Publicidade

Categories: blogueiros

A cura para desinformação é leitura

“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta. (Albert Einstein)

A ignorância te cega e te leva para o buraco

Nesta última semana, vimos, em todas as redes sociais, críticas de toda sorte à liminar deferida pelo Juízo da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, ao determinar ao Conselho Federal de Psicologia que não impeça os “psicólogos de promoverem estudos ou atendimento profissional, de forma reservada, pertinente a orientação sexual, garantindo-lhes assim a plena liberdade científica acerca da matéria, sem qualquer censura ou necessidade de licença previa por parte do C.F.P….”

Os principais censores viram na decisão uma autorização por parte do magistrado para estabelecer ou autorizar um tratamento para a chamada cura gay, por intermédio de psicológicos. Imagens com frases de efeito como “não há cura para o que não é doença” foram postadas e divulgadas em total distorção ao que foi realmente deferido na decisão atacada.

Ao contrário do que dizem os falsos repreensores, a decisão judicial em momento algum diz que o homossexualismo é uma patologia, ou estimula sua cura através terapia psicológica; ela apenas, e tão somente apenas, como reproduzido parcialmente, autoriza os psicólogos a promoverem atendimento, de forma reservada, pertinente a orientação sexual, sem qualquer censura ou permissão prévia do Conselho Federal de Psicologia.

Reprimir a liberdade científica, a liberdade de expressão ou, em stricto sensu, a liberdade do indivíduo de procurar ajuda psicológica sobre sua orientação/reorientação sexual, é ferir de morte as liberdades e garantias individuais, princípio consagrado em nossa Constituição Federal.

A observância do princípio citado é o que garante a liberdade das pessoas, inclusive dos homossexuais, de se manifestaram, a exemplo da Parada Gay, do movimento LGBT, contra a homofobia.

Sem sombra de dúvida, o homossexualismo não é doença e não foi isso o decidido pela atacada decisão. Essa apenas permitiu estudos científicos sobre a matéria e ao ser humano que desejar e objetivar buscar ajuda psicológica, quanto sua orientação sexual, sem depender da autorização do Conselho Federal de Psicologia ao profissional por ele escolhido.

Privar estudos científicos a respeito de quaisquer matérias é um retrocesso. Se não fosse pela ciência e pelos estudos, acreditaríamos ainda, como anterior ao início do século 17, que a terra ficava imóvel, no centro do Universo, e que as estrelas e planetas giravam ao seu redor.

A desinformação, ou melhor, a informação superficial, panfletária, pertinente àqueles que somente leem a manchete, é o que leva os falsos conhecedores da matéria combatida em busca de seu momento de indignação e aparição nas redes sociais, repetindo frases de efeito como se fossem papagaios intelectuais.

Por: Bady Curi Neto, advogado e ex-juiz eleitoral do TRE-MG. Sócio fundador do escritório de advocacia empresarial que carrega seu nome.

Leia mais.

Ricardo Kertzman

View Comments

  • Os psicólogos já não eram proibidos de receber pessoas que tinham dúvidas a respeito de sua própria sexualidade. Eram proibidos de estabelecer "curas gays".

    Vejam como se posiciona o Conselho Federal de Psicologia.
    Canseira, hein?

  • Infelizmente o próprio Jornal Estado de Minas ajuda a divulgar esse erro de publicação para propagar a revolta e a indignação. Em sua Capa do dia 20 de setembro o Jornal montou uma matéria totalmente divergente da decisão do Juiz.

    Será para vender mais??? Ou para manter a sociedade cega dos problemas que realmente importam???

    Imprensa que segue a cabeça de rede social... principalmente de atores e apresentadores em busca de promoção, é pior que imprensa comprada.

  • Re-orientação sexual. Isso é Cura Gay sim! Por falar nisso, vc já se curou do seu puxa-saquismo do Aecio, "sem medo"?

    • Que tal mudarmos "cura gay" para "terapia de reorientação sexual". Será que ainda assim enxergariam doença do outro lado? Registre-se que na minha opinião não se trata de "orientação", já que o indivíduo já nasce com o problema. Se doença não é, certo é que é uma anomalia a ser estudada e, quem sabe, para ela encontrada solução?...

      • Sr. MARCOS PIMENTA,
        Pra começar, “cura gay” ou “terapia de reorientação sexual” dá no mesmo. É tratar os homossexuais como doentes. Ou o senhor acha que um heterossexual pode fazer uma terapia de reorientação sexual e tornar-se gay?

