Finalmente a grande imprensa coloca o dedo na ferida. Eu já coloquei faz tempo
Ai, ai… como é ruim ter razão, quando a sabedoria não traz ganhos a ninguém. Pois é. Quantos de vocês já me viram, aqui, criticar duramente a situação do funcionalismo público, seja municipal, estadual ou federal? E quantas bordoadas eu já não levei, ou dos raivosos ou dos que não compreendem certos pontos de vista, por não aceitar as regalias da corporação? Leiam aqui, aqui, aqui, e aqui por exemplo. O JN acaba de dedicar 4 minutos de reportagem sobre o assunto. É um bom começo, mesmo que com anos de atraso.
O Governo Federal resolveu conceder aumento salarial a diversas categorias. É claro que é um absurdo, um acinte! E pouco importa que tais trabalhadores estejam sem receber aumento há dois ou três anos, afinal o país está na pior crise econômica da sua história. Por que, então, os funcionários públicos deveriam ser agraciados com aquilo que dezenas de milhões de trabalhadores privados não são? Já basta a imunidade ao desemprego; ou não?
O pior é que a União exige, acertadamente, que estados não concedam aumento aos seus funcionários. A própria União, através do Executivo, acaba de aprovar uma lei que limita gastos diversos, inclusive a política de correção do salário mínimo. Ou seja, o que exige dos outros não serve para si. Ou por outra, “faça o que digo, mas não faça o que faço”. Aí, não, pô! Ou a crise é de todos ou não é de nenhum.
O que definitivamente já não é mais possível é esta absurda situação, onde alguns poucos milhões de funcionários públicos vivem apartados da realidade econômica do país, recebendo salários e privilégios que os demais quase 200 milhões de brasileiros não recebem. Isso não é democracia, tampouco igualdade de direitos, mas, sim, um sistema onde uma casta privilegiada usa e abusa do trabalho e do suor dos demais cidadãos.
Dizem que os olhos são a janela d’alma. Pode ser. Mas prefiro os sorrisos Poucas…
Uma charge extremamente injusta que não deve ser encarada como antissemitismo, mas resultado de profundo…
Há muitos anos uma frase não me impactava tanto. Ao falar sobre as razões do…
“a ação popular deve ser estimulada e enaltecida pelo Poder Judiciário, na medida em que…
O Ministro: recentemente indicado por Bolsonaro, por suas características bolsonaristas, para fazer bolsonarices. Mas tudo…
Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares…
View Comments
Isso q dá apoiar governo golpista.
claro! no governo corrupto e incompetente anterior não era assim, né? Eita que vocês viúvas petralhas não largam o osso. credo!
idiota. MAM
Quem ler esse texto vai pensar que vida de professor de escola pública é uma maravilha.
Certamente que, se comparada com um professor da iniciativa privada, em local e condições semelhantes, é sim! Garanto que a professora da Escola Municipal de Jacarezinho dos Homens, Alagoas, ganha mais -- e está empregada -- que a da escolinha local.
Imbecil. Isso mostra o desconhecimento de Brasil. No interior, quiçá de Minas, nao tem escolinha local, quanto mais no interior de Alagoas.
Para de reclamar de servidor público e trabalhe . Ou vai fazer um concurso você também.
às vezes eu me pergunto o que gente como você ingere no café da manhã. Putz!
Quanta baboseira! Isso mesmo fica vc na iniciativa privada pq pelo seu texto percebi o quanto é limitado!
olha aí um da turma da boquinha esperneando!!
Preste bem atenção: O texto é copiado(igual feito pelo filho de Lula),depois critica o mesmo.
hahaha... se você provar o que disse viro petista, cruzeirense e nunca mais como picanha na vida.
A visão desta reportagem e totalmente simplista e não leva em consideração vários fatores. O que leva uma pessoa a se tornar um funcionário público federal? Primeiro, o candidato busca estabilidade, um salário que seja atraente óbvio e uma carreira digna. Mas muitos jornalistas e comentaristas esquecem que para se chegar a tomar posse em um cargo deste patamar o candidato dedicou anos de estudo, e abdicou de muitas coisas na vida para poder se dedidar aos estudos para conseguir passar no concurso e finalmente tomar posse no cargo público. Agora simplesmente falar que o funcionario publico do executivo federal é um aproveitador e que só leva vantagens é um discurso muito vazio e simplista. Outra coisa que muitos não levam em consideração que apesar do servidor federal ter um salário acima da media nacional, ele não recebe um centavo de FGTS e portanto tem que poupar do salário que ganha para tentar comprar um imovel ou outro bem. Antes de sair falando qualquer coisa na INTERNET precisamos avaliar os dois lados da moeda!
