Pluralidade é a marca dos Atleticanos

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Incrivelmente, o texto de ontem foi muito debatido. Não leu ainda? Confira aqui. Confesso que andava um tanto tenso, pois quando o Galo perde as participações pipocam, já quando vence… Os numerosos comentários sobre o jogo com o Libertad mostram que este espaço Atleticano está cumprindo seu objetivo.

Todos os dias passam por aqui vários simpatizantes do lado de lá. Eles buscam visibilidade, assim como seus dirigentes. Depois da vitória, andei pelas ruas de Belo Horizonte e Barbacena. No interior de Minas, acompanhei a corte Atleticana, capitaneada pelo nosso Rei. Percebi que as opiniões acerca do pós-jogo se dividem. De um lado, acham que a atuação foi brilhante, destacam este ou aquele jogador, enchem o treinador de elogios. De outro, comemoram o resultado, mas questionam determinados nomes.

Essa pluralidade é marca dos Atleticanos. Nem menciono a bipolaridade, que é fator individual, como assumidamente me considero. O que me encanta e fascina na Massa é a paixão pelo Galo. O sentimento de nossos dias.

Vamos falar mais sobre a partida com os paraguaios? Certos aspectos não podem ser deixados de lado. A segurança que Victor transmite a nós, jogadores e Torcedores, é decisiva para a partida. Quando a situação aperta, lá está o Santo para aliviar nossas tensões. Isso é favorável ao desempenho do time em campo. Embora o gol tenha demorado a sair, a confiança no goleiro não deixou o time entrar na pilha do desespero. O placar saiu do zero e, enfim, comemoramos.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Tenho procurado me desvencilhar de superstições, mas as que listo a seguir merecem registro. A camisa branca. Por que nos dois jogos foi o Galo escolhido para usar o uniforme número dois? Não temos mais contrato com a Dryworld, então ausência de material não se aplica. Amigos, e a saída de bola manjada? Rola pra trás, Leonardo Silva avança e tenta escorar para quem vem acompanhando. Em cinco anos, saiu apenas um gol de Cazares em cima do Botafogo. E outra: por que optar por defender o gol à direita no primeiro tempo? Aqueles que se opõem a essa decisão têm dois argumentos que merecem reflexão: o sol no rosto de nosso goleiro e a pressão da Torcida na meta adversária. Bom… O que vocês pensam sobre essas coisas?

Prefiro guardar minhas superstições para os jogos de loteria, mas essa de achar que o Independência é nosso quintal me faz questionar a decisão tomada para o clássico. Sinceramente, nove jogos e igual número de vitórias na temporada no estádio não me convencem. Queria os dois jogos na Pampulha, com torcida dividida. De qualquer forma, fico ao lado de quem comanda meu time.

Fui perguntado acerca do trio de arbitragem. Ruim, fraco e de má vontade com o Galo, especialmente o juiz e o auxiliar um, aquele que corria abaixo do vídeo, ao lado do Galo Na Veia. Erraram várias vezes, ocasiões escandalosas e desfavoráveis ao Galo.

Barbacena, pessoal, encantou a todos. O lançamento dos livros sobre nosso maior ídolo foi concorridíssimo. Tenho orgulho em acompanhar a corte Atleticana por Minas Gerais, ao lado do Rei e de seu filho Philipe Van Lima. Amanhã, vamos até Divinópolis com o mesmo objetivo. O Galo é tudo. Futebol, paixão, amor e Literatura. Philipe assina a biografia e o livro infantil. Este, de autoria minha também.

Blogueiro

View Comments

  • Não entendo porque estão pedindo Adilson. Ele perdeu a bola e não aguentou marcar o Luis Eduardo no segundo gol da Caldense.

  • Boa noite, Pablo!
    Mas então ele, o Galo, não pode estar pensando em evoluir até a série D, conforme proposto, certo?... O Atlético B, na hipótese de subir pro Módulo I, não poderia competir com o Atlético A, óbviamente... Você tem alguma informação além deste patamar de raciocínio? Saudações

  • Boa Tarde Ávila e Massa Atleticana,
    Bem já garanti o meu ingresso para a decisão de domingo, venci a chuva, a greve e consegui o meu ingresso na "raça". A nossa torcida irmãos galistas, é foda e fodástica, somos os picas!...hoje, estava na fila e tinha um rapaz que chegou às 05:30, para garantir presença no clássico, por fim acabei ajudando este atleticano a comprar o seu ingresso, pois não tinham meia entrada, por conta disto ele tinha R$70,00 e pediu ajuda para completar o que faltava, aí atleticano que é atleticano, não deixa o outro na mão e completei a quantia que faltava. É bem provável, que todos os nossos ingressos disponíveis, tenham sido adquiridos, enquanto do lado lá, não vão adquirir mais que 42.000 entradas.
    O time está em sintonia com a torcida, a sinergia entre os dois é real e a tendência é a equipe crescer de produção. A tremedeira do outro lado, se dá também por isso, estão vendo que assim, com o galão na crescente "elas num vão guentaaarrrr", como diz o Caixa.
    Ávila, faço uma sugestão para pauta de amanhã, você poderia nos brindar com mais comentários sobre os clássicos e suas experiências como torcedor presente, neste jogão de bola que mexe com as nossas emoções.#Vamogaaaallllooooô!

