Mitos não constroem; geralmente destroem. Já líderes inspiram, guiam. Eis a diferença e o por quê precisamos tanto de um e nada do outro
Tento ser — e sei que sou — um bom exemplo para minha filha. E sou grande! Isso não é arrogância ou prepotência de minha parte, tampouco falta de modéstia. Apenas a certeza dos meus bons atos e a segurança nos meus bons sentimentos. Seus olhos atentos estão sempre a me vigiar, esperando receber (e perceber) sinais que a guie por seus caminhos. O mundo de uma criança — ela tem 11 anos — está sempre em construção, e nós, os pais, devemos ser bons arquitetos. É o que os nossos filhos esperam que sejamos.
Pois bem. Uma empresa precisa de um líder. Aquele que transborde os próprios valores e contamine positivamente a todos. Quando este falta, via de regra, o negócio não prospera e por vezes termina. Uma empresa é um “organismo vivo”, pulsante, formado por pessoas e equipamentos, mas possui uma espécie de alma, um sentimento invisível que a leva adiante.
Ao longo da vida, conheci dezenas destes líderes. De todos os tipos, aliás. Dos bons aos ótimos, passando pelos insossos e péssimos. Líderes do bem e líderes do mal. Pessoalmente, tive a felicidade de me deparar e conviver, por anos, com dois em especial: um que me tornou quem sou, chama-se Éder Ramos; outro que me mostrou tudo o que não devo ser. Seu nome é tão asqueroso quanto sua existência, por isto me poupo e os poupo do dissabor de ler.
Um país também precisa de líderes. O Brasil carece de líderes. O Brasil carece do… líder! Nações desenvolvidas são independentes, ou melhor, não tão dependentes de um. Países atrasados, porém, esperam sempre pela figura messiânica daquele que cuidará de tudo e de todos. Não por acaso o Brasil ser tão pródigo em falsos Messias: Getúlio Vargas, Collor, Lula… Populistas embusteiros que transmitiam aos carentes a figura do pai, do aconchego, do zelo, da segurança. Uma vez no poder, todos transbordaram a certeza da predestinação. Imaginaram ser os pais da nação. Mas jamais passaram de um bando de oportunistas, isso sim!
Bolsonaro pode ser tudo: A salvação, para quem lhe tem como ídolo, ou o pesadelo, para quem o enxerga apenas como um louco truculento. Mas sua condição de líder é inexistente. O deputado tornou-se sinônimo de única esperança para boa parte da população, e isso é péssimo para o Brasil — não por ser Bolsonaro, pois poderia ser outro, mas por representar a tão sonhada e sempre falsa redenção. Se tornar-se presidente, provavelmente será mais um a decepcionar os eleitores que lhe confiaram a vida. Sim! A vida. Eis aí por quê jamais dará certo. Nem com ele, nem com ninguém.
O brasileiro precisa aprender a enxergar um candidato a presidente apenas como o que ele é: alguém comum, de carne e osso, disposto a governar o país, tal qual o português da padaria toca seu negócio. Um presidente é só um presidente. Não é nem nunca será salvador algum! Não é um mito — me desculpem os que tratam políticos assim –, não é um milagreiro, não é um santo. Um presidente precisa apenas ser um líder. Precisa inspirar as pessoas a serem melhores. Precisa indicar o caminho que a nação deve seguir. Só isso. E se não atrapalhar, tanto melhor. Eis por quê, repito, um “mito” jamais dará certo: Mitos não inspiram, não guiam. Apenas arrastam idólatras hipnotizados. E isso é muito triste, além de perigoso também.
Muito mais que os defeitos de ambos, o risco de uma disputa Lula e Bolsonaro, em 2018, implicará na eleição de um mito, de um falso Messias. Pessoalmente, não creio que o penta-réu — caso não esteja inelegível — consiga chegar ao segundo turno. Sua rejeição beira os 70%. Os votos que possui são os mesmos que sempre possuiu, desde 1989; insuficientes para vencer. Não por acaso, levou coças homéricas de Collor e FHC (por duas vezes). Só se elegeu quando atingiu parte do terço eleitoral que oscila feito pêndulo, já que a outra terça parte (na qual me incluo) o considera o que verdadeiramente é: Um traste! Mas ainda assim, existe a possibilidade de a disputa descambar para este duelo.
Que Papai do Céu, enfim, em 2018, se mostre mesmo brasileiro e nos regale um verdadeiro líder, pois de falsos salvadores da pátria… muito obrigado! Nós já estamos de sacos cheios.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Aécio é a solução perfeita para o Brasil!!
Pára né.
KKKKKKKKKKKK !!!!! KKKKKKKKKKK!!!
E o Gilmarzão o braço direito !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Roberto,
se o Aécio for um candidato dos candidatos à presidente e o lula for o outro, pode estar certo que voto no Aécio mas não por estar convicto que o Aécio será um bom presidente, será simplesmente para ficar livre do pt, do petistas e principalmente do lula!!!
