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As escolas públicas têm que acabar

O problema da educação no Brasil não é a falta de dinheiro, mas, sim, falta de capacidade gerencial e má qualidade dos profissionais envolvidos

O Estado é o inimigo. Sempre!

Lá vou eu mexer em vespeiro! Já imagino os comentários dos “vermeio”. Aliás, comentários não, ofensas. Esta gente, por falta de argumento ou mesmo de educação, só sabe xingar. O pior é que dominam o debate, a narrativa e o sistema de educação há pelo menos três décadas. Resultado: o Brasil ocupa os últimos lugares em quaisquer rankings que se queira. Ainda assim pretendem-se os donos da verdade, mas são apenas corporativistas intolerantes e incompetentes.

Vejam: a média das mensalidades cobradas por escolas particulares no estado de São de Paulo é de R$ 750, para o Ensino Fundamental I. Através do FUNDEB, verificamos que para o mesmo ensino e mesmo estado, o gasto do governo é de cerca de R$ 3.6 bilhões, em um universo aproximado de 230 mil alunos. Assim, cada aluno de escola pública custa aos cofres do Estado cerca de R$ 16 mil ao ano, mais ou menos R$ 1.3 mil ao mês. Praticamente o dobro!

Se analisarmos os resultados obtidos pelos alunos de escolas particulares em exames como o ENEM, certamente encontraremos índices absurdamente melhores que os de escolas públicas. É fácil, portanto, concluir que, se o Estado transferisse a mesma soma de dinheiro para o setor privado (financiando os estudos dos alunos da rede pública), não só garantiria melhor qualidade de educação como também atenderia a praticamente o dobro de alunos. Pergunte a qualquer pai ou mãe de estudante de escola pública se gostariam que seu filho(a) estudasse em uma instituição privada.

O Brasil investe de 5% a 5.5% do PIB em educação. É dinheiro pra chuchu! Mais que o Chile, por exemplo, apenas para comparar com um outro país sul-americano. Não há o menor sentido em o Estado ser dono de escola se não consegue oferecer um serviço ao menos equivalente ao da iniciativa privada. Por quê, então, manter uma rede gigantesca de escolas perdulárias, ineficientes e até mesmo corruptas? Por que não trazer ao ensino básico o mesmo princípio do ProUni e deixar o setor privado operar com mais qualidade?

Tal realidade não difere no sistema de saúde. Um amigo do setor, importante executivo de um hospital enorme, me disse praticamente o mesmo. Se o governo transferisse à iniciativa privada 2/3 (reparem: 2/3) do gasto atual, não haveria déficit de vaga hospitalar e certamente a população teria um nível de atendimento infinitamente superior. Mas isso é assunto para um outro post. Por ora, nos concentremos em acabar com mais este cartório do funcionalismo público, onde nosso dinheiro vai e o serviço não vem.

Leiam mais.

Ricardo Kertzman

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  • Para o próximo blog: Em 2008, Aécio Neves criou a FARMÁCIA DE MINAS, com medicamentos de atenção primária, de alto custo e estratégicos, instalada em todos os municípios mineiros. Em 2016, Pimentel como sempre fez o PT, alterou o nome para FARMÁCIA DE TODOS. A troca de cada placa custou média de R$ 4.000,00, exclusivamente para ter a cor vermelha na palavra "todos". Esses valores dariam para comprar diversos medicamentos. Hoje, na maioria das unidades faltam até medicamentos de atenção primária.

    • Impressionante que algum Mineiro ainda defenda o bandidaço do Aecinho do PÓ, acabou com o Estado, roubou, entregou, tudo que podia, só não esta preso por ter o Gilmar Mendes no supremo. Depois da casa arrombada é muito facil colocar a culpa em, quem acabou de entrar, antes do PSDB assumir o estado, disputavamos com o Rio de janeiro o segundo lugar de estado mais rico da união, olha onde estamos hoje, não foi o PT que quebrou o estado, foram estes pilantras que estão a decadas no poder dilapidando nosso estado. Ja aviso aos doentes de ódio, Não sou do PT , sou somente um eleitor realista.