      • Boa Noite Ávila,
        Sem problemas Eduardo, se der é gol do gaaaaalllloooooô!!!!, se não der aqui é gaaaalllloooooô!!!!.kkkk.#Vamogalopassarocerolnaraposinha!.

  • Bom Eduardo desci a lenha no jurídico do Galo e o mesmo merece desculpas de minha parte, esta semana apresentou vitórias importantes na justiça, ainda acho que deve explicações no caso Victor mas... temos que ressaltar a vitórias alcançadas, Adilson aparentemente merece mais oportunidades para melhor avaliação, não mudo por enquanto minha opinião, a dificuldade do último jogo vai para a conta do nosso treinador, apesar do time ter mostrado um pouco mais de vontade, está longe de ser o ideal, merecemos um futebol melhor, no mais que tenhamos um excelente final de semana com mais um vitória, saudações Atleticanas

  • A questão das camisas não é escolha dos clubes, pelo menos na Libertadores. Nas competições nacionais, o mandante habitualmente usa seu uniforme número 1, porém nas competições sulamericanas, a Conmebol faz com que as equipes usem uniformes completamente diferentes nas partidas, como foi na quarta, com o GALO de branco e o adversário de preto. Não tenho certeza, mas acho que o regulamento ou algo parecido, dá essa prerrogativa (de escolha do uniforme) para a Conmebol. SAN

  • Boa tarde,

    Primeiramente, antes de expressar minha opinião sobre o Galo. Vou contar minha história com o Atlético.
    Sou gaúcho, moro em BH há 3 anos. Vim pra minas por questões profissionais. No RS passei a infância torcendo para um time da minha cidade, o Juventude, que esteve por 14 anos consecutivos na séria A, hoje está na Série B. Mas nunca fui muito de acompanhar futebol. Quando cheguei a Minas, em 2014, fui há um jogo do rival azul, porém achei muito sem graça, torcida apagada, não me empolgou em nenhum momento, minha ideia inicial era conhecer o Mineirão. Ao chegar na empresa, comentei para um amigo atleticano que havia ido em um jogo do time azul, na mesma hora me chamou pra assistir ao jogo do Galo, fomos no Mineirão. Pude perceber o fervor da torcida, a empolgação da massa do início ao fim do jogo. acabei indo ao Horto na semana seguinte e assim foram, jogos atrás de jogos. Hoje sou sócio torcedor e me considero atleticano! Não perco quase nenhum jogo, acompanho o galo nas redes sociais, internet, noticias, jogos, seco o rival, enfim...sou atleticano de coração. Confesso que lá no sul as pessoas não vem isso com bons olhos, mas não estou nem aí.
    Sobre o momento atual do nosso time, creio que estamos no caminho certo do sucesso e das conquistas. O Roger chegou para impor uma filosofia de jogo muito diferente das que impunham no passado Aguirre e Marcelo Oliveira. Não é de uma hora para outra que teremos um time perfeito taticamente, mas sim com muito trabalho, treinamentos, jogos, erros e tropeços. Não podemos esperar que o galo vença todos os jogos e que em todos eles jogue muito bem. Se formos analisar alguns gols sofridos nestes ultimos jogos, fica evidente alguns erros de posicionamento, principalmente dos jogadores mais antigos no time, que estavam acostumados com outro posicionamento e maneira de jogar. Um exemplo claro foi o gol do Libertad no Paraguai, falha de posicionamento do Marcos Rocha, não estava fazendo a linha de 4 junto com o restante da zaga. Concordo quando alguns torcedores cobram mais raça dos nossos jogadores, eles realmente deixaram a desejar em alguns jogos, pareciam que estavam dormindo em campo. Mas a torcida chamar o treinador de burro e dizer que o Roger não está fazendo um bom trabalho eu realmente NÃO concordo. O jeito Roger de jogar está sendo construído aos poucos, imprensa, torcida, dirigentes, devem dar tempo ao profissional para ele implementar o seu trabalho. Sigo acreditando que teremos um ano de conquistas, haja visto a qualidade técnica dos nossos jogadores e do nosso treinador. A temporada está só começando, que venham mais vitórias e títulos!