Entenda que o pt, petistas e lula são tão indesejáveis ao ponto de que minha escolha seja um provável péssimo presidente mesmo que não seja o Aécio, pode ser outro qualquer!
Foi exatamente por isto que votei nele e não na dilma só pra tentar ficar livre de 'vocês' !!
Até outro dia, parecia ser mesmo. Mas os coxinhas vivem mudando de opinião...
Não devemos esperar que papai do céu faça nada. Devemos começar a tomar consciência das coisas e parar com essa mania de derrotismo, de sociedade fracassada que batemos no peito pra dizer desde a proclamação da republica. Brasil vive em crise por mais tempo que aqueles países em guerra no oriente médio! É brincadeira isso!
De toda forma, seria mais fácil você falar que apoia João Dória para 2018 (eu também o apoiaria, desde que ele saísse do PSDB - partido mais conhecido como "esquerda disfarçada", tão corrupto quanto seus co-irmãos PT e PMDB). Resumiria todo o texto em 2 linhas e o tiraria da condição de mais um blogueiro "isentão" dentre tantos outros por ai.
Abs!
eu, isentão? cê tá de sacanagem, né?!?!?
É o que você deixou transparecer no texto, criticando os 2 prováveis candidatos "fortes" para 2018 sem apresentar sua opinião a respeito do candidato que você apoia ou acha que poderia ser um bom presidente.
Basta dizer que apóia Dória (ou Aécio, ou Marina) e assente sua preferência uai. Não há nenhum mal nisso.
Errado é quem votou na DIlma e esqueceu de ver a fotinha do Temer lá embaixo como vice...hehe
E quem vc tem em mente? Ao que conclui vc é só mais uma ave bicuda sem ninho. Nos poupe.
tenho em mente você! que tal? daria para presidente?!?
Cara, que resposta é essa? Seu nível tá baixíssimo. Discorde do leitor (a), mas respeitando!
nananinanão!!! aqui a chinela canta
Não é que nível dele ESTÁ baixíssimo.
O nível dele É baixíssimo, por natureza. Próprio de pessoas que não tem argumento!!!!!
mimimi...
O que esse sujeito entende de política, eu entendo de mecânica de avião!!!!!
Perfeito seu comentário, uma ave bicuda rs. Esse cidadão gosta de pagar de bonzão, mas não indica solução nenhuma. Fala, fala, fala e não chega em lugar nenhum. E não, líder não guia, líder forma outros líderes. Quem guia é pastor.
e você ovelhinha de internet conhece bem, né?, uma chibata pastoril
Você leu o texto? Sério?
Me poupe, você quer o seu patrão.....
Ricardo,
Vivemos muito pouco tempo a monarquia. D. Pedro I foi um tremendo fanfarrão e puteiro, mas o filho D. Pedro II foi um grande rei. Ninguem lembra, mas o Brasil foi uma potencia naval e economica na época de D. Pedro II. Todos os paises com regimes monarquicos e parlamentarismo tem estabilidade economica e politica. Não tem falsos lideres tipo Lula e outros.
Veja o exemplo da Inglaterra, cuja rainha já viu até o a Atletico ser campeão da Libertadores, mas nãol verá o mesmo ser bi do Brasileiro, é respeitadissima por todos suditos.
Carlos,
confirmo sobre Dom Pedro II e muitos dos 'nossos' sábios estudaram na Europa pois ele os enviava e pagava os estudos.
Olá Inundado, embate entre esses dois políticos? Faça-me rir, mas, pelo amor de Deus, se valha de algo mais criativo ou mais original. Um embate desses somente na mente de certos blogueiros e outros desavisados que tremem igual vara verde quando avistam uma farda verde oliva. Lulinha Paz e Amor vence sentado num banquinho e nem precisa de violão afinal ele não é João Gilberto. Sorte, Saúde e Sabedoria.
Olá Inundado. Embate entre um político honesto e um ladrão? Não há graça nenhuma nisso. Que Deus nos proteja dos eleitores inocentes, ingênuos ou estúpidos. Um embate desses, não irá acontecer porque o chefe da orcrim será preso e em hipótese alguma, a esquerda vencerá neste país novamente. Só os iludidos não respeitam a farda verde oliva, a qual eu vesti com muito orgulho, respeitada por todos os brasileiros de fato. Luladrão pinguço, ladrão & analfabeto, verá a direita responsável ocupar todos os cargos eletivos no país, em posição fetal chorando copiosamente na cadeia. Trabalho, humildade e estudo não fazem mal a ninguém.
Olá Inundado. Embate entre um político honesto e um ladrão? Não há graça nenhuma nisso. Que Deus nos proteja dos eleitores inocentes, ingênuos ou estúpidos. Um embate desses, não irá acontecer porque o chefe da orcrim será preso e em hipótese alguma, a esquerda vencerá neste país novamente. Só os iludidos não respeitam a farda verde oliva, a qual eu vesti com muito orgulho, admirada por todos os brasileiros de fato. Luladrão pinguço, vagabundo & analfabeto, verá a direita responsável ocupar todos os cargos eletivos no país, em posição fetal chorando copiosamente na cadeia. Trabalho, humildade e estudo não fazem mal a ninguém.