      • O problema é que Aécio, Pimentel, Anastasia e o FDP que vier depois vai continuar tudo igual... não há um plano sequencial. Ninguém dá continuidade ao que funciona ou procura melhorar. Mudar, exatamente pra que? Pra alimentar a vaidade pessoal e pagar os compromissos de campanha pq, ao se trocar uma mísera placa, com R$4.000,00, R$1.000,00 vai pro bolso do político, R$1.000,00 pro partido, R$1.000,00 pra quem indicou e os outros R$1.000,00 pra quem fez a placa. Ricardo, se você fosse um educador ou alguém do Governo que entrasse com essa ideia, certamente arrumariam um jeito de te encostar, queimar seu filme pois, não interessa aos políticos a instrução do povo. Mas, como você não é, a sua ideia por melhor que seja(apesar de não conclusiva, é claro que seriam precisos ajustes e melhorias) enfim, se perderá no tempo. Amanhã, você mesmo terá que falar de outra mazela política e isso cairá no esquecimento.

    • Nilson,
      Pegando carona no assunto do texto, faltou você citar que nas gestões Aécio/Anastasia, crianças de "programas inclusivos" na escola (aquelas com algum déficit de aprendizado) eram mandadas de volta pra casa em dias de aplicação de provas de avaliação nacional. Motivo? Porque este(s) que você defendeu não queriam que as médias das notas de MG caíssem. Isto eu fiquei sabendo de 3 pessoas diferentes, todas do ensino educacional estadual, de diferentes escolas e regiões de BH. Tudo maquiado, do jeito que eles queriam.
      Abs.

    • Bom esse custo foi informado aqui, por um comentarista, não quer dizer que seja verdadeiro, digamos que ele pode ter acrescentado dois zeros, mas... de qualquer forma, mesmo considerando que todos os políticos fazem isso... concordo, não há necessidade de mudar certas coisas por vaidade ou por imposição ideológica. Eu sou petista, sou esquerdista, continuo votando no PT, mas condeno esse tipo de atitude. Mas... finalizando só pra lembrar, Temer derrubou a Dilma e mudou todos os slogans e todos os moveis do palácio, incluindo decoração mas ai... ninguém fala nada.

      • Ohhh! Acabei de dizer isso para o Nilson! Sinceramente, desqualificar ou caluniar só por não concordar não é honesto. Nunca vamos evoluir politicamente se os discursos continuarem polarizados.

  • Ô Ricardo, num boa, olha bem o que você está 'propondo'.
    Qual a chance disso acontecer? Nenhuma. Mas eu entendo, tem um turminha por ai, que adora escutar coisas impossíveis de serem realizadas e acreditar em quem diz isso.
    Desde quando algum desses desgovernos que tivemos, se preocupa com a educação?
    Quando é que vão deixar superfaturar merenda, entre outras práticas e fazer o repasse para que o cidadão pague uma escola privada para o filho? Nunca. Utopia.
    Em outros países, as escolas pública funcionam bem, na verdade, até temos algumas por aqui também, mas são pouquíssimas. Se as mesmas não são bem administradas, não significa que devemos ter melhores administradores, para que ela seja melhor gerida, ao invés de acabar com elas? Utopia também, certo?
    Políticos querem pessoas instruídas? Não. Fato.

    Vamos falar de algo mais sério relacionado a educação atualmente.

    Vou te dizer o que é a reforma do ensino médio, de forma bem objetiva:

    1 - A escolha privada continuará com todas as disciplinas;
    2 - A escola pública diminuirá as disciplinas;
    3 - O Enem ainda cobrará todas as disciplinas;
    4 - Quem vai ter acesso a universidade?

    Isso mesmo que você está pensando.

    • Já vi comentários seus onde normalmente você critica o Ricardo pelos textos (excelentes) dele. Esse seu comentário agora parece ter essa mesma pretensão, mas ao final você faz 4 colocações que só reforçam o posicionamento defendido pelo autor.

      • "Excelentes" por sempre estar certo ou "excelentes" por estarem bem escritos? Sinceramente, com esta apresentação:
        "Ricardo Kertzman nasceu em 1967. Um homem inquieto, irrequieto e inundado de sentimentos."

        Onde inquieto e irrequieto parecem combinar mais é com hater!

  • O objetivo de 'serviços públicos' é apenas justificar agressão contra terceiros para políticos poderem tomar dinheiro de pessoas honestas e transferirem para si.

    As pessoas tem que parar de acreditar que tudo isto é apenas uma falta de administração ou erro de administração. A lava-jato ai deixa mais que claro como funciona parte do esquema. O jogo é tomar dinheiro das pessoas, dizer que vai fazer algo, pagar as empresas do esquema que dizem que vão fazer e elas, simplesmente irão branquear o dinheiro e irão funcionar como uma conta corrente para políticos e partidos políticos.

    É só por isto que não funciona e nunca vai funcionar. O objetivo é justamente este.