Como é bem conhecido de todos, toda generalização é burra. Os problemas são muito mais amplos senhor. Por exemplo, para um professor e não tem treinamento, especialização.... provavelmente o que diz seria verdade. Para uma pessoa treinada, especializada, com títulos... a afirmativa é absurda. Nos centros avançados do mundo os salários são negociados pessoa a pessoa, de acordo com seu currículo e produção no emprego. Quando se iguala o desigual ai sim as coisas complicam.
Concordo plenamente com tudo que escreveu. Indiscutivelmente os funcionários públicos tem seus méritos e razões em diversos assuntos, mas não devemos esquecer que uma nação inteira não pode pagar impostos somente para sustentar os seus salários. A população tem que ter retorno dos impostos e não se pode continuar gastando quase a totalidade da arrecadação para pagamentos. Infelizmente tem que haver contenção e se não for o suficiente tem sim que demitir os funcionários públicos. Isto vem acontecendo diariamente em todos os setores privados.
Concordo. É muito previlegio às nossas custas. Bonificacões sem fim, ferias adicionais com nomes mais diversos, beneficios em vida e pós morte inclusive para os filhos que já são beneficiados em vida. Porque temos, nós trabalhadores privados, de suportar isto? Por mim, é basta também.
Todo mundo sabe que o Estado brasileiro é ineficiente, inchado e incopetente. Tanto a níveis municipal, estadual e federal. A democracia deveria trabalhar para diminuir as diferenças sociais. Aqui, democracia só serve pra voce votar e este modelo aumenta a vala dos privilégios.Até isso errado no nosso Brasil. Não queria tirar os privilégios do funcionalismo, queria que todos da iniciativa privada também os tivesse. Pronto acabou as difrenças
A mania de achar q servidor público é responsável por qualquer crise é algo q demonstra o limite intelectual do brasileiro. A imprensa omitiu o q o ministro falou mil vezes de q a folha no serviço público da união caiu nos últimos anos. Ao contrário dos Estados. Por outro lado, quando há perdão fiscal a empresa não gera essa polêmica.
Por fim, quando vc tava assistindo Faustao, novela da globo e babando em neymar e cia eu tava estudando feito um louco. Q se dane sua mediocridade. Aprende a formar opinião é não engolir tudo q lê.
mais um que não quer perder a boquinha; aliás, bocarra!!
Caro blogueiro, você é demagogo ou se julga uma pessoa justa?
Se for demagogo, não precisa ler ou publicar. Aliás, eu seria ingênuo dizendo que não precisa publicar porque cada publicação conta pontos para você, não é mesmo?
Agora, se você se julga uma pessoa justa, eu sugiro que se informe melhor antes de escrever besteiras do tipo "Por que, então, os funcionários públicos deveriam ser agraciados com aquilo que dezenas de milhões de trabalhadores privados não são?"
Se você tem carteira assinada pelos Diários Associados, dê uma olhada quando e de quanto foi o seu último reajuste. Se não tem, informe-se com algum jornalista. Depois, dentro do seu DEVER de se informar bem antes de escrever bobagens, faça o mesmo com as outras categorias profissionais que, anualmente, ganham uma revisão salarial. Você vai descobrir que simplesmente não existem esses DEZENAS DE MILHÕES DE TRABALHADORES PRIVADOS não agraciados com reajustes. Você vai descobrir também que existem instrumentos chamados acordos coletivos e convenções coletivas que consagram direitos aos trabalhadores da iniciativa privada.
Aliás, você não me parece ser esclarecido o suficiente para saber a diferença entre AUMENTO salarial e REAJUSTE salarial. Deveria ser, já que se utiliza de um meio de comunicação para, pretensamente, informar, e ainda dar as suas opiniões.
Se depois de fazer o que estou te sugerindo você continuar acreditando que a estabilidade é um PRIVILÉGIO, e não uma CONQUISTA obtida a duras penas mediante concurso público, então eu não posso fazer nada. Aí é uma questão cultural, de inteligência e da capacidade de cada um.
Mas ainda assim eu tomaria a liberdade de te sugerir, a você e ao Willian Bonner, que façam supermercado e paguem contas com a estabilidade quando o salário não for suficiente. Quem sabe assim poderia pelo menos passar pela sua cabeça a intenção de rever a ideia de que os reajustes não deveriam ter sido concedidos agora.
E mostrem para o grande público quantos servidores públicos ganham lá pelos 100 mil, como eu imagino que ele deve ganhar, mas não se esqueçam de mostrar também quanto ganham os que estão no pé da pirâmide, ok?
Porque eu realmente acredito que o verdadeiro jornalismo é mostrar os dois lados da moeda.