Categories: blogueirosfutebol

Vitória, liderança & time mal treinado

Dormimos líderes, salvo melhor juízo, seremos ultrapassados pelo Palmeiras à noite. Em seu campo, frente ao Cuiabá, basta um empate para nos deixar na segunda colocação. A lógica é mesmo que os paulistas vençam e mantenha os dois pontos de vantagem. Mas, meu coração Atleticano, amanheceu sonhando com a zebra nessa partida que fecha a 17ª rodada do Brasileirão

Esse ano, o campeonato nacional, até o momento tem se mostrado entre os de mais baixo nível de todos os tempos. Vejamos. Palmeiras, ainda sem o jogo de logo mais, tem 63% de aproveitamento. O Galo 61%. Abaixo Corinthians e Internacional com 57%. Em anos anteriores os campeões fecharam a 38ª rodada com 74% (Galo/2021), 79% (Flamídia/2019). Em 2020, embolado e nível técnico baixo como agora, só foi decidido na última rodada. Flamídia, 71 pontos e 62%; seguido pelo Internacional, 70, 61% e pelo Galo, 68, 60%.

Vale dizer, se tivéssemos com esse elenco um treinador de ponta e que treinasse a equipe, seguramente estaríamos numa dianteira invejável. Pois que, embora essa liderança ainda que transitória, pudesse ser motivo de comemoração para o Atleticano, diferente vem sendo de grande preocupação. O treinador, que insisto como já disse no meio da semana, pode ser muito bonzinho e amiguinho, mas não deu liga com a garra e a raça Atleticana. Essa imagem acima, extraída da tv ainda no primeiro tempo, comprova que falta um comandante que incendeie o time no gramado.

Tem sido tônica, a exceção foi na partida que ele escalou uma aberração de time contra o Fortaleza, o argentino/turco não modifica a equipe que está mal na partida durante o intervalo. Foi assim que perdemos pontos imperdoáveis até o momento, fomos eliminados numa atuação vergonhosa da Copa do Brasil e perdemos oportunidades de melhor classificação e decidir em casa na Libertadores. Time mal treinado.

E não foi diferente ontem no Engenhão. Vencemos, com um gol casual – Zaracho tentou o cruzamento – o péssimo time do Botafogo. Meu receio é que essa vitória magérrima resulte na permanência dele no comando até que não tenhamos mais tempo para qualquer reação. Na Libertadores, daqui duas semanas, vamos ter a final antecipada da competição. Se o time estivesse bem preparado e convencendo, como no ano passado, o Atleticano estaria confiante. Fato que está na contra mão dos nossos sonhos.

Sobre o jogo e o time, assim como o desempenho deles em campo, serei econômico. Mais uma apresentação horrorosa, a cara do time é o retrato do treinador na frente do banco de reservas. Apático, sem vibração, sem vontade e sem treinamento. Como já disse, vencemos e trouxemos os três pontos e a liderança temporária, mas nosso desempenho é preocupante. Destacaria, tão e somente o goleiro Éverson, que garantiu nossa meta não ser vazada pelo inoperante ataque do Botafogo que ameaçou nossa vitória.

Dito isso, vou tentar sintetizar o que penso sobre a organização da competição e seus asseclas amestrados. A cbf, ao longo de décadas e – ao que parece – atendendo aos interesses comercias da tv, privilegia aos clubes do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. São as duas praças de maior interesse dos anunciantes. Como consequência disso, as tabelas e mesmo adiamento e marcação de jogos, arbitragem, stjd seguem essa cartilha – eminentemente comercial – em prejuízo aos demais clubes brasileiros.

Com relação a arbitragem, assunto que conheço razoavelmente bem – estou com quase 65 anos e já vi aberrações patrocinadas por Aragão, Wright, Simon e outros tantos. Ano passado, diretoria e Torcedores, ligaram o alerta e tiveram cuidado com aquela brutalidade. Resultado, Galo campeão de tudo. Nessa temporada, com a cbf sob nova direção, mudaram toda a comissão de arbitragem.

Taí o resultado. Quando um profissional assume uma missão, deve ele fazer suas alterações lentamente. Pois o Seneme chegou e colocou todo mundo pra fora. Levou alguns, ao seu gosto, que ainda não sabem ao que vieram. Não deveria ter dissolvido, mas a pressa ou intenção falaram mais alto. Afirmo, estamos vivendo o pior momento da arbitragem brasileira. Dois deles, Daronco e Claus, que sempre tive na mais alta conta, estão nivelados por baixo. Aquela lambança do Claus ontem, em nada é diferente da que ele mesmo proporcionou, ano passado na partida entre Galo e Atlético GO. O outro, que tem algo inconfessável contra o Galo e/ou Hulk, segue apitando normalmente.

