Vitória para brigar pelo G-4

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Uma vitória hoje sobre o Santos, do Levir Culpi, será decisiva ao que pretende o Galo no Campeonato Brasileiro. Por mais que o Torcedor venha sendo compreensivo, até mesmo relevando os resultados pífios nas primeiras partidas – que chegaram a nos colocar no famigerado Z-4 -, a reação se tornou uma exigência do Atleticano. Os pontos jogados pelo ralo frente ao Fluminense, Ponte Preta, Vitória e Atlético do Paraná, seguramente são muito mais chorados que ceder o empate na última partida para o Botafogo.

Por mais cruel que tenha sido jogar esses dois pontos fora no último suspiro da partida no Rio de Janeiro, nada se compara a ganhar apenas um pontinho – em doze possíveis – nos quatro jogos mencionados acima. Fora isso, o time conseguiu mostrar reação e, em cinco jogos, somou 11 pontos. Venceu o São Paulo e Chapecoense fora de Belo Horizonte, também o clássico mineiro, mas amargou empates com o Sport – aqui em casa – e este da última rodada. Como se vê, deixamos 15 preciosos pontos pelo caminho.

Por isso, vencer o chato time santista hoje, na Catedral do Horto, passou a ser primordial às nossas pretensões nesta competição. Diga-se, que após esta partida, dentro da lógica de fragmentação, sugerida pelo próprio treinador Roger Machado, temos pela frente adversários teoricamente para somar vitórias. No final de semana, vamos a Goiânia pegar o lanterna, o xará de Goiás. Time também chato que, em 2012, contribuiu para nossa perda do título. Depois, Bahia e Vasco, ambos em Belo Horizonte.

Para fechar o primeiro turno, em sequência a esses jogos, vamos à Curitiba, pegar o Coritiba; Recebemos o líder Corinthians e fechamos fora com o Grêmio. Em tese, repito, em tese, o jogo mais complicado seria com os gaúchos. Mas o Galo consegue complicar cada partida que deixa o Torcedor com a pulga atrás da orelha. O blogueiro, então, com as barbas de molho. Vide Botafogo, Sport, Atlético do Paraná, Ponte Preta. Chega!

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Entre as quatro vitórias no Brasileiro, somente uma delas foi sem sofrimento. Passar pelo Avaí, em casa, com um golzinho apenas, vencer Chapecoense e São Paulo – na casa do adversário – também pelo placar mínimo, foram partidas sofridas. Apenas o clássico regional, pelo placar dilatado, embora a virada tenha acontecido nos acréscimos do primeiro tempo, foi o jogo em que o Atleticano assistiu à partida com uma dose de relaxamento aflorada.

Já empatamos cinco vezes, muitas delas em casa frente a adversários que deveríamos ter vencido, como Ponte Preta e Sport (nem citei o Botafogo). Apenas a igualdade com Flamengo e Palmeiras, fora de Belo Horizonte, merecem registro positivo. Trocando em miúdos, dentro da lógica que imagino ser a ideal, temos uma defasagem de sete pontos. Explico. Na média, temos que somar três pontos como mandante e um como visitante. Assim, nos 12 jogos até agora, sendo seis em casa e igual número de partidas fora, o ideal seria que tivéssemos somado 24 pontos. Como temos apenas 17 dos 36 disputados, ou seja, 47% de aproveitamento, estamos com sete a menos do ideal.

Então, é vencer o Santos e os próximos adversários, em Belo Horizonte e fora de casa, em busca de recuperar o desperdício até agora capitalizado. Que me perdoe o Levir Culpi, com minha eterna gratidão pela Recopa e pela Copa do Brasil de 2014, mas aqui é Galo. Superar o time do peixe nos colocará com a mesma pontuação deles, mas ainda atrás pelo número de vitórias.

Creio que Roger Machado hoje irá, a exemplo do que fez no Rio de Janeiro e em outras ocasiões, poupar alguns titulares para a sequência da nossa maratona. Me conforta, uma vez que os jogadores acionados têm correspondido, e – como nos casos de Bremer e Matheus Mancini – se tornando opção para o time principal. A propósito, o primeiro deles teve seu contrato renovado até 2021. Bremer está se tornando uma grata realidade. Que subam outros. Confesso que adorei morder a língua em relação à base. Que os novos promovidos provoquem sangramento na minha e nas línguas de muitos que cornetamos a falta de revelação no Galo.

