Via de regra, quando termina uma partida como a de ontem, venho cá e faço uma primeira versão. Depois, em nome da busca por equilíbrio, volto e vou editando quantas vezes entendo ser necessário. Pois, ontem, nem consegui essa minuta inicial, tal era o meu estado geral.
Dia 8 de novembro, data do meu niverGalo, sempre foi um dia muito marcante. Cheguei aos 63 bem vividos anos, e no correr do dia respondi – um a um – a centenas de mensagens que recebi e outros tantos telefonemas. Almocei com a filha de olho no relógio para essa partida que, desde os anos 80, além de ser o maior clássico do futebol brasileiro, me provoca muito.
No intervalo do jogo, ao medir a pressão, batimento cardíaco, oxigenação e temperatura, apenas as duas últimas estavam nos níveis desejados. PA e BPM em números bem acima da média. Sabia que era só esperar passar e confirmar a vitória, como aconteceu, que tudo voltaria à normalidade. Ê Galo, sei que não fui o único nessas condições, viu só o que você faz com muitos dessa Massa?
Comentei aqui, no sábado, que essa partida seria divisora nas intenções do Galo para a temporada. Brinquei que se vencêssemos, seria o credenciamento a lutar pelo título; empate por vaga na Libertadores e a derrota sinalizaria o fim de qualquer esperança. Lógico que isso não é matemático, mas a vitória traz um clima e ambiente de otimismo em busca do sonho da conquista do Brasileiro.
Evidente que muito ainda tem de acontecer. Temos um jogo atrasado, que a CBF – covardemente junto a TV – marcou para uma data que exclui os selecionáveis Alonso, Franco e Savarino. E, pelo returno, dois compromissos fora de Belo Horizonte. Então vencer Corinthians e Ceará, na casa deles, e Paranaense – adiado e aqui em BH – será determinante aos nossos sonhos.
Tivemos a felicidade de abrir e ampliar o placar antes dos cinco e dos 10 minutos de jogo, e isso foi determinante à goleada e – consequentemente – aos três pontos conquistados. O time, criticado por alguns açodados ao ser anunciado, foi perfeito. Até o Everson, que eu mesmo já questionei, brilhou e fez grandes defesas. Calou a muitos!
O setor de retaguarda, com três zagueiros, foi perfeito. Guga e Rabello, que também vinham sofrendo com as críticas, foram ótimos. Sacha marcou duas vezes. Precisa dizer mais? Savarino foi demais! Impecável! Tivemos menos oportunidades de gols que em partidas anteriores que capitulamos e ainda no mínimo três gols imperdíveis não foram parar nas redes do adversário. Mas fizemos o suficiente para vencer e até mesmo assumir a condição de melhor ataque da competição.
Desde o inicio do jogo podia se perceber que tudo estava dando certo. Depois de algumas partidas e rodadas seguidas de instabilidade, o Galo foi outro time frente ao Flamengo.
O que passou, lógico que vamos continuar lamentando, mas temos de olhar pra frente. Jogos como aqueles frente ao Botafogo, Fortaleza, Bahia e até mesmo com Fluminense e Sport agora só podem servir de lição para esse futuro que está logo ali na frente. Só nessas partidas foram 13 irrecuperáveis pontos atirados pelo ralo. Tudo isso, na conta do Sampaoli, que ontem também foi o responsável pela extraordinária vitória.
Por fim, mesmo vencendo e com placar elástico, não vou deixar de registrar que esse árbitro, Sávio Pereira Sampaio (irmão do Wilton), tem sido – sistematicamente escalado para jogos do Galo neste 2020 – deixando impressão negativa. Ontem fez vista grossa a uma penalidade no último lance do jogo, como consequência, sem tempo de o VAR checar o lance, encerrou o jogo sem um eventual escanteio a ser cobrado.
Ah! O jogo estava decidido! Sim, mas saldo e gols assinalados são critérios de desempate. Enfim, não estou reclamando e sim registrando minha eterna desconfiança com a CBF e arbitragem. Disse no post de ontem, cearenses e goianos foram prejudicados duplamente nas duas últimas rodadas em favor de cariocas e paulistas.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Parabéns Eduardo!
Feliz Aniversário.
O presente veio com a goleada.
Mesmo que o árbitro tenha acabado o jogo, o VAR precisaria ser acionado. Pênalti claro que não foi marcado.
Ainda dá tempo de bater o pênalti.
Chama os correios para trazer o goleiro do Flamengo para batermos o pênalti e entregar o gol atrasado.
Parabéns Ávila, pela juventude dos seus 63 anos!
" quarenta anos é velhice para a juventude, e sessenta anos é juventude para a velhice".
Vitor Hugo.
Obrigado, caro Ângelo. Vc é uma referência de Atleticanidade a mim e a muitos.
Boa noite!