        E mais, baseado em que você diz que é uma anomalia a ser estudada?

    • E se for, e se uma pessoa não estiver satisfeita com sua opção sexual, não poderia procurar um profissional que esclarecesse que isto não é doença?

      • Pois é Sr. Bady, isso pode ser feito a qualquer momento. Buscar ajuda para se aceitar é, e sempre foi livre e permitido. O que não pode e não deve ser feito jamais e tratar essas questões como uma doença que precisa ser tratada.

        Sabe por que muitos homossexuais não se aceitam e, em casos extremos, até cometem suicídio? Porque nós, como sociedade, não os aceitamos como pessoas normais. E é exatamente isso que o juiz fez. Deu um atestado de anormalidade aos homossexuais.

        Leia mais a respeito antes de escrever opiniões baseadas em pre-conceitos.

        • Não escrevi baseado em pre-conceito, mas em conceito jurídico que é o que trata a decisão liminar deferida pelo magistrado federal. Conceitos estes consagrados no artigo 5ª da Constituição Federal.

  • Não está explícito o tratamento da homossexualidade como doença na sentença, mas esse tipo de tratamento é o mesmo que era ofertado na época em que a homossexualidade era tratada como doença. Fora que a questão da homossexualidade de acordo com a OMS deixou de se tratar de uma doença por não ser possível caracterizar que um individuo seja gay por uma questão exclusivamente comportamental. Logo, o tratamento mais adequado para esse tipo de situação de acordo com o Conselho Federal de Psicolofia, por orientação da Organização Mundial de Saúde, é trabalhar a aceitação do indivíduo. Na maior parte dos casos, o individuo que procura esse tipo de trabalho dos psicólogos é pelo preconceito vigente na sociedade. Então , o que fode essa decisão é o juiz que aparenta não ter conhecimento nenhum na área estar passando por cima de entidades especializadas. E este trecho da constituição que não funciona assim, a OAB por exemplo também instrui e até pode punir advogados de acordo com determinadas condutas. Logo, o tratamento adequado passa longe de ser esse imaginado pelo juiz. Essa ideia de que a pessoa seria livre das amarras para fazer o que quiser é bonito para vender uma ideia, mas extremamente repugnante quando você olha o contexto histórico e as consequências que uma decisão dessa pode inferir em uma sociedade onde a homofobia é vigente.

    • Homo-Fobia: fobia a si mesmo, à sua própria sexualidade. (vide homogêneo: o que parece igual, homocinético: o que se move igualmente)
      Termo introduzido sub-repticiamente, de modo a tornar a heterossexualidade inconscientemente como doença.

  • Seria isso mesmo se estes pedidos não tivessem origem nestes grupos de retardados evangélicos e homofóbicos que apareceram em virtude da imoralidade de nossa Sociedade que emergiu de vez com a chegada da Internet.

  • Desinformado é o senhor. Desde quando uma pessoa, independente da orientação sexual, está proibida de procurar ajuda psicológica? Desde quando um psicologo está impedido de realizar pesquisas cientificas sobre a sexualidade humana?

    O que o excelentíssimo juiz fez foi autorizar psicólogos a promoverem terapia de reversão da orientação sexual, exclusivamente para homossexuais. Além de afirmar que pesquisas para provar que a "cura" é possível. Ou seja, uma pessoa heterossexual não pode reverter sua sexualidade. Mas um homossexual pode. Se isso não deixa claro que a homossexualidade (e não homossexualismo, como o senhor escreveu) está sendo tratada como doença eu não sei o que mais isso parece.

    • "promoverem terapia de reversão da orientação sexual" às escondidas, importante ressaltar esse termo de tão vergonhosa é essa decisão, saliento pelo termo "reservado" usado na sentença, tanto nos "tratamentos" quanto nas "pesquisas".

      Nunca escrevi algo com tanta necessita de aspas...

    • Qual o problema de um homosexual procurar um profissional da área se ele entender que é uma doença, ate mesmo para esclarecer que não é? Cabe ao profissional esclarecer e permitir ao individuo que seja elucidado suas duvidas para que ele consiga conviver melhor consigo mesmo. Com todo respeito, faz parecer que aquele que tem duvidas quanto sua sexualidade ou em conflito com ele mesmo esta alijado de um acompanhamento profissional.