Pra cima do peixe, Galo! A Massa não te abandona. Afinal, Belo Horizonte é a Cidade do Galo, por#@!

Blogueiro

View Comments

  • De acordo com a maioria dos comentários dos amigos nesse espaço democratico agora um breve pitaco, hoje em dia no futebol temos que conciliar talento e força física, seria o ideal mas como força física com jogadores já veteranos, Fred, Robinho e Elias e com um jogador que pode jogar de terno/Rafael Carioca. Fica muito difícil, abraços a todos!!!

  • Timinho sem vergonha! Não saberia dizer quem é pior no momento: o time, a diretoria ou a comissão técnica.

  • ... tem muito maria se divertindo vindo aqui se passar por "otimista" ...
    Vendo o constante e constrangedor desenrolar dessa sina de "quase isso, quase aquilo" posterior a primeira e única Libertadores ... só tenho a lamentar a falta de compromisso dos funcionários (jogadores e comissão técnica) para com a instituição (Galo) e os investidores "raiz" (torcedores).

  • Vai ser difícil dormir.
    Dificuldades geradas pela insatisfação do resultado, como também pela ansiedade.
    Ansiedade por ler a postagem do blog amanhã:
    - o blogueiro reclamando da arbitragem por ter "prejudicado" o Galo. O pênalti bem marcado será analisado como "inexistente", o goleiro do Santos se "adiantou" para defender o pênalti mal batido pelo Fred, o juiz "inventou" a falta do inexperiente Bremer, mal no jogo de hoje;
    - torcedores dizendo que falta "raça e vontade", aos jogadores que saíram exaltados de tanto correr errado, pois estão jogando sem padrão, sem esquema;
    - torcedores dizendo que o "elenco é fraco". Elenco que se dá ao luxo de ter Robinho, Rafael Moura e Valdívia no banco. O que dizer elenco do Botafogo?
    - torcedores dizendo que o Roger não tem culpa, que o calendário prejudica o Galo. O Santos tem a mesma agenda de jogos. O Flamengo também. Vejam como estão.
    - ansiedade pela demissão do Roger. Mas essa não se concretizará. Ele precisará ser eleminado da Libertadores, da copa do Brasil. Só sairá quando o Galo estiver a 7 pontos de sair da zona de rebaixamento.
    Ansiedade, o mal desse "tempo moderno" que vivemos. Assim como os conceitos do treinador "moderno" do Galo.
    Muita Nutella, ausência de raiz

  • Mais um treino de luxo do Galo. O resultado não importa. O que importa é o estagiário fazer seus testes. E como ganhar quando temos em campo, ao mesmo tempo, os dois reis da preguiça, o lateral e o volante? Fora Roger, fora ontem. Se amanhã o Roger ainda for "técnico" do Galo, então é porque o mundo realmente acabou.

  • Time SEM VERGONHA ! O CAM não merece este bando de TANGAS FROUXA... Nego ligou o foda-se e que se exploda o CLUBE.. vaza fred! o meu GALO não precisa de vc...maria fdp...!!! #VERGONHAnaCARA

  • Engraçado como todos já desistiram do título do brasileirão e ficam falando em G6, G4.
    Afinal, desistiram também da Copa do Brasil e Liberta?
    Se ganharmos qualquer uma destas, só não quero ser rebaixado, pois o objetivo não é estar lá de novo no ano que vem?
    Mas para falar a verdade estou de saco cheio de tanta sandice.
    Na verdade só quero agora que o galo não me faça passar vergonha e que o jogo de hoje seja pelo menos divertido.
    Todos ficam rodando atrás do próprio rabo (incluindo a mim mesmo), xinga-se a todos e ao mesmo tempo elogia-se ao léu.
    Nada faz mais sentido aqui nos comentários do blog.
    Vou voltar para minha casinha e me contentar em ficar gozando as Marias enquanto ainda posso.
    Vejo muitas nuvens no horizonte e acho que chegou a hora de recolher meu barquinho.
    Bom resto de ano e saudações alvinegras a todos.