7 goleadas de 2004 pra cá, é freguês de fato ! Presume-se q sem "atleta do século rubro negro", o ex jogador José Roberto Wright, esse time não mete medo em ninguém. Mudando de assunto, a chegada do Vargas já rendeu frutos. Sasha correu muito mais do q vinha correndo.... outra coisa interessante foi a entrada de mais um jogador na zaga... Alonso jogou como na seleção paraguaia , como um lateral, liberando Arana pra ser praticamente um meia . ... aí ficamos com um lado esquerdo muito forte (Alonso/Arana/Keno)...
Sempre que eu estou desanimado com o Galo ele me surpreende. Estava bem pessimista e estou muito feliz por estar errado!
Critiquei os 3 zagueiros, fiquei receoso de chamar o Flamengo pra cima, estive completamente errado.
Todo goleiro tem dias em que faz defesas difíceis, Muralha já foi craque do jogo em algumas oportunidades no Flamengo... AInda quero Rafael de titular, ou então deixem ele ser feliz em algum lugar, aqui não é Bruzeiro.
Não queria Guga de titular por ser flamenguista, mas foi profissional. QUem tem c * tem medo ne hehehe
Acredito que o esquema de 3 zagueiros possa ser mantido para o proximo jogo pois não temos jogadores de meio-campo, dispensaram o Leo Sena e o Blanco. Agora só temos Allan e Zaracho contra os gambás. Oportunidade perfeita pra estreia de Vargas, que deve jogar pela ponta.
Eduardo, feliz aniversário, que presente de aniversário perfeito hein meu caro!! parabens, seu blog é muito bom, na maioria das vezes concordo com tudo que você escreve, só leio você e o Chico Maia.
Lá tem sido divertido com cruzeirim na baixa!! bom demais zuar os arrogantes. Abraço!
Fico honrado com sua leitura neste espaço. Chico é porreta. Meu ídolo.
parabéns Eduardo. felicidades saúde e paz.
Como as coisas mudam... Segunda passada, para muitos o brasileirão era cumprir tabela. Depois dessa esfrega nos mulambos, que demitiram o técnico, e o Inter também perdendo seu técnico... Olha aí tudo entrando nos eixos de novo.
Parabéns, nosso blogueiro! E mais alegrias para todos nós em breve!
Esse blog é divertido demais da conta .
Tem gente que abre o seu comentário
com ironias e deboches para com os
chamados "cornetas" , desmerecendo
o livre pensar de cada um para , no
final do texto , expor suas convicções
com a certeza e a empáfia da soberba
disse tudo José Eduardo barata. alguns aparecem aqui uma vez no ano para criticarem quem corneta e criticam. estes são os verdadeiros atleticanos. kkk
Eduardo,
Parabéns pela data. Espero que DEUS lhe dê muita sáude e felicidade. Que o presente de ontem se repita por várias décadas.
Abç
Bom dia MASSA!
Nada melhor do que ganhar desse mulambo. O 2a feira abençoada. Obri9ALO 9ALÃO DA MASSA!!!!
Ontem o time todo jogou bola. Do goleiro ao Sasha, incluindo os que entraram no decorrer do jogo. Nada a criticar, pelo contrário, só temos elogios. Por que não jogam assim com mais freguência? Será que #malucobeleza acordou, como disse o blogueiro? Tomará.
Zaracho e Vargas, não sei se são "us cara", mas já estamos reforçando o que achavamos que precisava, falta ainda um zagueiro e um bom armador. Aí sim, com o futebol de ontem, podemos objetivar a disputa lá em cima. Qto a ser CAMpeão, se reforçar a defesa e manter a pegada, estaremos a caminho. Ainda visualizo uma classificação para libertadores. Mas a vitória de ontem já começou a deixar um frio na barriga.
Um detalhe: Tem de rever a parte física, me parece que o time estava com as pernas bambas no início do segundo tempo. Contra o Bahia não tivemos pernas.
Valeu 9ALÃO DA MASSA!!!!! Ganhar do rival sempre é bom. Se bem que esse já está virando freguês, igual a portuguesa aqui em Minas.
BBOOOORRRRAAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PS.: Era pra ter sido de mão cheia, se o soprador-de-latinha não tivesse afinado no final.
Que belo presente de aniversário!
Depois de 4 jogos sem vitória. Revi os melhores momentos umas 4 vezes. Espero que com essa renovação de esperança possamos alcançar o título.
Vamos ver se Sampaoli consegue encontrar uma solução para jogar contra times fechados na defesa, e a espera de contra ataques. Com espaço no ataque para infiltrações o ataque funcionou muito bem. A saída do Natan que não vinha bem e a entrada do Igor Rabello foi providencial, Bruno Henrique deu muito trabalho.
Com Sampaoli na arquibancada até o Allan conseguiu ficar calmo e concentrado. Gostei da ideia.