otimista).

    • Perfeito, Antonio. Zema ou Anastasia deveriam considerar prioritário o desenvolvimento do norte de Minas. Significaria varrer o PT do estado

      • Olá Distinto, é que antes do PT governar os Vales do Jequitinhonha, do Mucuri; do Ribeira; a parte Sul do RS eram prósperas e civilizadas e não exportadoras de mão de obra desqualificada!

    • Olá Antonio, temo que esteja simplificando o raciocínio, porquanto o Estado mais rico da federação, onde se concentra quase um terço onde toda riqueza (a concentração de riqueza, sempre ela), passou décadas elegendo Paulo Salim Maluf; Tiririca e agora ele o ex ator de filme da Rua do Triunfo, isso para não alongar a lista.
      Como falar de democracia representativa onde o ocupante do Palácio do Planalto tem menos de dez por cento de aprovação? Alguma coisa esta fora da ordem cósmica.

    • Disse tudo, Antônio. Diferentemente de Juscelino com seu slogan 50 anos em 5 de crescimento, o PT conseguiu a proeza e podemos dizer 13 anos em 50 de atraso! A maioria da nossa juventude foi cooptada pela esquerda, através de um ensino ideológico socialista/marxista e pelo péssimo curriculum escolar. Hoje os jovens, não sabem escrever, interpretar textos...Como dizia a chamada do Ministério da Educação do Governo petista, "Pátria Educadora", para formar verdadeiros ignorantes!

  • Blogueiro, o povo do nordeste é consciente de que - para se libertar da escravidão que sempre lhe impôs os governantes desalmados, obrigando os mais fracos a migrarem para outras regiões, especialmente SP habitado por milhões de nordestinos - é necessário votar no ÚNICO partido que lhe deu algum alento. ELE NÃO! ELE NÃO!

  • Meu prezado: nós aqui do Amapá sempre estaremos de braços abertos para recebê-lo! Será uma satisfação imensa!!

  • Você que não se julga analfabeto funcional, leia com atenção ao artigo muito informativo do colega de jornal que é totalmente alienado:

    Blog de Psicanálise
    Eu estou do lado da democracia. E você?

    • só porque você tocou na questão do analfabetismo, eu lhe chamo a atenção: "leia ao artigo" não dá, né?

      Outrossim, colega, psicanálise eu faço no consultório do Leo. Psicanálise "on line" não dá pra mim, não!!

    • Esse blogueiro militante petista é tão “democrata” que não publica comentários com críticas aos seus posts de pura militância petista!
      E chama a sua indisfarçável militância de “psicanálise”.

      • Enquanto o Ricardo assume suas posições politicas e pública até agressões à sua pessoa, o tal de Evaristo, o “democrata”, censura TODOS os comentários que apontam argumentos contrários àa suas crenças ideológico-dogmáticas, à sua indisfarçável militância comunista?

    • Democracia?
      Kkkkkkkk......
      Vai se preparando aí que em 2019 haverá mais uma Bolsa para vocês.
      "Bolsa... Naro"!!!!
      Kkkkkkkk rindo até 2200.

  • Concordo nos estamos certos e eles errados. O nordeste precisa aderir ao fascismo tambem. Brazil ubber alles! Hail Bozonaro!

  • Os Nordestinos vivem das siglas e os ladrões que os governam da grana destinadas a elas.
    - BNDES Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social foi assaltado em bilhões pelas falcatruas com ditadores amigos, dos campeões nacionais que monopolizam planos de saúde, hospitais, laboratórios, magazines em troca da roubalheira e custeio dos partidos.
    - SUDENE, criada em 1959 e responsável pelo desenvolvimento do nordeste, um vergonhoso cabidão de empregos que em 60 anos de existência, recebeu recursos incalculáveis, os aplicou e os aplica onde?
    - BA, MA, AL, PI, PE e demais Estados da região dominados há mais de meio século, representam as capitanias hereditárias modernas e mantidas em poder dos nobres governadores "bem relacionados" com os três poderes e governo federal. Isso explica a pobreza crônica do nordestino.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

4 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

4 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!