    • Todos não, meu caro Pinduka. Eu afirmo aqui quase todos os dias que nada está perdido. O Galo está vivo e ativo em todas as disputas.

      • O problema do Galo já foi anunciado aqui dentro do blog por um diretor e ninguém o reconheceu. Claro que ficou no anonimato. Não lembro o nome que usou, mas ele postou sobre problemas estruturais do clube. PRIMEIRO: o conselho está ultrapassado. Está cheio de torcedores do tipo "aqui é Galo p***a!". Isso é muito bonito de ver na torcida, mas é medíocre vindo da Diretoria. O conselho precisa ser RENOVADO com urgência! O FUTEBOL MUDOU, meus diletos senhores. SEGUNDO: o Galo precisa renunciar a ser o clube pré-aposentadoria de jogadores. Os melhores clubes do mundo não seguem essa filosofia de trabalho. Não funciona. TERCEIRO: o Galo precisa renovar de cima a baixo. Precisa deixar de lado a arrogância de achar QUE TODO JOGO ESTÁ GANHO ANTES DE COMEÇAR. Precisa avançar no tempo e deixar 1971 ser enterrado como um corpo morto. O Atlético está preso nesse passado. Está preso em Reinaldo, em Dadá Maravilha, em Carlyle e Zé do Monte. No futuro, vai ficar preso em R10 e Pratto. Vivendo de lembranças como um idoso sem perspectiva de vida. O nosso amigo disse isso tudo aqui. E ele está certo. É preciso uma modernização hercúlea no Atlético. Veja bem, o Minas Tenis Clube passou por uma modernização estrutural gigantesca tempos atrás. Hoje, concorre nacionalmente e é uma fábrica de bons atletas. Aquilo que não se moderniza, deixa de ser relevante. O problema do Clube hoje é que ele está se tornando ultrapassado em toda a sua linha gerencial, esportiva e financeira. Kalil deu um grande passo e acordou o clube e a diretoria "aos berros". O problema é que não se pode ter um Kalil sempre. Se o clube não passar por uma modernização e vencer as resistências internas dos mais conservadores, em breve se tornará um clube irrelevante, no cenário acional, e ultrapassado em todos os conceitos. Série B seria o menor dos problemas.

        • Caro Luiz Augusto, um abraço. Concordo com o que você disse a até aceito o comentário como fundamentação de tese. Claro que a modernização é essencial em qualquer atividade e é por causa de movimentos modernizadores é que a revolução industrial foi feita e chegamos hoje ao reino da informática. Como tese, portanto, modernizar é um excelente mote. Lembre-se de que generalidades não levam a lugar algum. O que o Galo precisa é de um time que o respeite. Concordo que o Conselho Decorativo do Atlético precise ser modernizado, mas, o Clube, em si já é um dos mais modernos do mundo. Como clube que se sustenta no futebol o Galo já passou como você mesmo disse por um processo renovador com o Kalil, porém, esse processo não está encontrando continuidade na gestão atual. Repito: somente no departamento de futebol. Acontece que para nós, torcedores, a coisa mais importante é justamente o time de futebol, daí a nossa contrariedade. Quanto ao diretor que você mencionou a condição de anônimo o desqualifica como crítico. Quisesse realmente ser efetivo se identificaria em vez de se esconder no anonimato. Isso não é atitude de quem é sério e quer merecer atenção. Cuidado com quem você segue. Um abraço atleticano com assinatura.

  • Hoje eh dia de torcer para o time do Galo mesmo com Roger e os seus volantes e também dia da receber com carinho o Levir com aplausos! Esse sim merece meu respeito

    Mas ... aplausos e na sequência vamos pra cima do peixe

    Bica bicudo

  • Boa tarde acho que hoje será um jogo dificil pois levir culpi sabe armar um bom time.Se não tiver sangue nos olhos sera mais sofrimento,Pra cima deles Galoo

Recent Posts

Chegou a minha vez

Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…

3 dias ago

“Nada e não estão com pressa”

Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…

4 dias ago

O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA DO ATLÉTICO

Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…

5 dias ago

O Galo e novo desenho do futebol brasileiro

Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…

6 dias ago

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…

7 dias ago

Fim de semana sem tensão e estresse

Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!