    As pessoas conhecem a ideia de paraíso fiscal (que nada tem de ilegal), mas estão ignorando um esquema de geração superior de ocultação de patrimônio de terceiros usando falsas empresas ou falseando setores dentro de empresas. Elas figem que fazem ou fazem de qualquer jeito, enquanto o dinheiro vai para a contabilidade branqueada. Ngm vai estranhar uma Odebrecht com um caixa de 300 milhões, mas o que ngm sabe é que este dinheiro que foi roubado das pessoas via imposto, levado ao controle dos políticos, é movido das mais diversas formas legais (em geral, licitações que só estas empresas podem participar teiado por questões jurídicas), e ao receber o dinheiro, em alguns casos as empresas prestam um serviço qualquer ou fazem alguma coisa para não ficar tão evidente, mas o recurso principal vai para sua conta e fica lá a disposição dos políticos donos ou partidos.

    Uma reunião com Ministro da Fazenda é isto. É acertos a níveis de presidentes e contas de partidos políticos ou eles te caçam se vc pular do barco.

    A JBS não se tornou rica e ela não pertence a quem pertence. Ela é apenas uma conta corrente assim como várias outras. Este esquema é antigo, com décadas e as pessoas tem que entender que partidos políticos são gangues literalmente. Não é coincidência, além do esquema não estar limitado apenas ao brasil. Basta ouvir o que tiver de material aberto da lava-jato e o que afirmo será confirmado com mto mais detalhes e nomes.

    É tanto dinheiro, num roubo em tão grande escala, que não dá para acreditar facilmente. Infelizmente tbm passei por este processo.

    Excelente texto novamente e abraço a todos os milhões de leitores.

  • Raciocínio interessantíssimo! Eu nunca havia pensado por este lado. Mas supondo que o governo optasse por "terceirizar" o ensino básico e o fundamental. As mensalidades das escolas particulares não seriam (super)inflacionadas assim como aconteceu com as mensalidades de faculdades particulares e também com preços de imóveis "populares" (levando o raciocínio para outro setor), simplesmente pela lei da oferta e da demanda?

    • E dai se o governo deixar, com presos mais altos, novos concorrentes terão incentivos para entrar.

      E outra coisa. Estudo do 'ensino formal' não garante nada e é apenas para perder tempo. Mera processo de doutrinação. De tudo que se estuda, qse nada tem utilidade prática e só serve para perder tempo e prolongar a infância e a adolecencia das pessoas, para que elas não entrem logo no mercado de trabalho e acordem para a realidade.

      Assim fica mais fácil para políticos enganarem e venderem ideias que não tem sentido e só enganam que nunca trabalhou na vida mesmo.

    • Se não ferir o princípio fundamental que é lecionar, talvez, funcionasse. Mas só uma pergunta hipotética para você: Caso você tivesse que optar em estudar em uma faculdade/Universidade particular, qual seria o seu critério para a escolha? Digo, você estudaria em uma cujo o objetivo principal é o lucro (praticamente pagou formou)? Acredito que a sua resposta seria não. Ou estou errado? Agora me explique como este demente do Ricardo Kestimererrtykagari (kkkkk) pode estar certo?

  • Sr. Ricardo Kertzman, tenho seguido você é compartilhado seus artigos, por concordar com a sua opinião. Hoje não. Trabalhei no ensino público durante 30 Anos. Meus colegas professoras e professores, também trabalhavam em escolas particulares. Todos nós éramos ótimos. Nossos ex- alunos confirmam. Mas educação não é apenas professores repassando conhecimentos para alunos. É uma troca entre alunos e professores, alunos e alunos. Numa escola particular, os alunos têm hábitos que os da escola pública não têm. Se você inunda uma escola particular de alunos com hábitos diferente, tudo muda. A massa crítica, o número maior se sobrepõe ao menor. Não há professor que consiga mudar isso. Acredito que muita coisa tenha mudado depois que me aposentei. Acredito que a formação dos professores não seja tão boa, afinal eles passaram por reformas e sistemas equivocados, como a promoção automática. Eles enfrentam a ECA, que impede uma disciplina mais rígida. Existe desvio nas verbas da educação, na merenda escolar e as escolas públicas parecem sucateadas. Tudo isso atrapalha os resultados. Mas, inevitavelmente, o homem é um produto do meio, com algumas exceções.

      • Sério mesmo? Esta é a sua solução para justificar as suas ideias propostas neste texto? Ricardo, você não tem culhões para explanar sobre Educação/Ensino, o que dirá sobre política! Este seu blog, textos ou coluna é digno de um hater! Iris, queria ter tido a oportunidade de trabalhar com você. Atenciosamente.