    Um abraço a todos.

    • Leonardo, sua história é interessantíssima. E já dou o diagnóstico. Vc é como o Luan. Nasceu Galo e não sabia. Quando se viu junto dos seus, se entendeu de imediato. Sê bem vindo! Tamu junto, irmão!

    • Caro Leonardo, seu depoimento é interessante e - posso dizer - emocionante. Sair lá dos pampas e vir pra BH vestir essa camisa preta e branca é um misto de privilegio e orgulho. Recíprocos! Nós o recebemos e acolhemos. Imagino o quanto seus parentes e amigos devem te cobrar. Mas, sempre digo, tem de ser Atleticano pra entender essa magia. Quem não é, azar. Bate palma. Se querem entender, venham conosco.
      É algo inexplicável. Conte qual foi seu primeiro jogo. O batismo nessas seita que fazemos catequese.

      Abraços! Gaaalooo Sempre!

      • Bacana demais né Eduardo? Concordo com as suas palavras, não tem explicação esse clube, essa torcida. A cada dia que passa o meu envolvimento com o Atlético aumenta, já comprei a camisa nova, pacote de jogos da Liberta, kkk. Ano passado infelizmente tive que ouvir muita zueira dos meu amigos gremistas, inclusive do meu pai, pela final da Copa do Brasil, que eu estava presente no Mineirão inclusive, mas faz parte. Esse ano eu to sentindo que vamos tirar eles da Libertadores kkk. O meu batismo foi no dia 8 de julho de 2015, Galo x Sport pelo campeonato brasileiro, vitória alvinegra por 2x1 e liderança isolada do Brasileirão! Haviam 50 mil fanáticos no Mineirão, com certeza não vou esquecer desse dia. Abraço e parabéns pelo Blog.

  • Eduardo um bom exemplo dessa pluralidade do Atleticano são as opiniões sobre o Otero.
    Vejo muita gente falando que ele é raçudo que joga muito e tal.
    Minha humilde opinião sobre o Otero, acho ele um jogador voluntarioso, bate algumas faltas bem, mas sem efetividade afinal só fez dois gols de falta até agora.
    Seus escanteios parecem tiro de meta, o Leo Silva não fez nenhum gol de cabeça esse ano por causa disso.
    Seus números para um atacante é muito fraco nesse ano ele jogou a maioria dos jogos fez 4 gols e nenhuma assistência.
    Acho ele desobediente taticamente, enfim acho um jogador limitado, um bom banco e só.
    Na minha opinião tanto ele quanto o Cazares rendem melhor quando entram no segundo tempo.
    Essa última vaga que falta no time titular do Galo, tá mais para o Marlone mesmo, e com o Rafael Moura, Cazares e Otero como opções de segundo tempo.
    Nada contra o Otero foi só uma opinião pessoal, se o Roger escalar ele, tá apoiado e que ele faça o melhor pro Galo!!!!!
    E vamo que vamo Domingo tem que jogar com Inteligência!!

  • Tenho visto uma turminha de comentaristas, jogadores smurfs, dirigentes e alguns blogueiros condenando o TJD por ter diminuido a pena do Fred....entendo a preocupação deles afinal se trata de uma máquina de fazer gols ávido por balançar as redes azuladas. O mais engraçado de tudo é a memória curta.....se esqueceram rapidamente que em 2012, o Roger Surfistinha quando jogava pelas marias deu uma cotovelada de cima pra baixo, CRIMINOSA no danilinho, tomou 4 jogos de suspensão e não cumpriu nenhum pois obteve efeito suspensivo e logo após aposentou....cadê a memória smurfetes??

  • Confesso que quando vejo o time com a camisa branca já temo uma derrota. Vai dar azar assim... É preciso que a Diretoria explique isso. Em jogos como mandante é inadmissível!!!! O que é? O patrocinador está sem grana para fazer a tradicional? Não entendo e gostaria que alguém pudesse me explicar.

  • Libertadores:
    Ontem o Godoy venceu o Sport Boys lá na Bolívia e lidera o grupo com 10 pontos ganhos.
    Em Libertadores todo adversário é difícil não tem como ficar escolhendo adversário mas se eu pudesse evitar, eu evitaria o Palmeiras, Grêmio e River Plate, não gostaria que o Galo pegasse algum desses antes da final.
    No momento seria difícil passar contra qualquer um deles, mas até a final muita coisa vai acontecer, por isso seria muito melhor paga-los só na final.
    Eu acredito!!!

    • Concordo. Por isso o Galo deve se esforçar para classificar em primeiro do grupo para evitar esses confrontos, já que o sorteio será os primeiros colocados contra os segundos colocados por sorteio.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

9 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!