Olá o que sobraria em orgulho falta em coragem e transborda em covardia. Nem o próprio nome consegues declinar. Aliás, covardia é algo que o Exército pratica muito bem desde os tempos de Policarpo Quaresma. Acorda pra vida sujeito!
Não há covardia nisso, mocorongo.
Isso é uma piada, se você não entendeu.
Não adianta ficar choramingando e distorcendo tudo, comunista. Enquanto você aborrecer todo mundo com esses textos lixos, vou estar aqui para reescrever com a verdade. Vocês são um bando de mentirosos patológicos.
Olá, o que sobra em orgulho falta coragem aos petistas e vassalos que são um bando de covardes, responsáveis pela convulsão social que passa o país. Inundado não é pronome de tratamento, palerma. Cidrac é nome mesmo? Covardia é o que o exército presenciou quando um deputado "genuinamente" vermelho, entregou todos os colegas sem nem sofrer um apertinho. Covardia foi o que o Paulo Bernardo fez com os aposentados, surrupiando parte da sua renda usando um software altamente malicioso. Covardia foi o que o vagabundo das galáxias fez com toda a população roubando todos os brasileiros, fingindo defendê-los. Acorda pra vida, banana de pijamas.
O Brasil elegeu a Dilma para presidente, um poste sem a mínima liderança. Infelizmente a maior parte da população aceita ser liderada pela sombra de alguém. Infelizmente, para o próprio PT, novas lideranças não puderam surgir, porque o coronel não deixa. Claramente, uma liderança maléfica. Produziu milhões de bestas, várias hoje ainda repetindo idiotices sem a menor consciência (uma delas é exatamente que "tenhamos consciência e sejamos críticos").
O PRESIDENTE DO BRASIL será , votado pela maioria dos brasileiros o ex e próximo
Presidente , o lider da política brasileira o LULA !!!!!!
Pode ser pois sempre afirmei que urna eletrônica não tem a menor segurança mas leigos não sabem disto!
Olá Sopão, se a urna eletrônica não tem segurança isso é bom para quem? E é ruim para quem? Qual o petrecho ou traquitana eletrônica você reputa seguro neste chão de mundo?
Olá arregão, a urna tem zero de segurança e isso é ótimo para o PT e vassalagem que sempre usaram de todos os meios ilícitos para manter a pelegada no poder. O voto é sagrada e deve ser protegido da bandidagem travestida de políticos de esquerda nesse chão de mundo.
O burro voce conhece o que da urna eletrônica??? Para de falar bobagem!!
Vergonha alheia de quem fala de urna eletrônica sem saber NADA a respeito!!!
O pior, já foram "especialistas" em TI na grande mídia falar um monte de merdas sobre a segurança das urnas e é muito constrangedor ver tamanha ignorância sobre o assunto.
Ps- vai bater panela na sua sacada gourmet e seguir pato amarelo na paulista que voce ganha mais!!!
JLT, deixa de ser burro, vítima de teoria da conspiração.
Sou analista de sistemas e servidor CONCURSADO da justiça eleitoral.
Fico com vergonha alheia quando vejo comentários sobre a segurança (ou não) das urnas eletrônicas... PARA DE FALAR BOBAGEM!!!
Volte a detonar o PT que você manda melhor (pelo menos na sua cabeça).
Discordo. Não precisamos de um lider e muito menos de um Mito.
O que o Brasil precisa é simples...um presidente honesto.
Mas é justamente ai o problema. Impossivel isso...um 'presidente honesto'.
Vejam a situação atual...mesmo com toda essa podridão em que o presidente, seus aliados e seus opositores estão envolvidos, a economia da sinais de crescimento.
O Brasil só precisa de alguem que passe despercebido...que não atrapalhe.
Mas nfelizmente nada disso mudará...o povo é ignorante e vai continuar elegendo Lulas, Aecios e Renans...
Eu estou de saida, vou me mudar para um pais muito melhor, estou indo para a Bolivia.....acreditem, lá é bem melhor. Abraços.
então você não discorda, ué!
Ahh foi mal...eu só li o título rsrsrsrs
Estou muito ocupado fazendo minhas malas...
Não precisamos de líderes precisamos é de um povo com pelo menos senso de coragem, honestidade, respeito, e principalmente patriotismo, políticos nada mais são que o espelho da sociedade. Agora é lamentável sua posição de ataque ao PT como se fosse o único culpado pelas mazelas tupiniquins, suas publicações são sempre tendenciosas. Nossa desgraça é esse sistema que só beneficia as elites politicamente, judicialmente e economicamente. Se os brasileiros deixassem de ser idiotas e parassem de consumir os produtos e serviços mais caros do mundo a elite está ferrada porque no exterior não conseguem competir. Presidente é só um fantoche quem manda são o mercado, a câmara dos deputados o senado e o judiciário. É nós meros palhaços pagadores de tributos.