      • Não sei em que mundo você vive Sr. Bady Curi Neto! Então o senhor quer dizer que procurar ajuda profissional para viver melhor com sua sexualidade não era permitido? De onde o senhor tirou isso?

  • Exatamente! Até que enfim uma mente sã para abordar essa questão. Trata-se de proteção da liberdade de crença. Esse "moralismo" autoritário (chato, besta e superficial) está ficando insuportável... e esses "artistas engajados"... que preguiça...

  • Se o Sr não está considerando a homossexualidade como doença porque usa o o sufixo ismo? Faça jus ao título do seu texto.

    • Uma pergunta: sexismo, canibalismo, mutualismo, comunismo (bem, neste caso é), feminismo, etc., são doenças? Viu, como ficar repetindo as bobagens que se lê por aí, como muito bem apontou o Dr. Bady em seu texto, só te fará passar vergonha?

    • Vide resposta do Ricardo abaixo, faço dela as minhas palavras. So um adendo, na sua aula de português não existe preconceito, pois "pre" é o que vem antes, so terá descriminação se a pessoa tiver um conceito formado.

      • Na verdade o Cristiano está correto.

        O sufixo -ISMO pode ser utilizado para palavras com conceitos de ordem geral e doenças como alcoolismo, tabagismo, pessimismo, etc. E em palavras que exprimem ideias de fenômeno linguístico, sistema político, doutrina religiosa, sistema filosófico, tendência literária (castelhanismo, absolutismo, budismo, kantismo, realismo).

        Originalmente a palavra homossexualismo foi utilizada em literaturas médicas para definição de um distúrbio mental. Portanto, o sufixo ISMO neste contexto é considerado pejorativo. A partir de 1985 a palavra foi alterada e o sufixo "DADE" é adicionado. o sufixo DADE significa "modo de ser", comportamento, como por exemplo, Heterossexualidade, Homossexualidade, Bissexualidade, etc.

        Recomendo a leitura de trabalhos científicos sobre o tema "sufixo ISMO na língua portuguesa". Eles existem aos montes e são confiáveis fontes de informação e conhecimento.

  • Você pode alegar que "tecnicamente" não foi aprovada a cura gay, mas na prática é isso que vai acontecer. Vc, como advogado, devia saber ler melhor as entrelinhas de uma lei. Quem está comemorando são os homofóbicos oportunistas, querendo ganhar dinheiro propondo um tratamento que não existe. É um absurdo você tratar essa decisão como "liberdade para estudos científicos". Absurdo para não dizer canalhice!

    • Canalhice é limitamos as informações e estudos científicos. Canalhice é darmos uma interpretação nas entre linhas, quando o texto da decisão é clara. Canalhice é não permitir pessoas procurarem ajuda para seus problemas ou duvidas psicológicos, mesmo que seja quanto sua sexualidade, tentando impor a homossexualidade. Canalhice é não preocuparmos com o bem estar do próximo, apenas porque se defende a bandeira do homossexualismo.

      • Esse argumento de limitação de estudos científicos simplesmente não faz sentido. Há uma diferença entre limitar informações e DAR INFORMAÇÕES ERRADAS, que é o que essa lei passa a permitir. Ninguém impõe homossexualidade a ninguém. Como vc chegou a essa conclusão estúpida??? Se um homossexual procura um psicólogo, o que deve ser ouvido do psicólogo é que não há nada de errado com ele, e fazê-lo entender que ele se sente mal por causa do preconceito. ISSO É SE PREOCUPAR COM O BEM-ESTAR ALHEIO, SEU IDIOTA! Dizer que é possível mudar, e oferecer tratamento, é condenar a pessoa a uma dor eterna. Essa lei CANALHA permite que o "psicólogo" diga "vamos te tratar, e vc vai deixar de ser homossexual". Saia da idade das trevas.

Recent Posts

O Selmo não sorria; ele simplesmente iluminava ao seu redor

Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…

3 anos ago

Polêmica à vista: charge falaciosa e injusta causa indignação em judeus de BH

Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…

3 anos ago

Adriano Imperador: “tenho um buraco no tornozelo e outro na alma”; entenda

Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…

3 anos ago

A defesa do Meio ambiente pelo cidadão, via Ação Popular; leia e entenda

“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…

4 anos ago

Que País é este? Que STF é este? Que ministro é este? Juro que o Brasil não existe

O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…

4 anos ago

Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…

4 anos ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!