        • "Esta é a sua solução para justificar as suas ideias propostas neste texto?"

          Chama o Lula pra traduzir essa bagaça, aí. por favor.

          Ah, e não tenho "culhões" mesmo, seja lá o que é isso. Mas tenho "colhões"!

          Viu, como até para xingar você tem de ser minimamente letrado?

    • Perfeito!! Tem muita coisa errada, fato, mas o que foi colocado é uma visão simplista da realidade, semelhante a diversas comparações que são realizadas no dia a dia onde se compara uns poucos pontos e se cria uma" verdade".

  • Não fale asneira, pois as escolas publicas oferecem merenda escolar aos alunos de graça, .Meus filhos estudaram em escola particular e eu sei os gastos totais . Não é bandeira partidária em jogo, é os milhões de crianças e adolescentes que vão para escola sem ao menos tomar um café decente . O senhor precisa conversar mais com pessoas humildes, não só aquelas das periferias , mas todas para saber qual o dinheiro que entra em suas casas e como vivem.

    • Bem, então a função da escola pública é alimentar os alunos. E eu que pensei que fosse ensinar? Me desculpe a falha

      • Sobre o seu comentário Ricardo, o discurso satisfaz somente economistas que olham os números e infelizmente você desconsidera o lado humano. Carece de mais dados para me convencer que se deve acabar com o ensino público. Gostaria de saber a média salarial dos pais dos alunos do ensino público se eles teriam condições de arcar com o lanche dos seus filhos. Faça uma conta básica, são em média 220 dias letivos ao ano a diferença entre o aluno da escola privada e pública é R$550,00 segundo seus dados, dá R$2,50 por dia a merenda oferecida pela escola, muito irrisório no meu entendimento.

    • Concordo com tudo o que disse. Mas o ponto principal é o ENSINO, e não o café/lanche/almoço que as escolas fornecem. De fato, o problema da educação é muito mais amplo que somente estudar. Mas enquanto houver essa máxima que o aluno vai SÓ pra comer, que 'tem comida, então tá bom', nada vai mudar. Aliás, faz com que as famílias mais humildes sejam ainda mais dependentes do Estado. A meu ver, alimentar pode ser considerada uma função secundária da escola, mas não podemos esquecer de sua principal função: ENSINAR.

    • Ricardo,por favor seja sensato, todos os paises do mundo desenvolvido subsidiam seus pobres e não será diferente no BRASIL. Pesquise o PIB dos paises desenvolvidos e compare com sua população, verá que nós somos muito pobres. Prá finalizar, na minha opinião o problema do ensino não é público e nem privado e sim dos aluno, pais, que deixam os filhos a deriva.Se você não sabe, existe escola particular que deixam muito a desejar e escolas públicas que são exemplos de ensino. Acima eu questionei não foi o ensino, mas os valores colocados na comparação.

  • A bem da verdade, nenhum governo, seja qual for sua cor ou bandeira, terá como plano de governo ou o mínimo de interesse possível na reformulação ou melhoria na qualidade de ensino. Quanto menos conhecimento, menos instrução, mais fácil a manipulação e o controle. Mandatos eletivos hoje são apenas fonte de enriquecimento ilícito e sem causa, são raros os que ainda pensam que o sol não nasceu apenas para eles. FHC e seus antecessores não se importaram em melhorar a qualidade do ensinos básico e fundamental no país, assim como seus sucessores também não o pretendem. O que Temer, por exemplo, ganharia com isso?! Privatizem o ensino público e todos os deputados federais e senadores darão o jeitinho de abrirem suas escolas. Nunca será conveniente para quem quer ter o poder de ditar as regras num país como o Brasil, porque um povo mal esclarecido será sempre um povo bem manipulado.

    • Tatiana, me permita um reparo: a despeito de tudo, o governo FHC foi um primor na Educação. Paulo Renato, o ministro da época, morto em 2011, foi reconhecido mundialmente por seu trabalho. O que não significa que resolveu, né?

      Abrs

    • No Ensino Fundamental I, Cristiano, conforme escrito no texto. Dados do Fundeb. No site do Governo Federal

      • Com certeza esses dados não batem, como em um estado que só a capital possui mais de 10 milhões de habitantes pode haver apenas 230 mil alunos no ensino fundamental I? aposto que o colunista não pesquisou esses dados direito.

        • sério? Quer apostar como? Quanto? Deixe de me confundir com suas negas, rapaz! Vá no site do Fundeb e leia. Mas ante coma toda a alfafa, senão não conseguirá nem encontrar o www

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