Enquanto isso, essa famigerada comissão de arbitragem, até hoje não liberou os áudios dos nossos jogos com Avaí – esse já tem meses – São Paulo e agora com o Flamídia pela Copa do Brasil. Esses áudios, em nome da transparência, deveriam ser liberados ao final de cada partida. Se não o fazem sugerem todo devaneio e motivo de desconfiança.

Sobre Claus ontem, além de não marcar a penalidade – um gol pode fazer diferença nos critérios de desempate (quem sabe foi a motivação), deixou de dar cartões no mínimo a dois botafoguenses que com dois amarelos receberiam o vermelho. Luís Oyama e Del Piage mereciam chuveiro mais cedo. Claus contemporizou. Será que é pelos nomes mais complicados pela grafia, talvez tenha ficado com receio de errar na hora das anotações. Mas, no caso, valeria – como eu – colar e não redigir errado.

*imagens: 1) da tv e extraída das redes sociais; 2 e 3) Pedro Souza

Blogueiro

View Comments

  • A coisa tá preta, mas o importante é ser Galo. Essa essência alvinegra na veia. Galo lindo, sempre, aconteça o que acontecer!!!

  • O tite disse que tem uma dívida com o Galo e gostaria de acertar isso.
    Ô tite! Já passou muito tempo. A dívida caducou. Mexe com isso não! Fica de boa. Vem pra cá não. Vtnc! Seu fdp!!

  • Prezados Eduardo de Ávila e amiGalos.

    Gostaria de saber por que e desde quando cbf, arbitragem, stjd, globo e demais tentáculos do eixo maligno perseguem e prejudicam o Galo com frequência e insistência todo ano?

    Fazem o mesmo com os outros clubes fora do eixo RJ-SP?

    Por que, para eles, o Galo, em especial, é o "estranho no eixo"?

  • Esse Galo ,renova contrato com Rodrigo Caetano até o final de 2026. Coloca multa de 10 milhões no contrato de um técnico desempregado (Turco). Eita austeridade!!!

  • boa tarde Eduardo e massa. ok importa foi os 3 pontos, porque o futebol foi medíocre a cara deste péssimo treinador. este péssimo treinador sobriviveu mas uns jogos. acabei de ver que a diretoria cega renovou o contrato do Caetano por mas 4 anos simplesmente estamos fritos. o Caetano é responsável por ter trazido este péssimo treinador.vai galooooooo.

  • È surreal manter o Turco sem convicção nenhuma, manter até a próxima derrota.
    Erraram na escolha no inicio e está errando em mante-lo.
    Times que trocaram de técnico todos melhoraram, América, Internacional, Atlético PR, Flamengo, o problema é que a diretoria perdeu o tyme da demissão do Turco.
    E com o Turco é viver de lampejos individuais pois o coletivo treinado por ele é horrível.
    Nossa melhor opção para técnico hoje É O CUCA, será que se pegar um avião conversar pessoalmente com ele, oferecer um bom salário um bom projeto, liberação se a seleção chamar, fazer o possível para ele voltar.
    Para 2023 temos 3 ótimos nomes Cuca, Tite ou Gallardo

  • SÓ ESSA FOTO DESOLADA
    DO TURCO NO BANCO DURANTE O JOGO JÁ SERIA SUFICIENTE PARA A SUA DEMISSÃO.
    FORA TURCO.

  • Somente para deixar registrado aqui sobre o sorteio da Copa do Brasil, amanha. O cheirinho pega o america mineiro , atletico de goias , no maximo, fortaleza. e com partida de volta em casa. Confiram , se eu errar , calo minha boca

      • É um absurdo o Galo manter este projeto de roupeiro. Um timaço deste nas mãos de um burro contratado pelo Google. Esperar o que? A vaca ir para o brejo, pra mandar este inoperante embora. Vejo nos treinamentos do Galo pela GALOTV, que o time só faz um tipo de treinamento, num quadrado eles ficam fazendo aquele peru de bobó. Já estou com saco cheio desta novela mexicana.

  • Bom dia. Nunca imaginei que passaria na minha cabeça ver o Galo perder para ganhar um treinador. Não deixo de torcer mas resolvi - em partes - minha decepção: cancelei o PPV e meu GNV, não fazer parte do pgtº de salários de um pseudo técnico. Quando lembro do Bahia 2 x 3 Galo 2021, vejo o quão distante estamos do que se deseja de um futebol.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

4 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!